Skoda Kodiaq 2.0 TDI 150CV – Ensaio Teste

By on 4 Novembro, 2023

O Skoda Kodiaq é o “irmão mais velho” da família SUV da marca checa. É o maior da gama não eletrificada, é o menos irreverente (de realçar que a gama SUV da Skoda tem muito pouco de irreverente) e já tem alguns anos de “experiência”. Mas mantém características que fazem dele uma excelente opção para quem precisa de muito espaço interior, sem descurar o conforto e a qualidade. 

O Kodiaq foi lançado em 2017 e recebeu um ligeiro facelift em 2021, sem grandes mudanças de fundo. As linhas mantiveram-se praticamente inalteradas e apenas alguns pormenores foram repensados. Apesar disso, o carro mantém-se atual. As linhas da Skoda são quase sempre muito sóbrias e pouco dadas a modas, pelo que vão aguentando bem o teste do tempo. Este SUV, que na versão ensaiada conta com sete lugares, permite a famílias mais numerosas ter espaço para deslocações, especialmente as mais longas que são o ponto forte deste modelo. Destaca-se pela abordagem inteligente, conseguindo um compromisso muito bom, com é habitual na Skoda. Não vamos ter o último grito da tecnologia ou do design, mas temos sempre garantida a qualidade e a versatilidade.

A versão ensaiada é a 2.0 TDI 150CV, num ensaio relativamente curto, mas que permitiu perceber de forma rápida os pontos fortes. 


Mais:

Conforto Espaço Qualidade de construção

Menos:

Design demasiado conservador

Exterior

7/10

As mudanças no exterior face à primeira iteração são mínimas e olhando já para a nova geração, também não há mudanças radicais pelo que esta versão ensaiada, com o “facelift” de 2021 é ainda uma opção a ter em conta. O exterior é sóbrio, com linhas retas e ângulos vincados. Apresenta um comprimento de 4,697 metros, 1,882 metros de largura e 1.676 metros de altura (incluindo as barras de tejadilho); a distância entre eixos é de 2,791 metros. É um exterior que, à imagem dos “irmãos mais novos” não deslumbra, mas não desilude.

Interior

8/10

O interior do carro segue a filosofia com a simplicidade das linhas a destacar-se. Mas a elegância do tablier onde se destaca o ecrã do sistema de infotainment é digna de nota. Os materiais são de qualidade, a construção robusta, e visualmente dá uma excelente sensação. O espaço interior é muito generoso, com bancos confortáveis, muito espaço nos bancos traseiros e mesmo nos dois bancos “complementares” que perfazem os sete lugares, o espaço é decente. Na versão ensaiada, o teto panorâmico dá uma ainda maior sensação de espaço. Os comandos do ar condicionado são de fácil uso e intuitivos, o sistema de infotainment não é de espantoso, mas cumpre de forma eficiente a sua função. O sistema também não é dos mais agradáveis de usar, mas cumpre a sua função. 

Equipamento

8/10

Como habitualmente nos modelos Skoda, o Kodiaq vem apetrechado com uma lista generosa de equipamento como  “Area View”,  Front Assist, Parking Distance Control com função de travagem, Adaptive Cruise Control (ACC), o Lane Assist, o Blind Spot Detect e o Rear Traffic Alert, Lane Assist, ACC e a transmissão DSG,  Driver Alert deteta sinais de cansaço no condutor, Emergency Assist, apenas em combinação com a transmissão DSG, Travel Assist com reconhecimento dos sinais de tráfego (Traffic Sign Recognition). Ajudas que simplificam a condução, sem se tornar demasiado intrusivo no processo. A lista de equipamento de série é generosa, mas na versão ensaiada, os extras incluídos trazem mais argumentos. 

Consumos

7/10

O nosso curto ensaio ao Kodiaq foi feito na maioria em autoestrada, pelo que os consumos foram ajudados por esse fator, com uma média de 6.5l/100km, sem recurso ao modo Eco. Consumos interessantes para um carro destas dimensões. 

Ao Volante

7/10

As sensações ao volante foram amplamente positivas. De um SUV de dimensões já generosas não se espera uma dinâmica de condução a toda a prova, mas o Kodiaq destacou-se no conforto. Em longas viagens, pode ser o melhor companheiro da família. A posição de condução ideal é fácil de encontrar, a direção é agradável e os comandos e menus todos à disposição de forma fácil e agradável ao toque. A visibilidade é boa tendo em contas as proporções, que não assustam mesmo em zonas onde o espaço não abunda.  A suspensão está perfeitamente calibrada para um carro deste género, sem pretensões desportivas. Absorve as irregularidades do asfalto com facilidade, e a viagem torna-se suave para todos. A maior velocidade não temos a sensação que navegamos num barco no mar alto, pelo que o compromisso para esta suspensão foi bem encontrado. É um carro para fazer muito quilómetros sem ninguém se cansar em demasia, com um motor silencioso, uma insonorisação boa e um pisar agradável. O motor 2.0 TDi chega e sobra para os desafios que lhe propuser, servindo a potência de forma gradual. Fica a sensação que o Kodiaq foi pensado para o conforto de famílias mais numerosas. Não é uma experiência de condução imersiva, mas para um SUV deste género, o Kodiaq recebe muito boa nota. É escusado referir o comportamento desportivo e apesar conseguir uma sensação decente em estradas mais sinuosas, não podemos esperar algo para o qual não foi pensado.

Motor

7/10

O bloco 2.0 TDI  debita uma potência de 150 Cv e um binário máximo de 340 Nm. Como já experimentado noutros modelos com este motor, a potência é entregue de forma gradual, sem grandes alaridos. Há força suficiente para todos os desafios, mas as prestações não são estonteantes. Em viagens longas é onde este motor se sente mais à vontade. 

Balanço Final

8/10

Não é difícil gostar do Kodiaq. Para quem pretende um SUV espaçoso, confortável e agradável, o Kodiaq tem de ser encarado como uma das primeiras opções. A Skoda conseguiu, mais uma vez um excelente produto, bem pensado e bem construído. São poucos os pontos negativos a apontar a este Kodiaq a não ser o pouco arrojo das linhas, que ao longo do tempo até se tornam um ponto a favor, com o modelo a envelhecer bem, já com a nova geração preparada para entrar em cena. 

Concorrentes

Mazda CX-60 e-SKYACTIV D 147 kW (200 CV) RWD Prime-Line  – 69 500 € Peugeot 5008 GT 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – 47 500€ SEAT Tarraco 2.0 TDI 110 kW (150 CV) DSG-7 Style – 41 200€ Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line – 55 092€

Ficha Técnica

8 altifalantes      Airbag de joelhos para o condutor  Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros Apoio lombar com ajuste manual nos bancos dianteiros Ar condicionado Climatronic Bancos dianteiros ajustáveis, com regulação manual Bancos traseiros rebatíveis com apoio de braços e 3º fila de bancos Bluetooth Bolsas de arrumação na parte detrás dos encostos dos bancos dianteiros Chave para o fecho central com controlo remoto Cobertura da bagageira Computador de bordo Maxidot a cores Controlo do alcance de faróis Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento   Espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos separadamente Faróis LED Inserções decorativas em preto Faróis traseiros LED, com indicador de  mudança de direção dinâmico (styling) Faróis de nevoeiro dianteiros Jantes de liga leve 17″ Mitykas Pneus 215/65 R17 99V Sensores de parqueamento dianteiros Sistema de Infotainment com rádio Bolero Spoiler traseiro no tejadilho Tapetes à frente e atrás Voice control Volante multifunções, 2 raios em pele com patilhas DSG    Pack Family     Compartimento para detritos     Cortinas laterais traseiras     Proteções nas portas    Pack Style    Barras de tejadilho longitudinais em prateado    Cockpit Virtual    Controlo do alcance dos faróis com função cornering (AFS 1)    Faróis Full Led Matrix    Inserções decorativas (Style)    Park Distance Control – Sensores de parqueamento dianteiros e traseiros    Pneus 235/55 R18 100V, com baixa resistência ao rolamento     Revestimento dos bancos em tecido/pele – Style    Sun Set – Escurecimento dos vidros laterais e traseiro a partir do pilar B   Pack Style Xcellence    Abertura elétrica da bagageira    Apoio lombar nos bancos dianteiros com ajuste elétrico    Bancos dianteiros ajustáveis elétricamente com memória    Bancos em pele    Controlo automático de máximos    Espelho retrovisor com antiencadeamento automático    Espelhos retovisores exteriores elétricos, aquecidos, retráteis e com memória    Lane Assist    Reconhecimento dos sinais de trânsito    Sensores delLuz e de chuva    Sistema de navegação Columbus    Smartlink    Voice control   Equipamento opcional da viatura ensaiada (PVP) Pintura Metalizada    Preto Magic Tejadilho Panorâmico  Jantes de liga leve 19″ Triglav Volante multifunções Sport, 3 raios, DSG Bluetooth, ligação wireless à antena

Mais/Menos


Mais

Conforto Espaço Qualidade de construção

Menos

Design demasiado conservador

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 56399€

Preço da versão base (Euros): 44343€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

As mudanças no exterior face à primeira iteração são mínimas e olhando já para a nova geração, também não há mudanças radicais pelo que esta versão ensaiada, com o “facelift” de 2021 é ainda uma opção a ter em conta. O exterior é sóbrio, com linhas retas e ângulos vincados. Apresenta um comprimento de 4,697 metros, 1,882 metros de largura e 1.676 metros de altura (incluindo as barras de tejadilho); a distância entre eixos é de 2,791 metros. É um exterior que, à imagem dos “irmãos mais novos” não deslumbra, mas não desilude.

Interior

O interior do carro segue a filosofia com a simplicidade das linhas a destacar-se. Mas a elegância do tablier onde se destaca o ecrã do sistema de infotainment é digna de nota. Os materiais são de qualidade, a construção robusta, e visualmente dá uma excelente sensação. O espaço interior é muito generoso, com bancos confortáveis, muito espaço nos bancos traseiros e mesmo nos dois bancos “complementares” que perfazem os sete lugares, o espaço é decente. Na versão ensaiada, o teto panorâmico dá uma ainda maior sensação de espaço. Os comandos do ar condicionado são de fácil uso e intuitivos, o sistema de infotainment não é de espantoso, mas cumpre de forma eficiente a sua função. O sistema também não é dos mais agradáveis de usar, mas cumpre a sua função. 

Equipamento

Como habitualmente nos modelos Skoda, o Kodiaq vem apetrechado com uma lista generosa de equipamento como  “Area View”,  Front Assist, Parking Distance Control com função de travagem, Adaptive Cruise Control (ACC), o Lane Assist, o Blind Spot Detect e o Rear Traffic Alert, Lane Assist, ACC e a transmissão DSG,  Driver Alert deteta sinais de cansaço no condutor, Emergency Assist, apenas em combinação com a transmissão DSG, Travel Assist com reconhecimento dos sinais de tráfego (Traffic Sign Recognition). Ajudas que simplificam a condução, sem se tornar demasiado intrusivo no processo. A lista de equipamento de série é generosa, mas na versão ensaiada, os extras incluídos trazem mais argumentos. 

Consumos

O nosso curto ensaio ao Kodiaq foi feito na maioria em autoestrada, pelo que os consumos foram ajudados por esse fator, com uma média de 6.5l/100km, sem recurso ao modo Eco. Consumos interessantes para um carro destas dimensões. 

Ao volante

As sensações ao volante foram amplamente positivas. De um SUV de dimensões já generosas não se espera uma dinâmica de condução a toda a prova, mas o Kodiaq destacou-se no conforto. Em longas viagens, pode ser o melhor companheiro da família. A posição de condução ideal é fácil de encontrar, a direção é agradável e os comandos e menus todos à disposição de forma fácil e agradável ao toque. A visibilidade é boa tendo em contas as proporções, que não assustam mesmo em zonas onde o espaço não abunda.  A suspensão está perfeitamente calibrada para um carro deste género, sem pretensões desportivas. Absorve as irregularidades do asfalto com facilidade, e a viagem torna-se suave para todos. A maior velocidade não temos a sensação que navegamos num barco no mar alto, pelo que o compromisso para esta suspensão foi bem encontrado. É um carro para fazer muito quilómetros sem ninguém se cansar em demasia, com um motor silencioso, uma insonorisação boa e um pisar agradável. O motor 2.0 TDi chega e sobra para os desafios que lhe propuser, servindo a potência de forma gradual. Fica a sensação que o Kodiaq foi pensado para o conforto de famílias mais numerosas. Não é uma experiência de condução imersiva, mas para um SUV deste género, o Kodiaq recebe muito boa nota. É escusado referir o comportamento desportivo e apesar conseguir uma sensação decente em estradas mais sinuosas, não podemos esperar algo para o qual não foi pensado.

Concorrentes

Mazda CX-60 e-SKYACTIV D 147 kW (200 CV) RWD Prime-Line  – 69 500 € Peugeot 5008 GT 1.5 BlueHDi 130 EAT8 – 47 500€ SEAT Tarraco 2.0 TDI 110 kW (150 CV) DSG-7 Style – 41 200€ Volkswagen Tiguan 2.0 TDI 150 cv DSG R-Line – 55 092€

Motor

O bloco 2.0 TDI  debita uma potência de 150 Cv e um binário máximo de 340 Nm. Como já experimentado noutros modelos com este motor, a potência é entregue de forma gradual, sem grandes alaridos. Há força suficiente para todos os desafios, mas as prestações não são estonteantes. Em viagens longas é onde este motor se sente mais à vontade. 

Balanço final

Não é difícil gostar do Kodiaq. Para quem pretende um SUV espaçoso, confortável e agradável, o Kodiaq tem de ser encarado como uma das primeiras opções. A Skoda conseguiu, mais uma vez um excelente produto, bem pensado e bem construído. São poucos os pontos negativos a apontar a este Kodiaq a não ser o pouco arrojo das linhas, que ao longo do tempo até se tornam um ponto a favor, com o modelo a envelhecer bem, já com a nova geração preparada para entrar em cena. 

Mais

Conforto Espaço Qualidade de construção

Menos

Design demasiado conservador

Ficha técnica

8 altifalantes      Airbag de joelhos para o condutor  Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros Apoio lombar com ajuste manual nos bancos dianteiros Ar condicionado Climatronic Bancos dianteiros ajustáveis, com regulação manual Bancos traseiros rebatíveis com apoio de braços e 3º fila de bancos Bluetooth Bolsas de arrumação na parte detrás dos encostos dos bancos dianteiros Chave para o fecho central com controlo remoto Cobertura da bagageira Computador de bordo Maxidot a cores Controlo do alcance de faróis Espelho retrovisor interior com anti-encadeamento   Espelhos retrovisores exteriores elétricos e aquecidos separadamente Faróis LED Inserções decorativas em preto Faróis traseiros LED, com indicador de  mudança de direção dinâmico (styling) Faróis de nevoeiro dianteiros Jantes de liga leve 17″ Mitykas Pneus 215/65 R17 99V Sensores de parqueamento dianteiros Sistema de Infotainment com rádio Bolero Spoiler traseiro no tejadilho Tapetes à frente e atrás Voice control Volante multifunções, 2 raios em pele com patilhas DSG    Pack Family     Compartimento para detritos     Cortinas laterais traseiras     Proteções nas portas    Pack Style    Barras de tejadilho longitudinais em prateado    Cockpit Virtual    Controlo do alcance dos faróis com função cornering (AFS 1)    Faróis Full Led Matrix    Inserções decorativas (Style)    Park Distance Control – Sensores de parqueamento dianteiros e traseiros    Pneus 235/55 R18 100V, com baixa resistência ao rolamento     Revestimento dos bancos em tecido/pele – Style    Sun Set – Escurecimento dos vidros laterais e traseiro a partir do pilar B   Pack Style Xcellence    Abertura elétrica da bagageira    Apoio lombar nos bancos dianteiros com ajuste elétrico    Bancos dianteiros ajustáveis elétricamente com memória    Bancos em pele    Controlo automático de máximos    Espelho retrovisor com antiencadeamento automático    Espelhos retovisores exteriores elétricos, aquecidos, retráteis e com memória    Lane Assist    Reconhecimento dos sinais de trânsito    Sensores delLuz e de chuva    Sistema de navegação Columbus    Smartlink    Voice control   Equipamento opcional da viatura ensaiada (PVP) Pintura Metalizada    Preto Magic Tejadilho Panorâmico  Jantes de liga leve 19″ Triglav Volante multifunções Sport, 3 raios, DSG Bluetooth, ligação wireless à antena

Preço da versão ensaiada (Euros): 56399€
Preço da versão base (Euros): 44343€