Renault Austral Mild Hybrid 160 – Ensaio Teste

By on 6 Julho, 2023

Há carros que nos conquistam, apesar dos pontos negativos que possam ter. Especialmente no mundo dos SUV, onde a concorrência é grande e feroz. O Austral é um desses casos. Olhando para o que o mercado tem para dar, o Austral tinha de fazer muito para se destacar. A tarefa era difícil à partida, mas a Renault criou uma opção muito válida.

O novo Renault Austral é o primeiro modelo da gama Renault a beneficiar das vantagens da nova plataforma CMF-CD da Aliança (Renault / Nissan / Mitsubishi). Concebido para acomodar diferentes propostas híbridas, permite várias motorizações eletrificadas: um novo motor E-TECH Full Hybrid, um novo motor Mild Hybrid Advanced, equipado com uma bateria de 48V e um motor Mild Hybrid assistido por uma bateria de 12V (sendo as únicas motorizações disponíveis). Combinado com as tecnologias MULTI-SENSE e 4CONTROL (presente apenas na versão de topo E-TECH Full Hybrid) o Austral torna-se numa proposta cada vez mais interessante à medida que o vamos conhecendo melhor.

Com vista a um maior dinamismo, o Novo Austral assenta num chassis que pretende atingir um  equilíbrio entre comportamento e conforto. A melhoria da rigidez estrutural, bem como a otimização das molas e amortecedores, pretendem reduzir vibrações e ruídos sem prejuízo do desempenho. É sempre um compromisso difícil de atingir e na maior parte das vezes há uma componente que fica a perder, tornando-se num compromisso. O Austral sofre um pouco desse compromisso.

Olhando para a apresentação da Renault e no primeiro contacto com o carro, ficamos com a sensação que será mais um SUV, com a tarefa de substituir o Kadjar, mas a “pinta” exterior complementa a elegância do interior e as sensações de condução são de facto positivas. Para quem procura um SUV familiar espaçoso com toda a tecnologia a que tem direito, o Austral é uma opção a ter em conta. Neste teste, estivemos a bordo da versão Mild-Hybrid, de 160 CV, 1.3 a gasolina, na versão Iconic. 


Mais:

Aspeto visual interior e exterior

Equipamento completo e muita tecnologia

Condução agradável

Espaço interior

Menos:

Suspensão algo dura

Insonorização abaixo do desejável

Consumos

Exterior

8/10

Olhando para o resto da atual gama Renault (excluindo as mais recentes propostas elétricas), o Austral é uma brisa fresca, com um visual mais moderno e apelativo. As linhas são elegantes e o carro, apesar de ter um porte robusto, não intimida. O Austral exibe traços estilísticos muito modernos. Encontramos um veículo com uma frente com caráter forte, rodas grandes (20 polegadas), uma silhueta bonita, tal como a traseira. É um carro apelativo visualmente, apesar de não se destacar no mar de SUV que a indústria automóvel “cospe” a velocidade vertiginosa. O Austral também apresenta todas as características tradicionais dos SUV: patins dianteiros e traseiros, proteções laterais e inferiores pintadas, distância ao solo elevada (180 mm) e linha alta de carroçaria, garantindo a proteção dos ocupantes. Com 1,62 m de altura, 1,83 m de largura e 4,51 m de comprimento, para além de uma distância entre eixos de 2,67 m, é um carro grande e tinha de o ser para o que a Renault pretendia. 100% LED, a iluminação dianteira e traseira do Novo Austral é finamente trabalhada, destacando-se pela modernidade. Na frente, incorpora a assinatura luminosa em C que caracteriza os modelos Renault. Compactos, os faróis incorporam até sete módulos de feixe de alta tecnologia capazes de adaptar a distribuição da luz de acordo com as condições do trânsito. Neste modelo, a Iluminação multifuncional é Matrix Vision LED com indicadores dinâmicos, que funcionam de forma muito eficiente. Às luzes traseiras, também em forma de C, juntam-se o logotipo da Renault para criar uma assinatura de luz que se estende de ambos os lados do porta-bagagens e que define a estatura da viatura. É provavelmente um dos carros mais apelativos a nível visual da atual gama Renault, com um visual mais atual. Apesar de não se destacar dos demais, é um carro com linhas muito agradáveis e pormenores elegantes.

Interior

9/10

O interior é talvez um dos pontos fortes do Austral. Distingue-se pela consola central alta e larga. As linhas são modernas e apesar do primeiro impacto ter sido algo contraditório, o interior do Austral acaba por conquistar pela elegância e pela simplicidade. Na versão ensaiada, a Iconic, somos brindados com uma decoração de madeira, que não fere a vista e se integra no ambiente criado como uma adição que para alguns poderá ser desnecessária, mas que traz mais classe.  Mas é um interior que exige alguma habituação. Primeiro, o seletor da caixa de velocidades automática está na coluna da direção e nas primeiras utilizações, poderá dar por si a procurar por ele. Aliás, naquela zona temos o seletor de caixa, o controlo dos limpa pára-brisas e o satélite de controlo multimédia. Torna-se uma zona algo congestionada, mas não é de difícil habituação. 

Outro pormenor: o condutor e o passageiro estão quase que separados por uma “fronteira” onde reside uma plataforma deslizante para colocar o seu telemóvel, que esconde um profundo espaço de arrumação onde estão dois porta-copos, duas tomadas USB tipo C e uma tomada de 12V. Duas outras tomadas tipo USB C estão disponíveis na traseira da consola de alto conforto, para permitir que os passageiros dos bancos traseiros carreguem os seus dispositivos portáteis. Um espaço fechado, localizado sob o apoio de braço, com uma abertura tipo borboleta que pode ser acionada com um simples toque. Para quando estiver chateado com que vai ao lado, pode ser uma boa forma de manter a distância. O Austral foi pensado para criar uma espécie de “casulo” para condutor e passageiro, um conceito que pode ou não agradar. 

Outro pormenor que se destaca imediatamente ao entrarmos no carro é a iluminação ambiente. Batizada de LIVING LIGHTS, a atmosfera luminosa a bordo do Novo Austral 100% LED, difunde-se através das faixas de luz no painel de instrumentos e nos painéis das portas para “otimizar o bem-estar do condutor e passageiros”. A cor do interior muda com o modo de condução escolhido (já lá vamos) e pode escolher a cor que quiser para iluminar o interior.   Na versão Iconic, o banco do condutor é ajustável eletricamente (longitudinalmente, em altura e inclinação do encosto) com massagem lombar e aquecimento.

Os bancos são confortáveis e com os ajustes necessários podemos encontrar uma posição de condução confortável. Os passageiros dos bancos traseiros não foram descurados. O raio nos joelhos atinge 27,4 cm e a altura livre é superior a 90 cm. A inclinação estudada do banco traseiro também permite manter os calcanhares direitos e os joelhos em posição confortável. O banco traseiro recebe confortavelmente duas pessoas e com um pouco menos de conforto três, mas com espaço suficiente. A acessibilidade é otimizada: a abertura das portas dianteiras e traseiras está entre as melhores da categoria (67,6 cm na frente e 57,7 cm na traseira). No total, o Austral tem 35 l de arrumação nas versões automáticas e 31 litros nas de caixa de velocidades manual. Está equipado com uma porta traseira motorizada, em opção ou de série, dependendo da versão. Pode, assim, abrir e fechar o porta-bagagens utilizando um comando frontal. No exterior, pode ativar a abertura ou fecho através do botão elétrico da mala, do cartão mãos-livres ou passando o pé por baixo do sensor do para-choques traseiro. A bagageira tem 487 L de capacidade, que pode chegar aos 1525 L com os bancos rebatidos. Um volume muito generoso, mas que não espanta.  Alongámo-nos um pouco sobre o interior, mas podemos resumir de forma simples: elegante, espaçoso, confortável e agradável. 

Equipamento

9/10

Se o interior agrada, o equipamento agrada ainda mais com uma lista extensa de tecnologia ao dispor. Utilizado pela primeira vez no Megane E-TECH 100% Eléctrico, o ecrã OpenR é um dos maiores do sector automóvel. Peça central do habitáculo, combina, em forma de L invertido, o display digital no painel e o ecrã multimédia na consola central. O ecrã oferece uma área de exibição de 321 cm² para o ecrã do painel de 12,3” (1920 x 720 pixels, formato paisagem) e 453 cm² para o ecrã multimédia central de 12” (1250 x 1562 pixels, formato retrato).  O ecrã multimédia central é de fácil utilização, intuitivo, com o sistema Google Auto presente, que nos disponibiliza de imediato o Maps e outras funcionalidades Google. O ecrã é muito responsivo e funciona de forma excelente. Para ajudar, há botões físicos para operar o sistema de climatização.

O Austral tem  32 ajudas à condução, divididas em três categorias: condução, estacionamento e segurança.  Não nos vamos alongar em demasia aqui, mas contamos como sistemas como o  Active Driver Assist (sistema de condução autónoma de nível 2, que combina o cruise control adaptativo com o “Stop & Go”, a função de centragem da faixa, dados de geolocalização e mapeamento específico), Adaptive Cruise Control (combina o reconhecimento dos sinais de velocidade feito pela câmera frontal),  auxílio à manutenção na faixa de rodagem. Há também ajudas ao estacionamento, além dos tradicionais radares e câmaras de marcha atrás, o sistema Hands-Free Parking com a função de visão 360°, quatro câmaras apresentam um modelo 3D do Novo Austral e permitem a visualização do espaço à sua volta, travagem Automática de Emergência Reversa (AEB Traseira) é, como o próprio nome sugere, a contrapartida da Travagem Automática de Emergência (AEBS). A lista de equipamento é longa, o que significa que o Austral vem pejado de tecnologia. É outro dos pontos fortes deste modelo. E tudo se torna intuitivo de forma rápida significando que a tecnologia não intimida nem aborrece. 

Consumos

7/10

Era suposto ser um dos pontos fortes deste Austral, mas numa utilização mista, maioritariamente estradas nacionais com troços curtos de Autoestrada, conseguimos uma média de 7.7l/100km o que não é propriamente fantástico para o que esperávamos, ficando longe dos consumos anunciados. Nesta versão Mild-Hybrid, o sistema de baterias é pensado apenas para auxiliar a função Start & Stop e o motor a baixas velocidades. É praticamente impercetível, quer na utilização, quer até nos consumos que não nos surpreenderam pela positiva.

Ao Volante

8/10

A experiência de condução do Austral é agradável. Com a tecnologia MULTI-SENSE de última geração, o condutor pode escolher o modo de condução. Existem três modos pré-programados (Eco, Comfort e Sport) combinam o melhor destas configurações com os respetivos objetivos de eficiência, um compromisso adaptado às situações mais frequentes e à amplificação de sensações dinâmicas. Um quarto modo (Perso) deixa uma escolha total de personalização das configurações. No modo Eco, temos a configuração mais económica, com a função “roda livre”, que funciona de forma muito mais suave do que, por exemplo, no Arkana. No modo Comfort, temos uma direção leve e um comportamento mais focado no conforto e no modo Sport, o volante fica mais duro e a resposta do motor é muito mais agressiva. Estes modos são facilmente acessíveis com um botão dedicado no volante, ou nos menus do ecrã central. O Austral, foi pensado para um compromisso entre conforto e dinâmica e a suspensão acusa esse compromisso. É um carro confortável, mas há ainda algumas oscilações em estradas menos cuidadas. Tendo vindo do ensaio do Arkana, o Austral é claramente mais confortável, mas as rodas de  20 polegadas fazem-se sentir no pisar. É um carro agradável de conduzir, não se sentindo um adornar de carroçaria em curvas feitas com mais ímpeto, não assusta com momentos de subviragem e mesmo em estradas mais sinuosas mostra uma agilidade digna de nota, mas o modo Sport é provavelmente aquele onde vai passar menos tempo, porque faz pouco sentido num carro com estas características e este tamanho. É um carro que parece ser feito para viagens mais longas e tranquilas e por isso uma suspensão que absorvesse um pouco mais as irregularidades do asfalto seria um ponto a favor (mas nada de preocupante). Mas foi um carro que deu algum gozo a conduzir e que foi conquistando a cada viagem.

Motor

8/10

Usamos o motor com o  primeiro nível de hibridização, o Mild Hybrid, que assenta num motor a gasolina de quatro cilindros e 1,3 litros turbo com injeção direta disponível em parte da gama Renault. Desenvolvido em colaboração com a Daimler, este motor é assistido por um motor de arranque/ alternador e uma bateria de iões de lítio de 12V.  Este conjunto dá-nos uma potência de 160 Cv, suficiente para a utilização diária. A resposta em cidade é positiva e a caixa CVT apenas apresentou algumas hesitações quando solicitamos o motor de forma mais vigorosa, mas de um modo geral o trabalho da caixa faz-se de forma suave. Esta motorização é um bom compromisso para quem não pretende diesel, mas também não aprecia muito PHEV.

Balanço Final

8/10

A concorrência no mercado dos SUV é enorme e o cliente tem muitas (e boas) opções para um potencial investimento. O Austral chega a um segmento já sobrelotado e para se destacar dos demais teria de ser verdadeiramente especial. Não o é. Peca pela suspensão que podia ser um tudo-nada mais confortável, pela mala que apesar de ampla não é tão ampla como esperávamos (apesar de ter muito espaço), pela insonorização com ruídos de rolamento e aerodinâmicos que se fizeram sentir e, nesta versão, a poupança nos consumos não espantou. A versão Full Hybrid talvez faça um pouco mais de sentido, com consumos bem mais competitivos. O balanço final pode até parecer negativo… mas não é. Nos pontos fortes, o Austral é realmente forte, com um interior agradável, com tecnologia para dar e vender, muitos sistemas de assistência à condução. O Austral é uma opção muito válida para quem procura um SUV familiar e, por algum motivo que ainda não conseguimos decifrar, deixou uma impressão muito positiva. Não podemos esquecer os pontos que merecem nota negativa (que também não são muitos), mas o Austral é uma boa opção da Renault.

Concorrentes

 Skoda Kodiaq – Desde 44.600 euros (motorização diesel)    

Hyundai Tucson  – Desde 46 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Kia Sportage HEV  – Desde 42 mil euros    

Nissan Qashqai –    Desde 35 mil euros

Ford Kuga   – Desde 47 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Toyota RAV4 – Desde 47 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Ficha Técnica

Motor: Mild Hybrid 160

Cilindrada: 1333 cm3

Binário Máximo: 270 Nm

Versão: Iconic

Combustível: Gasolina (Mild Hybrid 12V)

Caixa de Velocidades: Caixa Automática

Interiores: Estofos mistos em couro sintético/tecido com pesponto dourado

Cor: Branco nacarado com tejadilho preto estrela

Jantes: Jantes em liga leve de 20″ Effie

 

Opções:  

 

Head-up display de 9,3″  

Matrix LED vision 

Carregador de smartphone por indução

 

Equipamento de Série:  

 

Personalização exterior: 

 

o Antena shark 

o Barras de tejadilho longitudinais 

o Vidros traseiros sobreescurecidos  

 

Segurança: 

o Deteção da pressão dos pneus 

o Chamada de emergência Renault 

o Assistência à travagem de emergência 

o Sistema de assistência na transposição involuntária de via 

o Sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas 

o Alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito 

o Aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem 

o Saída segura dos ocupantes  

 

Condução 

o Regulador de velocidade adaptativo 

o OpenR link 12″: navegação e serviços Google + ligação smartphone por wi-fi e rádio digital 

o Sistema de estacionamento “mãos livres” 

o Sensores de chuva e de luminosidade 

o MULTI-SENSE (personalização da condução) 

o ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA) 

o Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente c/função de desembaciamento e iluminação 

o Câmara 3D com visão 360º 

o Alerta de fadiga do condutor  

 

Iluminação 

o Luzes diurnas em LED 

o Luzes traseiras LED com efeito 3D 

o Comutação automática de luzes de estrada/cruzamento

 

Climatização

o Ar condicionado automático em 2 zonas

o Purificador de ar do habitáculo Conforto

o Retrovisor interior electrocromático

o Sistema de aquecimento dos bancos dianteiros

o Volante em couro aquecido

o Iluminação dos espelhos de cortesia condutor e passageiro

o Cartão Renault “Mãos-Livres”

o Banco do condutor elétrico com função massagem

o Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™

o 2 entradas USB-C nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

o Bancos traseiros deslizantes

o Porta traseira elétrica c/ função mãos livres

 

Detalhes Técnicos

 

Consumos e Emissões

 

o Consumo em WLTP ciclo combinado: 6.3

o CO2 em WLTP ciclo combinado: 142

 

Performances

o Velocidade máxima (Km/h): 175

o Aceleração 0-100 Km/h (s): 9.07

 

Travagem

o Travagem traseira: Discos Plenos

o Travagem dianteira: Discos Ventilados

 

Pneus

o Referência: 235/45 R20

 

Dimensões

 

o Comprimento total (mm): 4510

o Largura exterior sem retrovisores (mm): 2083

o Altura ao solo (mm): 1621

o Volume mínimo da bagageira (dm3): 487

o Volume máximo da bagageira (dm3): 1525

o Reservatório de Combustível (L): 55

 

PREÇO DA UNIDADE ENSAIADA 45.533.00€  

 

O Renault Austral está disponível a partir de 34.800€ na versão Equilibre Mild Hybrid de 140cv, a versão ensaiada, Iconic Mild Hybrid 160 está disponível a partir de 41.700€. 

Mais/Menos


Mais

Aspeto visual interior e exterior

Equipamento completo e muita tecnologia

Condução agradável

Espaço interior

Menos

Suspensão algo dura

Insonorização abaixo do desejável

Consumos

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Olhando para o resto da atual gama Renault (excluindo as mais recentes propostas elétricas), o Austral é uma brisa fresca, com um visual mais moderno e apelativo. As linhas são elegantes e o carro, apesar de ter um porte robusto, não intimida. O Austral exibe traços estilísticos muito modernos. Encontramos um veículo com uma frente com caráter forte, rodas grandes (20 polegadas), uma silhueta bonita, tal como a traseira. É um carro apelativo visualmente, apesar de não se destacar no mar de SUV que a indústria automóvel “cospe” a velocidade vertiginosa. O Austral também apresenta todas as características tradicionais dos SUV: patins dianteiros e traseiros, proteções laterais e inferiores pintadas, distância ao solo elevada (180 mm) e linha alta de carroçaria, garantindo a proteção dos ocupantes. Com 1,62 m de altura, 1,83 m de largura e 4,51 m de comprimento, para além de uma distância entre eixos de 2,67 m, é um carro grande e tinha de o ser para o que a Renault pretendia. 100% LED, a iluminação dianteira e traseira do Novo Austral é finamente trabalhada, destacando-se pela modernidade. Na frente, incorpora a assinatura luminosa em C que caracteriza os modelos Renault. Compactos, os faróis incorporam até sete módulos de feixe de alta tecnologia capazes de adaptar a distribuição da luz de acordo com as condições do trânsito. Neste modelo, a Iluminação multifuncional é Matrix Vision LED com indicadores dinâmicos, que funcionam de forma muito eficiente. Às luzes traseiras, também em forma de C, juntam-se o logotipo da Renault para criar uma assinatura de luz que se estende de ambos os lados do porta-bagagens e que define a estatura da viatura. É provavelmente um dos carros mais apelativos a nível visual da atual gama Renault, com um visual mais atual. Apesar de não se destacar dos demais, é um carro com linhas muito agradáveis e pormenores elegantes.

Interior

O interior é talvez um dos pontos fortes do Austral. Distingue-se pela consola central alta e larga. As linhas são modernas e apesar do primeiro impacto ter sido algo contraditório, o interior do Austral acaba por conquistar pela elegância e pela simplicidade. Na versão ensaiada, a Iconic, somos brindados com uma decoração de madeira, que não fere a vista e se integra no ambiente criado como uma adição que para alguns poderá ser desnecessária, mas que traz mais classe.  Mas é um interior que exige alguma habituação. Primeiro, o seletor da caixa de velocidades automática está na coluna da direção e nas primeiras utilizações, poderá dar por si a procurar por ele. Aliás, naquela zona temos o seletor de caixa, o controlo dos limpa pára-brisas e o satélite de controlo multimédia. Torna-se uma zona algo congestionada, mas não é de difícil habituação. 

Outro pormenor: o condutor e o passageiro estão quase que separados por uma “fronteira” onde reside uma plataforma deslizante para colocar o seu telemóvel, que esconde um profundo espaço de arrumação onde estão dois porta-copos, duas tomadas USB tipo C e uma tomada de 12V. Duas outras tomadas tipo USB C estão disponíveis na traseira da consola de alto conforto, para permitir que os passageiros dos bancos traseiros carreguem os seus dispositivos portáteis. Um espaço fechado, localizado sob o apoio de braço, com uma abertura tipo borboleta que pode ser acionada com um simples toque. Para quando estiver chateado com que vai ao lado, pode ser uma boa forma de manter a distância. O Austral foi pensado para criar uma espécie de “casulo” para condutor e passageiro, um conceito que pode ou não agradar. 

Outro pormenor que se destaca imediatamente ao entrarmos no carro é a iluminação ambiente. Batizada de LIVING LIGHTS, a atmosfera luminosa a bordo do Novo Austral 100% LED, difunde-se através das faixas de luz no painel de instrumentos e nos painéis das portas para “otimizar o bem-estar do condutor e passageiros”. A cor do interior muda com o modo de condução escolhido (já lá vamos) e pode escolher a cor que quiser para iluminar o interior.   Na versão Iconic, o banco do condutor é ajustável eletricamente (longitudinalmente, em altura e inclinação do encosto) com massagem lombar e aquecimento.

Os bancos são confortáveis e com os ajustes necessários podemos encontrar uma posição de condução confortável. Os passageiros dos bancos traseiros não foram descurados. O raio nos joelhos atinge 27,4 cm e a altura livre é superior a 90 cm. A inclinação estudada do banco traseiro também permite manter os calcanhares direitos e os joelhos em posição confortável. O banco traseiro recebe confortavelmente duas pessoas e com um pouco menos de conforto três, mas com espaço suficiente. A acessibilidade é otimizada: a abertura das portas dianteiras e traseiras está entre as melhores da categoria (67,6 cm na frente e 57,7 cm na traseira). No total, o Austral tem 35 l de arrumação nas versões automáticas e 31 litros nas de caixa de velocidades manual. Está equipado com uma porta traseira motorizada, em opção ou de série, dependendo da versão. Pode, assim, abrir e fechar o porta-bagagens utilizando um comando frontal. No exterior, pode ativar a abertura ou fecho através do botão elétrico da mala, do cartão mãos-livres ou passando o pé por baixo do sensor do para-choques traseiro. A bagageira tem 487 L de capacidade, que pode chegar aos 1525 L com os bancos rebatidos. Um volume muito generoso, mas que não espanta.  Alongámo-nos um pouco sobre o interior, mas podemos resumir de forma simples: elegante, espaçoso, confortável e agradável. 

Equipamento

Se o interior agrada, o equipamento agrada ainda mais com uma lista extensa de tecnologia ao dispor. Utilizado pela primeira vez no Megane E-TECH 100% Eléctrico, o ecrã OpenR é um dos maiores do sector automóvel. Peça central do habitáculo, combina, em forma de L invertido, o display digital no painel e o ecrã multimédia na consola central. O ecrã oferece uma área de exibição de 321 cm² para o ecrã do painel de 12,3” (1920 x 720 pixels, formato paisagem) e 453 cm² para o ecrã multimédia central de 12” (1250 x 1562 pixels, formato retrato).  O ecrã multimédia central é de fácil utilização, intuitivo, com o sistema Google Auto presente, que nos disponibiliza de imediato o Maps e outras funcionalidades Google. O ecrã é muito responsivo e funciona de forma excelente. Para ajudar, há botões físicos para operar o sistema de climatização.

O Austral tem  32 ajudas à condução, divididas em três categorias: condução, estacionamento e segurança.  Não nos vamos alongar em demasia aqui, mas contamos como sistemas como o  Active Driver Assist (sistema de condução autónoma de nível 2, que combina o cruise control adaptativo com o “Stop & Go”, a função de centragem da faixa, dados de geolocalização e mapeamento específico), Adaptive Cruise Control (combina o reconhecimento dos sinais de velocidade feito pela câmera frontal),  auxílio à manutenção na faixa de rodagem. Há também ajudas ao estacionamento, além dos tradicionais radares e câmaras de marcha atrás, o sistema Hands-Free Parking com a função de visão 360°, quatro câmaras apresentam um modelo 3D do Novo Austral e permitem a visualização do espaço à sua volta, travagem Automática de Emergência Reversa (AEB Traseira) é, como o próprio nome sugere, a contrapartida da Travagem Automática de Emergência (AEBS). A lista de equipamento é longa, o que significa que o Austral vem pejado de tecnologia. É outro dos pontos fortes deste modelo. E tudo se torna intuitivo de forma rápida significando que a tecnologia não intimida nem aborrece. 

Consumos

Era suposto ser um dos pontos fortes deste Austral, mas numa utilização mista, maioritariamente estradas nacionais com troços curtos de Autoestrada, conseguimos uma média de 7.7l/100km o que não é propriamente fantástico para o que esperávamos, ficando longe dos consumos anunciados. Nesta versão Mild-Hybrid, o sistema de baterias é pensado apenas para auxiliar a função Start & Stop e o motor a baixas velocidades. É praticamente impercetível, quer na utilização, quer até nos consumos que não nos surpreenderam pela positiva.

Ao volante

A experiência de condução do Austral é agradável. Com a tecnologia MULTI-SENSE de última geração, o condutor pode escolher o modo de condução. Existem três modos pré-programados (Eco, Comfort e Sport) combinam o melhor destas configurações com os respetivos objetivos de eficiência, um compromisso adaptado às situações mais frequentes e à amplificação de sensações dinâmicas. Um quarto modo (Perso) deixa uma escolha total de personalização das configurações. No modo Eco, temos a configuração mais económica, com a função “roda livre”, que funciona de forma muito mais suave do que, por exemplo, no Arkana. No modo Comfort, temos uma direção leve e um comportamento mais focado no conforto e no modo Sport, o volante fica mais duro e a resposta do motor é muito mais agressiva. Estes modos são facilmente acessíveis com um botão dedicado no volante, ou nos menus do ecrã central. O Austral, foi pensado para um compromisso entre conforto e dinâmica e a suspensão acusa esse compromisso. É um carro confortável, mas há ainda algumas oscilações em estradas menos cuidadas. Tendo vindo do ensaio do Arkana, o Austral é claramente mais confortável, mas as rodas de  20 polegadas fazem-se sentir no pisar. É um carro agradável de conduzir, não se sentindo um adornar de carroçaria em curvas feitas com mais ímpeto, não assusta com momentos de subviragem e mesmo em estradas mais sinuosas mostra uma agilidade digna de nota, mas o modo Sport é provavelmente aquele onde vai passar menos tempo, porque faz pouco sentido num carro com estas características e este tamanho. É um carro que parece ser feito para viagens mais longas e tranquilas e por isso uma suspensão que absorvesse um pouco mais as irregularidades do asfalto seria um ponto a favor (mas nada de preocupante). Mas foi um carro que deu algum gozo a conduzir e que foi conquistando a cada viagem.

Concorrentes

 Skoda Kodiaq – Desde 44.600 euros (motorização diesel)    

Hyundai Tucson  – Desde 46 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Kia Sportage HEV  – Desde 42 mil euros    

Nissan Qashqai –    Desde 35 mil euros

Ford Kuga   – Desde 47 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Toyota RAV4 – Desde 47 mil euros (para motorizações eletrificadas)

Motor

Usamos o motor com o  primeiro nível de hibridização, o Mild Hybrid, que assenta num motor a gasolina de quatro cilindros e 1,3 litros turbo com injeção direta disponível em parte da gama Renault. Desenvolvido em colaboração com a Daimler, este motor é assistido por um motor de arranque/ alternador e uma bateria de iões de lítio de 12V.  Este conjunto dá-nos uma potência de 160 Cv, suficiente para a utilização diária. A resposta em cidade é positiva e a caixa CVT apenas apresentou algumas hesitações quando solicitamos o motor de forma mais vigorosa, mas de um modo geral o trabalho da caixa faz-se de forma suave. Esta motorização é um bom compromisso para quem não pretende diesel, mas também não aprecia muito PHEV.

Balanço final

A concorrência no mercado dos SUV é enorme e o cliente tem muitas (e boas) opções para um potencial investimento. O Austral chega a um segmento já sobrelotado e para se destacar dos demais teria de ser verdadeiramente especial. Não o é. Peca pela suspensão que podia ser um tudo-nada mais confortável, pela mala que apesar de ampla não é tão ampla como esperávamos (apesar de ter muito espaço), pela insonorização com ruídos de rolamento e aerodinâmicos que se fizeram sentir e, nesta versão, a poupança nos consumos não espantou. A versão Full Hybrid talvez faça um pouco mais de sentido, com consumos bem mais competitivos. O balanço final pode até parecer negativo… mas não é. Nos pontos fortes, o Austral é realmente forte, com um interior agradável, com tecnologia para dar e vender, muitos sistemas de assistência à condução. O Austral é uma opção muito válida para quem procura um SUV familiar e, por algum motivo que ainda não conseguimos decifrar, deixou uma impressão muito positiva. Não podemos esquecer os pontos que merecem nota negativa (que também não são muitos), mas o Austral é uma boa opção da Renault.

Mais

Aspeto visual interior e exterior

Equipamento completo e muita tecnologia

Condução agradável

Espaço interior

Menos

Suspensão algo dura

Insonorização abaixo do desejável

Consumos

Ficha técnica

Motor: Mild Hybrid 160

Cilindrada: 1333 cm3

Binário Máximo: 270 Nm

Versão: Iconic

Combustível: Gasolina (Mild Hybrid 12V)

Caixa de Velocidades: Caixa Automática

Interiores: Estofos mistos em couro sintético/tecido com pesponto dourado

Cor: Branco nacarado com tejadilho preto estrela

Jantes: Jantes em liga leve de 20″ Effie

 

Opções:  

 

Head-up display de 9,3″  

Matrix LED vision 

Carregador de smartphone por indução

 

Equipamento de Série:  

 

Personalização exterior: 

 

o Antena shark 

o Barras de tejadilho longitudinais 

o Vidros traseiros sobreescurecidos  

 

Segurança: 

o Deteção da pressão dos pneus 

o Chamada de emergência Renault 

o Assistência à travagem de emergência 

o Sistema de assistência na transposição involuntária de via 

o Sistema de travagem de emergência ativa com deteção de peões e ciclistas 

o Alerta de excesso de velocidade c/reconhecimento de sinais de trânsito 

o Aviso e prevenção de saída da faixa de rodagem 

o Saída segura dos ocupantes  

 

Condução 

o Regulador de velocidade adaptativo 

o OpenR link 12″: navegação e serviços Google + ligação smartphone por wi-fi e rádio digital 

o Sistema de estacionamento “mãos livres” 

o Sensores de chuva e de luminosidade 

o MULTI-SENSE (personalização da condução) 

o ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA) 

o Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente c/função de desembaciamento e iluminação 

o Câmara 3D com visão 360º 

o Alerta de fadiga do condutor  

 

Iluminação 

o Luzes diurnas em LED 

o Luzes traseiras LED com efeito 3D 

o Comutação automática de luzes de estrada/cruzamento

 

Climatização

o Ar condicionado automático em 2 zonas

o Purificador de ar do habitáculo Conforto

o Retrovisor interior electrocromático

o Sistema de aquecimento dos bancos dianteiros

o Volante em couro aquecido

o Iluminação dos espelhos de cortesia condutor e passageiro

o Cartão Renault “Mãos-Livres”

o Banco do condutor elétrico com função massagem

o Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™

o 2 entradas USB-C nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

o Bancos traseiros deslizantes

o Porta traseira elétrica c/ função mãos livres

 

Detalhes Técnicos

 

Consumos e Emissões

 

o Consumo em WLTP ciclo combinado: 6.3

o CO2 em WLTP ciclo combinado: 142

 

Performances

o Velocidade máxima (Km/h): 175

o Aceleração 0-100 Km/h (s): 9.07

 

Travagem

o Travagem traseira: Discos Plenos

o Travagem dianteira: Discos Ventilados

 

Pneus

o Referência: 235/45 R20

 

Dimensões

 

o Comprimento total (mm): 4510

o Largura exterior sem retrovisores (mm): 2083

o Altura ao solo (mm): 1621

o Volume mínimo da bagageira (dm3): 487

o Volume máximo da bagageira (dm3): 1525

o Reservatório de Combustível (L): 55

 

PREÇO DA UNIDADE ENSAIADA 45.533.00€  

 

O Renault Austral está disponível a partir de 34.800€ na versão Equilibre Mild Hybrid de 140cv, a versão ensaiada, Iconic Mild Hybrid 160 está disponível a partir de 41.700€.