Peugeot 308 Active 1.6 BlueHDI 120cv – Ensaio
Peugeot 308 Active 1.6 BlueHDI 120cv
Texto: Francisco Mendes ([email protected])
O restyling de um best seller
Diz o proverbio popular que em equipa que ganha não se mexe. Na Peugeot, essa é uma tradição que não se segue e ao 308, a marca francesa mostrou que o trabalho de restyling pode mostrar uma nova vertente.
Conheça todas a versões e motorizações AQUI.
O Peugeot 308 é sem sobra de dúvidas um dos carros mais populares da marca francesa e a aposta recente da marca foi melhorar ainda mais um produto que é um verdadeiro best seller.
Desta forma a Peugeot apostou em reforçar a vertente tecnológica do 308 de forma a manter o sucesso deste modelo. Mas já vamos olhar para o equipamento deste 308, antes disso e assim que nos deparamos com este modelo, logo percebemos que o seu design sofreu alterações pouco radicais. A grelha dianteira passou a ser maior, e o capot revela-se mais alto e mais robusto, o que garante um “look” mais dinâmico ao 308. A alteração verificada ao nível da grelha e do capot resulta do novo desenho do pára-choques dianteiro, que vinca agora o carácter mais desportivo deste modelo.
A assinatura luminosa deste Peugeot 308, apresenta novos faróis de nevoeiro e faróis diurnos, sendo que em três dos seis níveis de equipamentos propostos, estão disponíveis faróis dianteiros de halogéneo com módulos elípticos, enquanto nos dois níveis superiores os faróis são de iluminação full LED.
Já na traseira o 308 apresenta uma assinatura luminosa, onde se destacam as “três garras” da Peugeot a estarem agora permanentemente acesas.
O 308 mantém os diferentes níveis de equipamento: além do Access, o Active, versão que ensaiamos, contasse ainda com o Allure, o GT Line, o GT e poderoso GTI.
Interior
Ao entrar para o Peugeot 308, percebemos de imediato que estamos perante um carro confortável em que os matérias e acabamentos mostram uma evolução e com os quais o condutor e passageiros sentem um maior conforto, apesar da utilização de alguns plásticos.
Ao volante o Peugeot i-Cockpit, proporciona um volante compacto e um painel de instrumentos elevado que desta forma proporcionam uma excelente posição de condução.
O Peugeot 308 é um dos automóveis mais espaçosos da sua classe, ainda assim, os passageiros traseiros, nomeadamente o quinto passageiro, se for um adulto, terá maiores dificuldades em realizar uma viagem confortável devido a um túnel central intrusivo.
Em matéria de espaço a bagageira é generosa, apresentando uma capacidade de 470 litros o que serve para uma viagem com a família sem grandes dificuldades.
Equipamento
Um dos pontos chaves deste 308 é sem dúvida a área tecnológica, onde a Peugeot aposta em soluções já evidenciadas no 3008 e no 5008, e onde se destaca os sistemas Distance Alert com Active Safety Brake, o Alerta Activo de Transposição Involuntária de Faixa, Assistente Automático de Máximos, Reconhecimento dos Sinais de Velocidade e de Recomendação, o Cruise Control Adaptativo com Função Stop, o Sistema Activo de Vigilância do Ângulo Morto, o Visiopark 1, ou o Park Assist
A partir do nível de equipamento Active, o renovado Peugeot 308 dispõe do ecrã táctil de última geração, com tecnologia capacitiva. A navegação 3D com reconhecimento de voz possibilita a realização de chamadas, o envio de sms, sintonizar estações de rádio e inserir um endereço na navegação.
Além do sistema de navegação, o toucscreen tem a capacidade de Mirror Screen, que permite replicar o ecrã do smartphone.
Ao Volante
O teste que realizamos com o Peugeot 308 Active 1.6 BlueHDI 120cv equipado com uma caixa manual de seis velocidades, revelou um motor diesel que responde bem sempre que solicitado numa caixa de velocidades bastante suave e fácil de manusear, ao mesmo tempo que as prestações estão em bom nível com boas retomas.
O 308 acaba por se tornar num carro divertido de conduzir sempre que carregamos o pé no acelerador, revelando grande à vontade em estrada, onde se revela um verdeiro leão exibindo pouco rolamento em curva, mostrando-se sempre muito composto e revelando confiança ao condutor.
Tanto nas deslocações citadinas com nas viagens por estradas mais sinuosas e cheias de curvas, o Peugeot 308 revelou-se bastante ágil e divertido ajudado pelo seu pequeno volante.
Veredicto
O Peugeot 308 já era um dos melhores carros do seu segmento e um verdadeiro Best Seller da marca francesa e com este restyling em que a aposta mais conseguida visou o área tecnológica o 308 volta a revelar todos os seus atributos para voltar a ocupar um lugar que é seu por direito.
FICHA TÉCNICA
Motor – 4 cilindros em linha
Potência máxima (cv/rpm) – 120/3500
Binário máximo (Nm/rpm) – 300/1750
Transmissão – Dianteira, CX manual de 6 velocidades
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson / Eixo de torção
Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos
Peso (kg) – 1275
Mala – 398-432L
Deposito – 53 L
Vel. Máx – 196 Km/H
0 comentários