Nissan Micra Kiiro 1.0 IG-T – Ensaio Teste
Tom de contraste
Apresentado e introduzido no mercado há cerca de cinco anos, o Nissan Micra continua a demonstrar que chegou num momento um pouco à frente do seu tempo. Ainda hoje, as suas linhas são atuais e a imagem de família continua a ser facilmente identificada perante alguns dos restantes modelos da gama. A grande desvantagem é que nestes últimos cinco anos, alguém carregou no ‘fast-forward’ do mundo automóvel, que está cada vez mais a evoluir a uma velocidade vertiginosa e quase fora de controlo. Mas mesmo assim, os detalhes da edição especial Kiiro ainda são capazes de captar alguns olhares.
Texto: André Mendes
– Estética;
– Motor;
– Preço;
– Equipamento antiquado;
– Espaço nos lugares traseiros;
Exterior
Se olharmos com um pouco mais de atenção para os traços da carroçaria do Micra, vamos descobrir ângulos e contornos que ainda hoje há poucas marcas a ter a audácia de colocar num modelo destinado a um segmento tão importante como o do Micra. E para realçar alguns deles, a versão Kiiro (palavra japonesa para amarelo), ainda adiciona elementos em amarelo limão na zona inferior de ambos os pára-choques e das portas laterais. Em conjunto com o ‘gunmetal grey’, que é a única cor disponível para a carroçaria nesta versão e com as jantes de 17 polegadas que também têm um tom mais escuro, o amarelo ganha ainda mais destaque, sendo que tudo resulta num conjunto bastante interessante. E para que ninguém se esqueça de que versão se trata, caso não tenha reparado nas peças em amarelo, o pilar traseiro também conta com uma decoração específica, com um padrão mais original e com o nome desta série especial.
Interior
A bordo do Micra nota-se de imediato que estamos no segmento dos utilitários, ainda que a posição de condução seja boa e o espaço disponível não seja dramaticamente acanhado, desde que as pessoas que viajam na frente não queiram viajar de pernas esticadas e com o assento todo para trás, caso contrário, os passageiros da fila traseira, vão-se queixar. Se não se queixarem do espaço disponível para as pernas, se calhar, vão criticar a pouca altura disponível, o facto de não terem um único espaço de arrumação disponível e de terem uma manivela na porta que os mais novos nem sequer sabem que se destina a abrir ou fechar o vidro. Em termos de imagem e estilo ficamos precisamente com a mesma ideia que temos do desenho da carroçaria, ou seja, no que diz respeito à estética, o Micra ainda se mantém atual, ainda que estejam presentes elementos mais de acordo com o que era habitual há cinco anos, quando este modelo chegou ao mercado.
Equipamento
No Micra Kiiro, encaixado mais ou menos a meio da gama, a chave ainda tem de sair do bolso e ser inserida na ignição, algo que começa a ser pouco habitual, e o ar condicionado é manual e não automático, ainda que estes dois equipamentos estejam disponíveis nas versões mais recheadas. E uma vez que o Micra já conta com cinco anos de mercado, ainda não é dos modelos que recebeu a receita que está agora na moda do painel de instrumentos digital e do enorme tablet no topo da consola central e que passa a agrupar muitos dos comandos que, normalmente, tinham um botão específico. Ainda assim, no Micra Kiiro, o painel de instrumentos tem um visor generoso no centro que nos mostra as informações do computador de bordo e o monitor central, que é tátil, permite o acesso ao Apple CarPlay ou ao Android Auto, que é a solução mais comum e a mais procurada nos dias que correm pela grande maioria dos condutores.
Consumos
O pequeno motor de três cilindros, com turbo e 92 cavalos de potência oferece um bom ritmo e desafia-nos a querer mais, o que não é nada compatível com as médias de consumo mais comedidas, muito menos com os 5,6 litros declarados pela marca como consumo misto para este modelo. No final do nosso ensaio, a média andava mais pelos 8,7 litros, mas sem grande meiguice, sempre com o ar condicionado ligado e com dias de um calor infernal. Numa utilização normal, e num trajeto misto, conseguimos um mais comedido valor de 6,8 litros.
Ao Volante
Dinamicamente, o Nissan Micra também parece um carro de um segmento acima. Em autoestrada é confortável e oferece uma boa estabilidade, enquanto em cidade é também o conforto que se destaca, em conjunto com a facilidade de condução de que lhe estávamos a falar na parte do motor. É claro que a palavra desportivo não faz parte do seu léxico, até porque a afinação da suspensão está mesmo mais vocacionada para destacar mais o conforto, mas a verdade é que o Micra não desilude neste campo.
Motor
Com menos de um litro de capacidade e apenas três cilindros, os 92 cavalos de potência e os 160 Nm de binário do Nissan Micra até parecem ser um pouco mais. Em cidade, é um utilitário despachado e reativo, com uma caixa de velocidades manual de cinco relações simples de utilizar. E em estrada, consegue manter um bom ritmo, mas longe de prestações mais incríveis. E o som dos três cilindros dão a entender que “lá à frente” há diversos pequenos componentes a trabalhar em bom ritmo para que o Micra não saia mal no desempenho.
Balanço Final
Não deixa de ser engraçado conduzir um modelo que já conta com cinco anos de mercado e que, é uma suspeita nossa sem qualquer fundamento, esteja prestes a conhecer um sucessor, depois de quase toda a gama da Nissan ter recebido novidades. Face à sua concorrência mais direta, apenas os gadgets são um pouco diferentes, porque de resto, o Micra ainda oferece uma dinâmica competente e um motor a condizer, sem exuberâncias e exageros, algo que, também caracteriza o seu preço ligeiramente acima dos 20 mil euros com a campanha que a Nissan tem disponível para clientes particulares. Mas atenção, a exclusividade deste Kiiro tem previstas apenas 100 unidades para o nosso mercado.
Concorrentes
Ford Fiesta ST-Line
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,3 l/100km; preço base: 22.209 €
Hyundai i20 1.0 T-GDi Style Plus
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,1 l/100km; preço base: 20.010 €
Opel Corsa 1.2 Turbo GS Line
Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 21.785 €
Peugeot 208 1.2 Puretech
Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,1 l/100km; preço base: 20.455 €
Renault Clio TCe 90 Evolution
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 90 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 21.130 €
Seat Ibiza 1.0 TSI FR
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 110 cavalos; consumo médio: 5,4 l/100km; preço base: 22.203 €
Volkswagen Polo 1.0 TSI Style
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 95 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 23.499 €
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 3 cil., turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 999
Potência máxima (CV/rpm): 92/5.500
Binário máximo (Nm/rpm): 160/2.250
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual de cinco velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson / Eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / tambores
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 11,8
Velocidade máxima (km/h): 178
Consumos misto (l/100 km): 5,6
Emissões CO2 (g/km): 126
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 3.999/1.935/1.455
Distância entre eixos (mm): 2.525
Largura de vias (fr/tr mm): 1.510/1.520
Peso (kg): 1.082
Capacidade da bagageira (l): 300
Depósito (l): 41
Pneus (fr/tr): 205/45 R17
Preço da versão ensaiada (Euros): 21.709 €
Preço da versão base (Euros): 21.259 €
Mais/Menos
Mais
– Estética;
– Motor;
– Preço;
Menos
– Equipamento antiquado;
– Espaço nos lugares traseiros;
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 21709€
Preço da versão base (Euros): 21259€
Exterior
Se olharmos com um pouco mais de atenção para os traços da carroçaria do Micra, vamos descobrir ângulos e contornos que ainda hoje há poucas marcas a ter a audácia de colocar num modelo destinado a um segmento tão importante como o do Micra. E para realçar alguns deles, a versão Kiiro (palavra japonesa para amarelo), ainda adiciona elementos em amarelo limão na zona inferior de ambos os pára-choques e das portas laterais. Em conjunto com o ‘gunmetal grey’, que é a única cor disponível para a carroçaria nesta versão e com as jantes de 17 polegadas que também têm um tom mais escuro, o amarelo ganha ainda mais destaque, sendo que tudo resulta num conjunto bastante interessante. E para que ninguém se esqueça de que versão se trata, caso não tenha reparado nas peças em amarelo, o pilar traseiro também conta com uma decoração específica, com um padrão mais original e com o nome desta série especial.
Interior
A bordo do Micra nota-se de imediato que estamos no segmento dos utilitários, ainda que a posição de condução seja boa e o espaço disponível não seja dramaticamente acanhado, desde que as pessoas que viajam na frente não queiram viajar de pernas esticadas e com o assento todo para trás, caso contrário, os passageiros da fila traseira, vão-se queixar. Se não se queixarem do espaço disponível para as pernas, se calhar, vão criticar a pouca altura disponível, o facto de não terem um único espaço de arrumação disponível e de terem uma manivela na porta que os mais novos nem sequer sabem que se destina a abrir ou fechar o vidro. Em termos de imagem e estilo ficamos precisamente com a mesma ideia que temos do desenho da carroçaria, ou seja, no que diz respeito à estética, o Micra ainda se mantém atual, ainda que estejam presentes elementos mais de acordo com o que era habitual há cinco anos, quando este modelo chegou ao mercado.
Equipamento
No Micra Kiiro, encaixado mais ou menos a meio da gama, a chave ainda tem de sair do bolso e ser inserida na ignição, algo que começa a ser pouco habitual, e o ar condicionado é manual e não automático, ainda que estes dois equipamentos estejam disponíveis nas versões mais recheadas. E uma vez que o Micra já conta com cinco anos de mercado, ainda não é dos modelos que recebeu a receita que está agora na moda do painel de instrumentos digital e do enorme tablet no topo da consola central e que passa a agrupar muitos dos comandos que, normalmente, tinham um botão específico. Ainda assim, no Micra Kiiro, o painel de instrumentos tem um visor generoso no centro que nos mostra as informações do computador de bordo e o monitor central, que é tátil, permite o acesso ao Apple CarPlay ou ao Android Auto, que é a solução mais comum e a mais procurada nos dias que correm pela grande maioria dos condutores.
Consumos
O pequeno motor de três cilindros, com turbo e 92 cavalos de potência oferece um bom ritmo e desafia-nos a querer mais, o que não é nada compatível com as médias de consumo mais comedidas, muito menos com os 5,6 litros declarados pela marca como consumo misto para este modelo. No final do nosso ensaio, a média andava mais pelos 8,7 litros, mas sem grande meiguice, sempre com o ar condicionado ligado e com dias de um calor infernal. Numa utilização normal, e num trajeto misto, conseguimos um mais comedido valor de 6,8 litros.
Ao volante
Dinamicamente, o Nissan Micra também parece um carro de um segmento acima. Em autoestrada é confortável e oferece uma boa estabilidade, enquanto em cidade é também o conforto que se destaca, em conjunto com a facilidade de condução de que lhe estávamos a falar na parte do motor. É claro que a palavra desportivo não faz parte do seu léxico, até porque a afinação da suspensão está mesmo mais vocacionada para destacar mais o conforto, mas a verdade é que o Micra não desilude neste campo.
Concorrentes
Ford Fiesta ST-Line
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,3 l/100km; preço base: 22.209 €
Hyundai i20 1.0 T-GDi Style Plus
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,1 l/100km; preço base: 20.010 €
Opel Corsa 1.2 Turbo GS Line
Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 21.785 €
Peugeot 208 1.2 Puretech
Motor: três cilindros, 1.2 litros, turbo; potência: 100 cavalos; consumo médio: 5,1 l/100km; preço base: 20.455 €
Renault Clio TCe 90 Evolution
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 90 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 21.130 €
Seat Ibiza 1.0 TSI FR
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 110 cavalos; consumo médio: 5,4 l/100km; preço base: 22.203 €
Volkswagen Polo 1.0 TSI Style
Motor: três cilindros, 1.0 litros, turbo; potência: 95 cavalos; consumo médio: 5,2 l/100km; preço base: 23.499 €
Motor
Com menos de um litro de capacidade e apenas três cilindros, os 92 cavalos de potência e os 160 Nm de binário do Nissan Micra até parecem ser um pouco mais. Em cidade, é um utilitário despachado e reativo, com uma caixa de velocidades manual de cinco relações simples de utilizar. E em estrada, consegue manter um bom ritmo, mas longe de prestações mais incríveis. E o som dos três cilindros dão a entender que “lá à frente” há diversos pequenos componentes a trabalhar em bom ritmo para que o Micra não saia mal no desempenho.
Balanço final
Não deixa de ser engraçado conduzir um modelo que já conta com cinco anos de mercado e que, é uma suspeita nossa sem qualquer fundamento, esteja prestes a conhecer um sucessor, depois de quase toda a gama da Nissan ter recebido novidades. Face à sua concorrência mais direta, apenas os gadgets são um pouco diferentes, porque de resto, o Micra ainda oferece uma dinâmica competente e um motor a condizer, sem exuberâncias e exageros, algo que, também caracteriza o seu preço ligeiramente acima dos 20 mil euros com a campanha que a Nissan tem disponível para clientes particulares. Mas atenção, a exclusividade deste Kiiro tem previstas apenas 100 unidades para o nosso mercado.
– Estética;
– Motor;
– Preço;
– Equipamento antiquado;
– Espaço nos lugares traseiros;
Ficha técnica
Motor
Tipo: 3 cil., turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 999
Potência máxima (CV/rpm): 92/5.500
Binário máximo (Nm/rpm): 160/2.250
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual de cinco velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson / Eixo de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / tambores
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 11,8
Velocidade máxima (km/h): 178
Consumos misto (l/100 km): 5,6
Emissões CO2 (g/km): 126
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 3.999/1.935/1.455
Distância entre eixos (mm): 2.525
Largura de vias (fr/tr mm): 1.510/1.520
Peso (kg): 1.082
Capacidade da bagageira (l): 300
Depósito (l): 41
Pneus (fr/tr): 205/45 R17
Preço da versão ensaiada (Euros): 21.709 €
Preço da versão base (Euros): 21.259 €
Preço da versão base (Euros): 21259€
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