Škoda Fabia 1.0TSI 110cv DSG – Ensaio Teste

By on 8 Agosto, 2023

Já tínhamos ensaiado recentemente o Skoda Fabia Monte Carlo que nos convenceu, embora tenhamos ficado com algumas dúvidas se valia a pena pagar mais, apenas por um aspeto mais desportivo. Eis que nos surge a resposta a essa questão, com o Fabia First Edition. 

Revendo a matéria anteriormente dada, o Fabia da quarta geração dá continuidade à história de sucesso deste modelo, vinte e dois anos após a sua estreia. Baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen, é um dos carros mais espaçosos no seu segmento e possui ainda mais soluções de conforto revistas, bem como uma infinidade de novos sistemas de segurança e assistência à condução.

O Fabia da última geração também apresenta um design aprimorado, dinâmica melhorada e vários novos sistemas de assistência à condução. A quarta geração do Fabia está maior, mais espaçosa, e oferece mais tecnologia. As novas dimensões permitem oferecer maior habitabilidade e capacidade de carga: a volumetria da bagageira aumentou em 50 litros, para um total de 380 litros de capacidade, ou 1190 litros com os encostos traseiros rebatidos. 

A Skoda pegou numa receita que já era boa, mas tornou-a muito melhor. Neste ensaio colocamos à prova a versão First Edition com o motor 1.0 TSI de 110 CV, acoplado à caixa DSG.


Mais:

Novo visual mais apelativo

Muito espaço para um veículo deste segmento

Boas sensações ao volante

Menos:

Motor pouco solicito a baixas rotações

Caixa DSG com este motor mais dada a hesitações

Exterior

8/10

Já tínhamos elogiado recentemente o aspeto da nova geração do Fabia e para quem gosta de linhas retas e ângulos mais agressivos, a estética do “pequeno” Skoda vai, por certo, agradar.  Apresentando um design com novas proporções e ainda mais espaço, o Fabia deu o passo seguinte na sua evolução. A atual linguagem de design confere uma imagem particularmente dinâmica, com faróis e luzes traseiras com tecnologia LED. Temos também detalhes sofisticados, como jantes aerodinamicamente otimizadas e condutas de arrefecimento ativamente ajustáveis ​​na entrada de ar inferior do para-choques dianteiro (que permitem poupança de combustível em certas condições), fazendo jus ao slogan da marca. A frente do novo Fabia é caracterizada por faróis estreitos e afilados, que se estendem até uma grelha hexagonal. Os médios, máximos, e as luzes diurnas apresentam tecnologia LED de série, enquanto os faróis full-LED opcionais oferecem luzes de médios e máximos com maior intensidade de luz, bem como funções de iluminação em curva e adaptáveis. As luzes traseiras também estão disponíveis numa variante totalmente em LED, em opção. É um carro que fica quase sempre melhor ao vivo do que nas fotos, mas no aspeto exterior, torna-se numa das referências do segmento.

Interior

7/10

Este é o primeiro Fabia baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen, e supera os seus antecessores. As maiores dimensões exteriores resultam em mais espaço para os passageiros. Aumentou também a capacidade da bagageira em 50 litros (para 380 litros), não faltando espaço neste pequeno Skoda. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade sobe para 1190 litros.  A marca fez sucesso com o “Simply Clever” (simplesmente inteligente) e esta filosofia continua a ser bem aplicada, com soluções de conforto interessantes.  Estas incluem um para-brisa aquecido e um volante de couro aquecido. O volante desportivo de três raios é outro extra, com patilhas de mudança opcionais para a transmissão DSG. Este é o primeiro Fabia que pode ser encomendado com ar condicionado Climatronic de duas zonas (presente nesta versão), incluindo saídas de ar adicionais na parte traseira da Jumbo Box, para manter arrefecida a zona dos passageiros. Quando equipado com este sistema de ar condicionado opcional, a consola central possui dois botões giratórios para permitir que a temperatura seja regulada separadamente para ambos os lados do veículo. Todas as funções do sistema são fáceis de operar através de apenas oito botões. O problema é que a velocidade das ventoinhas (entre outra configurações) tem de ser alterada no sistema de infotainment, o que prejudica a experiência.  Com as luzes ligadas, temos uma iluminação ambiente em LED, para cortar com o muito plástico que está à vista. É um plástico duro, nem muito agradável ao toque, mas montado de forma firme, denotando robustez. A consola central e os manípulos das portas dianteiras também podem ser iluminadas. Os bancos são confortáveis, ligeiramente mais do que a versão Monte Carlo, pensada para andamentos mais agitados. Há espaço para passageiros e muitos compartimentos de armazenamento totalizando mais de 100 litros. Esta versão contou com um teto panorâmico, que dá uma luminosidade agradável ao habitáculo (nos dias de mais sol pode fazer falta uma pala de proteção) e que torna a experiência muito melhor para os passageiros do banco traseiro.  Há espaço para quatro pessoas viajarem confortavelmente, com o banco traseiro a ter espaço para as pernas e a cabeça, mesmo que seja um pouco mais alto. Portanto, espaço, conforto e pormenores interessantes polvilham o interior do Fabia.  

Equipamento

8/10

O Fabia é um dos veículos mais seguros do seu segmento. É o resultado da utilização da plataforma modular MQB-A0, o que possibilitou também soluções de segurança ativa e passiva melhoradas, além de agora incluir sistemas de assistência que antes eram reservados exclusivamente para veículos de um segmento superior. Travel Assist (Assistência em Viagem), Park Assist, Lane Assist, Traffic Sign Recognition, Side Assist, Front Assist com Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas e Manoeuvre Assist estão disponíveis pela primeira vez neste modelo. Além disso, a última geração pode agora ser equipada com até nove airbags.  

Esta gama traz a estreia de um painel de instrumentos digital opcional e os sistemas de infoentretenimento que dispõem de ligação permanente à internet: em termos de conectividade, o novo Fabia tem um eSIM integrado,  sempre online e permite o acesso a rádio na web, serviços móveis online abrangentes do Skoda Connect e as apps de infoentretenimento mais recentes. O maior ecrã sensível ao toque mede 9,2 polegadas e o painel de instrumentos digitais de 10,25 polegadas oferece cinco opções diferentes de exibição. Amundsen, o sistema de última geração, pode ser operado por controlo de gestos e através do assistente de voz digital Laura. Pode configurar o ecrã digital de 10,25 polegadas para atender às suas necessidades, escolhendo entre até cinco layouts base. O painel de instrumentos digitais – ou ‘Virtual Cockpit’ – pode exibir o mapa, incluindo um close-up de cruzamentos, logótipos de estações de rádio, capas de álbuns de música e fotos do perfil do utilizador, entre outras coisas. O Digital Cockpit proporcionou uma boa experiência na condução, com a informação bem visivel e clara.  Um smartphone pode ser conectado sem a necessidade de um cabo, via Wireless SmartLink e Android Auto ou Apple CarPlay, enquanto a Phone Box opcional permite o carregamento indutivo. Pela primeira vez, existem até cinco saídas USB-C para carregar outros dispositivos móveis – uma dos quais pode ser encontrada no espelho retrovisor, para carregar uma câmara de painel, por exemplo. 

Consumos

7/10

Já tínhamos obtido consumos interessantes da versão Monte Carlo, com a caixa manual de seis velocidades. Com o mesmo motor, acoplado à caixa DSG (com muito menos quilómetros percorridos face ao Monte Carlo), conseguimos médias de 6,6 l/100km, uma média interessante para os percursos que foram feitos e com o ritmo colocado na estrada, mas longe do consumo anunciado pelo fabricante (pouco abaixo dos 5l/100km). 

Ao Volante

8/10

As sensações ao volante foram muito boas. Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável, com bancos confortáveis e muitos ajustes possíveis para encontrar a posição certa. A boa visibilidade é também digna de nota, com o volante a ter tudo o que precisamos, pelo que não sentimos necessidade de andar à procura da informação de desejamos. O comando de Cruise Control está um pouco escondido e logo abaixo dos piscas e aconteceu abrirmos o pisca quando queríamos apenas mudar a velocidade do Cruise Control. Acreditamos que é daquelas que primeiro estranha-se, mas depois de algum uso entranha-se tornando-se natural e automático o uso da mesma. É um carro que dá confiança em traçados mais exigentes. A direção é afirmativa e a caixa DSG, apesar de algumas hesitações, cumpre o seu papel. O motor de 110 CV chega bem para o que se pretende, apesar de se notar alguma falta de alma a rotações mais baixas. O chassis é muito bom e nesta versão vinha com a opção “Sport Chassis” com menos 15mm, o que certamente ajuda ao enfrentar trajetos mais exigentes, sem perder conforto. O Fabia tem tudo o que pretende num carro deste segmento no que diz respeito ao que se espera de um carro desta tipologia.

Motor

7/10

O motor TSI de 110 Cv é agradável, pecando apenas pela falta de argumentos abaixo das duas mil rotações. As recuperações não são de espantar. Mas é um motor que cumpre perfeitamente a missão que lhe foi conferida, eficiente, pouco ruidoso (quase nem se nota no interior) que transmite poucas vibrações para os passageiros. Com a caixa DSG os pontos forte e fracos ficam mais claros. 

Balanço Final

8/10

O First Edition que ensaiamos apresenta um valor total final superior ao Monte Carlo ensaiado, pelo que aquela primeira questão do preço fica comprometida. No entanto é de referir que esta versão contou com 6500€ de equipamento opcional enquanto que o Monte Carlos apenas com 1600€. Notou-se muito a diferença. Nem por isso, mas o certo é que o First Edition, nesta versão vinha muito bem apetrechado. É certo que consegue um Fabia por menos, dependendo do equipamento que escolher, mas nesta versão muito bem equipa , o preço final fez-se notar (assim como a caixa automática). Portanto, vai depender muito do seu gosto a opção entre uma e outra versão. O que está garantido é a qualidade do produto. Um carro com uma construção boa, um pisar ótimo, com dimensões que são boas para quem vive em cidade, mas não abdica de um pouco de espaço para mais passageiro ou para transportar algo mais. Se quiser comprar um carro deste segmento, terá forçosamente de, no mínimo, ponderar o Fabia.  

Concorrentes

Audi A1 – Desde 28 mil euros   Ford Fiesta – Desde 23 mil  euros   Hyundai I20 – Desde 18 mil euros   Peugeot 208 – Desde 19 mil euros   Seat Ibiza – Desde 19 mil euros   VW Polo – Desde 23 mil euros

Ficha Técnica

  Pack Style    – Interior Style Black/Grey    – Cockpit virtual     – Câmera traseira    – Faróis dianteiros com módulo Bi-LED e função corner, luz de circulação diurna LED     – Jantes de liga leve 17″ Procyon Aero, prateado com Aero Hubcaps     – Inserções decorativas Grau Metallic Heller     – Light Assistant – Controlo automático de máximos     – Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente    – Pack Chrome    – Sun set – Escurecimento dos vidros traseiros   Sistema de Infotainment com Navegação Amundsen    – Bluetooth    – Conectividade Apple    – 6 altifalantes    – Reconhecimento dos sinais de trânsito   Pack Simply Clever    – Compartimentos de arrumação    – Dupla Plataforma de carga    – Elementos de fixação de bagagem    – Cobertura da bagageira com arrumação    – Tapete reversível   Equipamento de Serie   2 entradas USB, tipo C Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente 4 altifalantes dianteiros + 2 traseiros Faróis de nevoeiro dianteiros Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Faróis LED Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros Fecho central com sistema Keyless Go sem  SAFELOCK Ar condicionado Front Assist com sistema de travagem de emergência Auto-rádio Bolero, com ecrã de 8″ Inserções decorativas Anodized Crossline / preto Banco do condutor ajustável, com regulação manual Jantes de liga leve 16″ Proxima, prateado com Aero Hubcaps Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central Kit de ferramentas e macaco Bluetooth Lane Assist Com chapéu de chuva no interior Sensores de parqueamento traseiros Computador de bordo Maxidot Sistema de monitorização da pressão dos pneus Controlo do alcance de faróis SmartLink Cruise Control + Speedlimiter Start-Stop, com recuperação de energia da travagem Driver Alert – Sistema de reconhecimento anti fadiga para o condutor Vidros elétricos dianteiros e traseiros   Preço Base – 26 500 €   Preço da versão ensaiada – 30 384 €

Mais/Menos


Mais

Novo visual mais apelativo

Muito espaço para um veículo deste segmento

Boas sensações ao volante

Menos

Motor pouco solicito a baixas rotações

Caixa DSG com este motor mais dada a hesitações

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 30.384€

Preço da versão base (Euros): 26.500€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Já tínhamos elogiado recentemente o aspeto da nova geração do Fabia e para quem gosta de linhas retas e ângulos mais agressivos, a estética do “pequeno” Skoda vai, por certo, agradar.  Apresentando um design com novas proporções e ainda mais espaço, o Fabia deu o passo seguinte na sua evolução. A atual linguagem de design confere uma imagem particularmente dinâmica, com faróis e luzes traseiras com tecnologia LED. Temos também detalhes sofisticados, como jantes aerodinamicamente otimizadas e condutas de arrefecimento ativamente ajustáveis ​​na entrada de ar inferior do para-choques dianteiro (que permitem poupança de combustível em certas condições), fazendo jus ao slogan da marca. A frente do novo Fabia é caracterizada por faróis estreitos e afilados, que se estendem até uma grelha hexagonal. Os médios, máximos, e as luzes diurnas apresentam tecnologia LED de série, enquanto os faróis full-LED opcionais oferecem luzes de médios e máximos com maior intensidade de luz, bem como funções de iluminação em curva e adaptáveis. As luzes traseiras também estão disponíveis numa variante totalmente em LED, em opção. É um carro que fica quase sempre melhor ao vivo do que nas fotos, mas no aspeto exterior, torna-se numa das referências do segmento.

Interior

Este é o primeiro Fabia baseado na plataforma modular MQB-A0 do Grupo Volkswagen, e supera os seus antecessores. As maiores dimensões exteriores resultam em mais espaço para os passageiros. Aumentou também a capacidade da bagageira em 50 litros (para 380 litros), não faltando espaço neste pequeno Skoda. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade sobe para 1190 litros.  A marca fez sucesso com o “Simply Clever” (simplesmente inteligente) e esta filosofia continua a ser bem aplicada, com soluções de conforto interessantes.  Estas incluem um para-brisa aquecido e um volante de couro aquecido. O volante desportivo de três raios é outro extra, com patilhas de mudança opcionais para a transmissão DSG. Este é o primeiro Fabia que pode ser encomendado com ar condicionado Climatronic de duas zonas (presente nesta versão), incluindo saídas de ar adicionais na parte traseira da Jumbo Box, para manter arrefecida a zona dos passageiros. Quando equipado com este sistema de ar condicionado opcional, a consola central possui dois botões giratórios para permitir que a temperatura seja regulada separadamente para ambos os lados do veículo. Todas as funções do sistema são fáceis de operar através de apenas oito botões. O problema é que a velocidade das ventoinhas (entre outra configurações) tem de ser alterada no sistema de infotainment, o que prejudica a experiência.  Com as luzes ligadas, temos uma iluminação ambiente em LED, para cortar com o muito plástico que está à vista. É um plástico duro, nem muito agradável ao toque, mas montado de forma firme, denotando robustez. A consola central e os manípulos das portas dianteiras também podem ser iluminadas. Os bancos são confortáveis, ligeiramente mais do que a versão Monte Carlo, pensada para andamentos mais agitados. Há espaço para passageiros e muitos compartimentos de armazenamento totalizando mais de 100 litros. Esta versão contou com um teto panorâmico, que dá uma luminosidade agradável ao habitáculo (nos dias de mais sol pode fazer falta uma pala de proteção) e que torna a experiência muito melhor para os passageiros do banco traseiro.  Há espaço para quatro pessoas viajarem confortavelmente, com o banco traseiro a ter espaço para as pernas e a cabeça, mesmo que seja um pouco mais alto. Portanto, espaço, conforto e pormenores interessantes polvilham o interior do Fabia.  

Equipamento

O Fabia é um dos veículos mais seguros do seu segmento. É o resultado da utilização da plataforma modular MQB-A0, o que possibilitou também soluções de segurança ativa e passiva melhoradas, além de agora incluir sistemas de assistência que antes eram reservados exclusivamente para veículos de um segmento superior. Travel Assist (Assistência em Viagem), Park Assist, Lane Assist, Traffic Sign Recognition, Side Assist, Front Assist com Proteção Preditiva de Peões e Ciclistas e Manoeuvre Assist estão disponíveis pela primeira vez neste modelo. Além disso, a última geração pode agora ser equipada com até nove airbags.  

Esta gama traz a estreia de um painel de instrumentos digital opcional e os sistemas de infoentretenimento que dispõem de ligação permanente à internet: em termos de conectividade, o novo Fabia tem um eSIM integrado,  sempre online e permite o acesso a rádio na web, serviços móveis online abrangentes do Skoda Connect e as apps de infoentretenimento mais recentes. O maior ecrã sensível ao toque mede 9,2 polegadas e o painel de instrumentos digitais de 10,25 polegadas oferece cinco opções diferentes de exibição. Amundsen, o sistema de última geração, pode ser operado por controlo de gestos e através do assistente de voz digital Laura. Pode configurar o ecrã digital de 10,25 polegadas para atender às suas necessidades, escolhendo entre até cinco layouts base. O painel de instrumentos digitais – ou ‘Virtual Cockpit’ – pode exibir o mapa, incluindo um close-up de cruzamentos, logótipos de estações de rádio, capas de álbuns de música e fotos do perfil do utilizador, entre outras coisas. O Digital Cockpit proporcionou uma boa experiência na condução, com a informação bem visivel e clara.  Um smartphone pode ser conectado sem a necessidade de um cabo, via Wireless SmartLink e Android Auto ou Apple CarPlay, enquanto a Phone Box opcional permite o carregamento indutivo. Pela primeira vez, existem até cinco saídas USB-C para carregar outros dispositivos móveis – uma dos quais pode ser encontrada no espelho retrovisor, para carregar uma câmara de painel, por exemplo. 

Consumos

Já tínhamos obtido consumos interessantes da versão Monte Carlo, com a caixa manual de seis velocidades. Com o mesmo motor, acoplado à caixa DSG (com muito menos quilómetros percorridos face ao Monte Carlo), conseguimos médias de 6,6 l/100km, uma média interessante para os percursos que foram feitos e com o ritmo colocado na estrada, mas longe do consumo anunciado pelo fabricante (pouco abaixo dos 5l/100km). 

Ao volante

As sensações ao volante foram muito boas. Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável, com bancos confortáveis e muitos ajustes possíveis para encontrar a posição certa. A boa visibilidade é também digna de nota, com o volante a ter tudo o que precisamos, pelo que não sentimos necessidade de andar à procura da informação de desejamos. O comando de Cruise Control está um pouco escondido e logo abaixo dos piscas e aconteceu abrirmos o pisca quando queríamos apenas mudar a velocidade do Cruise Control. Acreditamos que é daquelas que primeiro estranha-se, mas depois de algum uso entranha-se tornando-se natural e automático o uso da mesma. É um carro que dá confiança em traçados mais exigentes. A direção é afirmativa e a caixa DSG, apesar de algumas hesitações, cumpre o seu papel. O motor de 110 CV chega bem para o que se pretende, apesar de se notar alguma falta de alma a rotações mais baixas. O chassis é muito bom e nesta versão vinha com a opção “Sport Chassis” com menos 15mm, o que certamente ajuda ao enfrentar trajetos mais exigentes, sem perder conforto. O Fabia tem tudo o que pretende num carro deste segmento no que diz respeito ao que se espera de um carro desta tipologia.

Concorrentes

Audi A1 – Desde 28 mil euros   Ford Fiesta – Desde 23 mil  euros   Hyundai I20 – Desde 18 mil euros   Peugeot 208 – Desde 19 mil euros   Seat Ibiza – Desde 19 mil euros   VW Polo – Desde 23 mil euros

Motor

O motor TSI de 110 Cv é agradável, pecando apenas pela falta de argumentos abaixo das duas mil rotações. As recuperações não são de espantar. Mas é um motor que cumpre perfeitamente a missão que lhe foi conferida, eficiente, pouco ruidoso (quase nem se nota no interior) que transmite poucas vibrações para os passageiros. Com a caixa DSG os pontos forte e fracos ficam mais claros. 

Balanço final

O First Edition que ensaiamos apresenta um valor total final superior ao Monte Carlo ensaiado, pelo que aquela primeira questão do preço fica comprometida. No entanto é de referir que esta versão contou com 6500€ de equipamento opcional enquanto que o Monte Carlos apenas com 1600€. Notou-se muito a diferença. Nem por isso, mas o certo é que o First Edition, nesta versão vinha muito bem apetrechado. É certo que consegue um Fabia por menos, dependendo do equipamento que escolher, mas nesta versão muito bem equipa , o preço final fez-se notar (assim como a caixa automática). Portanto, vai depender muito do seu gosto a opção entre uma e outra versão. O que está garantido é a qualidade do produto. Um carro com uma construção boa, um pisar ótimo, com dimensões que são boas para quem vive em cidade, mas não abdica de um pouco de espaço para mais passageiro ou para transportar algo mais. Se quiser comprar um carro deste segmento, terá forçosamente de, no mínimo, ponderar o Fabia.  

Mais

Novo visual mais apelativo

Muito espaço para um veículo deste segmento

Boas sensações ao volante

Menos

Motor pouco solicito a baixas rotações

Caixa DSG com este motor mais dada a hesitações

Ficha técnica

  Pack Style    – Interior Style Black/Grey    – Cockpit virtual     – Câmera traseira    – Faróis dianteiros com módulo Bi-LED e função corner, luz de circulação diurna LED     – Jantes de liga leve 17″ Procyon Aero, prateado com Aero Hubcaps     – Inserções decorativas Grau Metallic Heller     – Light Assistant – Controlo automático de máximos     – Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente    – Pack Chrome    – Sun set – Escurecimento dos vidros traseiros   Sistema de Infotainment com Navegação Amundsen    – Bluetooth    – Conectividade Apple    – 6 altifalantes    – Reconhecimento dos sinais de trânsito   Pack Simply Clever    – Compartimentos de arrumação    – Dupla Plataforma de carga    – Elementos de fixação de bagagem    – Cobertura da bagageira com arrumação    – Tapete reversível   Equipamento de Serie   2 entradas USB, tipo C Espelhos retrovisores exteriores aquecidos e ajustáveis eletricamente 4 altifalantes dianteiros + 2 traseiros Faróis de nevoeiro dianteiros Airbag para condutor e passageiro, com possibilidade de desativação do airbag do passageiro Faróis LED Airbags de cortina e airbags laterais dianteiros Fecho central com sistema Keyless Go sem  SAFELOCK Ar condicionado Front Assist com sistema de travagem de emergência Auto-rádio Bolero, com ecrã de 8″ Inserções decorativas Anodized Crossline / preto Banco do condutor ajustável, com regulação manual Jantes de liga leve 16″ Proxima, prateado com Aero Hubcaps Bancos traseiros rebatíveis, com apoio de braços central Kit de ferramentas e macaco Bluetooth Lane Assist Com chapéu de chuva no interior Sensores de parqueamento traseiros Computador de bordo Maxidot Sistema de monitorização da pressão dos pneus Controlo do alcance de faróis SmartLink Cruise Control + Speedlimiter Start-Stop, com recuperação de energia da travagem Driver Alert – Sistema de reconhecimento anti fadiga para o condutor Vidros elétricos dianteiros e traseiros   Preço Base – 26 500 €   Preço da versão ensaiada – 30 384 €

Preço da versão ensaiada (Euros): 30.384€
Preço da versão base (Euros): 26.500€