Mazda3 2.0 E-SKYACTIV G Nagisa – Ensaio Teste
O Mazda3, é um dos porta-estandartes da marca japonesa. A quarta geração, lançada em 2019, recebeu uma atualização em 2023, com alguns pormenores aprimorados. A filosofia da Mazda enfatiza a criação de uma ligação perfeita entre o condutor e o veículo, que Mazda3 tenta concretizar.
As novidades centram-se em retoques no desgin e em alguns componentes do interior, um sistema de infotainment atualizado e novas ajudas à condução. O Mazda3 alinha-se com a visão “Sustainable Zoom-Zoom 2030” da Mazda, introduzindo soluções para uma condução sustentável. A atualização de 2022 melhora os sistemas de segurança e de infoentretenimento do automóvel, elevando ainda mais a sua tecnologia e conveniência.
Depois de termos experimentado as sensações da versão Homura, subimos um degrau na gama e ensaiamos a topo de gama Nagisa, equipada com o motor 2.0L E-SKYACTIV G.
Design
Sensações de condução
Qualidade de construção
Espaço nos bancos traseiros e bagageira
Resposta do motor a baixa rotação
Exterior
Podíamos resumir esta secção de forma muito simples. É bonito por fora e por dentro. O design exterior do Mazda3 apresenta elegância e beleza. O hatchback apresenta linhas simples e proporções únicas, com algum carácter desportivo. A dedicação da Mazda ao trabalho artesanal é evidente nos painéis da carroçaria do Mazda3, que criam transições suaves nos reflexos, e um design elegante da secção dianteira. Os faróis e os farolins traseiros apresentam elementos de design bem pensados, tais como um padrão de iluminação único em forma de anel e indicadores de mudança de direção LED com regulação de intensidade. O Mazda3 2024 apresenta duas novas cores exteriores, Zircon Sand e Ceramic, juntamente com uma variedade de outras opções, para complementar o seu estilo dinâmico e elegante.
Não temos dúvidas de que este Mazda 3 é um caso sério, no que diz respeito à sua “pinta”. A beleza das suas linhas torna-o mais distinto e como apela a uma fração muito específica do mercado, isso confere-lhe também alguma exclusividade. Se tivéssemos de escolher um carro deste segmento apenas pelo aspeto exterior, o Mazda 3 seria provavelmente uma das primeiras opções.
Interior
O interior do Mazda3 2024 abraça o design minimalista. As atualizações ergonómicas incluem um ecrã de infoentretenimento melhorado, portas USB-C e controlos HVAC otimizados. Os controlos do volante apresentam agora uma tonalidade mais escura para uma melhor legibilidade. O ecrã central atualizado de 10,25″ está orientado para o condutor e integra-se nas linhas interiores. Os acabamentos interiores refletem o compromisso da Mazda para com a qualidade e o estilo. E, de facto, a qualidade é a palavra que mais rapidamente é referida quando falamos do interior deste Mazda 3. Além do visual apelativo e simples, qualquer superfície que tocamos dá a sensação de trabalho bem executado, bom gosto e qualidade.
O espaço para os ocupantes dos bancos da frente é bom, os bancos são confortáveis e com excelente apoio lateral. Nos bancos de trás o espaço já não é tão generoso, o que se torna num ponto negativo. O espaço na bagageira também não é digno de referência, mas é suficiente para uma utilização comum.
Equipamento
A Interface Homem-Máquina (HMI) foi refinada para minimizar as distrações, com um ecrã TFT de 7 polegadas alinhado com o Active Driving Display para facilitar a visualização. O ecrã central de 10,25″ oferece uma visualização em ecrã dividido e uma interface tátil para Apple CarPlay e Android Auto, agora disponível sem fios, juntamente com uma base de carregamento sem fios. O sistema Mazda Connect inclui reconhecimento de voz avançado e capacidades de navegação melhoradas, incluindo funções de pesquisa online e mapeamento melhorado. O uso do sistema de infotainment exige alguma adaptação, com o botão rotativo entre o banco do condutor e do passageiro a poder ser usado para maior conforto. A maioria dos utilizadores irá estar mais familiarizado com os ecrãs táteis pelo que esta solução “cheira” a retrocesso. O ecrã permite o uso direto, mas está algo distante do condutor o que não ajuda.
A aplicação MyMazda disponibiliza funcionalidades como o Localizador de Veículos, o Bloqueio Remoto de Portas e verificações do estado do veículo, juntamente com atualizações de cibersegurança para maior proteção. O sistema de som premium oferece uma disposição de colunas meticulosamente concebida com opções para o sistema Mazda Harmonic Acoustics de 8 colunas ou o sistema Bose de 12 colunas, proporcionando uma qualidade de áudio excecional. E nos tempos que correm, muitos condutores optam por um sistema de som de melhor qualidade, pois por vezes o seu carro é o seu sistema Hi Fi de preferência, usando o trajeto para o trabalho ou para casa, para ouvir a sua música de eleição. No Mazda 3 terá uma excelente experiência.
O Mazda3 de 2024 apresenta quatro características de segurança melhoradas: Alerta de Distração do Condutor, Travagem Autónoma de Emergência (AEB) noturna melhorada, Assistência Inteligente à Velocidade (ISA) e Apoio ao Tráfego e Cruzeiro (CTS). Estas tecnologias trabalham em conjunto para maximizar a segurança.
O sistema de Alerta de Distração do Condutor utiliza câmaras de infravermelhos para detetar a desatenção do condutor e emitir alertas. O AEB noturno melhora a prevenção de colisões em condições de fraca luminosidade. O ISA mantém as velocidades legais através da deteção de sinais de trânsito, enquanto o CTS oferece assistência em trânsito congestionado, incluindo a centragem na faixa de rodagem e o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo.
A lista de equipamentos é bem apetrechada, com tecnologia útil e, maioritariamente, de fácil uso.
Consumos
Os consumos deveriam ser um dos pontos fortes deste Mazda 3, e os números obtidos com a versão Homura prometiam mais do mesmo. No entanto, com este Mazda 3 Nagisa, conseguimos consumos a rondar os 7l/100km. Chegamos aos 7,2, numa utilização que não foi exagerada e com percursos variados, enfrentando trânsito de cidade, estradas nacionais e até autoestrada. Não é mau, mas esperávamos mais.
Ao Volante
Ao entrar no carro, encontramos facilmente a posição de condução ideal. A sensação é que estamos um pouco mais baixos do que noutras propostas, mas tal não influi sobremaneira na visibilidade que temos para a frente e laterais. A visibilidade traseira fica algo comprometida, mas a tecnologia (câmara traseira) permite que esse já não seja um problema digno de registo. Os comandos do volante são fáceis de usar, com uma sensação tátil agradável. À nossa frente encontramos um painel de instrumentos com toda a informação bem visível. A zona central do velocímetro é digital, ao contrário dos manómetros que ladeiam o ecrã digital, numa mistura que se torna agradável. O carro é baixo e demos conta disso ao pagar as portagens. A necessidade de nos esticarmos um pouco para fora da janela, permitiu notar esse facto, com uma janela que não permite colocar a cabeça de fora com facilidade. Pormenores que não o irão dissuadir de comprar o carro, se estiver interessado.
A condução é agradável, com uma suspensão para o firme, num compromisso que privilegia mais a dinâmica de condução, sem comprometer em demasia o conforto. O Mazda 3 é firme, mas confortável. A firmeza faz-se notar na condução mais desportiva, com o carro a responder bem às solicitações em estradas sinuosas, sem grande adornar de carroçaria. O prazer de condução é superior do que noutros modelos deste segmento, ajudado pela caixa de velocidades, convidativa, que complementa bem o feeling do carro.
Para andamentos mais apimentados, vai ter de trabalhar bem a caixa. O motor não é muito solícito a baixas rotações, com respostas que até se podem tornar algo desapontantes. Mas se usar todo o conta rotações, poderá entender que em altos regimes, o cenário muda de figura e o Mazda 3 pode ser um companheiro divertido. No entanto, para uma utilização diária, a falta de alma nas rotações mais baixas não ajuda, especialmente numa utilização mais em cidade.
O feeling do volante é também bom. Com menos assistência do que estamos agora habituados noutras propostas, pode parecer algo pesada, mas tem o peso certo para quem gosta de ritmos mais acelerados.
O sistema mild-hybrid permite uma boa poupança, permitindo transições suaves com o sistema Stop&Start. Também apresenta uma boa agilidade o que permite resolver a maioria dos desafios em ambientes mais estreitos, com relativa facilidade.
Motor
Esta versão do Mazda 3 vem equipada com motor e-Skyactiv G de 2,0 litros de 150 CV da Mazda, apoiados pelo sistema Mazda M Hybrid. Disponíveis em duas versões, estes motores produzem 122 cv ou 150 cv, ambos com um binário máximo de 213 Nm. Estes motores estão associados a uma caixa manual Skyactiv-MT de seis velocidades ou a uma caixa automática Skyactiv-Drive de seis velocidades. O sistema de desativação de cilindros aumenta as poupanças de combustível, alternando sem problemas entre o funcionamento de dois e quatro cilindros, particularmente em situações de carga reduzida.
Todos os modelos Mazda3 com motores e-Skyactiv G e e-Skyactiv X incluem um sistema híbrido moderado de 24V, destinado a minimizar o consumo de combustível e a aumentar a economia de combustível. Este sistema capta a energia normalmente perdida durante a desaceleração e utiliza-a para alimentar um motor elétrico que apoia o motor. O sistema Híbrido Mazda M permite períodos de paragem prolongada do motor, como, por exemplo, quando está parado nos semáforos, otimizando ainda mais a eficiência do combustível.
No centro do sistema está o gerador de arranque integrado (ISG) acionado por correia, que converte a energia cinética recuperada em energia elétrica e a armazena numa bateria de iões de lítio. Um conversor DC-DC ajusta então a energia para a voltagem necessária aos sistemas elétricos do automóvel.
Para além dos benefícios ambientais, o sistema Mazda M Hybrid melhora a condução, assegurando transições suaves durante o arranque, aceleração e paragem. O sistema híbrido pode substituir o binário do motor elétrico pelo binário do motor, mantendo a aceleração e consumindo menos combustível.
Balanço Final
O Mazda 3 não vai ser o carro indicado para muita gente. É uma proposta específica que mistura elegância, linhas agradáveis, interior de qualidade e uma sensação de condução a apelar aos condutores que não dispensam o prazer de condução. Para quem quer um carro apenas como uma ferramenta de transporte, ou pretende um veículo prático, há particularidades do Mazda 3 que o vão deixar de pé atrás. Há propostas mais adequadas para esses casos. Mas quem procura um bom carro, com linhas que se vão destacar na rua, um toque de exclusividade e com um feeling de condução apelativo, o Mazda 3 ganha face a outras soluções do mercado. O preço não é o mais convidativo, mas quem optar por este Mazda 3, vai estar muito certo da sua escolha, apesar dos compromissos que terá de fazer em certos capítulos e vai defendê-la com unhas e dentes.
Concorrentes
Hyundai i30 1.0 TGDI 48V 88 kW (120 CV)
Opel Astra GS 1.2 Turbo 96 kW (130 CV)
CUPRA Leon 1.0 TSI 81 KW (110 CV) Style
Volkswagen Golf Life 1.5 TSI 85 kW (115 CV)
Ficha Técnica
Velocidade máxima – 206 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 9,1 s
Consumo de combustível – Combinado 5,6 l/100 km (registado no teste – 7l/100km)
Comprimento – 4460 mm
Largura – 1795 mm
Altura – 1.435 mm
Distância entre eixos – 2.725 mm
Peso 1.309 kg
Depósito de combustível – Gasolina : 51 l
Potência máxima – 150 cv / 110 kW
Binário máximo – 213 Nm
Número de cilindros – 4
Disposição dos cilindros – Em linha
Tração dianteira
Caixa de velocidades manual
Número de velocidades 6
Pneus dianteiros 215/45 R18
Pneus traseiros 215/45 R18
Mais/Menos
Mais
Design
Sensações de condução
Qualidade de construção
Menos
Espaço nos bancos traseiros e bagageira
Resposta do motor a baixa rotação
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 38.060€
Preço da versão base (Euros): €
Exterior
Podíamos resumir esta secção de forma muito simples. É bonito por fora e por dentro. O design exterior do Mazda3 apresenta elegância e beleza. O hatchback apresenta linhas simples e proporções únicas, com algum carácter desportivo. A dedicação da Mazda ao trabalho artesanal é evidente nos painéis da carroçaria do Mazda3, que criam transições suaves nos reflexos, e um design elegante da secção dianteira. Os faróis e os farolins traseiros apresentam elementos de design bem pensados, tais como um padrão de iluminação único em forma de anel e indicadores de mudança de direção LED com regulação de intensidade. O Mazda3 2024 apresenta duas novas cores exteriores, Zircon Sand e Ceramic, juntamente com uma variedade de outras opções, para complementar o seu estilo dinâmico e elegante.
Não temos dúvidas de que este Mazda 3 é um caso sério, no que diz respeito à sua “pinta”. A beleza das suas linhas torna-o mais distinto e como apela a uma fração muito específica do mercado, isso confere-lhe também alguma exclusividade. Se tivéssemos de escolher um carro deste segmento apenas pelo aspeto exterior, o Mazda 3 seria provavelmente uma das primeiras opções.
Interior
O interior do Mazda3 2024 abraça o design minimalista. As atualizações ergonómicas incluem um ecrã de infoentretenimento melhorado, portas USB-C e controlos HVAC otimizados. Os controlos do volante apresentam agora uma tonalidade mais escura para uma melhor legibilidade. O ecrã central atualizado de 10,25″ está orientado para o condutor e integra-se nas linhas interiores. Os acabamentos interiores refletem o compromisso da Mazda para com a qualidade e o estilo. E, de facto, a qualidade é a palavra que mais rapidamente é referida quando falamos do interior deste Mazda 3. Além do visual apelativo e simples, qualquer superfície que tocamos dá a sensação de trabalho bem executado, bom gosto e qualidade.
O espaço para os ocupantes dos bancos da frente é bom, os bancos são confortáveis e com excelente apoio lateral. Nos bancos de trás o espaço já não é tão generoso, o que se torna num ponto negativo. O espaço na bagageira também não é digno de referência, mas é suficiente para uma utilização comum.
Equipamento
A Interface Homem-Máquina (HMI) foi refinada para minimizar as distrações, com um ecrã TFT de 7 polegadas alinhado com o Active Driving Display para facilitar a visualização. O ecrã central de 10,25″ oferece uma visualização em ecrã dividido e uma interface tátil para Apple CarPlay e Android Auto, agora disponível sem fios, juntamente com uma base de carregamento sem fios. O sistema Mazda Connect inclui reconhecimento de voz avançado e capacidades de navegação melhoradas, incluindo funções de pesquisa online e mapeamento melhorado. O uso do sistema de infotainment exige alguma adaptação, com o botão rotativo entre o banco do condutor e do passageiro a poder ser usado para maior conforto. A maioria dos utilizadores irá estar mais familiarizado com os ecrãs táteis pelo que esta solução “cheira” a retrocesso. O ecrã permite o uso direto, mas está algo distante do condutor o que não ajuda.
A aplicação MyMazda disponibiliza funcionalidades como o Localizador de Veículos, o Bloqueio Remoto de Portas e verificações do estado do veículo, juntamente com atualizações de cibersegurança para maior proteção. O sistema de som premium oferece uma disposição de colunas meticulosamente concebida com opções para o sistema Mazda Harmonic Acoustics de 8 colunas ou o sistema Bose de 12 colunas, proporcionando uma qualidade de áudio excecional. E nos tempos que correm, muitos condutores optam por um sistema de som de melhor qualidade, pois por vezes o seu carro é o seu sistema Hi Fi de preferência, usando o trajeto para o trabalho ou para casa, para ouvir a sua música de eleição. No Mazda 3 terá uma excelente experiência.
O Mazda3 de 2024 apresenta quatro características de segurança melhoradas: Alerta de Distração do Condutor, Travagem Autónoma de Emergência (AEB) noturna melhorada, Assistência Inteligente à Velocidade (ISA) e Apoio ao Tráfego e Cruzeiro (CTS). Estas tecnologias trabalham em conjunto para maximizar a segurança.
O sistema de Alerta de Distração do Condutor utiliza câmaras de infravermelhos para detetar a desatenção do condutor e emitir alertas. O AEB noturno melhora a prevenção de colisões em condições de fraca luminosidade. O ISA mantém as velocidades legais através da deteção de sinais de trânsito, enquanto o CTS oferece assistência em trânsito congestionado, incluindo a centragem na faixa de rodagem e o controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo.
A lista de equipamentos é bem apetrechada, com tecnologia útil e, maioritariamente, de fácil uso.
Consumos
Os consumos deveriam ser um dos pontos fortes deste Mazda 3, e os números obtidos com a versão Homura prometiam mais do mesmo. No entanto, com este Mazda 3 Nagisa, conseguimos consumos a rondar os 7l/100km. Chegamos aos 7,2, numa utilização que não foi exagerada e com percursos variados, enfrentando trânsito de cidade, estradas nacionais e até autoestrada. Não é mau, mas esperávamos mais.
Ao volante
Ao entrar no carro, encontramos facilmente a posição de condução ideal. A sensação é que estamos um pouco mais baixos do que noutras propostas, mas tal não influi sobremaneira na visibilidade que temos para a frente e laterais. A visibilidade traseira fica algo comprometida, mas a tecnologia (câmara traseira) permite que esse já não seja um problema digno de registo. Os comandos do volante são fáceis de usar, com uma sensação tátil agradável. À nossa frente encontramos um painel de instrumentos com toda a informação bem visível. A zona central do velocímetro é digital, ao contrário dos manómetros que ladeiam o ecrã digital, numa mistura que se torna agradável. O carro é baixo e demos conta disso ao pagar as portagens. A necessidade de nos esticarmos um pouco para fora da janela, permitiu notar esse facto, com uma janela que não permite colocar a cabeça de fora com facilidade. Pormenores que não o irão dissuadir de comprar o carro, se estiver interessado.
A condução é agradável, com uma suspensão para o firme, num compromisso que privilegia mais a dinâmica de condução, sem comprometer em demasia o conforto. O Mazda 3 é firme, mas confortável. A firmeza faz-se notar na condução mais desportiva, com o carro a responder bem às solicitações em estradas sinuosas, sem grande adornar de carroçaria. O prazer de condução é superior do que noutros modelos deste segmento, ajudado pela caixa de velocidades, convidativa, que complementa bem o feeling do carro.
Para andamentos mais apimentados, vai ter de trabalhar bem a caixa. O motor não é muito solícito a baixas rotações, com respostas que até se podem tornar algo desapontantes. Mas se usar todo o conta rotações, poderá entender que em altos regimes, o cenário muda de figura e o Mazda 3 pode ser um companheiro divertido. No entanto, para uma utilização diária, a falta de alma nas rotações mais baixas não ajuda, especialmente numa utilização mais em cidade.
O feeling do volante é também bom. Com menos assistência do que estamos agora habituados noutras propostas, pode parecer algo pesada, mas tem o peso certo para quem gosta de ritmos mais acelerados.
O sistema mild-hybrid permite uma boa poupança, permitindo transições suaves com o sistema Stop&Start. Também apresenta uma boa agilidade o que permite resolver a maioria dos desafios em ambientes mais estreitos, com relativa facilidade.
Concorrentes
Hyundai i30 1.0 TGDI 48V 88 kW (120 CV)
Opel Astra GS 1.2 Turbo 96 kW (130 CV)
CUPRA Leon 1.0 TSI 81 KW (110 CV) Style
Volkswagen Golf Life 1.5 TSI 85 kW (115 CV)
Motor
Esta versão do Mazda 3 vem equipada com motor e-Skyactiv G de 2,0 litros de 150 CV da Mazda, apoiados pelo sistema Mazda M Hybrid. Disponíveis em duas versões, estes motores produzem 122 cv ou 150 cv, ambos com um binário máximo de 213 Nm. Estes motores estão associados a uma caixa manual Skyactiv-MT de seis velocidades ou a uma caixa automática Skyactiv-Drive de seis velocidades. O sistema de desativação de cilindros aumenta as poupanças de combustível, alternando sem problemas entre o funcionamento de dois e quatro cilindros, particularmente em situações de carga reduzida.
Todos os modelos Mazda3 com motores e-Skyactiv G e e-Skyactiv X incluem um sistema híbrido moderado de 24V, destinado a minimizar o consumo de combustível e a aumentar a economia de combustível. Este sistema capta a energia normalmente perdida durante a desaceleração e utiliza-a para alimentar um motor elétrico que apoia o motor. O sistema Híbrido Mazda M permite períodos de paragem prolongada do motor, como, por exemplo, quando está parado nos semáforos, otimizando ainda mais a eficiência do combustível.
No centro do sistema está o gerador de arranque integrado (ISG) acionado por correia, que converte a energia cinética recuperada em energia elétrica e a armazena numa bateria de iões de lítio. Um conversor DC-DC ajusta então a energia para a voltagem necessária aos sistemas elétricos do automóvel.
Para além dos benefícios ambientais, o sistema Mazda M Hybrid melhora a condução, assegurando transições suaves durante o arranque, aceleração e paragem. O sistema híbrido pode substituir o binário do motor elétrico pelo binário do motor, mantendo a aceleração e consumindo menos combustível.
Balanço final
O Mazda 3 não vai ser o carro indicado para muita gente. É uma proposta específica que mistura elegância, linhas agradáveis, interior de qualidade e uma sensação de condução a apelar aos condutores que não dispensam o prazer de condução. Para quem quer um carro apenas como uma ferramenta de transporte, ou pretende um veículo prático, há particularidades do Mazda 3 que o vão deixar de pé atrás. Há propostas mais adequadas para esses casos. Mas quem procura um bom carro, com linhas que se vão destacar na rua, um toque de exclusividade e com um feeling de condução apelativo, o Mazda 3 ganha face a outras soluções do mercado. O preço não é o mais convidativo, mas quem optar por este Mazda 3, vai estar muito certo da sua escolha, apesar dos compromissos que terá de fazer em certos capítulos e vai defendê-la com unhas e dentes.
Design
Sensações de condução
Qualidade de construção
MenosEspaço nos bancos traseiros e bagageira
Resposta do motor a baixa rotação
Ficha técnica
Velocidade máxima – 206 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 9,1 s
Consumo de combustível – Combinado 5,6 l/100 km (registado no teste – 7l/100km)
Comprimento – 4460 mm
Largura – 1795 mm
Altura – 1.435 mm
Distância entre eixos – 2.725 mm
Peso 1.309 kg
Depósito de combustível – Gasolina : 51 l
Potência máxima – 150 cv / 110 kW
Binário máximo – 213 Nm
Número de cilindros – 4
Disposição dos cilindros – Em linha
Tração dianteira
Caixa de velocidades manual
Número de velocidades 6
Pneus dianteiros 215/45 R18
Pneus traseiros 215/45 R18
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