Opel Crossland X 1.2 Turbo 130cv – Ensaio
Opel Crossland X 1.2 Turbo 130cv
Texto: Francisco Mendes ([email protected])
Crossland X um aventureiro urbano
A proposta de veículos cada vez mais polivalentes não para de crescer e a Opel tem no Crossland X, o substituto do Meriva, o seu primeiro CUV (Crossover Utility Vehicle). Este Crossover Urbano não deixa ninguém indiferente face ao seu estilo e design, mas é o seu interior que conquista qualquer condutor adepto destes modelos, pelo seu espaço e funcionalidade interior. Desenvolvido sobre uma versão adaptada da plataforma do Peugeot 2008, o Crossland X posiciona-se imediatamente abaixo do seu primo, Opel Mokka X.
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Dotado de um visual moderno, bem ao gosto dos mais jovens, onde não foi esquecida a pintura a duas cores da carroçaria. Este versátil Crossland X, é um verdadeiro citadino que nos permite algumas saídas fora da cidade sem problemas de maior.
O ‘design’ deste Crossland apresenta uma mistura de sofisticado e robusto, onde sobressai a grelha dianteira saliente e com o logótipo Opel em destaque. As aplicações de protecção da carroçaria são rematadas com apontamentos cromados o que sublinha a elegância deste Crossover da marca germânica.
Já a secção traseira, revela um ar de SUV com a protecção integrada num volumoso pára-choques.
Interior
Neste Crossland X a Opel apostou forte a nível de conforto e visual e nesse sentido no habitáculo destacam-se as linhas e as superfícies suaves. O tabliê e a consola entre os bancos dianteiros apresentam módulos estruturalmente bem concebidos, alinhados com o condutor, apesar do uso de muitos plásticos, algo que parece cada vez mais comum neste segmento.
De resto, o habitáculo é bastante cativante ainda pela construção robusta, e por uma decoração funcional e elegante, onde o tablier de boa ergonomia e orientado para o condutor contribuem para ajudar a tarefa de quem está ao volante deste Crossland X.
Com 4212 mm de comprimento, 1765 mm de largura e 1605 de altura, o Crossland X é, cerca de 160 mm mais curto que o Astra, mas mais alto 100 mm do que o seu irmão mais velho, o Meriva.
Em matéria de espaço para os passageiros de trás é oferecida a possibilidade de ajustarem os bancos longitudinalmente, avançando-os ou recuando-os 150 mm, o que permite ganhar espaço para pernas ou, por outro lado, privilegiar o volume da bagageira, consoante as necessidades.
A bagageira tem um espaço generoso para quem vai de férias com a família revelando versatilidade deste Crossland X. Se não vejamos. Os bancos traseiros reguláveis individualmente, podem ser rebatidos na proporção 60/40 e avançados ou recuados numa amplitude de 150 milímetros. A regulação longitudinal permite maximizar a capacidade da bagageira quando é necessário, até um total de 520 litros. Para além disso, a capacidade da mala sobe para uns expressivos 1255 litros se os bancos traseiros forem rebatidos.
Para além disso pode contar com, um piso duplo da bagageira, que sempre permite guardar sob um alçapão os objectos que pretendemos que fiquem longe de olhar alheio.
Equipamento
Em matéria de equipamento o Crossland X dispõe de variados sistemas de tecnologia avançada destinados a facilitar a utilização no dia-a-dia, como os faróis dianteiros adaptativos integralmente formados por LED, o ‘Head Up Display’ e a câmara traseira panorâmica 180º, a par do sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist que detecta espaços e efectua autonomamente as manobras necessárias na direção. O sistema também assegura as manobras de saída do local de estacionamento. Em ambos os casos, o condutor apenas necessita de operar os pedais.
No capítulo da segurança podemos contar ainda com o alerta de colisão dianteira iminente – capaz de detectar peões – travagem de emergência automática, contribuindo decisivamente para prevenir acidentes. Este dispositivo está conjugado com um sistema de detecção de cansaço do condutor, capaz de avaliar a fadiga do condutor através do tipo de condução adoptado e de emitir sinais de aviso.
No que toca ao sistema de informação e entretenimento, dispõe da mais recente geração de sistemas de informação e entretenimento, assegurando total conectividade digital com o exterior graças ao Opel OnStar dotado de ‘hotspot’ Wi-Fi e múltiplos serviços como reserva de hotel e procura de estacionamento. Para além disso conta ainda com a mais recente geração de infoentretenimento IntelliLink, com Apple CarPlay e ao Android Auto. O ecrã táctil de oito polegadas, situado no topo da consola central, facilita os comandos das funções destes sistemas e de muitas outras funções do automóvel.
Nota ainda para o facto do Crossland X disponibilizar recarregamento de baterias de telemóveis através de indução, uma função bastante útil.
Ao volante
O Crossland X 1.2 Turbo com 130cv que testamos, revelou-se um puro citadino, bem adaptado as necessidades de quem tem de se deslocar no pára arranca do centro das cidades, com uma posição de condução, elevada que ajuda a dominarmos por completo os acontecimentos aos comandos do Crossland X.
Fora do ambiente citadino estamos perante um carro divertido de conduzir, capaz de responder rapidamente às solicitações do acelerador e com uma caixa manual de seis velocidades suave e bem escalonada.
Mas a verdade é que este Crossland mexe-se bem e mostra-se bastante capaz de rolar sem problemas, com um comportamento interessante e ágil em cidade, e bastante estável em estrada e mesmo em traçados mais sinuosos mas sempre a pensar na comodidade dos seus passageiros.
Veredicto
O Crossland X 1.2 Turbo é um CUV pensado a preceito para todos aqueles que querem um carro comodo, funcional e espaçoso para enfrentar o dia-a-dia das cidades, e que não pense noutros tipos de piso que não o asfalto, até porque este é um modelo com tração dianteira, mas que cumpre totalmente na missão que lhe confiamos nos grandes centros urbanos, ou em levar a família para férias ou para uma escapadela de fim-de-semana.
FICHA TÉCNICA
Motor
Tipo – 3 cilindros em linha, injecção directa, turbo
Cilindrada (cm3) – 1199
Diâmetro x curso (mm) – 75,0/90,5
Potência máxima (cv/rpm) – 130/5500
Binário máximo (Nm/rpm) – 230/1750
Tração, caixa, suspensão e travões
Tração – Dianteira
Caixa de velocidades – manual de 6 velocidades
Suspensão (fr/tr) – Tipo McPherson independente
Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos
Pesos e prestações
Peso (incluindo condutor) -1274 kg
Mala – 520 / 1255L
Deposito – 45 L
Vel. Máx – 206 Km/H
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 21730€
Preço da versão base (Euros): 17900€
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