Renault Clio TCe 100 GPL – Ensaio Teste

By on 3 Janeiro, 2024

O Renault Clio é um dos casos de sucesso da marca do losango. Ainda na primeira metade deste ano foram vendidos mais de 100 mil Clios por toda a Europa, num carro do segmento B que continua a ser dos mais vendidos. Quem viu a evolução do Clio IV para o Clio V notou poucas mudanças no exterior e um interior completamente repensado (para melhor). Neste restyling do Clio V, quase somos levados a pensar que se trata de uma nova geração, com uma clivagem radical com o “look” inicial. Apesar de se tratar apenas de uma operação cosmética, com tudo o que não se vê a manter-se igual, assim como o interior, o Clio deu um salto interessante.

Já tínhamos ensaiado o Clio E-Tech e desta vez experimentamos outro veículo que pode ser uma boa aposta do ponto de vista da economia para os condutores. Se no E-Tech o sistema híbrido permitia consumos excelentes, neste caso é a versatilidade de ter um veículo a GPL que ganha força. O Clio TCE 100 GPL usa a mesma fórmula já testada no Sandero Stepway TCe 100 GPL, com um motor 1.0 TCe de 100 CV com a possibilidade de escolher o GPL como combustível de preferência.


Mais:

Economia Versatilidade Conforto Equipamento

Menos:

Espaço traseiro Visibilidade traseira

Exterior

8/10

A mudança vincada das linhas da frente do carro são bem-vindas. O design inicial do Clio V fez-nos pensar que houve alguma falta de inspiração por parte da Renault, mantendo-se demasiado fiel às linhas do IV, quando a concorrência apresentava opções mais arrojadas. Essa falta de “coragem” para apostar em algo diferente pagou-se caro e o Clio perdeu algum terreno para a concorrência. Mas neste restyling a Renault fez o que nos habituou no passado, sendo um pouco mais ousada. A frente foi completamente repensada e a traseira recebeu pequenos ajustes, mas nada de relevante. O carro tem um aspeto mais moderno, mais atual e ganhou uma nova “alma”. Este Clio não tem os pormenores do Esprit Alpine que já foi ensaiado, mas tem todos os ingredientes para ser uma boa proposta do segmento B. Com o comprimento total de 4053mm e largura de 1988mm, o Clio mantém as proporções compactas. No cômputo geral é um carro bonito, que beneficiou muito da nova abordagem. A nova grelha frontal, mais agressiva, com luzes de dia verticais e novas óticas dão mais vida ao conjunto. 

Interior

7/10

O Interior não mudou muito face aos modelos anteriores ao Restyling. Há muito plástico à vista, nem todo ele muito agradável ao toque, não tornando o habitáculo desagradável. A Renault abandonou o uso de peles no seu interior e aposta cada vez mais em materiais reciclados, mas não se denota falta de qualidade no interior e, apesar de alguns plásticos mais duros, o saldo final é positivo. Os bancos são confortáveis e permitem uma boa posição de condução. Já no banco traseiro, o espaço não abunda, mas ainda assim é suficiente para dois adultos. A malta tem um volume relativamente bom para o seu segmento (Volume mínimo 301l). A dar um toque de modernidade ao interior, temos luzes ambiente, que circundam o seletor da caixa de velocidade. O painel de instrumentos totalmente digital dá toda a informação necessária sem grandes quebra-cabeças de utilização e o ecrã do sistema de infotainment é generoso apesar da sua integração no conjunto do interior não ser a mais agradável visualmente (questão de gostos). Mas o ecrã e o sistema são de fácil uso, fluido e agradável, tal como os controlos do sistema de climatização, com botões físicos, fáceis de manusear. 

Equipamento

8/10

O Clio vem recheado de tecnologia. Desde Assistência à travagem de emergência, assistência na transposição involuntária de via, travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito, aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado em manobras de marcha-atrás, alerta de ângulo morto, travão de estacionamento automático, esta versão conta ainda com easy park assist (sensores 360º ), câmara de estacionamento com visão 360º  e  easylink 9,3″ , com navegação e replicação de smartphone Wifi. O nível de equipamento é ótimo e toda a tecnologia é de fácil uso. O sistema de Infotainment não é complicado de usar, o ecrã faz o que lhe é pedido e a existência de botões físicos para algumas funcionalidades facilita ainda mais o dia a dia no interior do Clio.  Com o sistema Multi Sense, que permite escolher os modos de condução, podemos de forma rápida e intuitiva definir o carro para conforto ou para uma postura mais desportiva. Tudo fácil de usar sem grandes dores de cabeça, com tecnologia pensada para ajudar e não complicar. 

Consumos

8/10

Os consumos do Clio TCe 100 GPL são um dos pontos fortes. Neste ensaio, o  Clio teve “sorte” pois estava-lhe destinado um percurso com muitos quilómetros de autoestrada, que fez cair a média. Os 6.6L / 100km obtidos são excelentes, mas é preciso sempre ter em conta que o tempo em autoestrada foi considerável. Mas mesmo em ambiente mais citadino, este Clio não pareceu muito “sedento”. No que diz respeito ao consumo de GPL e este, sim,  com uma média autoestrada / estradas nacionais e de cidade mais equivalente, obtivemos médias de 8.7l/100 km, o que também é um bom valor. O Clio consegue ser económico  e eficiente, o que é um excelente trunfo.

Ao Volante

8/10

Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável.  A suspensão, apesar de firme, mostrou ser capaz absorver a maioria dos ressaltos das estradas percorridas e o nível de conforto foi muito positivo.  Essa suspensão mais firme faz-se notar em traçados mais sinuosos, com a dinâmica de condução a ser amplamente positiva. As sensações do volante foram boas, a caixa de velocidade é que era um tudo-nada alta demais, o que não ajuda no conforto, mas não prejudica muito a experiência. Mas é um pormenor que facilmente perde relevo. O som do pequeno TCe é vivo, mas não demasiado intrusivo, e para quem gosta do som dos motores, não ficará desagradado com o cantar do pequeno bloco. Em viagens longas mostrou-se confortável e na vida da cidade teve a agilidade e a versatilidade que se espera de um Clio. Nota negativa para a visibilidade traseira que necessita de alguma habituação e para a diferença de acabamentos entra a frente e a traseira do habitáculo. 

Motor

8/10

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  O escalonamento da caixa é divertido para conduções mais agressivas. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede.  
 

Balanço Final

8/10

A aposta no GPL é de grande inteligência por parte da Renault, que coloca assim num dos seus bestsellers um argumento de peso para quem pondera a economia, na compra do seu automóvel. O conjunto está muito bem conseguido e é um claro passo à frente face à concorrência direta, que vem da “família” com os Dacia a apresentarem esta solução bi-fuel. É, no fundo, um Clio, com todos os argumentos a favor, com um motor já bem conhecido que pode rodar com gasolina ou GPL, de acordo com o que pretender. Ao nível do conforto, dinâmica de condução, equipamento, nada a apontar e este restyling só fez bem ao Clio, que voltou a tornar-se apelativo. Para quem procura um carro compacto, com “pinta” e económico, este Clio é sem dúvida uma das opções mais fortes do mercado.

Concorrentes

Dacia Sandero Stepway Expression 74 kW (100 CV) ECO-G – desde 17 200 €

Ficha Técnica

Comprimento total (mm): 4053   o Largura exterior com retrovisores (mm): 1988   o Altura ao solo (mm): 143   o Volume mínimo da bagageira (dm3): 301   o Volume máximo da bagageira (dm3): 391   o Reservatório de Combustível (L): 40   Opções:   Pack Look Jantes em liga-leve 17″ Monastella Contornos com acabamentos em cromado Pilar-C “shiny black” com rebordo em inox   Pack navigation Cartografia país Ecrã do painel de instrumentos de 10” Easylink 9,3″ com navegação e replicação de smartphone wifi Alerta de excesso de velocidade   Pack City Faróis traseiros cristalinos com assinatura em LED 3D Câmara de estacionamento com visão 360º Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro Travão de estacionamento automático   Pack Driving and Safety Alerta de ângulo morto Alerta de tráfego cruzado em manobras de marcha-atrás Cruise control adaptativo Comutação automática de luzes de estrada/cruzamento   Equipamento de Série:   Personalização exterior: Antena shark Ponteira do tubo de escape em cromado Grelha dianteira em cromado Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente c/função de desembaciamento   Segurança: Deteção da pressão dos pneus Chamada de emergência Renault Assistência à travagem de emergência Sistema de assistência na transposição involuntária de via Sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões  e ciclistas Alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito Aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem Travão de estacionamento automático Alerta de ângulo morto Alerta de distância de segurança Alerta de obstáculo lateral   Condução Easy Link 9.3” vertical Ecrã painel de instrumentos 10” Cruise control adaptativo MULTI-SENSE (personalização da condução) ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA) Câmara de estacionamento com visão 360º   Iluminação Luzes com assinatura em LED Sensores de chuva e luminosidade   Climatização Ar condicionado automático   Conforto Retrovisor interior electrocromático Volante soft touch Cartão Renault “Mãos-Livres” Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™ Consola central com apoio de braço e arrumação Carregador de smartphone por indução Luz ambiente interior frontal & traseira em LED    

Mais/Menos


Mais

Economia Versatilidade Conforto Equipamento

Menos

Espaço traseiro Visibilidade traseira

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 26.776€

Preço da versão base (Euros): 22.300€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

A mudança vincada das linhas da frente do carro são bem-vindas. O design inicial do Clio V fez-nos pensar que houve alguma falta de inspiração por parte da Renault, mantendo-se demasiado fiel às linhas do IV, quando a concorrência apresentava opções mais arrojadas. Essa falta de “coragem” para apostar em algo diferente pagou-se caro e o Clio perdeu algum terreno para a concorrência. Mas neste restyling a Renault fez o que nos habituou no passado, sendo um pouco mais ousada. A frente foi completamente repensada e a traseira recebeu pequenos ajustes, mas nada de relevante. O carro tem um aspeto mais moderno, mais atual e ganhou uma nova “alma”. Este Clio não tem os pormenores do Esprit Alpine que já foi ensaiado, mas tem todos os ingredientes para ser uma boa proposta do segmento B. Com o comprimento total de 4053mm e largura de 1988mm, o Clio mantém as proporções compactas. No cômputo geral é um carro bonito, que beneficiou muito da nova abordagem. A nova grelha frontal, mais agressiva, com luzes de dia verticais e novas óticas dão mais vida ao conjunto. 

Interior

O Interior não mudou muito face aos modelos anteriores ao Restyling. Há muito plástico à vista, nem todo ele muito agradável ao toque, não tornando o habitáculo desagradável. A Renault abandonou o uso de peles no seu interior e aposta cada vez mais em materiais reciclados, mas não se denota falta de qualidade no interior e, apesar de alguns plásticos mais duros, o saldo final é positivo. Os bancos são confortáveis e permitem uma boa posição de condução. Já no banco traseiro, o espaço não abunda, mas ainda assim é suficiente para dois adultos. A malta tem um volume relativamente bom para o seu segmento (Volume mínimo 301l). A dar um toque de modernidade ao interior, temos luzes ambiente, que circundam o seletor da caixa de velocidade. O painel de instrumentos totalmente digital dá toda a informação necessária sem grandes quebra-cabeças de utilização e o ecrã do sistema de infotainment é generoso apesar da sua integração no conjunto do interior não ser a mais agradável visualmente (questão de gostos). Mas o ecrã e o sistema são de fácil uso, fluido e agradável, tal como os controlos do sistema de climatização, com botões físicos, fáceis de manusear. 

Equipamento

O Clio vem recheado de tecnologia. Desde Assistência à travagem de emergência, assistência na transposição involuntária de via, travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas, alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito, aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem, alerta de tráfego cruzado em manobras de marcha-atrás, alerta de ângulo morto, travão de estacionamento automático, esta versão conta ainda com easy park assist (sensores 360º ), câmara de estacionamento com visão 360º  e  easylink 9,3″ , com navegação e replicação de smartphone Wifi. O nível de equipamento é ótimo e toda a tecnologia é de fácil uso. O sistema de Infotainment não é complicado de usar, o ecrã faz o que lhe é pedido e a existência de botões físicos para algumas funcionalidades facilita ainda mais o dia a dia no interior do Clio.  Com o sistema Multi Sense, que permite escolher os modos de condução, podemos de forma rápida e intuitiva definir o carro para conforto ou para uma postura mais desportiva. Tudo fácil de usar sem grandes dores de cabeça, com tecnologia pensada para ajudar e não complicar. 

Consumos

Os consumos do Clio TCe 100 GPL são um dos pontos fortes. Neste ensaio, o  Clio teve “sorte” pois estava-lhe destinado um percurso com muitos quilómetros de autoestrada, que fez cair a média. Os 6.6L / 100km obtidos são excelentes, mas é preciso sempre ter em conta que o tempo em autoestrada foi considerável. Mas mesmo em ambiente mais citadino, este Clio não pareceu muito “sedento”. No que diz respeito ao consumo de GPL e este, sim,  com uma média autoestrada / estradas nacionais e de cidade mais equivalente, obtivemos médias de 8.7l/100 km, o que também é um bom valor. O Clio consegue ser económico  e eficiente, o que é um excelente trunfo.

Ao volante

Não foi difícil encontrar uma posição de condução confortável.  A suspensão, apesar de firme, mostrou ser capaz absorver a maioria dos ressaltos das estradas percorridas e o nível de conforto foi muito positivo.  Essa suspensão mais firme faz-se notar em traçados mais sinuosos, com a dinâmica de condução a ser amplamente positiva. As sensações do volante foram boas, a caixa de velocidade é que era um tudo-nada alta demais, o que não ajuda no conforto, mas não prejudica muito a experiência. Mas é um pormenor que facilmente perde relevo. O som do pequeno TCe é vivo, mas não demasiado intrusivo, e para quem gosta do som dos motores, não ficará desagradado com o cantar do pequeno bloco. Em viagens longas mostrou-se confortável e na vida da cidade teve a agilidade e a versatilidade que se espera de um Clio. Nota negativa para a visibilidade traseira que necessita de alguma habituação e para a diferença de acabamentos entra a frente e a traseira do habitáculo. 

Concorrentes

Dacia Sandero Stepway Expression 74 kW (100 CV) ECO-G – desde 17 200 €

Motor

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  O escalonamento da caixa é divertido para conduções mais agressivas. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede.  
 

Balanço final

A aposta no GPL é de grande inteligência por parte da Renault, que coloca assim num dos seus bestsellers um argumento de peso para quem pondera a economia, na compra do seu automóvel. O conjunto está muito bem conseguido e é um claro passo à frente face à concorrência direta, que vem da “família” com os Dacia a apresentarem esta solução bi-fuel. É, no fundo, um Clio, com todos os argumentos a favor, com um motor já bem conhecido que pode rodar com gasolina ou GPL, de acordo com o que pretender. Ao nível do conforto, dinâmica de condução, equipamento, nada a apontar e este restyling só fez bem ao Clio, que voltou a tornar-se apelativo. Para quem procura um carro compacto, com “pinta” e económico, este Clio é sem dúvida uma das opções mais fortes do mercado.

Mais

Economia Versatilidade Conforto Equipamento

Menos

Espaço traseiro Visibilidade traseira

Ficha técnica

Comprimento total (mm): 4053   o Largura exterior com retrovisores (mm): 1988   o Altura ao solo (mm): 143   o Volume mínimo da bagageira (dm3): 301   o Volume máximo da bagageira (dm3): 391   o Reservatório de Combustível (L): 40   Opções:   Pack Look Jantes em liga-leve 17″ Monastella Contornos com acabamentos em cromado Pilar-C “shiny black” com rebordo em inox   Pack navigation Cartografia país Ecrã do painel de instrumentos de 10” Easylink 9,3″ com navegação e replicação de smartphone wifi Alerta de excesso de velocidade   Pack City Faróis traseiros cristalinos com assinatura em LED 3D Câmara de estacionamento com visão 360º Sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro Travão de estacionamento automático   Pack Driving and Safety Alerta de ângulo morto Alerta de tráfego cruzado em manobras de marcha-atrás Cruise control adaptativo Comutação automática de luzes de estrada/cruzamento   Equipamento de Série:   Personalização exterior: Antena shark Ponteira do tubo de escape em cromado Grelha dianteira em cromado Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente c/função de desembaciamento   Segurança: Deteção da pressão dos pneus Chamada de emergência Renault Assistência à travagem de emergência Sistema de assistência na transposição involuntária de via Sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões  e ciclistas Alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito Aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem Travão de estacionamento automático Alerta de ângulo morto Alerta de distância de segurança Alerta de obstáculo lateral   Condução Easy Link 9.3” vertical Ecrã painel de instrumentos 10” Cruise control adaptativo MULTI-SENSE (personalização da condução) ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA) Câmara de estacionamento com visão 360º   Iluminação Luzes com assinatura em LED Sensores de chuva e luminosidade   Climatização Ar condicionado automático   Conforto Retrovisor interior electrocromático Volante soft touch Cartão Renault “Mãos-Livres” Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™ Consola central com apoio de braço e arrumação Carregador de smartphone por indução Luz ambiente interior frontal & traseira em LED    

Preço da versão ensaiada (Euros): 26.776€
Preço da versão base (Euros): 22.300€