Peugeot 3008 Hybrid: Ensaio Teste
A substituição de um modelo de sucesso é sempre um desafio para as marcas. Manter a filosofia original pode levar à estagnação, enquanto uma mudança radical acarreta riscos significativos. A Peugeot optou por um caminho arrojado com o novo 3008, um modelo que se tornou um bestseller e redefiniu a identidade da marca.
Desde 2009, o 3008 tem sido um dos principais impulsionadores de vendas da Peugeot, com a primeira geração a alcançar mais de 7300 unidades vendidas em Portugal e a segunda geração a superar as 20 mil unidades. Agora, na sua terceira geração, o 3008 incorpora um design inovador e tecnologia de ponta, estreando uma plataforma que reforça a aposta na eletrificação.
Plataforma STLA Medium
O novo Peugeot 3008 e E-3008 são os primeiros modelos a utilizar a plataforma STLA Medium da Stellantis. Esta plataforma versátil foi concebida para modelos elétricos, mas também permite a utilização de motores térmicos e híbridos. Projetada para melhorar o comportamento dinâmico, a STLA Medium usa materiais leves e rígidos, e um centro de gravidade mais baixo graças ao posicionamento otimizado da bateria. Com um pack de baterias de até 98 kWh, o E-3008 consegue uma autonomia máxima de 700 km, mantendo dimensões compactas de 4,54 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,73 m. O modelo dispõe de carregamento rápido, permitindo repor de 20% a 80% da carga em apenas 30 minutos.
No entanto, neste ensaio, usamos a unidade híbrida, com um motor 1,2 turbo de três cilindros a gasolina.
Interior espaçoso, confortável e bem conseguido
Eficiência
Prestações do motor e caixa

Exterior
O design do novo Peugeot 3008 pode dividir opiniões. A silhueta fastback confere-lhe um caráter dinâmico e moderno, enquanto a frente apresenta uma abordagem diferenciada, podendo não agradar a todos. A assinatura luminosa de três garras nos faróis e farolins mantém a identidade da marca. A traseira adota um spoiler “flutuante” para melhorar a aerodinâmica, enquanto as novas jantes de 19 ou 20 polegadas e cores vibrantes, como Azul Obsession e Cinzento Titane, realçam o seu estilo contemporâneo. Além disso, o acabamento exterior foi refinado, com a eliminação de peças cromadas e a introdução de elementos lacados em Cinzento Meteor e Preto Orbital. Pareceu-nos um carro com dupla personalidade: uma frente muito mais arredondada, com linhas mais suaves, que contrastam com as linhas angulares e vincadas da traseira. Uma mistura que se torna difícil de entender e digerir. Será provavelmente um carro que vai despertar sentimentos mais extremados.

Interior
O habitáculo do 3008 reflete a aposta da Peugeot na tecnologia e conforto. O novo Panoramic i-Cockpit® destaca-se pelo ecrã curvo de 21 polegadas que combina head-up display e infotainment num único painel. O sistema i-Toggles oferece atalhos personalizáveis para funções essenciais, tornando a experiência mais intuitiva. Os bancos de alta densidade com funções de aquecimento e massagem garantem conforto adicional, e o espaço interior foi otimizado para passageiros e carga. A bagageira mantém um volume de 520 litros, independentemente da motorização escolhida, tornando-o prático para diferentes necessidades. O interior está muito mais bem conseguido que o exterior. Com uma filosofia clara, recorre ao famoso i-Cockpit famoso pela colocação e tamanho do volante. De alguma forma, pareceu-nos que esta versão está muito mais bem acabada, permitindo uma adaptação mais rápida e cómoda. O conforto está garantido, assim como o espaço. A posição de condução ideal fácil de descobrir. A posição elevada e o i-Cockpit reforça essa sensação com o volante a ficar por baixo da linha de horizonte do painel de instrumentos. Outro pormenor que exige adaptação é o seletor de caixa, algo escondido da visão do condutor.

Equipamento
O Peugeot 3008 apresenta um nível elevado de equipamento de série. O infotainment Peugeot i-Connect oferece compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além de navegação conectada TomTom. O modelo conta ainda com iluminação ambiente personalizável, carregador sem fios para smartphones e assistências à condução avançadas, incluindo cruise control adaptativo, travagem automática de emergência e visão 360º. As versões superiores dispõem de bancos ergonómicos certificados AGR e sistema de som premium Focal® para uma experiência de condução ainda mais sofisticada. Destacamos o sistema i-Toggles. Se o sistema de infotainment nem sempre é o mais simples e fluído de usar, o i-Toggles melhora significativamente a experiência, dando acesso imediato a menus que se escondem no sistema. Sem o i-Toggles, o infotainment neste modelo seria de muito mais difícil uso. Com o i-Toggles tudo muda, para melhor.

Consumos
O Peugeot 3008 destaca-se pela eficiência energética. Durante o ensaio, registou-se um consumo médio de 6.7L/100 km, com boa parte do percurso em autoestrada, havendo potencial para fazer cair este número drasticamente, em condução citadina. A versão híbrida permite operar em modo elétrico em curtas distâncias, reduzindo o consumo em ambiente urbano. O sistema de regeneração de energia funciona de forma eficaz, recuperando autonomia durante travagens e desacelerações.

Ao Volante
A experiência de condução do 3008 é marcada pelo equilíbrio entre conforto e agilidade. A direção leve, facilita as manobras urbanas, enquanto a suspensão bem calibrada oferece estabilidade sem comprometer a suavidade da condução. A rigidez ajustada impede oscilações excessivas, tornando as viagens longas mais confortáveis. O modelo possui um raio de viragem de 10,6 m, um dos melhores entre os SUVs elétricos, o que melhora a sua agilidade em cidade. O isolamento acústico também é digno de nota, minimizando o ruído exterior e proporcionando uma condução mais relaxante.
O que gostamos menos nesta versão híbrida foi o conjunto motor /caixa. Com uma resposta lenta em recuperações, algumas hesitações nas trocas de caixa e uma entrega de potência por vezes aquém do desejável, este 3008 nesta versão “sabe a pouco” neste capítulo. Apesar dos consumos interessantes com este binómio motor/caixa, uma versão com mais potência poderá melhorar a experiência.

Motor
O 3008 está disponível em motorizações híbridas, térmicas e 100% elétricas. A versão híbrida de 136 cv revelou-se funcional, mas a resposta do motor deixa a desejar, especialmente em acelerações e ultrapassagens, mesmo no modo Sport. O motor 1,2 turbo de três cilindros a gasolina, que agora utiliza corrente de distribuição em vez de correia. Oferece 136 cv e 230 Nm de torque, e é exclusivamente acoplado a uma caixa automática e-DCS6 de seis velocidades, que possui um pequeno motor elétrico integrado. Este sistema faz parte de um conjunto mild-hybrid de 48 V, que inclui uma bateria com capacidade inferior a 1 kWh.

Balanço Final
O Peugeot 3008 posiciona-se como referências no segmento SUV, oferecendo tecnologia, conforto e eficiência. O design pode não ser consensual, mas o interior bem conseguido e o elevado nível de equipamento garantem uma experiência que se recomenda. Entre os pontos positivos, destacam-se o Panoramic i-Cockpit® aprimorado, a regeneração de energia e a eficiência das versões eletrificadas. Por outro lado, a resposta do motor híbrido e a caixa de velocidades poderiam ser mais refinadas. No geral, a Peugeot criou um SUV inovador e atrativo para quem procura um modelo versátil, moderno e eletrificado. A versão elétrica que ensaiamos brevemente na apresentação nacional pareceu-nos fazer mais sentido, mas para os condutores nacionais, a versão híbrida deverá ser a que mais sucesso vai conquistar, por ter um preço mais baixo, pela maior versatilidade, sem comprometer o lado da eficiência.

Ficha Técnica
Velocidade máxima – 201 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 10,2 s
Consumo Combinado – 5,5 l/100 km (Obtido no ensaio – 6.7)
Número de portas 5
Comprimento 4.542 mm
Largura 1.895 mm
Altura 1.641 mm
Peso 1.648 kg
Depósito de combustível – Gasolina 55 l
Volume da bagageira – 520 a 1480 L
Potência máxima – 136 cv / 100 kW
Binário máximo – 230 Nm
Número de cilindros – 3
Disposição dos cilindros – Em linha
Potência máxima motor elétrico – 29 cv / 21 kW
Binário máximo – 55 Nm
Tensão nominal 48 V
Bateria de iões de lítio
Capacidade 0,89 kWh
Capacidade utilizável 0,43 kWh
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática
Número de velocidades 6
Mais/Menos
Mais
Interior espaçoso, confortável e bem conseguido
Eficiência
Menos
Prestações do motor e caixa
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 39.350€
Preço da versão base (Euros): 37.150€
Exterior
O design do novo Peugeot 3008 pode dividir opiniões. A silhueta fastback confere-lhe um caráter dinâmico e moderno, enquanto a frente apresenta uma abordagem diferenciada, podendo não agradar a todos. A assinatura luminosa de três garras nos faróis e farolins mantém a identidade da marca. A traseira adota um spoiler “flutuante” para melhorar a aerodinâmica, enquanto as novas jantes de 19 ou 20 polegadas e cores vibrantes, como Azul Obsession e Cinzento Titane, realçam o seu estilo contemporâneo. Além disso, o acabamento exterior foi refinado, com a eliminação de peças cromadas e a introdução de elementos lacados em Cinzento Meteor e Preto Orbital. Pareceu-nos um carro com dupla personalidade: uma frente muito mais arredondada, com linhas mais suaves, que contrastam com as linhas angulares e vincadas da traseira. Uma mistura que se torna difícil de entender e digerir. Será provavelmente um carro que vai despertar sentimentos mais extremados.
Interior
O habitáculo do 3008 reflete a aposta da Peugeot na tecnologia e conforto. O novo Panoramic i-Cockpit® destaca-se pelo ecrã curvo de 21 polegadas que combina head-up display e infotainment num único painel. O sistema i-Toggles oferece atalhos personalizáveis para funções essenciais, tornando a experiência mais intuitiva. Os bancos de alta densidade com funções de aquecimento e massagem garantem conforto adicional, e o espaço interior foi otimizado para passageiros e carga. A bagageira mantém um volume de 520 litros, independentemente da motorização escolhida, tornando-o prático para diferentes necessidades. O interior está muito mais bem conseguido que o exterior. Com uma filosofia clara, recorre ao famoso i-Cockpit famoso pela colocação e tamanho do volante. De alguma forma, pareceu-nos que esta versão está muito mais bem acabada, permitindo uma adaptação mais rápida e cómoda. O conforto está garantido, assim como o espaço. A posição de condução ideal fácil de descobrir. A posição elevada e o i-Cockpit reforça essa sensação com o volante a ficar por baixo da linha de horizonte do painel de instrumentos. Outro pormenor que exige adaptação é o seletor de caixa, algo escondido da visão do condutor.
Equipamento
O Peugeot 3008 apresenta um nível elevado de equipamento de série. O infotainment Peugeot i-Connect oferece compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, além de navegação conectada TomTom. O modelo conta ainda com iluminação ambiente personalizável, carregador sem fios para smartphones e assistências à condução avançadas, incluindo cruise control adaptativo, travagem automática de emergência e visão 360º. As versões superiores dispõem de bancos ergonómicos certificados AGR e sistema de som premium Focal® para uma experiência de condução ainda mais sofisticada. Destacamos o sistema i-Toggles. Se o sistema de infotainment nem sempre é o mais simples e fluído de usar, o i-Toggles melhora significativamente a experiência, dando acesso imediato a menus que se escondem no sistema. Sem o i-Toggles, o infotainment neste modelo seria de muito mais difícil uso. Com o i-Toggles tudo muda, para melhor.
Consumos
O Peugeot 3008 destaca-se pela eficiência energética. Durante o ensaio, registou-se um consumo médio de 6.7L/100 km, com boa parte do percurso em autoestrada, havendo potencial para fazer cair este número drasticamente, em condução citadina. A versão híbrida permite operar em modo elétrico em curtas distâncias, reduzindo o consumo em ambiente urbano. O sistema de regeneração de energia funciona de forma eficaz, recuperando autonomia durante travagens e desacelerações.
Ao volante
A experiência de condução do 3008 é marcada pelo equilíbrio entre conforto e agilidade. A direção leve, facilita as manobras urbanas, enquanto a suspensão bem calibrada oferece estabilidade sem comprometer a suavidade da condução. A rigidez ajustada impede oscilações excessivas, tornando as viagens longas mais confortáveis. O modelo possui um raio de viragem de 10,6 m, um dos melhores entre os SUVs elétricos, o que melhora a sua agilidade em cidade. O isolamento acústico também é digno de nota, minimizando o ruído exterior e proporcionando uma condução mais relaxante.
O que gostamos menos nesta versão híbrida foi o conjunto motor /caixa. Com uma resposta lenta em recuperações, algumas hesitações nas trocas de caixa e uma entrega de potência por vezes aquém do desejável, este 3008 nesta versão “sabe a pouco” neste capítulo. Apesar dos consumos interessantes com este binómio motor/caixa, uma versão com mais potência poderá melhorar a experiência.
Motor
O 3008 está disponível em motorizações híbridas, térmicas e 100% elétricas. A versão híbrida de 136 cv revelou-se funcional, mas a resposta do motor deixa a desejar, especialmente em acelerações e ultrapassagens, mesmo no modo Sport. O motor 1,2 turbo de três cilindros a gasolina, que agora utiliza corrente de distribuição em vez de correia. Oferece 136 cv e 230 Nm de torque, e é exclusivamente acoplado a uma caixa automática e-DCS6 de seis velocidades, que possui um pequeno motor elétrico integrado. Este sistema faz parte de um conjunto mild-hybrid de 48 V, que inclui uma bateria com capacidade inferior a 1 kWh.
Balanço final
O Peugeot 3008 posiciona-se como referências no segmento SUV, oferecendo tecnologia, conforto e eficiência. O design pode não ser consensual, mas o interior bem conseguido e o elevado nível de equipamento garantem uma experiência que se recomenda. Entre os pontos positivos, destacam-se o Panoramic i-Cockpit® aprimorado, a regeneração de energia e a eficiência das versões eletrificadas. Por outro lado, a resposta do motor híbrido e a caixa de velocidades poderiam ser mais refinadas. No geral, a Peugeot criou um SUV inovador e atrativo para quem procura um modelo versátil, moderno e eletrificado. A versão elétrica que ensaiamos brevemente na apresentação nacional pareceu-nos fazer mais sentido, mas para os condutores nacionais, a versão híbrida deverá ser a que mais sucesso vai conquistar, por ter um preço mais baixo, pela maior versatilidade, sem comprometer o lado da eficiência.
Interior espaçoso, confortável e bem conseguido
Eficiência
MenosPrestações do motor e caixa
Ficha técnica
Velocidade máxima – 201 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 10,2 s
Consumo Combinado – 5,5 l/100 km (Obtido no ensaio – 6.7)
Número de portas 5
Comprimento 4.542 mm
Largura 1.895 mm
Altura 1.641 mm
Peso 1.648 kg
Depósito de combustível – Gasolina 55 l
Volume da bagageira – 520 a 1480 L
Potência máxima – 136 cv / 100 kW
Binário máximo – 230 Nm
Número de cilindros – 3
Disposição dos cilindros – Em linha
Potência máxima motor elétrico – 29 cv / 21 kW
Binário máximo – 55 Nm
Tensão nominal 48 V
Bateria de iões de lítio
Capacidade 0,89 kWh
Capacidade utilizável 0,43 kWh
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática
Número de velocidades 6
Preço da versão base (Euros): 37.150€
0 comentários