Super potência americana Clássica: Chevrolet Corvette Z06 vs Dodge Viper Coupe SRT-10
Os americanos não acreditam em super-carros. Rápidos mas caros, acabam a enfeitar garagens. A procura por mais potência tem apenas um objectivo: sentir a velocidade. E os 500 cv do Corvette Z06 e do Viper Coupé têm velocidade para dar e vender
Primavera, algures na desactivada Route 66. Um troço perdido de estrada abandonada recebe a visita de peregrinos vindos de várias direcções. Esses viajantes reuniram-se em nome da sua religião: a velocidade. Todos são amantes dos automóveis e orgulham-se especialmente das suas montadas pessoais, máquinas preparadas em casa de modo a que se lhes possa extrair as últimas gotas de performance. O ano de construção do carro
não importa, nem a sua origem. Lado a lado aparecem vários “customs” de Mustangs, Cudas e Camaros, assim como os “ricers”, rapazinhos confiantes nas potencialidades dos seus Acuras, Neons e Celicas.
Mas dois entusiastas presentes destoam logo. Os seus carros não parecem alvo de modificações, mas não deixam de exalar potência.
De facto, os seus donos não se deram ao trabalho de mexer numa única peça. Afinal, os carros já debitam cerca de 500 cv e são os topos de gama dos seus respectivos construtores. Cientes da sua superioridade em relação aos outros, alinham lado a lado para o tradicional “quarter miler” e deixam os curiosos a tossir violentamente
com o pó levantado. 400 metros à frente. Ambos param pouco depois do atónito cronometrista amador, que mal teve tempo de reagir à velocidade com que os dois concorrentes se apresentaram à sua frente.
Os dois pilotos amadores nem olham para o cronometrista – perceberam que terminaram empatados.
Um ligeiro aceno de cabeça, e voltam para dentro dos seus respectivos carros, invertem a marcha, e arrancam em direção ao ponto de partida. O resto dos amantes do automobilismo está à espera, e logo se precipitam sobre estas duas máquinas, para as admirar.
Choque de titãs
O carro amarelo é um Chevrolet Corvette Z06, o azul é um Dodge Viper Coupé SRT-10. Ambos têm em comum o facto de debitarem 507 cv de potência máxima, carroçarias fechadas de duas portas e caixas manuais de seis velocidades Tremec T56. Ambos constituem o expoente máximo da tecnologia tradicional americana: blocos de alta cilindrada com árvores de cames centrais. Mas o Viper tem dois cilindros a mais que o normal, uma configuração V10 contra a tradicional V8 do Corvette. Embora ambos tenham a mesma potência, o Corvette precisa apenas de 7 litros para o alcançar, recorrendo a materiais exóticos na concepção do motor, como o titânio, bem como uma entrada de ar de grandes dimensões, enquanto o Viper necessitou de 8,3 litros, embora também tenha recorrido
a materiais como o magnésio na concepção do motor.
Como resultado, ambos são bastante leves para o seu tamanho. Devido à sua maior capacidade, o V10 do Viper consegue alcançar um binário superior (712 Nm contra 657 Nm do Corvette). Numa primeira fase, tanto a GM como a Daimler Chrysler escusaram-se a revelar dados de performance de cada um dos seus modelos quando os mostraram ao público, mas as suas performances não devem andar muito longe um do outro.
Sabendo que a versão roadster do Viper consegue ultrapassar os 300 km/h e acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos, o Viper Coupé e o Corvette devem ter performances semelhantes.
O modelo da Chevrolet tem como vantagem um peso inferior em 126 kg em relação ao da Dodge (1.420 contra 1.546), mas este possui um binário mais elevado, 90 por cento do qual já está disponível às 1.500 rpm.
Tal como no motor, também o chassis e a carroçaria recorrem a materiais exóticos para reduzir o peso do conjunto. No Corvette, o chassis e a carroçaria são em alumínio, mas a fibra de carbono é utilizada em alguns painéis, como as cavas das rodas e o piso do habitáculo. Quanto ao Viper, recorre também ele ao carbono (nos encaixes dos pára-choques) e ao magnésio (vários pontos no interior do habitáculo), enquanto peças como o macaco e o pneu suplente foram eliminados devido ao uso de pneus “run-flat”.
Ao fim do dia, satisfeita a sede da velocidade (e tendo os donos dos dois bólides explicado aos seus companheiros toda a técnica dos seus respetivos veículos), o sol põe-se como uma bola vermelha sobre as planícies do oeste americano. Os dois “cowboys” montam-se na sela dos seus respetivos “cavalos”, e desaparecem numa nuvem brilhante em direção ao pôr-do-sol.
CHEVROLET CORVETTE
Motor 8 cilindros em V, dianteiro, longitudinal
Cilindrada (c.c.) 7.011
Potência Máx. (cv/rpm) 507/6.200
Binário Máx. (Nm/rpm) 657/4.800
Alimentação Injecção electrónica multiponto
Transmissão Tração traseira, caixa manual de 6 veloc.
Suspensão de triângulos duplos sobrepostos à frente e atrás.
Travagem Discos ventilados às quatro rodas. ABS
Comp./Larg./Alt. (mm) 4.445/1.930/1.244
Peso (kg) 1.420
Volume da bagageira (l) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
Aceleração 0-100 km/h(s) n.d.
Consumo médio (1/100 km) n.d.
Preço (Euros) não interessa…
DODGE VIPER
Motor 10 cilindros em V, dianteiro, longitudinal
Cilindrada (c.c.) 8.277
Potência Máx. (cv/rpm) 507/5.600
Binário Máx. (Nm/rpm) 712/4.200
Alimentação Injecção electrónica multiponto
Transmissão Tração traseira, caixa manual de 6 veloc.
Suspensão Triângulos duplos sobrepostos
com barra estabilizadora à frente e atrás.
Travagem Discos ventilados às quatro rodas. ABS
Comp./Larg./Alt. (mm) 4.459/1.911/1.234
Peso (kg) 1.546
Volume da bagageira (l) n.d.
Velocidade máxima (km/h) n.d.
Aceleração 0-100 km/h(s) n.d.
Consumo médio (1/100 km) n.d.
Preço (Euros) não interessa…
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