Renault Kangoo E-Tech EV45 80kW – Ensaio Teste
Com 25 anos de história e mais de 4 milhões de veículos vendidos, o Renault Kangoo é uma das referências da marca do losango. Em 2022, o Kangoo ficou mais moderno, entrando na nova era da mobilidade elétrica. O modelo E-Tech, lançado em outubro do ano passado, apresenta as mesmas características que fizeram do Kangoo um dos furgões mais vendidos.
A vestalidade e o espaço aliadas agora a um motor elétrico fazem do Kangoo uma opção a ter em conta se pretende comprar um furgão elétrico. No entanto, há alguns pormenores que têm de ser apontados, nomeadamente o preço, um problema comum neste tipo de veículos.
Neste ensaio, tivemos o Kangoo E-Tech EV45 80kW que acabou por marcar muitos pontos em áreas onde não esperávamos.
Boa capacidade de regeneração
Espaço
Versatilidade
Preço
Conforto

Exterior
Infelizmente, o Kangoo perdeu o seu ar bem-disposto e irreverente. O que começou como um pequeno furgão de dimensões compactas, mas com uma versatilidade tremenda, o que motivou o seu sucesso, é agora um furgão mais “adulto” com linhas sóbrias, com alguma elegância.
O desenho exterior mantém o capot com nervuras horizontais e uma extremidade frontal muito vertical, com uma grelha específica que integra a tomada de carregamento atrás do símbolo da marca. É agora um furgão muito maior e mais volumoso com linhas agradáveis para um carro desta tipologia. Nunca irá ganhar um concurso de beleza, tendo sido pensado para a vida prática, mas é um carro que não envergonha ninguém e esta nova geração tornou-se ainda mais versátil, podendo ser um carro tipicamente para uso profissional ou para transportar cinco passageiros de forma confortável.

Interior
O design interior apresenta um novo tablier que, dependendo da versão, incorpora um acabamento em madeira escura escovada (presente nesta versão), um habitáculo confortável e uma posição de condução agradável. Apenas o painel de instrumentos foi modificado com a introdução de dados específicos relativos a esta versão E-Tech.
O interior segue a filosofia Renault com comandos de ar condicionado que encontramos noutros modelos da Renault, tal como o volante, além de um Sistema Easy Link 10″ com replicação de smartphone por WIFI.
Os bancos são relativamente confortáveis, tanto os da frente como o banco de trás, com muito espaço para todos. Contamos com mais de 49 litros de espaços de arrumação, incluindo a gaveta deslizante Easy Life. Há também bagageira com 850 litros de capacidade, extensível até aos 2.500 litros. Isto é possível graças ao banco deslizante na segunda fila, atributo específico do novo Kangoo E-Tech Elétrico.
A sensação no interior do carro é a que se esperava. Há muito plástico duro à vista, o toque nem sempre é o mais agradável e nota-se que alguns ruídos parasitas poderão começar a incomodar no futuro, se tiver audição mais apurada para este tipo de características. No geral é um interior agradável o suficiente para o dia a dia, com muito espaço, acessível de forma rápida e prática.

Equipamento
A lista de equipamento neste Kangoo E-Tech conta com as já habituais ajudas à condução como o sistema ativo de vigilância de ângulo morto, regulador de velocidade adaptativo, sistema condução autónoma autoestrada com deteção tráfego. O Infotainment cumpre com o que é pedido. Há também um sistema de ar condicionado bi-zona equipado com bomba de calor, trabalhando sobre o princípio de uma climatização reversível. A bomba de calor proporciona uma eficiência ótima quando a temperatura se situa entre -15 e +15°C. Para além de proporcionar um excelente conforto térmico, mantém a autonomia. Este recurso permite ainda preservar até 85 km de autonomia WLTP.

Consumos
Os consumos foram muito interessantes e apesar de ter passado mais tempo na autoestrada do que o inicialmente previsto, conseguiu uma média de 16,2 kWh/100km, uma média que em muito é ajudada pelo excelente sistema de regeneração de energia. Depois de uma carga até aos 100%, fizemos 218km e ainda nos sobraram 11% de bateria (40km segundo o sistema do carro). O modo ECO foi um aliado para chegar a estes números, mas olhando ao obtido poderíamos ter chegado aos 260 km numa carga, nada longe dos 280 km anunciados.

Ao Volante
As sensações ao volante são positivas, tendo em conta que se trata de um veículo pensado essencialmente para uma utilização profissional. A suspensão é firme e isso nota-se em estradas um pouco mais acidentadas. Ao volante, não nos espera um comportamento muito dinâmico ou refinado, mas a condução é agradável o suficiente. Há potência para resolver todos os desafios do dia a dia, mas destaca-se o sistema de regeneração. Houve percursos em que o gasto e o regenerado se equivaleu e graças a isso a autonomia deste Kangoo acaba por ser muito interessante, mesmo que para isso se tenha de usar o modo ECO, que reduz as prestações.

Motor
O Kangoo E-Tech Elétrico está equipado com um motor de 80 kW e 245 Nm de binário instantâneo. O modo Eco limita a potência do automóvel e a velocidade máxima para otimizar a autonomia.
Para recarregar a bateria, o Kangoo E-Tech Elétrico propõe 3 tipos de carregadores:
De série, são propostos dois tipos de carregadores a bordo:
- Um carregador de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas.
- Um carregador rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC (corrente contínua), que permite recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos, para carregamentos rápidos nos postos públicos.
- Em opção, no carregador 22 kW 80 kW DC, também está disponível um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações de carregamento públicas.

Balanço Final
O Kangoo faz o que se espera dele. Ao nível do aspeto, do espaço e até do equipamento, há notas positivas a atribuir, as sensações de condução são as esperadas e o conforto fica um pouco afetado pela suspensão firme. Sendo um elétrico com autonomia a rondar os 260 km, pode parecer pouco, mas serve perfeitamente para uma utilização diária e uma condução mais cuidada, ajudada com o sistema de regeneração vão esticar um pouco a autonomia. O grande senão é mesmo o preço. Esta versão custa quase 50 mil euros e a versão base do Kangoo E-Tech fica nos 39.975€ o que é um investimento avultado que terá de ser muito bem pesado pelos potenciais interessados.

Concorrentes
Citroën ë-Berlingo Pack Shine – a partir de 39.700 €
Opel Combo-e Life Elegance Plus – a partid de 38 830 €
Peugeot e-Rifter Gt – a partir de 42 mil €

Ficha Técnica
Opções:
- Easy park assist
- Faróis de nevoeiro com função iluminação em curva
- Suporte para smartphone
- Pack condução autónoma nível 1:
Sistema ativo de vigilância de ângulo morto
Regulador de velocidade adaptativo
Sistema condução autónoma autoestrada com deteção tráfego
Computador de bordo com ecrã TFT de 10″
Equipamento de Série:
- Personalização exterior:
Puxadores de porta na cor da carroçaria
Embelezador da calha da porta lateral deslizante na cor da
carroçaria
Para-choques na cor da carroçaria
- Segurança:
Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro com
câmara de marcha-atrás
Sistema de travagem de emergência ativa
Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de
trânsito
Alerta de deteção fadiga do condutor
Controlo de estabilidade (ESP) + sistema de ajuda ao arranque em
subida (HSA)
Chamada de emergência Renault
Sistema de alerta de transposição involuntária de via
- Condução
Detetor da pressão pneus
Travão de estacionamento elétrico
Consola central com arrumação e apoio de braço
- Iluminação
Luzes diurnas em LED
Faróis Full LED pure vision
Vidros laterais sobre escurecidos (60% opacidade)
Comutação automática das luzes de estrada/cruzamento
Sensores de chuva e luminosidade
- Climatização
Ar condicionado automático bi-zona
Conforto
Porta lateral esquerda deslizante com vidro de abrir
Tomada de acessórios de 12V na 3ª fila + tomada USB na 2ª fila de
bancos
Gaveta Easy Life
Prateleira de arrumação superior
Arrumação para o cabo na bagageira
Barras de tejadilho longitudinais multifunções
Sistema Easy Link 8″ com replicação de smartphone por WIFI
- Veículo Elétrico
Cabo modo 3 16/32A de 6m
Bateria de tração de 45kWh
3 níveis de regeneração na travagem
Tipo de bateria AE1
Carregador rápido CC 80 kW
Tipo de carregador: embarcado
Mais/Menos
Mais
Boa capacidade de regeneração
Espaço
Versatilidade
Menos
Preço
Conforto
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 49.544€
Preço da versão base (Euros): 39.975€
Exterior
Infelizmente, o Kangoo perdeu o seu ar bem-disposto e irreverente. O que começou como um pequeno furgão de dimensões compactas, mas com uma versatilidade tremenda, o que motivou o seu sucesso, é agora um furgão mais “adulto” com linhas sóbrias, com alguma elegância.
O desenho exterior mantém o capot com nervuras horizontais e uma extremidade frontal muito vertical, com uma grelha específica que integra a tomada de carregamento atrás do símbolo da marca. É agora um furgão muito maior e mais volumoso com linhas agradáveis para um carro desta tipologia. Nunca irá ganhar um concurso de beleza, tendo sido pensado para a vida prática, mas é um carro que não envergonha ninguém e esta nova geração tornou-se ainda mais versátil, podendo ser um carro tipicamente para uso profissional ou para transportar cinco passageiros de forma confortável.
Interior
O design interior apresenta um novo tablier que, dependendo da versão, incorpora um acabamento em madeira escura escovada (presente nesta versão), um habitáculo confortável e uma posição de condução agradável. Apenas o painel de instrumentos foi modificado com a introdução de dados específicos relativos a esta versão E-Tech.
O interior segue a filosofia Renault com comandos de ar condicionado que encontramos noutros modelos da Renault, tal como o volante, além de um Sistema Easy Link 10″ com replicação de smartphone por WIFI.
Os bancos são relativamente confortáveis, tanto os da frente como o banco de trás, com muito espaço para todos. Contamos com mais de 49 litros de espaços de arrumação, incluindo a gaveta deslizante Easy Life. Há também bagageira com 850 litros de capacidade, extensível até aos 2.500 litros. Isto é possível graças ao banco deslizante na segunda fila, atributo específico do novo Kangoo E-Tech Elétrico.
A sensação no interior do carro é a que se esperava. Há muito plástico duro à vista, o toque nem sempre é o mais agradável e nota-se que alguns ruídos parasitas poderão começar a incomodar no futuro, se tiver audição mais apurada para este tipo de características. No geral é um interior agradável o suficiente para o dia a dia, com muito espaço, acessível de forma rápida e prática.
Equipamento
A lista de equipamento neste Kangoo E-Tech conta com as já habituais ajudas à condução como o sistema ativo de vigilância de ângulo morto, regulador de velocidade adaptativo, sistema condução autónoma autoestrada com deteção tráfego. O Infotainment cumpre com o que é pedido. Há também um sistema de ar condicionado bi-zona equipado com bomba de calor, trabalhando sobre o princípio de uma climatização reversível. A bomba de calor proporciona uma eficiência ótima quando a temperatura se situa entre -15 e +15°C. Para além de proporcionar um excelente conforto térmico, mantém a autonomia. Este recurso permite ainda preservar até 85 km de autonomia WLTP.
Consumos
Os consumos foram muito interessantes e apesar de ter passado mais tempo na autoestrada do que o inicialmente previsto, conseguiu uma média de 16,2 kWh/100km, uma média que em muito é ajudada pelo excelente sistema de regeneração de energia. Depois de uma carga até aos 100%, fizemos 218km e ainda nos sobraram 11% de bateria (40km segundo o sistema do carro). O modo ECO foi um aliado para chegar a estes números, mas olhando ao obtido poderíamos ter chegado aos 260 km numa carga, nada longe dos 280 km anunciados.
Ao volante
As sensações ao volante são positivas, tendo em conta que se trata de um veículo pensado essencialmente para uma utilização profissional. A suspensão é firme e isso nota-se em estradas um pouco mais acidentadas. Ao volante, não nos espera um comportamento muito dinâmico ou refinado, mas a condução é agradável o suficiente. Há potência para resolver todos os desafios do dia a dia, mas destaca-se o sistema de regeneração. Houve percursos em que o gasto e o regenerado se equivaleu e graças a isso a autonomia deste Kangoo acaba por ser muito interessante, mesmo que para isso se tenha de usar o modo ECO, que reduz as prestações.
Concorrentes
Citroën ë-Berlingo Pack Shine – a partir de 39.700 €
Opel Combo-e Life Elegance Plus – a partid de 38 830 €
Peugeot e-Rifter Gt – a partir de 42 mil €
Motor
O Kangoo E-Tech Elétrico está equipado com um motor de 80 kW e 245 Nm de binário instantâneo. O modo Eco limita a potência do automóvel e a velocidade máxima para otimizar a autonomia.
Para recarregar a bateria, o Kangoo E-Tech Elétrico propõe 3 tipos de carregadores:
De série, são propostos dois tipos de carregadores a bordo:
- Um carregador de 11 kW AC trifásico, adequado a todos os tipos de cargas domésticas.
- Um carregador rápido trifásico de 22 kW 80 kW DC (corrente contínua), que permite recuperar 170 km de autonomia (ciclo WLTP) em 30 minutos, para carregamentos rápidos nos postos públicos.
- Em opção, no carregador 22 kW 80 kW DC, também está disponível um carregador AC de 22 kW para carregamento acelerado em estações de carregamento públicas.
Balanço final
O Kangoo faz o que se espera dele. Ao nível do aspeto, do espaço e até do equipamento, há notas positivas a atribuir, as sensações de condução são as esperadas e o conforto fica um pouco afetado pela suspensão firme. Sendo um elétrico com autonomia a rondar os 260 km, pode parecer pouco, mas serve perfeitamente para uma utilização diária e uma condução mais cuidada, ajudada com o sistema de regeneração vão esticar um pouco a autonomia. O grande senão é mesmo o preço. Esta versão custa quase 50 mil euros e a versão base do Kangoo E-Tech fica nos 39.975€ o que é um investimento avultado que terá de ser muito bem pesado pelos potenciais interessados.
Boa capacidade de regeneração
Espaço
Versatilidade
MenosPreço
Conforto
Ficha técnica
Opções:
- Easy park assist
- Faróis de nevoeiro com função iluminação em curva
- Suporte para smartphone
- Pack condução autónoma nível 1:
Sistema ativo de vigilância de ângulo morto
Regulador de velocidade adaptativo
Sistema condução autónoma autoestrada com deteção tráfego
Computador de bordo com ecrã TFT de 10″
Equipamento de Série:
- Personalização exterior:
Puxadores de porta na cor da carroçaria
Embelezador da calha da porta lateral deslizante na cor da
carroçaria
Para-choques na cor da carroçaria
- Segurança:
Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro com
câmara de marcha-atrás
Sistema de travagem de emergência ativa
Alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de
trânsito
Alerta de deteção fadiga do condutor
Controlo de estabilidade (ESP) + sistema de ajuda ao arranque em
subida (HSA)
Chamada de emergência Renault
Sistema de alerta de transposição involuntária de via
- Condução
Detetor da pressão pneus
Travão de estacionamento elétrico
Consola central com arrumação e apoio de braço
- Iluminação
Luzes diurnas em LED
Faróis Full LED pure vision
Vidros laterais sobre escurecidos (60% opacidade)
Comutação automática das luzes de estrada/cruzamento
Sensores de chuva e luminosidade
- Climatização
Ar condicionado automático bi-zona
Conforto
Porta lateral esquerda deslizante com vidro de abrir
Tomada de acessórios de 12V na 3ª fila + tomada USB na 2ª fila de
bancos
Gaveta Easy Life
Prateleira de arrumação superior
Arrumação para o cabo na bagageira
Barras de tejadilho longitudinais multifunções
Sistema Easy Link 8″ com replicação de smartphone por WIFI
- Veículo Elétrico
Cabo modo 3 16/32A de 6m
Bateria de tração de 45kWh
3 níveis de regeneração na travagem
Tipo de bateria AE1
Carregador rápido CC 80 kW
Tipo de carregador: embarcado
Preço da versão base (Euros): 39.975€
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