Hyundai i20 N 1.6 T-GDi Performance Pack – Ensaio Teste

By on 15 Outubro, 2021

Hyundai i20 N 1.6 T-GDi Performance Pack – Ensaio Teste

Texto: Guilherme André

O novo “bad boy” da Hyundai

A Hyundai decidiu entrar no segmento dos pocket rockets com o novo i20 N. O desportivo sul-coreano, o segundo da divisão N, promete rivalizar com os “veteranos” Ford Fiesta ST e Volkswagen Polo GTI ao apresentar argumentos semelhantes como é o caso de tração dianteira, sensivelmente 200 cv e transmissão manual, tudo por um preço base de 30 mil euros. Será este o melhor pocket rocket da atualidade?


Mais:

Design, dinâmica, motor, sistema de escape

Menos:

Interior dominado por plásticos duros ao toque

Exterior

8/10

Exterior (8/10) Começando pelo exterior, o Hyundai i20 N não deixa dúvidas de que se trata de um pocket rocket. Com um design marcadamente desportivo, diferencia-se das versões base em vários detalhes. Falamos da inclusão de apontamentos em vermelho e preto, para-choques redesenhados, saias laterais com o logo N e a ponteira de escape de dimensões generosas. Comparativamente com os rivais é, talvez, o mais irreverente no que toca a design.

Interior

7/10

Interior (7/10) Passando para o interior, também aqui a marca sul-coreana teve um cuidado especial em separá-lo das versões base. Talvez a alteração mais notória sejam os bancos desportivos específicos desta versão que contam com o logo N integrado no encosto de cabeça. Para além disso, recebe um volante com novas funcionalidades como os dois botões N e ainda um botão circular para comandar o REV Matching, bem como, uma alavanca de caixa de velocidades única.

A qualidade de construção aparenta ser satisfatória, mas o habitáculo é dominado por vários plásticos duros ao toque. Relativamente a espaço, sendo um desportivo de segmento B está em linha com os rivais, ou seja, cabem quatro adultos. Ao nível de tecnologia o ecrã central de 10,25 polegadas recebe um menu específico N onde podemos personalizar um modo de condução “Custom” a nosso gosto ou analisar coisas como forças G ou temperatura do óleo.

Equipamento

8/10

Equipamento (8/10) O Hyundai i20 N deste ensaio conta com o Performance Pack e, por isso, é a versão mais equipada que podemos ter. Assim, encontramos de série coisas como jantes de 18 polegadas, REV matching, capas dos espelhos em preto, chave inteligente, ecrã central de 10,25 polegadas com conectividade ao smartphone através de Apple CarPlay ou Android Auto, bem como, navegação, sistema de som BOSE, vidros traseiros escurecidos, sensores de estacionamento traseiros e câmara traseira, Performance Driving Data System, sistema de controlo N Grin, ponteira de escape desportiva, grupos óticos em LED, bancos desportivos em pele e alcantara e pedais em alumínio. O único opcional desta unidade é mesmo a pintura metalizada que acrescenta 430€ ao preço final.

Consumos

6/10

Consumos (6/10) A Hyundai anuncia um consumo de 6,9 l/100 km para o pequeno i20 N. Durante o nosso ensaio percebemos que é fácil cumprir estes valores ao realizarmos uma média a ritmos contidos de 7,0 l/100 km. Contudo, não é preciso muito para que estes números subam para valores perto dos 9 l/100 km.

Ao Volante

9/10

Ao volante (9/10) O Hyundai i20 N entra num segmento em que um dos pontos mais importantes, ou talvez o mais importante, é a condução. O desportivo sul-coreano conta com uma suspensão marcadamente firme que permite realizar curvas fechadas a velocidades elevadas, sempre com uma grande agilidade. Em alguns casos a roda traseira do interior da curva pode sair do asfalto, embora não seja um levantar tão pronunciado como no Fiesta ST. De um modo geral o i20 N tem na capacidade dinâmica um dos seus principais trunfos e não fica nada atrás do “Rei” do segmento, o Fiesta ST. A traseira não é tão “selvagem” como o rival da oval azul, mas em contrapartida pareceu-nos ligeiramente mais eficaz. Em ritmos contidos, os condutores mais sensíveis podem sentir algum desconforto devido à afinação de suspensão firme.

Motor

8/10

Motor (8/10) Debaixo do capot do Hyundai i20 N encontramos o motor quatro cilindros 1.6 T-GDi com 204 cv e 275 Nm de binário. Este está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades que conta com sistema de REV Matching. Com estes argumentos o i20 N realizar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 230 km/h.

O motor tem “pulmão” desde as 2000 rpm, contudo, a subida de rotação não é tão brusca como seria de esperar, mas sim linear até bem perto do “red line”. Durante a escalada de rotação somos brindados por um som apurado, muito por culpa de um sistema de escape bem trabalhado, que ajuda a tornar a condução mais emotiva.

Balanço Final

8/10

Balanço Final (8/10) Por fim, o Hyundai i20 N chega de “faca afiada” a um segmento que, infelizmente, tem perdido soluções nos últimos anos. Seguindo a filosofia de pocket rocket, o i20 N apresenta-se como um carro divertido de conduzir e que não fica nada atrás do seu principal rival, o Ford Fiesta ST. Se o seu objetivo é comprar um desportivo que lhe dê prazer ao volante sempre que lhe apeteça, então o Hyundai i20 N é uma excelente opção. De referir que o preço base é de 32 mil euros ou 30 mil euros com campanha de financiamento Cetelem.

Concorrentes

Ford Fiesta ST – Motor: 3 cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 200 cv e 320 Nm de binário; Transmissão: manual de 6 velocidades; 0 aos 100 km/h: 6,5 segundos; preço base: n.d.

Volkswagen Polo GTI – Motor: 4 cilindros, 2.0 litros, turbo, gasolina; Potência: 207 cv e 320 Nm de binário; Transmissão: automática de 7 velocidades; 0 aos 100 km/h: 6,5 segundos; preço base: 35 398€

 

Ficha Técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1591

Diâmetro x Curso (mm): 77 x 85,44

Taxa de Compressão: 10 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 204/5500-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 304/2000-4000

Tração: dianteira

Transmissão: Manual de 6 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / Barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 6,2

Velocidade máxima (km/h): 230

Consumos misto (l/100 km): 6,9

Emissões CO2 (gr/km): 158

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4075/1775/1440

Distância entre eixos (mm): 2580

Largura de vias (fr/tr mm): 1544/1542

Peso (kg): 1265

Capacidade da bagageira (l): 352

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/40 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 32 430€
Preço da versão base (Euros): 32 000€ (30 000€ com financiamento Cetelem)

Mais/Menos


Mais

Design, dinâmica, motor, sistema de escape

Menos

Interior dominado por plásticos duros ao toque

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 32430€

Preço da versão base (Euros): 32000€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Exterior (8/10) Começando pelo exterior, o Hyundai i20 N não deixa dúvidas de que se trata de um pocket rocket. Com um design marcadamente desportivo, diferencia-se das versões base em vários detalhes. Falamos da inclusão de apontamentos em vermelho e preto, para-choques redesenhados, saias laterais com o logo N e a ponteira de escape de dimensões generosas. Comparativamente com os rivais é, talvez, o mais irreverente no que toca a design.

Interior

Interior (7/10) Passando para o interior, também aqui a marca sul-coreana teve um cuidado especial em separá-lo das versões base. Talvez a alteração mais notória sejam os bancos desportivos específicos desta versão que contam com o logo N integrado no encosto de cabeça. Para além disso, recebe um volante com novas funcionalidades como os dois botões N e ainda um botão circular para comandar o REV Matching, bem como, uma alavanca de caixa de velocidades única.

A qualidade de construção aparenta ser satisfatória, mas o habitáculo é dominado por vários plásticos duros ao toque. Relativamente a espaço, sendo um desportivo de segmento B está em linha com os rivais, ou seja, cabem quatro adultos. Ao nível de tecnologia o ecrã central de 10,25 polegadas recebe um menu específico N onde podemos personalizar um modo de condução “Custom” a nosso gosto ou analisar coisas como forças G ou temperatura do óleo.

Equipamento

Equipamento (8/10) O Hyundai i20 N deste ensaio conta com o Performance Pack e, por isso, é a versão mais equipada que podemos ter. Assim, encontramos de série coisas como jantes de 18 polegadas, REV matching, capas dos espelhos em preto, chave inteligente, ecrã central de 10,25 polegadas com conectividade ao smartphone através de Apple CarPlay ou Android Auto, bem como, navegação, sistema de som BOSE, vidros traseiros escurecidos, sensores de estacionamento traseiros e câmara traseira, Performance Driving Data System, sistema de controlo N Grin, ponteira de escape desportiva, grupos óticos em LED, bancos desportivos em pele e alcantara e pedais em alumínio. O único opcional desta unidade é mesmo a pintura metalizada que acrescenta 430€ ao preço final.

Consumos

Consumos (6/10) A Hyundai anuncia um consumo de 6,9 l/100 km para o pequeno i20 N. Durante o nosso ensaio percebemos que é fácil cumprir estes valores ao realizarmos uma média a ritmos contidos de 7,0 l/100 km. Contudo, não é preciso muito para que estes números subam para valores perto dos 9 l/100 km.

Ao volante

Ao volante (9/10) O Hyundai i20 N entra num segmento em que um dos pontos mais importantes, ou talvez o mais importante, é a condução. O desportivo sul-coreano conta com uma suspensão marcadamente firme que permite realizar curvas fechadas a velocidades elevadas, sempre com uma grande agilidade. Em alguns casos a roda traseira do interior da curva pode sair do asfalto, embora não seja um levantar tão pronunciado como no Fiesta ST. De um modo geral o i20 N tem na capacidade dinâmica um dos seus principais trunfos e não fica nada atrás do “Rei” do segmento, o Fiesta ST. A traseira não é tão “selvagem” como o rival da oval azul, mas em contrapartida pareceu-nos ligeiramente mais eficaz. Em ritmos contidos, os condutores mais sensíveis podem sentir algum desconforto devido à afinação de suspensão firme.

Concorrentes

Ford Fiesta ST – Motor: 3 cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 200 cv e 320 Nm de binário; Transmissão: manual de 6 velocidades; 0 aos 100 km/h: 6,5 segundos; preço base: n.d.

Volkswagen Polo GTI – Motor: 4 cilindros, 2.0 litros, turbo, gasolina; Potência: 207 cv e 320 Nm de binário; Transmissão: automática de 7 velocidades; 0 aos 100 km/h: 6,5 segundos; preço base: 35 398€

 

Motor

Motor (8/10) Debaixo do capot do Hyundai i20 N encontramos o motor quatro cilindros 1.6 T-GDi com 204 cv e 275 Nm de binário. Este está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades que conta com sistema de REV Matching. Com estes argumentos o i20 N realizar a aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 230 km/h.

O motor tem “pulmão” desde as 2000 rpm, contudo, a subida de rotação não é tão brusca como seria de esperar, mas sim linear até bem perto do “red line”. Durante a escalada de rotação somos brindados por um som apurado, muito por culpa de um sistema de escape bem trabalhado, que ajuda a tornar a condução mais emotiva.

Balanço final

Balanço Final (8/10) Por fim, o Hyundai i20 N chega de “faca afiada” a um segmento que, infelizmente, tem perdido soluções nos últimos anos. Seguindo a filosofia de pocket rocket, o i20 N apresenta-se como um carro divertido de conduzir e que não fica nada atrás do seu principal rival, o Ford Fiesta ST. Se o seu objetivo é comprar um desportivo que lhe dê prazer ao volante sempre que lhe apeteça, então o Hyundai i20 N é uma excelente opção. De referir que o preço base é de 32 mil euros ou 30 mil euros com campanha de financiamento Cetelem.

Mais

Design, dinâmica, motor, sistema de escape

Menos

Interior dominado por plásticos duros ao toque

Ficha técnica

Motor                                                                            

Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina

Cilindrada (cm3): 1591

Diâmetro x Curso (mm): 77 x 85,44

Taxa de Compressão: 10 a 1

Potência máxima (CV/rpm): 204/5500-6000

Binário máximo (Nm/rpm): 304/2000-4000

Tração: dianteira

Transmissão: Manual de 6 velocidades

Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente

Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / Barra de torção

Travões (fr/tr): discos ventilados / discos

Prestações e consumos 

Aceleração 0-100 km/h (s): 6,2

Velocidade máxima (km/h): 230

Consumos misto (l/100 km): 6,9

Emissões CO2 (gr/km): 158

Dimensões e pesos 

Comprimento/Largura/Altura (mm): 4075/1775/1440

Distância entre eixos (mm): 2580

Largura de vias (fr/tr mm): 1544/1542

Peso (kg): 1265

Capacidade da bagageira (l): 352

Deposito de combustível (l): 40

Pneus (fr/tr): 215/40 R18

Preço da versão ensaiada (Euros): 32 430€
Preço da versão base (Euros): 32 000€ (30 000€ com financiamento Cetelem)

Preço da versão ensaiada (Euros): 32430€
Preço da versão base (Euros): 32000€