Mercedes-Benz GLA 200d – Ensaio Teste

By on 11 Outubro, 2020

Mercedes-Benz GLA 200d

Texto: Guilherme André

Mais musculado e tecnológico

Desde o lançamento em 2014, o Mercedes-Benz GLA já conta com mais de um milhão de unidades vendidas. Agora, chega a segunda geração, onde o GLA assume uma postura mais SUV e menos crossover. Tem argumentos suficientes para estar à altura dos rivais alemães?


Mais:

Design, espaço do habitáculo, tecnologia.

Menos:

Preço de alguns opcionais.

Exterior

8/10

Exterior (8/10) No exterior, o GLA está mais crescido e moderno. Na dianteira, a grelha lembra-nos que estamos perante um dos SUV da marca de Estugarda, ladeada pela nova assinatura de luz rasgada em LED. Por outro lado, o pilar traseiro do GLA tem uma descida mais gradual, garantindo um visual dinâmico, quando comparado com o “irmão” GLB, o mais familiar dos SUV compactos da Mercedes-Benz. Tudo isto é complementado por mais dez centímetros de altura, sendo igualmente três centímetros mais largo face ao antecessor, reforçando o carácter mais SUV e, ao mesmo tempo, melhorando o espaço do habitáculo.

Interior

9/10

Interior (9/10) Uma das boas surpresas deste novo GLA é o espaço no interior e um dos pontos que mais mudou é a posição de condução. De facto, o condutor senta-se agora numa posição 14 cm mais elevada face à primeira geração do GLA, o que ajuda a ter uma melhor visibilidade para a estrada, um dado pelo qual as pessoas preferem os SUV. Já na segunda fila, os bancos foram chegados mais para trás, o que ajudou a ganhar 11,5 cm de espaço para pernas. Ao abrir o portão da bagageira temos à disposição 435 litros de volume, valor esse que pode aumentar com o deslizar dos bancos traseiros, um dos opcionais que fazem parte desta unidade (367€). Já na tecnologia, de destacar o cada vez mais comum sistema de infotainment MBUX que coloca dois ecrãs digitais lado a lado. O painel de instrumentos tem várias possibilidades de personalização e o controlo pode ser feito pelo touchpad na consola central, toque no ecrã, através do volante ou por voz que responde ao chamamento “Olá Mercedes”.

Equipamento

7/10

Equipamento (7/10) O Mercedes-Benz GLA 200d tem de série vários equipamentos como é o caso de assistente ativo de faixa de rodagem, active brake assist, sensores de chuva, cruise control ou sistema de multimédia MBUX. Contudo, a unidade em ensaio está equipada com alguns opcionais que aumentam o preço para os 60 326€. Falamos do teto de abrir panorâmico (1179€), Pack Night (163€), Linha AMG que acrescenta ar condicionado automático, faróis LED High Performance e portão traseiro elétrico (4025€) ou do Pack Premium (3211€). Sem esquecer a realidade aumentada MBUX para sistema de navegação (407€) e a pintura metalizada preto Cosmos (650€).

Consumos

/10

Consumos (9/10) No que diz respeito a consumos, o motor 2.0 litros demonstra que é uma motorização pouco gastadora. Passando para números, percebemos que a marca alemã anuncia valores entre os 4,6 e os 4,8 l/100km. Durante o ensaio conseguimos um consumo médio entre os 5,9 e 6,1 l/100 km, num trajeto misto. Quando chega a altura de espremer todos os 150 cavalos do SUV alemão os consumos sobem para valores superiores a 7 l/100km. Ainda assim, não deixam de ser valores interessantes tendo em conta a potência disponível e as dimensões do SUV.

Ao Volante

8/10

Ao volante (8/10) Ao volante também sentimos uma clara evolução face ao antecessor. Se por um lado a posição de condução dá uma maior sensação de SUV e menos crossover, por outro não deixou de ser um carro equilibrado. A Mercedes conseguiu encontrar um bom compromisso entre conforto e dinamismo, auxiliado por uma direção precisa. Quando selecionamos o modo Sport, percebemos que o chassis tem uma boa afinação e, por isso, conseguimos ter uma considerável estabilidade em curva. Neste modo, a resposta ao acelerador fica mais rápida e a direção mais firme, uma característica visível nos restantes SUV da gama.

Motor

8/10

Motor (8/10) Sendo esta a versão 200 d, o GLA está equipado com o motor quatro cilindros 2.0 litros de 150 cavalos e 320 Nm de binário, associado à caixa automática de oito velocidades. Com estes valores, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 208 km/h. A resposta ao acelerador é pronta e a mudança de relação de caixa é suave, uma clara demonstração de que as transmissões automáticas são cada vez mais uma boa escolha para quem anda todos os dias no para-arranca da cidade.

Balanço Final

8/10

Balanço Final (8/10) Esta segunda geração do Mercedes GLA está mais apelativa. Mais SUV do que anteriormente, fornece aos passageiros um maior espaço, conforto e versatilidade. De um modo geral, o SUV mais pequeno da marca, está pronto para fazer frente aos rivais alemães Audi Q3 ou BMW X1.

Concorrentes

BMW X1 sDrive18d; quatro cilindros 2.0 litros; 150 cavalos; 205 km/h de velocidade máxima; preço começa nos 48 060€.

Audi Q3 35 TDI S Tronic; quatro cilindros 2.0 litros; 150 cavalos; 207 km/h de velocidade máxima; preço começa nos 49 328€.

Ficha Técnica

Motor Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, Diesel; Cilindrada (cm3): 1950; Diâmetro x Curso (mm): 82 x 92,3; Taxa de Compressão: 15,5:1; Potência máxima (CV/rpm): 150/3400-4400; Binário máximo (Nm/rpm): 320/1400-3200; Transmissão: automática de 8 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente; Travões (fr/tr): discos ventilados perfurados/discos ventilados Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 8,6; Velocidade máxima (km/h): 208; Consumos misto (l/100 km): 4,6-4,8; Emissões CO2 (gr/km): 121-126 Dimensões e pesos Comprimento/Largura/Altura (mm): 4410/1834/1611; Distância entre eixos (mm): 2729; Largura de vias (fr/tr mm): 1605/1606; Peso (kg): 1615; Capacidade da bagageira (l): 425; Deposito de combustível (l): 43; Pneus (fr/tr): 215/65 R17

Mais/Menos


Mais

Design, espaço do habitáculo, tecnologia.

Menos

Preço de alguns opcionais.

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 60326€

Preço da versão base (Euros): 47600€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (8/10) No exterior, o GLA está mais crescido e moderno. Na dianteira, a grelha lembra-nos que estamos perante um dos SUV da marca de Estugarda, ladeada pela nova assinatura de luz rasgada em LED. Por outro lado, o pilar traseiro do GLA tem uma descida mais gradual, garantindo um visual dinâmico, quando comparado com o “irmão” GLB, o mais familiar dos SUV compactos da Mercedes-Benz. Tudo isto é complementado por mais dez centímetros de altura, sendo igualmente três centímetros mais largo face ao antecessor, reforçando o carácter mais SUV e, ao mesmo tempo, melhorando o espaço do habitáculo.

Interior

Interior (9/10) Uma das boas surpresas deste novo GLA é o espaço no interior e um dos pontos que mais mudou é a posição de condução. De facto, o condutor senta-se agora numa posição 14 cm mais elevada face à primeira geração do GLA, o que ajuda a ter uma melhor visibilidade para a estrada, um dado pelo qual as pessoas preferem os SUV. Já na segunda fila, os bancos foram chegados mais para trás, o que ajudou a ganhar 11,5 cm de espaço para pernas. Ao abrir o portão da bagageira temos à disposição 435 litros de volume, valor esse que pode aumentar com o deslizar dos bancos traseiros, um dos opcionais que fazem parte desta unidade (367€). Já na tecnologia, de destacar o cada vez mais comum sistema de infotainment MBUX que coloca dois ecrãs digitais lado a lado. O painel de instrumentos tem várias possibilidades de personalização e o controlo pode ser feito pelo touchpad na consola central, toque no ecrã, através do volante ou por voz que responde ao chamamento “Olá Mercedes”.

Equipamento

Equipamento (7/10) O Mercedes-Benz GLA 200d tem de série vários equipamentos como é o caso de assistente ativo de faixa de rodagem, active brake assist, sensores de chuva, cruise control ou sistema de multimédia MBUX. Contudo, a unidade em ensaio está equipada com alguns opcionais que aumentam o preço para os 60 326€. Falamos do teto de abrir panorâmico (1179€), Pack Night (163€), Linha AMG que acrescenta ar condicionado automático, faróis LED High Performance e portão traseiro elétrico (4025€) ou do Pack Premium (3211€). Sem esquecer a realidade aumentada MBUX para sistema de navegação (407€) e a pintura metalizada preto Cosmos (650€).

Consumos

Consumos (9/10) No que diz respeito a consumos, o motor 2.0 litros demonstra que é uma motorização pouco gastadora. Passando para números, percebemos que a marca alemã anuncia valores entre os 4,6 e os 4,8 l/100km. Durante o ensaio conseguimos um consumo médio entre os 5,9 e 6,1 l/100 km, num trajeto misto. Quando chega a altura de espremer todos os 150 cavalos do SUV alemão os consumos sobem para valores superiores a 7 l/100km. Ainda assim, não deixam de ser valores interessantes tendo em conta a potência disponível e as dimensões do SUV.

Ao volante

Ao volante (8/10) Ao volante também sentimos uma clara evolução face ao antecessor. Se por um lado a posição de condução dá uma maior sensação de SUV e menos crossover, por outro não deixou de ser um carro equilibrado. A Mercedes conseguiu encontrar um bom compromisso entre conforto e dinamismo, auxiliado por uma direção precisa. Quando selecionamos o modo Sport, percebemos que o chassis tem uma boa afinação e, por isso, conseguimos ter uma considerável estabilidade em curva. Neste modo, a resposta ao acelerador fica mais rápida e a direção mais firme, uma característica visível nos restantes SUV da gama.

Concorrentes

BMW X1 sDrive18d; quatro cilindros 2.0 litros; 150 cavalos; 205 km/h de velocidade máxima; preço começa nos 48 060€.

Audi Q3 35 TDI S Tronic; quatro cilindros 2.0 litros; 150 cavalos; 207 km/h de velocidade máxima; preço começa nos 49 328€.

Motor

Motor (8/10) Sendo esta a versão 200 d, o GLA está equipado com o motor quatro cilindros 2.0 litros de 150 cavalos e 320 Nm de binário, associado à caixa automática de oito velocidades. Com estes valores, é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 208 km/h. A resposta ao acelerador é pronta e a mudança de relação de caixa é suave, uma clara demonstração de que as transmissões automáticas são cada vez mais uma boa escolha para quem anda todos os dias no para-arranca da cidade.

Balanço final

Balanço Final (8/10) Esta segunda geração do Mercedes GLA está mais apelativa. Mais SUV do que anteriormente, fornece aos passageiros um maior espaço, conforto e versatilidade. De um modo geral, o SUV mais pequeno da marca, está pronto para fazer frente aos rivais alemães Audi Q3 ou BMW X1.

Mais

Design, espaço do habitáculo, tecnologia.

Menos

Preço de alguns opcionais.

Ficha técnica

Motor Tipo: 4 cilindros em linha, injeção direta, turbo, Diesel; Cilindrada (cm3): 1950; Diâmetro x Curso (mm): 82 x 92,3; Taxa de Compressão: 15,5:1; Potência máxima (CV/rpm): 150/3400-4400; Binário máximo (Nm/rpm): 320/1400-3200; Transmissão: automática de 8 velocidades; Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente; Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson/independente; Travões (fr/tr): discos ventilados perfurados/discos ventilados Prestações e consumos Aceleração 0-100 km/h (s): 8,6; Velocidade máxima (km/h): 208; Consumos misto (l/100 km): 4,6-4,8; Emissões CO2 (gr/km): 121-126 Dimensões e pesos Comprimento/Largura/Altura (mm): 4410/1834/1611; Distância entre eixos (mm): 2729; Largura de vias (fr/tr mm): 1605/1606; Peso (kg): 1615; Capacidade da bagageira (l): 425; Deposito de combustível (l): 43; Pneus (fr/tr): 215/65 R17

Preço da versão ensaiada (Euros): 60326€
Preço da versão base (Euros): 47600€