Hyundai Ioniq 6 Vanguard 77kW MY23– Ensaio Teste
Depois do que se viu com o Ioniq 5, foi surpreendente o caminho levado a cabo pela Hyundai no Ioniq 6, num automóvel que procurou acima de tudo a maior eficiência energética possível. Como resultado o Ioniq 6 surgiu com uma estética que é a antítese do ‘5’ mas com bem maior autonomia, e muita tecnologia. Claro que partilha componentes com o ‘5’ mas o ‘embrulho’ é totalmente diferente. Carregamentos rápidos, boa aceleração, melhor autonomia, e novamente muito espaço no interior.
O efeito da carroçaria baixa e aerodinâmica reduz, logicamente, a resistência aerodinâmica, o que significa que o carro precisa de menos energia para se mover à mesma velocidade. Resultado: maior autonomia e menor consumo de energia. E também ajuda no desempenho, pois a menor resistência aerodinâmica permite também que o carro acelere mais rapidamente e atinja uma velocidade máxima ainda mais alta.
Ganha-se a esse nível e ainda em estabilidade, um centro de gravidade mais baixo, menor ruído, pois um fluxo de ar mais suave ao redor do carro reduz o ruído do vento. Quanto ao design mais elegante fica com o gosto de cada um, gosto mais do Ioniq 5, já o assumi anteriormente.
De resto, compreendemos e elogiamos o design elegante, destacamos a autonomia e o interior espaçoso. Tal como no Ioniq 5, o preço do ‘6’ é também elevado, mas está longe de ter uma má relação custo-benefício. É sem dúvida, dentro do seu contexto, um dos melhores carros elétricos do mercado
A marca diz que este Ioniq 6 é um ‘game changer’, não vamos tão longe, mas uma autonomia WLTP até 614 km é impressionante. Contudo, só chega a esses valores em cidade, mas pode contar com um autonomia à volta dos 500 Km, dependendo da utilização, claro, cerca de mais 100 Km que o Ioniq 5.
Foi construído na inovadora Plataforma Modular Global-Elétrica (E-GMP), a bateria é colocada entre os eixos, o que garante uma melhor distribuição do peso entre a frente e a traseira e o seu baixo centro de gravidade ajuda na dinâmica de condução.
Exterior
O design é elegante, mas foi uma grande mudança face ao Ioniq 5. O design é mais sofisticado e tudo foi pensado em função da aerodinâmica. Tem um coeficiente aerodinâmico baixo, 0,21, tem linhas sofisticadas, curvas largas e linhas suaves. Como se sabe com os veículos elétricos, a resistência ao ar é mais importante do que qualquer outro fator na redução do consumo e aumento da autonomia e nesse aspeto a Hyundai foi o mais longe que lhes foi possível. Não falta nada, puxadores embutidos, spoiler traseiro, air flaps ativos, entradas de ar, defletores aerodinâmicos e redução do espaço entre a roda e a cava da roda.
Interior
O interior é espaçoso, e foram usados materiais ecológicos, sustentáveis e de alta qualidade. Os acabamentos são bons e design moderno. O sistema de infotainment é fácil de usar, informativo e personalizável. O display integrado é extra largo, e combina um ecrã tátil de 12,3” e um cluster digital de 12,3”. A consola central em forma de ponte oferece uma capacidade grande de armazenamento conveniente e uma superfície plana perfeita para colocar um computador, pelo que podemos trabalhar sem sair do banco do condutor.
A Posição de condução é boa q.b., bem como a visibilidade. A instrumentação está bem posicionada, temos o enorme ecrã tátil e também, logo por baixo, um bom conjunto de botões físicos e digitais com ‘atalhos’. O carro é baixo mas a acessibilidade é boa embora se deva ter cuidado com a cabeça porque o carro é baixo. A habitabilidade é ainda melhor. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e memória que é opcional. O carro é amplo e espaçoso, mais do que suficiente para cinco adultos altos, e o espaço para as pernas no banco traseiro é comparável ao de um carro de luxo, mas o espaço para a cabeça no banco traseiro pode ser mais limitado para pessoas muito altas para além de que os joelhos ficam elevados pois o piso é alto, por causa da bateria, em relação ao assento. Se a viagem for grande é incomodativo.
O piso plano facilita o acesso e a acomodação dos passageiros. A bagageira não é referência, mas é boa o suficiente.
Não gosto dos botões dos vidros elétricos na consola central, nem da gaveta-porta-luvas, mas confesso que dessa forma a ‘tralha’ não cai do porta-luvas com facilidade.
Equipamento
O Ioniq 6 vem de fábrica com um nível de equipamento impressionante, a tecnologia é de última geração, sendo que o Ioniq 6 está repleto de recursos que facilitam e divertem a condução. Destacamos só o principal equipamento: Sistema de infotainment com ecrã tátil de 12,3 polegadas e navegação, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, Head-up display, Carregamento wireless para smartphones, Teto solar panorâmico, Assistente de voz, Vários sistemas de segurança e assistência ao condutor. Como opcionais temos Bancos dianteiros ventilados e com massagem, Sistema de som premium, Faróis de LED adaptativos. Sem dúvida um dos pontos fortes.
Consumos
O Ioniq 6 não é um citadino, longe disso, mas é na cidade que a autonomia surpreende. Em Portugal, temos a sorte que a temperatura é muito mais vezes amena ou quente do que muito fria, os as baterias dos carros elétricos sofrem mais, mas em cidade este carro é bem capaz de fazer bem acima dos 600 Km, provavelmente muito perto ou mesmo 700 Km, e consumos em cidade na volta dos 13 hWh, mas já em estrada ou autoestrada, 22,5 kWh, o que significa cerca de 320 Km. Se a condução for despreocupada q.b., 500 Km, parece um valor razoável.
Pode gerir a intensidade de regeneração através das Patilhas de Mudanças Regenerativas no volante, há quatro níveis ou modo automático, que nos permitem controlar ativamente a quantidade de energia regenerativa produzida pelos travões. Ou seja, em estrada com andamento rápido ou autoestrada, a bateria drena-se com bastante mais facilidade, mas em cidade ou um meio termo, a autonomia é muito razoável, a atirar para o bom.
De referir ainda que há diferenças sensíveis nas jantes que o carro utiliza, tenha esse cuidado na escolha.
De referir que o Ioniq 6 tem a flexibilidade de usar um carregador diferente se um tipo de carregador estiver ocupado, pois suporta uma infraestrutura de carregamento de 400 V e 800 V sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.
Dependendo da sua ligação à rede em casa ou do tipo de estação de carregamento a que tem acesso, o Ioniq 6 oferece-lhe uma gama de possibilidades de carregamento flexíveis, para além do carregamento DC ultrarrápido. Pode carregar em casa durante a noite para aproveitar as tarifas fora do horário de maior uso ou recarregar num supermercado durante as compras, pois o carregador de bordo de 11 kW oferece uma variedade de possibilidades flexíveis. O tempo de carregamento da bateria de 77 kWh é de 7 horas e 10 minutos. (EU 3-phase 230V)
Outro pormenor interessante: basta ligar o seu computador ou bicicleta elétrica para carregá-los, como em casa. A tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) do Ioniq 6 permite fornecer energia pois há uma tomada elétrica de 230 V a bordo que permite que se use ou carregue livremente qualquer dispositivo elétrico. E se estiver na praia ou a fazer um piquenique, pode carregar o seu equipamento de acampamento usando um adaptador que se liga à porta de carregamento externa bidirecional. A porta externa fornece até 3,6 kW de potência, mesmo quando o veículo está desligado.
Ao Volante
O Hyundai Ioniq 6 77kW oferece uma experiência de condução agradável em qualquer tipo de estrada, é confortável, ágil quanto baste, é um carro muito estável em estrada, tem potência mais do que suficiente para responder bem ao acelerador, o motor oferece uma entrega de potência suave e linear e conduz-se bem tanto em cidade como em estrada. É um automóvel previsível, a direção é precisa e progressiva, nada a criticar nos travões, são potentes e progressivos, mas o carro é pesado e convém ter isso em atenção.
Temos quatro modos de condução, Eco, Normal, Sport e Snow, notando-se sensíveis diferenças nos modos, naturalmente, a suspensão do Ioniq 6 absorve bem os impactos, permitindo uma condução confortável. Achei a suspensão um ‘nadinha’ macia demais, mas a verdade é que o tipo de carro não é para estradas muito sinuosas, mas sim para rolar. Em estradas com muitas curvas nota-se um ligeiro ‘fugir de frente’ se formos um pouco acima da medida certa na velocidade.
A insonorização do carro é boa e a experiência de condução é agradável e relaxante, mas falta-lhe ‘emoção’, um pouco mais de ‘sal’…
Motor
O Ioniq 6 está disponível com uma bateria de 77,4 kWh, com tração traseira (2WD) e oferece 228 cv (168 kW) e 350 Nm de binário. O carro tem tração traseira, é potente e eficiente, e pode contar com uma autonomia em ciclo misto por volta dos 500 Km. Suporta carregamento rápido de 800V, Carrega de 10% a 80% em 18 minutos, se encontrar um super carregador, sendo o carregamento rápido uma vantagem importante.
Balanço Final
O Hyundai Ioniq 6 77kW tem bom desempenho e autonomia, ‘real’ ficará seguramente entre os 480-500 km, em percuros misto, o carro tem uma boa eficiência energética, o consumo médio de energia não é alto, é confortável q.b., o interior é espaçoso e bem-acabado, tem uma ampla gama de tecnologias de segurança e assistência ao condutor.
De uma modo geral, o Hyundai Ioniq 6 77kW é um bom carro elétrico, com um bom equilíbrio entre desempenho, autonomia, conforto, tecnologia e design
O preço é um pouco elevado mas com um bom custo-benefício e isso será sempre prerrogativa de cada um. Por fim, não esqueça os 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.
Preço da versão ensaiada Vanguard 59.290€
Preço da versão base (Euros) 53.500€ – Campanha
Concorrentes
O grande destaque deste Ioniq 6 é a autonomia, decorrente da sua refinada aerodinâmica, na linha doutros carros elétricos com carroçaria baixa como o Tesla Model 3, Porsche Taycan, Audi e-tron GT, mas estes dois últimos são ‘doutro campeonato’ e não são concorrentes.
O Kia EV6 e o Volkswagen ID.4 são concorrentes:
KIA EV6: 229 cv, 528 Km autonomia, desde 49.150€
Volkswagen ID.4: Pro City 77 kWh, 286 cv, autonomia 550 Km WLTP, desde 48.072€
Preço da versão ensaiada Vanguard 59.290€
Preço da versão base (Euros) 53.500€ – Campanha
Ficha Técnica
Motor
Potência máxima 228 hp / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Bateria
Capacidade 77,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 350 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW)
Transmissão
Tração às rodas traseiras
Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,4 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 14,3 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 614 km
Número de portas 4
Comprimento 4,855 mm
Largura 1880 mm
Altura 1495 mm
Coeficiente Cx 0,21
Área frontal Não disponível
Peso 1,985 kg
Volume da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 401 litros
Segundo volume de bagageira 45 litros
Número de lugares sentados 5
Disposição dos bancos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões Discos ventilados
345 mm à frente/atrás
Direção
Tipo de assistência Eléctrica
Pneus dianteiros 225/55 R18 98W
Pneus traseiros 225/55 R18 98W
Jantes dianteiras 7,5 x 18
Jantes traseiras 7,5 x 18
Mais/Menos
Mais
Aerodinâmica
Autonomia
Espaço
Tecnologia Vehicle-to-Load (V2L)
Menos
Lugares atrás
Consumo em autoestrada
Preço
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 59290€
Preço da versão base (Euros): 53500€
Exterior
O design é elegante, mas foi uma grande mudança face ao Ioniq 5. O design é mais sofisticado e tudo foi pensado em função da aerodinâmica. Tem um coeficiente aerodinâmico baixo, 0,21, tem linhas sofisticadas, curvas largas e linhas suaves. Como se sabe com os veículos elétricos, a resistência ao ar é mais importante do que qualquer outro fator na redução do consumo e aumento da autonomia e nesse aspeto a Hyundai foi o mais longe que lhes foi possível. Não falta nada, puxadores embutidos, spoiler traseiro, air flaps ativos, entradas de ar, defletores aerodinâmicos e redução do espaço entre a roda e a cava da roda.
Interior
O interior é espaçoso, e foram usados materiais ecológicos, sustentáveis e de alta qualidade. Os acabamentos são bons e design moderno. O sistema de infotainment é fácil de usar, informativo e personalizável. O display integrado é extra largo, e combina um ecrã tátil de 12,3” e um cluster digital de 12,3”. A consola central em forma de ponte oferece uma capacidade grande de armazenamento conveniente e uma superfície plana perfeita para colocar um computador, pelo que podemos trabalhar sem sair do banco do condutor.
A Posição de condução é boa q.b., bem como a visibilidade. A instrumentação está bem posicionada, temos o enorme ecrã tátil e também, logo por baixo, um bom conjunto de botões físicos e digitais com ‘atalhos’. O carro é baixo mas a acessibilidade é boa embora se deva ter cuidado com a cabeça porque o carro é baixo. A habitabilidade é ainda melhor. Os bancos dianteiros têm ajuste elétrico e memória que é opcional. O carro é amplo e espaçoso, mais do que suficiente para cinco adultos altos, e o espaço para as pernas no banco traseiro é comparável ao de um carro de luxo, mas o espaço para a cabeça no banco traseiro pode ser mais limitado para pessoas muito altas para além de que os joelhos ficam elevados pois o piso é alto, por causa da bateria, em relação ao assento. Se a viagem for grande é incomodativo.
O piso plano facilita o acesso e a acomodação dos passageiros. A bagageira não é referência, mas é boa o suficiente.
Não gosto dos botões dos vidros elétricos na consola central, nem da gaveta-porta-luvas, mas confesso que dessa forma a ‘tralha’ não cai do porta-luvas com facilidade.
Equipamento
O Ioniq 6 vem de fábrica com um nível de equipamento impressionante, a tecnologia é de última geração, sendo que o Ioniq 6 está repleto de recursos que facilitam e divertem a condução. Destacamos só o principal equipamento: Sistema de infotainment com ecrã tátil de 12,3 polegadas e navegação, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, Head-up display, Carregamento wireless para smartphones, Teto solar panorâmico, Assistente de voz, Vários sistemas de segurança e assistência ao condutor. Como opcionais temos Bancos dianteiros ventilados e com massagem, Sistema de som premium, Faróis de LED adaptativos. Sem dúvida um dos pontos fortes.
Consumos
O Ioniq 6 não é um citadino, longe disso, mas é na cidade que a autonomia surpreende. Em Portugal, temos a sorte que a temperatura é muito mais vezes amena ou quente do que muito fria, os as baterias dos carros elétricos sofrem mais, mas em cidade este carro é bem capaz de fazer bem acima dos 600 Km, provavelmente muito perto ou mesmo 700 Km, e consumos em cidade na volta dos 13 hWh, mas já em estrada ou autoestrada, 22,5 kWh, o que significa cerca de 320 Km. Se a condução for despreocupada q.b., 500 Km, parece um valor razoável.
Pode gerir a intensidade de regeneração através das Patilhas de Mudanças Regenerativas no volante, há quatro níveis ou modo automático, que nos permitem controlar ativamente a quantidade de energia regenerativa produzida pelos travões. Ou seja, em estrada com andamento rápido ou autoestrada, a bateria drena-se com bastante mais facilidade, mas em cidade ou um meio termo, a autonomia é muito razoável, a atirar para o bom.
De referir ainda que há diferenças sensíveis nas jantes que o carro utiliza, tenha esse cuidado na escolha.
De referir que o Ioniq 6 tem a flexibilidade de usar um carregador diferente se um tipo de carregador estiver ocupado, pois suporta uma infraestrutura de carregamento de 400 V e 800 V sem a necessidade de componentes ou adaptadores adicionais.
Dependendo da sua ligação à rede em casa ou do tipo de estação de carregamento a que tem acesso, o Ioniq 6 oferece-lhe uma gama de possibilidades de carregamento flexíveis, para além do carregamento DC ultrarrápido. Pode carregar em casa durante a noite para aproveitar as tarifas fora do horário de maior uso ou recarregar num supermercado durante as compras, pois o carregador de bordo de 11 kW oferece uma variedade de possibilidades flexíveis. O tempo de carregamento da bateria de 77 kWh é de 7 horas e 10 minutos. (EU 3-phase 230V)
Outro pormenor interessante: basta ligar o seu computador ou bicicleta elétrica para carregá-los, como em casa. A tecnologia Vehicle-to-Load (V2L) do Ioniq 6 permite fornecer energia pois há uma tomada elétrica de 230 V a bordo que permite que se use ou carregue livremente qualquer dispositivo elétrico. E se estiver na praia ou a fazer um piquenique, pode carregar o seu equipamento de acampamento usando um adaptador que se liga à porta de carregamento externa bidirecional. A porta externa fornece até 3,6 kW de potência, mesmo quando o veículo está desligado.
Ao volante
O Hyundai Ioniq 6 77kW oferece uma experiência de condução agradável em qualquer tipo de estrada, é confortável, ágil quanto baste, é um carro muito estável em estrada, tem potência mais do que suficiente para responder bem ao acelerador, o motor oferece uma entrega de potência suave e linear e conduz-se bem tanto em cidade como em estrada. É um automóvel previsível, a direção é precisa e progressiva, nada a criticar nos travões, são potentes e progressivos, mas o carro é pesado e convém ter isso em atenção.
Temos quatro modos de condução, Eco, Normal, Sport e Snow, notando-se sensíveis diferenças nos modos, naturalmente, a suspensão do Ioniq 6 absorve bem os impactos, permitindo uma condução confortável. Achei a suspensão um ‘nadinha’ macia demais, mas a verdade é que o tipo de carro não é para estradas muito sinuosas, mas sim para rolar. Em estradas com muitas curvas nota-se um ligeiro ‘fugir de frente’ se formos um pouco acima da medida certa na velocidade.
A insonorização do carro é boa e a experiência de condução é agradável e relaxante, mas falta-lhe ‘emoção’, um pouco mais de ‘sal’…
Concorrentes
O grande destaque deste Ioniq 6 é a autonomia, decorrente da sua refinada aerodinâmica, na linha doutros carros elétricos com carroçaria baixa como o Tesla Model 3, Porsche Taycan, Audi e-tron GT, mas estes dois últimos são ‘doutro campeonato’ e não são concorrentes.
O Kia EV6 e o Volkswagen ID.4 são concorrentes:
KIA EV6: 229 cv, 528 Km autonomia, desde 49.150€
Volkswagen ID.4: Pro City 77 kWh, 286 cv, autonomia 550 Km WLTP, desde 48.072€
Preço da versão ensaiada Vanguard 59.290€
Preço da versão base (Euros) 53.500€ – Campanha
Motor
O Ioniq 6 está disponível com uma bateria de 77,4 kWh, com tração traseira (2WD) e oferece 228 cv (168 kW) e 350 Nm de binário. O carro tem tração traseira, é potente e eficiente, e pode contar com uma autonomia em ciclo misto por volta dos 500 Km. Suporta carregamento rápido de 800V, Carrega de 10% a 80% em 18 minutos, se encontrar um super carregador, sendo o carregamento rápido uma vantagem importante.
Balanço final
O Hyundai Ioniq 6 77kW tem bom desempenho e autonomia, ‘real’ ficará seguramente entre os 480-500 km, em percuros misto, o carro tem uma boa eficiência energética, o consumo médio de energia não é alto, é confortável q.b., o interior é espaçoso e bem-acabado, tem uma ampla gama de tecnologias de segurança e assistência ao condutor.
De uma modo geral, o Hyundai Ioniq 6 77kW é um bom carro elétrico, com um bom equilíbrio entre desempenho, autonomia, conforto, tecnologia e design
O preço é um pouco elevado mas com um bom custo-benefício e isso será sempre prerrogativa de cada um. Por fim, não esqueça os 7 anos de garantia sem limite de quilómetros.
Preço da versão ensaiada Vanguard 59.290€
Preço da versão base (Euros) 53.500€ – Campanha
Aerodinâmica
Autonomia
Espaço
Tecnologia Vehicle-to-Load (V2L)
Lugares atrás
Consumo em autoestrada
Preço
Ficha técnica
Motor
Potência máxima 228 hp / 168 kW
Binário máximo 350 Nm
Bateria
Capacidade 77,4 kWh
Alimentação eléctrica
Potência máxima de recarga em CC 350 kW
Potência máxima de recarga em AC 11 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 7,3 horas
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 18 min (240 kW)
Transmissão
Tração às rodas traseiras
Caixa de velocidades automática
Desempenho e consumo de combustível aprovados
Velocidade máxima 185 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,4 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria combinada carregada 14,3 kWh/100 km
Autonomia eléctrica WLTP 614 km
Número de portas 4
Comprimento 4,855 mm
Largura 1880 mm
Altura 1495 mm
Coeficiente Cx 0,21
Área frontal Não disponível
Peso 1,985 kg
Volume da bagageira
Volume mínimo com duas filas de bancos disponíveis 401 litros
Segundo volume de bagageira 45 litros
Número de lugares sentados 5
Disposição dos bancos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira Tipo McPherson
Estrutura da suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões Discos ventilados
345 mm à frente/atrás
Direção
Tipo de assistência Eléctrica
Pneus dianteiros 225/55 R18 98W
Pneus traseiros 225/55 R18 98W
Jantes dianteiras 7,5 x 18
Jantes traseiras 7,5 x 18
Preço da versão base (Euros): 53500€
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