Honda e:Ny1 – Ensaio teste

By on 25 Setembro, 2024

A primeira aventura 100% da Honda na Europa não correu da melhor foram. O pequeno interessante Honda e não vingou. Mas a marca nipónica tem agora outra proposta.

O Honda e:Ny1 é o segundo veículo totalmente elétrico (VE) da Honda para a Europa, concebido como um automóvel familiar moderno.

Construído sobre a nova plataforma e:N Architecture F, o e:Ny1 promete uma autonomia de 412 km e capacidades de carregamento rápido. É uma proposta diferente, com atributos que fazem dele um caso especial. Neste ensaio ficamos a conhecer melhor os pontos fortes e os pontos menos conseguidos deste elétrico que tem uma tarefa árdua para convencer potenciais interessados num carro cujo nome é difícil de entender.


Mais:

Interior

Conforto

Espaço

Menos:

Preço

Autonomia

 

Exterior

7/10

O “e” vem de elétricos, o “NY” é de “New You” e o 1 é por ser o primeiro desta gama. Lido depressa parece que temos uma espécie de “anyone”, num jogo de letras que não é fácil de entender. O exterior é um pouco mais reconhecível. O e:Ny1 partilha uma silhueta semelhante à do HR-V, com uma linha de tejadilho tipo coupé e superfícies limpas. Estreia uma nova identidade Honda EV, com emblemas “H” brancos e um novo tipo de letra na traseira. O e:Ny1 tem dimensões semelhantes às do HR-V.

A grelha frontal completamente fechada e a assinatura de iluminação única realçam o seu design moderno indicam logo que estamos perante um elétrico. A porta de carregamento está habilmente escondida atrás de um painel rotativo da grelha frontal. Vem equipado de série com jantes de liga leve de 18 polegadas e está disponível em cinco opções de cor, incluindo um novo acabamento Aqua Topaz. E com a cor certa o e:Ny1 pode tornar-se num carro visualmente apelativo. Com um tamanho que pode fazer dele um B-SUV ou C-SUV, o e:Ny1 tem uma identidade visual interessante. Não é o mais giro dos elétricos, mas não é difícil gostar dele. 

Interior

8/10

O interior do Honda e:Ny1 centra-se no conforto e na qualidade. As principais caraterísticas incluem uma consola central simples e funcional com controlos facilmente acessíveis, um grande ecrã tátil de 15,1 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas. Os bancos, disponíveis em pele sintética preta ou cinzenta clara, foram concebidos para proporcionar conforto e um aspeto desportivo. O automóvel também inclui o Sistema de Difusão de Ar da Honda para um fluxo de ar suave e um tejadilho panorâmico de classe Advance com para-sóis manuais e vidro low-E para uma melhor eficiência térmica.

Gostamos muito do interior do e:Ny1. A sensação de qualidade é clara, o design é elegante e os bancos são confortáveis. O espaço atrás é também generoso para um automóvel deste segmento. O ecrã central onde todo o infotainment é controlado é grande, mas tem uma excelente qualidade e apesar de não ter botões físicos não é difícil de usar. É preciso alguma habituação para entender a filosofia do ecrã tripartido. Mas é uma solução interessante. O interior agradou-nos bastante. 

Equipamento

8/10

O Honda e:Ny1 apresenta uma nova abordagem à interface homem-máquina (HMI) com tecnologias avançadas e centradas no utilizador. As principais caraterísticas incluem um ecrã tátil central de 15,1 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que oferece um acesso intuitivo às funções de condução e de infoentretenimento. Como já referido, o ecrã tátil está organizado em três zonas horizontais: ecrãs de navegação e da câmara, estado e definições do veículo e controlos do ar condicionado. O sistema suporta Apple CarPlay sem fios, Android Auto com fios, Wi-Fi no automóvel e atualizações over-the-air.

O sistema Honda Connect permite aos utilizadores gerir o carregamento em casa ou em viagem através da aplicação My Honda+. A aplicação também permite o controlo remoto de várias funções do veículo, o acompanhamento de viagens e a monitorização do carregamento em tempo real. Os utilizadores podem ajustar a corrente de carregamento para se adaptarem a diferentes ambientes de energia, evitando problemas de carregamento devido a flutuações no fornecimento.

O Honda e:Ny1 inclui o conjunto de tecnologias de segurança ativa Honda SENSING de série, utilizando sistemas avançados de câmara e sonar para uma melhor deteção e prevenção de colisões. O sistema inclui uma câmara frontal de ângulo amplo, uma câmara traseira e sensores de sonar que proporcionam uma cobertura de 360 graus. O Honda SENSING oferece caraterísticas de segurança abrangentes, tais como Travagem com Mitigação de Colisão, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência a Engarrafamentos, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e um Monitor de Atenção do Condutor. A estrutura do veículo combina materiais macios e rígidos para uma melhor proteção contra colisões, garantindo a segurança dos passageiros e dos componentes de alta tensão em caso de acidente.

Consumos

7/10

Obtivemos uns consumos ligeiramente acima dos  18 kWh/ 100km, uma média que até poderia ser menor com menos exageros nas acelerações. Não nos parece que o e:Ny1 vá espantar com consumos muito baixos, mas também não parece demasiado sedento, num compromisso que permite fazer à volta de 300km sem grandes preocupações. Com algum cuidado, é possível chegar perto dos 400km que a marca anuncia. 

Ao Volante

7/10

A experiência de condução do Honda e:Ny1 foi agradável. A qualidade do agradável interior faz com que o ambiente seja bom no habitáculo. As sensações do volante são igualmente boas, com um tato e com botões físicos de agradável uso. A posição de condução é, como esperado, elevada, o que permite uma boa visibilidade. 

Destaca-se a agilidade deste SUV que vive bem em ambientes citadinos.  Achamos piada ao facto da frente do carro levantar um pouco em aceleração máxima, com alguma perda de tração.  A suspensão é firme, mas não ao ponto de causar desconforto. O  e:Ny1 não foi pensado para uma utilização mais ritmada pelo que nem vale a pena avaliar este capítulo. No dia a dia, para enfrentar transito ou deslocações curtas / médias, o e:Ny1 revelou-se uma excelente opção.

Motor

7/10

O Honda e:Ny1 foi concebido para uma experiência de condução divertida e confiante, utilizando a plataforma e:N Architecture F, parte da estratégia global de eletrificação da Honda. Esta plataforma de motor dianteiro e tração dianteira suporta VEs de pequena e média dimensão e inclui um motor compacto e de elevado desempenho com 150 kW (à volta de 200 CV) e 310 Nm de binário, permitindo que o automóvel acelere dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos. 

A sua bateria de iões de lítio de 68,8 kWh (62 kWh úteis) permite uma carga de 10-80% em cerca de 45 minutos com um carregador rápido DC. Os avançados sistemas de gestão térmica e de carregamento da Honda mantêm uma taxa de carregamento média consistente e superior à dos seus concorrentes, ajudando a prolongar a vida útil da bateria e a manter o desempenho ao longo do tempo.

 

Balanço Final

7/10

Temos de admitir que o e:Ny1 não nos inspirava grande expetativas no contacto inicial, mas acabou por se revelar num SUV elétrico competente. Não obtivemos médias de consumo que consideramos realmente interessantes, mas o tempo do ensaio também não permitiu uma avaliação mais fidedigna. Mas apesar do nome complicado, gostamos da pinta do carro (especialmente com cores vivas), gostamos muito do interior e as sensações de condução revelaram um SUV virado para a vida urbana, com uma boa agilidade. Acreditamos que o e:Ny1 vai apelar apenas a um público muito específico, mas os pontos fortes do carro suplantaram os pontos fracos. O pior deles? O preço. Ensaiamos a versão de entrada, que já é muito completa, mas os valores podem desanimar potenciais interessados.

Concorrentes

BMW iX2 eDrive20
Hyundai Kauai EV 65 kWh
KIA e-Niro 64 kWh
Volkswagen ID.4

Ficha Técnica

Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,6 s
Consumo de combustível WLTP – 18,2 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP –  412 km

Comprimento 4.387 mm
Largura 1790 mm
Altura 1.584 mm
Distância entre eixos 2.607 mm

Peso 1,752 kg
Volume da bagageira – de 344 a 1.136 litros

Potência máxima 204 cv / 150 kW
Binário máximo 310 NmTipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Localização Central
Capacidade 68,8 kWhTempo total de recarga a 11 kW 6 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 45 min (78 kW)

Tração dianteira

Mais/Menos


Mais

Interior

Conforto

Espaço

Menos

Preço

Autonomia

 

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 54.750€

Preço da versão base (Euros): 54.750€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O “e” vem de elétricos, o “NY” é de “New You” e o 1 é por ser o primeiro desta gama. Lido depressa parece que temos uma espécie de “anyone”, num jogo de letras que não é fácil de entender. O exterior é um pouco mais reconhecível. O e:Ny1 partilha uma silhueta semelhante à do HR-V, com uma linha de tejadilho tipo coupé e superfícies limpas. Estreia uma nova identidade Honda EV, com emblemas “H” brancos e um novo tipo de letra na traseira. O e:Ny1 tem dimensões semelhantes às do HR-V.

A grelha frontal completamente fechada e a assinatura de iluminação única realçam o seu design moderno indicam logo que estamos perante um elétrico. A porta de carregamento está habilmente escondida atrás de um painel rotativo da grelha frontal. Vem equipado de série com jantes de liga leve de 18 polegadas e está disponível em cinco opções de cor, incluindo um novo acabamento Aqua Topaz. E com a cor certa o e:Ny1 pode tornar-se num carro visualmente apelativo. Com um tamanho que pode fazer dele um B-SUV ou C-SUV, o e:Ny1 tem uma identidade visual interessante. Não é o mais giro dos elétricos, mas não é difícil gostar dele. 

Interior

O interior do Honda e:Ny1 centra-se no conforto e na qualidade. As principais caraterísticas incluem uma consola central simples e funcional com controlos facilmente acessíveis, um grande ecrã tátil de 15,1 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas. Os bancos, disponíveis em pele sintética preta ou cinzenta clara, foram concebidos para proporcionar conforto e um aspeto desportivo. O automóvel também inclui o Sistema de Difusão de Ar da Honda para um fluxo de ar suave e um tejadilho panorâmico de classe Advance com para-sóis manuais e vidro low-E para uma melhor eficiência térmica.

Gostamos muito do interior do e:Ny1. A sensação de qualidade é clara, o design é elegante e os bancos são confortáveis. O espaço atrás é também generoso para um automóvel deste segmento. O ecrã central onde todo o infotainment é controlado é grande, mas tem uma excelente qualidade e apesar de não ter botões físicos não é difícil de usar. É preciso alguma habituação para entender a filosofia do ecrã tripartido. Mas é uma solução interessante. O interior agradou-nos bastante. 

Equipamento

O Honda e:Ny1 apresenta uma nova abordagem à interface homem-máquina (HMI) com tecnologias avançadas e centradas no utilizador. As principais caraterísticas incluem um ecrã tátil central de 15,1 polegadas e um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, que oferece um acesso intuitivo às funções de condução e de infoentretenimento. Como já referido, o ecrã tátil está organizado em três zonas horizontais: ecrãs de navegação e da câmara, estado e definições do veículo e controlos do ar condicionado. O sistema suporta Apple CarPlay sem fios, Android Auto com fios, Wi-Fi no automóvel e atualizações over-the-air.

O sistema Honda Connect permite aos utilizadores gerir o carregamento em casa ou em viagem através da aplicação My Honda+. A aplicação também permite o controlo remoto de várias funções do veículo, o acompanhamento de viagens e a monitorização do carregamento em tempo real. Os utilizadores podem ajustar a corrente de carregamento para se adaptarem a diferentes ambientes de energia, evitando problemas de carregamento devido a flutuações no fornecimento.

O Honda e:Ny1 inclui o conjunto de tecnologias de segurança ativa Honda SENSING de série, utilizando sistemas avançados de câmara e sonar para uma melhor deteção e prevenção de colisões. O sistema inclui uma câmara frontal de ângulo amplo, uma câmara traseira e sensores de sonar que proporcionam uma cobertura de 360 graus. O Honda SENSING oferece caraterísticas de segurança abrangentes, tais como Travagem com Mitigação de Colisão, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência a Engarrafamentos, Reconhecimento de Sinais de Trânsito e um Monitor de Atenção do Condutor. A estrutura do veículo combina materiais macios e rígidos para uma melhor proteção contra colisões, garantindo a segurança dos passageiros e dos componentes de alta tensão em caso de acidente.

Consumos

Obtivemos uns consumos ligeiramente acima dos  18 kWh/ 100km, uma média que até poderia ser menor com menos exageros nas acelerações. Não nos parece que o e:Ny1 vá espantar com consumos muito baixos, mas também não parece demasiado sedento, num compromisso que permite fazer à volta de 300km sem grandes preocupações. Com algum cuidado, é possível chegar perto dos 400km que a marca anuncia. 

Ao volante

A experiência de condução do Honda e:Ny1 foi agradável. A qualidade do agradável interior faz com que o ambiente seja bom no habitáculo. As sensações do volante são igualmente boas, com um tato e com botões físicos de agradável uso. A posição de condução é, como esperado, elevada, o que permite uma boa visibilidade. 

Destaca-se a agilidade deste SUV que vive bem em ambientes citadinos.  Achamos piada ao facto da frente do carro levantar um pouco em aceleração máxima, com alguma perda de tração.  A suspensão é firme, mas não ao ponto de causar desconforto. O  e:Ny1 não foi pensado para uma utilização mais ritmada pelo que nem vale a pena avaliar este capítulo. No dia a dia, para enfrentar transito ou deslocações curtas / médias, o e:Ny1 revelou-se uma excelente opção.

Concorrentes

BMW iX2 eDrive20
Hyundai Kauai EV 65 kWh
KIA e-Niro 64 kWh
Volkswagen ID.4

Motor

O Honda e:Ny1 foi concebido para uma experiência de condução divertida e confiante, utilizando a plataforma e:N Architecture F, parte da estratégia global de eletrificação da Honda. Esta plataforma de motor dianteiro e tração dianteira suporta VEs de pequena e média dimensão e inclui um motor compacto e de elevado desempenho com 150 kW (à volta de 200 CV) e 310 Nm de binário, permitindo que o automóvel acelere dos 0 aos 100 km/h em 7,6 segundos. 

A sua bateria de iões de lítio de 68,8 kWh (62 kWh úteis) permite uma carga de 10-80% em cerca de 45 minutos com um carregador rápido DC. Os avançados sistemas de gestão térmica e de carregamento da Honda mantêm uma taxa de carregamento média consistente e superior à dos seus concorrentes, ajudando a prolongar a vida útil da bateria e a manter o desempenho ao longo do tempo.

 

Balanço final

Temos de admitir que o e:Ny1 não nos inspirava grande expetativas no contacto inicial, mas acabou por se revelar num SUV elétrico competente. Não obtivemos médias de consumo que consideramos realmente interessantes, mas o tempo do ensaio também não permitiu uma avaliação mais fidedigna. Mas apesar do nome complicado, gostamos da pinta do carro (especialmente com cores vivas), gostamos muito do interior e as sensações de condução revelaram um SUV virado para a vida urbana, com uma boa agilidade. Acreditamos que o e:Ny1 vai apelar apenas a um público muito específico, mas os pontos fortes do carro suplantaram os pontos fracos. O pior deles? O preço. Ensaiamos a versão de entrada, que já é muito completa, mas os valores podem desanimar potenciais interessados.

Mais

Interior

Conforto

Espaço

Menos

Preço

Autonomia

 

Ficha técnica

Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,6 s
Consumo de combustível WLTP – 18,2 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP –  412 km

Comprimento 4.387 mm
Largura 1790 mm
Altura 1.584 mm
Distância entre eixos 2.607 mm

Peso 1,752 kg
Volume da bagageira – de 344 a 1.136 litros

Potência máxima 204 cv / 150 kW
Binário máximo 310 NmTipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Localização Central
Capacidade 68,8 kWhTempo total de recarga a 11 kW 6 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 45 min (78 kW)

Tração dianteira

Preço da versão ensaiada (Euros): 54.750€
Preço da versão base (Euros): 54.750€