Ford Kuga 2.0 EcoBlue MHEV – Ensaio Teste
Ford Kuga 2.0 EcoBlue MHEV – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
Diesel ainda faz sentido?
O Ford Kuga é o quarto modelo mais vendido da marca da oval azul em solo português no início deste ano, contudo, tem uma representatividade bastante inferior quando comparado com o Puma, Focus e Fiesta. Atualmente na terceira geração, apresenta-se como um dos modelos da marca com a gama de motorizações mais completa: motores puros a gasolina e Diesel, mild hybrid e híbrido plug-in. Neste ensaio fomos conhecer o Ford Kuga 2.0 EcoBlue MHEV, a solução híbrida plug-in de 48V, que garante consumos e emissões CO2 mais contidas face às motorizações a combustão puras. Ainda faz sentido ter um carro a gasóleo?
Consumos; condução; espaço no habitáculo
Design interior demasiado sóbrio
Exterior
Exterior (7/10) No exterior, o Ford Kuga apresenta uma estética semelhante aos restantes modelos da gama. O SUV adota uma imagem urbana e simples com destaque para a a típica grelha da Ford, enquanto na traseira encontramos o nome Kuga ao longo da tampa da bagageira, acompanhado por farolins LED. De um modo geral, é um SUV discreto, mas que rapidamente se percebe que é um modelo da casa norte-americana.
Interior
Interior (7/10) No interior, o Ford Kuga tem argumentos suficientes para seduzir as famílias portuguesas que procuram um SUV destas dimensões ao ter um dos habitáculos mais amplos do segmento. Na segunda fila de bancos encontramos um túnel central pouco intrusivo. Destaque ainda para os bancos deslizantes que permitem melhorar o espaço no habitáculo ou o da bagageira, conforme a posição dos mesmos, um detalhe que faz toda a diferença na versatilidade do SUV. Por falar em bagageira, esta garante entre 475 e 645 litros mediante o deslizamento dos bancos.
O Ford Kuga tem uma montagem satisfatória acompanhada por um misto de plásticos duros e suaves ao toque. O tablier apresenta um design semelhante ao Ford Focus, ou seja, recebe um painel de instrumentos que conjuga o digital com o analógico, ladeado pro um ecrã central de oito polegadas com o sistema de infotainment SYNC 3. O design do habitáculo é talvez o ponto menos positivo do Kuga, visto que não é tão apelativo como outras soluções do segmento, como é o caso do Peugeot 3008.
Equipamento
Equipamento (8/10) No capítulo do equipamento, o Ford Kuga em ensaio tem o nível Titanium, o mais acessível do modelo. No entanto, isso não significa que está mal equipado, bem pelo contrário. Na lista de série encontramos coisas como jantes de 17 polegadas, espelhos elétricos, farolins LED, sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, ecrã central de 8 polegadas com navegação, ar condicionado automático, bancos traseiros deslizantes e rebatíveis, entre outros. De referir que a unidade em ensaio conta ainda com os opcionais teto panorâmico (1240€), abertua e fecho de bagageira mãos livres (496€), vidros escurecidos (145€), Pack Teck (1240€), Pack Segurança (992€), Pack Winter (455€).
Consumos
Consumos (8/10) É nos consumos que o Ford Kuga 2.0 EcoBlue MHEV tem um dos seus pontos mais fortes. Durante o nosso ensaio conseguimos uma média de 5,6 l/100km, valor não muito distante dos 5.0 l/100 km anunciados pela marca.
Ao Volante
Ao volante (8/10) Ao volante, um dos melhores elogios que podemos fazer ao Kuga é que estamos perante um verdadeiro Ford. A marca da oval azul é conhecida por ter alguns dos carros mais interessantes no capítulo dinâmico e o Kuga não é exceção ao recorrer à mesma plataforma do Focus. Apesar da afinação de suspensão ser mais suave do que no compacto, algo que favorece o conforto dos ocupantes, não existe um adornar de carroçaria excessivo. Em autoestrada, o Kuga é um carro estável e seguro e com uma insonorização satisfatória.
Motor
Motor (8/10) Debaixo do capot do Ford Kuga encontramos o motor quatro cilindros Diesel, associado a um sistema mild hybrid de 48V, que debita 150 cv e 370 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 194 km/h. Durante o nosso ensaio esta motorização revelou uma resposta enérgica ao pisar do acelerador desde baixa rotação, uma das características mais adoradas das motorizações Diesel. Os 150 cv são mais do que suficientes para impulsionar os mais de 1600 kg do Kuga. Destaque ainda para a caixa manual de seis velocidades precisa e fácil de utilizar.
Balanço Final
Balanço final (8/10) Em suma, o Ford Kuga é uma das boas soluções para quem procura um SUV com espaço para toda a família e, para além disso, é uma das poucas variantes Diesel que ainda fazem parte da gama dos SUV de segmento C. Nesta variante com o motor 2.0 EcoBlue MHEV temos um carro com consumos contidos associados a uma condução equilibrada, mas com um preço algo elevado quando comparado com soluções semelhantes.
Concorrentes
Hyundai Tucson 1.6 CRDi 48V – Motor: quatro cilindros, Diesel + sistema híbrido; potência: 136 cv; consumo combinado: 5,3 l/100 km; preço base: 36 105€
Seat Ateca 2.0 TDI – Motor: quatro cilindros, Diesel; potência: 150 cv; consumo combinado: 4,9 l/100 km; Preço base: 40 425€
Peugeot 3008 1.2 Puretech – Motor: quatro cilindros, gasolina; potência: 130 cv; consumo combinado: 6,2 l/100 km; preço base: 29 450€
Renault Kadjar TCe 140 – Motor: quatro cilindros, gasolina; potência: 140 cv; consumo combinado: 6,1 l/100 km; preço base: 29 800€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, Diesel + sistema mild hybrid de 48V
Cilindrada (cm3): 1995
Diâmetro x Curso (mm): 84 x 90
Taxa de Compressão: 15,8 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 150/3500
Binário máximo (Nm/rpm): 370/2000-2500
Tração: dianteira
Transmissão: manual de 6 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 9,6
Velocidade máxima (km/h): 194
Consumos misto (l/100 km): 4,9
Emissões CO2 (gr/km): 128
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4614/1883/1661
Distância entre eixos (mm): 2710
Largura de vias (fr/tr mm): 1597/1588
Peso (kg): 1680
Capacidade da bagageira (l): 475-645
Deposito de combustível (l): 54
Pneus (fr/tr): 215/65 R17
Mais/Menos
Mais
Consumos; condução; espaço no habitáculo
Menos
Design interior demasiado sóbrio
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 45246€
Preço da versão base (Euros): 40215€
Exterior
Exterior (7/10) No exterior, o Ford Kuga apresenta uma estética semelhante aos restantes modelos da gama. O SUV adota uma imagem urbana e simples com destaque para a a típica grelha da Ford, enquanto na traseira encontramos o nome Kuga ao longo da tampa da bagageira, acompanhado por farolins LED. De um modo geral, é um SUV discreto, mas que rapidamente se percebe que é um modelo da casa norte-americana.
Interior
Interior (7/10) No interior, o Ford Kuga tem argumentos suficientes para seduzir as famílias portuguesas que procuram um SUV destas dimensões ao ter um dos habitáculos mais amplos do segmento. Na segunda fila de bancos encontramos um túnel central pouco intrusivo. Destaque ainda para os bancos deslizantes que permitem melhorar o espaço no habitáculo ou o da bagageira, conforme a posição dos mesmos, um detalhe que faz toda a diferença na versatilidade do SUV. Por falar em bagageira, esta garante entre 475 e 645 litros mediante o deslizamento dos bancos.
O Ford Kuga tem uma montagem satisfatória acompanhada por um misto de plásticos duros e suaves ao toque. O tablier apresenta um design semelhante ao Ford Focus, ou seja, recebe um painel de instrumentos que conjuga o digital com o analógico, ladeado pro um ecrã central de oito polegadas com o sistema de infotainment SYNC 3. O design do habitáculo é talvez o ponto menos positivo do Kuga, visto que não é tão apelativo como outras soluções do segmento, como é o caso do Peugeot 3008.
Equipamento
Equipamento (8/10) No capítulo do equipamento, o Ford Kuga em ensaio tem o nível Titanium, o mais acessível do modelo. No entanto, isso não significa que está mal equipado, bem pelo contrário. Na lista de série encontramos coisas como jantes de 17 polegadas, espelhos elétricos, farolins LED, sistema auxiliar de estacionamento dianteiro e traseiro, ecrã central de 8 polegadas com navegação, ar condicionado automático, bancos traseiros deslizantes e rebatíveis, entre outros. De referir que a unidade em ensaio conta ainda com os opcionais teto panorâmico (1240€), abertua e fecho de bagageira mãos livres (496€), vidros escurecidos (145€), Pack Teck (1240€), Pack Segurança (992€), Pack Winter (455€).
Consumos
Consumos (8/10) É nos consumos que o Ford Kuga 2.0 EcoBlue MHEV tem um dos seus pontos mais fortes. Durante o nosso ensaio conseguimos uma média de 5,6 l/100km, valor não muito distante dos 5.0 l/100 km anunciados pela marca.
Ao volante
Ao volante (8/10) Ao volante, um dos melhores elogios que podemos fazer ao Kuga é que estamos perante um verdadeiro Ford. A marca da oval azul é conhecida por ter alguns dos carros mais interessantes no capítulo dinâmico e o Kuga não é exceção ao recorrer à mesma plataforma do Focus. Apesar da afinação de suspensão ser mais suave do que no compacto, algo que favorece o conforto dos ocupantes, não existe um adornar de carroçaria excessivo. Em autoestrada, o Kuga é um carro estável e seguro e com uma insonorização satisfatória.
Concorrentes
Hyundai Tucson 1.6 CRDi 48V – Motor: quatro cilindros, Diesel + sistema híbrido; potência: 136 cv; consumo combinado: 5,3 l/100 km; preço base: 36 105€
Seat Ateca 2.0 TDI – Motor: quatro cilindros, Diesel; potência: 150 cv; consumo combinado: 4,9 l/100 km; Preço base: 40 425€
Peugeot 3008 1.2 Puretech – Motor: quatro cilindros, gasolina; potência: 130 cv; consumo combinado: 6,2 l/100 km; preço base: 29 450€
Renault Kadjar TCe 140 – Motor: quatro cilindros, gasolina; potência: 140 cv; consumo combinado: 6,1 l/100 km; preço base: 29 800€
Motor
Motor (8/10) Debaixo do capot do Ford Kuga encontramos o motor quatro cilindros Diesel, associado a um sistema mild hybrid de 48V, que debita 150 cv e 370 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 9,6 segundos e atingir uma velocidade máxima de 194 km/h. Durante o nosso ensaio esta motorização revelou uma resposta enérgica ao pisar do acelerador desde baixa rotação, uma das características mais adoradas das motorizações Diesel. Os 150 cv são mais do que suficientes para impulsionar os mais de 1600 kg do Kuga. Destaque ainda para a caixa manual de seis velocidades precisa e fácil de utilizar.
Balanço final
Balanço final (8/10) Em suma, o Ford Kuga é uma das boas soluções para quem procura um SUV com espaço para toda a família e, para além disso, é uma das poucas variantes Diesel que ainda fazem parte da gama dos SUV de segmento C. Nesta variante com o motor 2.0 EcoBlue MHEV temos um carro com consumos contidos associados a uma condução equilibrada, mas com um preço algo elevado quando comparado com soluções semelhantes.
Consumos; condução; espaço no habitáculo
MenosDesign interior demasiado sóbrio
Ficha técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, Diesel + sistema mild hybrid de 48V
Cilindrada (cm3): 1995
Diâmetro x Curso (mm): 84 x 90
Taxa de Compressão: 15,8 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 150/3500
Binário máximo (Nm/rpm): 370/2000-2500
Tração: dianteira
Transmissão: manual de 6 velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / barra de torção
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 9,6
Velocidade máxima (km/h): 194
Consumos misto (l/100 km): 4,9
Emissões CO2 (gr/km): 128
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4614/1883/1661
Distância entre eixos (mm): 2710
Largura de vias (fr/tr mm): 1597/1588
Peso (kg): 1680
Capacidade da bagageira (l): 475-645
Deposito de combustível (l): 54
Pneus (fr/tr): 215/65 R17
Preço da versão base (Euros): 40215€
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