Opel Astra Sport Tourer GS 1.2T 130cv – Ensaio Teste
Portugal sempre foi um país em que aos automóveis “estate”, as carrinhas, tiveram grande sucesso. O espaço extra sempre foi apreciado no mercado nacional e mesmo as formas dos automóveis agradaram sempre ao público nacional. Apesar de os SUV terem assumido o protagonismo, a aposta nas carrinhas ainda vai sendo feito por algumas marcas, como a Opel, que disponibilizou a versão Sports Tourer ao seu Astra, numa opção já no mercado desde outubro.
O novo modelo perpetua a tradição da Opel no segmento das carrinhas compactas, que começou há cerca de 60 anos com o Kadett Caravan, o primeiro automóvel deste género da marca de Russelsheim.
Além das versões eletrificadas e 100% elétrica que foi lançada recentemente, o novo Astra Sports Tourer está disponível com motores a gasolina e Diesel. A potência situa-se nos 130 cv nas variantes a gasolina e Diesel, e entre 180 cv e 225 cv para os modelos híbridos ‘plug-in’. Neste ensaio ficamos com a versão GS de 130 CV, com o motor 1.2 turbo.
Visual apelativo
Espaço
Versatilidade
Espaço nos bancos traseiros
Alguns plásticos mais duros
Exterior
Ficamos instantaneamente cativados pelas elegantes linhas do Astra, e a Sports Tourer segue essa mesma abordagem. O novo rosto da Opel, o Opel Vizor, é evidente aqui, unindo-se ao Opel Compass onde os eixos verticais e horizontais se encontram – marcado pelo vinco distintivo no capot e o design em forma de asa das luzes diurnas, com o emblema icónico “Blitz” da Opel no centro. O visual Vizor incorpora perfeitamente tecnologias avançadas, como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® Pixel e a câmera frontal. Este sistema, livre de ofuscamento e composto por 168 elementos LED, é diretamente herdado dos modelos de topo da Opel, como o Insignia e o Grandland.
Visto de lado, o Astra Sports Tourer apresenta uma aparência especialmente dinâmica, enquanto na traseira, o Opel Compass se repete com o emblema central da Opel, a luz de travagem verticalmente alinhada e os faróis traseiros LED ultrafinos, características presentes em todos os modelos Astra.
Trata-se de uma carrinha que muito agradável à vista, numa mudança de design já conhecida da Opel, que prima pelo arrojo e pela linhas bem vincadas.
Interior
Espaço e conforto, com um habitáculo simples, mas bem conseguido, são os primeiros pontos-chave do interior desta Astra Sport Tourer. A filosofia de linhas angulares bem vincadas do exterior mantém-se no interior, com destaque para dois ecrãs digitais, um para o painel de instrumentos e outro para o ecrã de infotainment. Apesar de ser um interior completamente novo e repensado, há pormenores que nos fizeram lembrar interiores de outros modelos.
A bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical, e até 1634 litros com os bancos rebatidos. A capacidade da bagageira das versões com motores de combustão interna é otimizada com o opcional sistema “Intelli-Space”. Este versátil piso da bagageira pode ser facilmente ajustado com apenas uma mão nas posições alta ou baixa e fixada num ângulo de 45 graus.
Os bancos são certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia Aktion Gesunder Rucken e.V. (AGR)/’Campaign for Healthier Backs’ (Campanha para Costas Saudáveis). Os bancos ergonómicos apresentam uma vasta gama de regulações opcionais, desde a regulação elétrica da inclinação do assento ao apoio lombar electropneumático. Revestidos a couro Nappa, estes bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor e passageiro, com opção de aquecimento para os bancos dianteiros e traseiros. Resultado? Bancos firmes mas confortáveis que permitem enfrentar grandes jornadas sem qualquer receio.
O espaço nos bancos traseiros é bom e duas pessoas viajam de forma confortável. Com um interior agradável, confortável e com a tecnologia a ajudar, o Astra Sport Tourer é um excelente companheiro de viagem.
Equipamento
O Pure Panel, totalmente digital, oferece aos clientes uma experiência agrdável e intuitiva. O sistema é operado por meio de um ecrã táctil de grandes dimensões, com movimentos intuitivos como os que são utilizados em ‘smartphones’. As principais configurações, como o controlo da climatização, podem também podem ser selecionadas diretamente mediante um reduzido número de teclas, que permitem também aceder a outros menus.. A nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia pode ser conectada sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto através de ‘smartphones’ compatíveis. O infotainment não é demasiado complicado de utilizar, tornando-se até agradável . Os condutores contam com o apoio adicional de sistemas de assistência de última geração, tais como o ‘head-up display’ Intelli-HUD e o Intelli-Drive.
Da lista de sistemas de assistência à condução e de segurança fazem parte, por exemplo, o alerta de desvio de faixa com correção automática de direção, travagem automática de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade inteligente e deteção de cansaço do condutor, para citar os mais relevantes. Uma lista de equipamento de série generosa, com um sistema que ajuda o condutor e proporciona uma boa experiência.
Consumos
As condições deste teste foram algo específicas, com muito tempo de autoestrada. Os 6,3l/100km foram obtidos com uma condução regular e sem grandes acelerações, enquanto os 6,8 l/100km que marcavam de viagens anteriores serão um sinal que o consumo real para este Astra Sport Tourer se aproxima mais deste do que do primeiro valor. No entanto, realce para os 6,3 conseguidos com o carro bem carregado (quatro passageiros e respetiva bagagem). Ainda assim, apontamos para médias iguais ou superiores a 6,5l/100km para esta motorização, com tendência para aumentar com um pé mais pesado.
Ao Volante
O Astra Sport Tourer, nesta versão GS, acabou por nos conquistar facilmente. As boas sensações que tivemos com a versão “hatchback” repetiram-se na Sport Tourer. A posição de condução é um pouco baixa, mas confortável. Os bancos AGR funcionam muito bem e dão uma mistura de conforto com apoio para conduções mais ritmadas que se louva. O interior é agradável, os comandos são todos muito fáceis e agradáveis ao toque, quer no volante, quer na consola central. O sistema de infotainment não atrapalha e é simples de usar, o painel de instrumentos dá a informação toda de forma simples e competente, sem grandes opções de configuração. O espaço atrás é também bom, quer nos bancos traseiros, quer na bagageira. No que diz respeito à “vida” dentro do Astra Sport Tourer, é boa e recomenda-se.
Ao volante, o motor 1,2 de 130 Cv, reagiu sempre muito bem às solicitações, com um som caraterístico em regime mais elevados, que acabou por nos agradar, sem nunca se tornar incomodo para quem viaja nesta carrinha. A suspensão apresenta uma firmeza que ajuda na condução mais apimentada, minimizando os movimentos da carroçaria em estrada mais sinuosa, com uma dinâmica de condução apreciável, mas permitindo também uma viagem confortável e tranquila pela autoestrada, A caixa pareceu-nos bem escalonada e de agradável utilização, a visibilidade também acabou por levar nota positiva, tal como a agilidade e a capacidade de manobra.
No geral, as sensações do Astra Sport Tourer foram boas, quer na vida dentro do carro, quer no que conseguimos tirar do carro.
Motor
O motor é um 1,2l, turbo, que debita 130 CV de potência e 230 Nm de binário, acoplado a uma caixa de seis velocidades. O motor superou todos os desafios propostos com boa nota. A sonoridade do motor a rotações mais altas acabou por não comprometer o conforto, dando até um toque de irreverência em momentos de condução mais afoita. Mas este motor acabou por se tornar num bom compromisso, com boas prestações.
Balanço Final
Por algum motivo, acabamos por ficar com um “soft spot” por esta carrinha Opel. O visual já nos tinha conquistado, com esta nova filosofia de design da Opel a funcionar muito bem também nesta carrinha. A lista de equipamento é generosa, o conforto a bordo merece boa nota, as sensações de condução foram boas e o motor resolveu sempre todos os desafios propostos. Assim, a Astra Sport Tourer torna-se numa excelente opção para quem pretende um carro mais familiar, com mais espaço, sem querer entrar pelo mundo dos SUV. O preço a começar nos 31 mil euros parece estar também bem adequado ao que o este carro oferece. Os pontos negativos são apenas pormenores que não afetam a nota final.
Concorrentes
SEAT Leon Sportstourer 1.0 TSI (110CV) – Desde 30.500€
Cupra Leon Sportstourer 1.5 TSI (150CV) – Desde 36.160€
Peugeot 308 SW Alure (130 cv) – Desde 30.000€
Hyundai i30 SW 1.0 TGDI Style Plus (119 CV) – Desde 26 180 €
Ficha Técnica
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 5,7 l/100 km
Velocidade baixa 6,8 l/100 km
Velocidade média 5,6 l/100 km
Velocidade elevada 5 l/100 km
Velocidade muito alta 5,9 l/100 km
Número de portas 5
Comprimento 4.642 mm
Largura 1.860 mm
Altura 1480 mm
Distância entre eixos 2732 mm
Peso 1,394 kg
Depósito de combustível – Gasolina: 52 l
Volume da bagageira
600 a 1.634 litros
Potência máxima 131 cv / 96 kW
Binário máximo 230 Nm
Número de cilindros 3
Disposição dos cilindros Em linha
Tração dianteira
Caixa de velocidades manual de seis velocidades
Círculo de viragem entre passeios 10,7 m
Mais/Menos
Mais
Visual apelativo
Espaço
Versatilidade
Menos
Espaço nos bancos traseiros
Alguns plásticos mais duros
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 33.15€
Preço da versão base (Euros): 27.350€
Exterior
Ficamos instantaneamente cativados pelas elegantes linhas do Astra, e a Sports Tourer segue essa mesma abordagem. O novo rosto da Opel, o Opel Vizor, é evidente aqui, unindo-se ao Opel Compass onde os eixos verticais e horizontais se encontram – marcado pelo vinco distintivo no capot e o design em forma de asa das luzes diurnas, com o emblema icónico “Blitz” da Opel no centro. O visual Vizor incorpora perfeitamente tecnologias avançadas, como os faróis ultrafinos Intelli-Lux LED® Pixel e a câmera frontal. Este sistema, livre de ofuscamento e composto por 168 elementos LED, é diretamente herdado dos modelos de topo da Opel, como o Insignia e o Grandland.
Visto de lado, o Astra Sports Tourer apresenta uma aparência especialmente dinâmica, enquanto na traseira, o Opel Compass se repete com o emblema central da Opel, a luz de travagem verticalmente alinhada e os faróis traseiros LED ultrafinos, características presentes em todos os modelos Astra.
Trata-se de uma carrinha que muito agradável à vista, numa mudança de design já conhecida da Opel, que prima pelo arrojo e pela linhas bem vincadas.
Interior
Espaço e conforto, com um habitáculo simples, mas bem conseguido, são os primeiros pontos-chave do interior desta Astra Sport Tourer. A filosofia de linhas angulares bem vincadas do exterior mantém-se no interior, com destaque para dois ecrãs digitais, um para o painel de instrumentos e outro para o ecrã de infotainment. Apesar de ser um interior completamente novo e repensado, há pormenores que nos fizeram lembrar interiores de outros modelos.
A bagageira do novo Astra Sports Tourer oferece até cerca de 600 litros de espaço útil de carga com os bancos traseiros na posição vertical, e até 1634 litros com os bancos rebatidos. A capacidade da bagageira das versões com motores de combustão interna é otimizada com o opcional sistema “Intelli-Space”. Este versátil piso da bagageira pode ser facilmente ajustado com apenas uma mão nas posições alta ou baixa e fixada num ângulo de 45 graus.
Os bancos são certificados pela agência alemã de especialistas em ergonomia Aktion Gesunder Rucken e.V. (AGR)/’Campaign for Healthier Backs’ (Campanha para Costas Saudáveis). Os bancos ergonómicos apresentam uma vasta gama de regulações opcionais, desde a regulação elétrica da inclinação do assento ao apoio lombar electropneumático. Revestidos a couro Nappa, estes bancos oferecem também ventilação e massagem para o condutor e passageiro, com opção de aquecimento para os bancos dianteiros e traseiros. Resultado? Bancos firmes mas confortáveis que permitem enfrentar grandes jornadas sem qualquer receio.
O espaço nos bancos traseiros é bom e duas pessoas viajam de forma confortável. Com um interior agradável, confortável e com a tecnologia a ajudar, o Astra Sport Tourer é um excelente companheiro de viagem.
Equipamento
O Pure Panel, totalmente digital, oferece aos clientes uma experiência agrdável e intuitiva. O sistema é operado por meio de um ecrã táctil de grandes dimensões, com movimentos intuitivos como os que são utilizados em ‘smartphones’. As principais configurações, como o controlo da climatização, podem também podem ser selecionadas diretamente mediante um reduzido número de teclas, que permitem também aceder a outros menus.. A nova geração de sistemas de informação e conectividade multimédia pode ser conectada sem fios aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto através de ‘smartphones’ compatíveis. O infotainment não é demasiado complicado de utilizar, tornando-se até agradável . Os condutores contam com o apoio adicional de sistemas de assistência de última geração, tais como o ‘head-up display’ Intelli-HUD e o Intelli-Drive.
Da lista de sistemas de assistência à condução e de segurança fazem parte, por exemplo, o alerta de desvio de faixa com correção automática de direção, travagem automática de emergência, sistema de reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade inteligente e deteção de cansaço do condutor, para citar os mais relevantes. Uma lista de equipamento de série generosa, com um sistema que ajuda o condutor e proporciona uma boa experiência.
Consumos
As condições deste teste foram algo específicas, com muito tempo de autoestrada. Os 6,3l/100km foram obtidos com uma condução regular e sem grandes acelerações, enquanto os 6,8 l/100km que marcavam de viagens anteriores serão um sinal que o consumo real para este Astra Sport Tourer se aproxima mais deste do que do primeiro valor. No entanto, realce para os 6,3 conseguidos com o carro bem carregado (quatro passageiros e respetiva bagagem). Ainda assim, apontamos para médias iguais ou superiores a 6,5l/100km para esta motorização, com tendência para aumentar com um pé mais pesado.
Ao volante
O Astra Sport Tourer, nesta versão GS, acabou por nos conquistar facilmente. As boas sensações que tivemos com a versão “hatchback” repetiram-se na Sport Tourer. A posição de condução é um pouco baixa, mas confortável. Os bancos AGR funcionam muito bem e dão uma mistura de conforto com apoio para conduções mais ritmadas que se louva. O interior é agradável, os comandos são todos muito fáceis e agradáveis ao toque, quer no volante, quer na consola central. O sistema de infotainment não atrapalha e é simples de usar, o painel de instrumentos dá a informação toda de forma simples e competente, sem grandes opções de configuração. O espaço atrás é também bom, quer nos bancos traseiros, quer na bagageira. No que diz respeito à “vida” dentro do Astra Sport Tourer, é boa e recomenda-se.
Ao volante, o motor 1,2 de 130 Cv, reagiu sempre muito bem às solicitações, com um som caraterístico em regime mais elevados, que acabou por nos agradar, sem nunca se tornar incomodo para quem viaja nesta carrinha. A suspensão apresenta uma firmeza que ajuda na condução mais apimentada, minimizando os movimentos da carroçaria em estrada mais sinuosa, com uma dinâmica de condução apreciável, mas permitindo também uma viagem confortável e tranquila pela autoestrada, A caixa pareceu-nos bem escalonada e de agradável utilização, a visibilidade também acabou por levar nota positiva, tal como a agilidade e a capacidade de manobra.
No geral, as sensações do Astra Sport Tourer foram boas, quer na vida dentro do carro, quer no que conseguimos tirar do carro.
Concorrentes
SEAT Leon Sportstourer 1.0 TSI (110CV) – Desde 30.500€
Cupra Leon Sportstourer 1.5 TSI (150CV) – Desde 36.160€
Peugeot 308 SW Alure (130 cv) – Desde 30.000€
Hyundai i30 SW 1.0 TGDI Style Plus (119 CV) – Desde 26 180 €
Motor
O motor é um 1,2l, turbo, que debita 130 CV de potência e 230 Nm de binário, acoplado a uma caixa de seis velocidades. O motor superou todos os desafios propostos com boa nota. A sonoridade do motor a rotações mais altas acabou por não comprometer o conforto, dando até um toque de irreverência em momentos de condução mais afoita. Mas este motor acabou por se tornar num bom compromisso, com boas prestações.
Balanço final
Por algum motivo, acabamos por ficar com um “soft spot” por esta carrinha Opel. O visual já nos tinha conquistado, com esta nova filosofia de design da Opel a funcionar muito bem também nesta carrinha. A lista de equipamento é generosa, o conforto a bordo merece boa nota, as sensações de condução foram boas e o motor resolveu sempre todos os desafios propostos. Assim, a Astra Sport Tourer torna-se numa excelente opção para quem pretende um carro mais familiar, com mais espaço, sem querer entrar pelo mundo dos SUV. O preço a começar nos 31 mil euros parece estar também bem adequado ao que o este carro oferece. Os pontos negativos são apenas pormenores que não afetam a nota final.
Visual apelativo
Espaço
Versatilidade
MenosEspaço nos bancos traseiros
Alguns plásticos mais duros
Ficha técnica
Velocidade máxima 210 km/h
Aceleração 0-100 km/h 10 s
Consumo de combustível WLTP
Combinado 5,7 l/100 km
Velocidade baixa 6,8 l/100 km
Velocidade média 5,6 l/100 km
Velocidade elevada 5 l/100 km
Velocidade muito alta 5,9 l/100 km
Número de portas 5
Comprimento 4.642 mm
Largura 1.860 mm
Altura 1480 mm
Distância entre eixos 2732 mm
Peso 1,394 kg
Depósito de combustível – Gasolina: 52 l
Volume da bagageira
600 a 1.634 litros
Potência máxima 131 cv / 96 kW
Binário máximo 230 Nm
Número de cilindros 3
Disposição dos cilindros Em linha
Tração dianteira
Caixa de velocidades manual de seis velocidades
Círculo de viragem entre passeios 10,7 m
Preço da versão base (Euros): 27.350€
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