Fiat 500X S-Design – Ensaio Teste

By on 13 Junho, 2018

Fiat 500X S-Design

Texto: Francisco Mendes ([email protected])

Com estilo e em grande

O Fiat 500 X é sem dúvida o mais apreciado da gama até porque fazendo uso de uma plataforma mais espaçosa acaba por se tornar numa opção mais familiar. Contudo a versão especial S-Design, revela como o Fiat 500 X não passa despercebido ao olhar dos restantes condutores na estrada e a todos aqueles que ao passarem por este Fiat mostram vontade de espreitar o seu interior.

Conheça todas as versões e motorizações AQUI.


Mais:

Consumo /Conforto / Design

 

 

Menos:

Caixa de velocidades

Exterior

/10

O visual exterior deste modelo reforça a imagem do 500X, tornando-o ainda mais atraente, com a aplicação de jantes de liga leve de 18 polegadas escurecidas, vidros escurecidos, faróis Bi-Xénon com moldura escurecida, detalhes em toda a carroçaria em preto mate e uma pintura muito bem escolhida Alpi Green Mate.

Com estes detalhes prepare-se porque não vai passar despercebido na estrada e muitos até nos perguntavam se estávamos ao volante de um novo carro milita, por causa da cor.

Interior

/10

Quanto abrimos a porta do Fiat 500 X S-Design podemos constatar que o seu interior tem alguns apontamentos que se destacam como é o caso do tablier em preto mate com textura e logótipo 500X acobreado, com aplicações em preto brilhante da moldura do rádio e das saídas de ar.

Os bancos contam com estofos em tecido Castiglio em preto com design Chevron, inserções em redor em pele preta e costuras acobreadas, existindo ainda um logótipo 500X, na parte superiors, bordado a linha preta na parte inferior e cobre na parte superior. Num primeiro olhar rápido percebemos de imediato que estamos perante um interior elegante e sóbrio.

Em matéria de espaço e arrumação, este 500 X S-Design conta com inúmeros espaços de arrumação por todo o lado, de forma a acomodar imensa tralha dos passageiros mais exigentes.A bagageira permite contar com uma capacidade que vai dos 350 aos 1000 litros, se rebatermos os bancos traseiros onde três passageiros podem viajar confortavelmente.

Equipamento

/10

Em matéria de equipamento este 500 X S Design parece irrepreensível estando dotado de sistema brake control – disponível em diversos packs opcionais, usa sensores de radar e vídeo para alertar quando a diferença de velocidade detectada entre o veículo e o da frente é muito curta, dando conta do potencial risco de colisão. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente para evitar ou reduzir o impacto, cruise control adaptativo – disponível mediante solicitação, permite estabelecer a velocidade e mantê-la durante toda a viagem. Beneficiando de um radar frontal, o sistema deteta veículos ou objetos na estrada e reduz a velocidade ou aumenta a distância do veículo que segue na frente), sistema de deteção de ângulos mortos com aviso intermitente nos retrovisores, aviso de transposição de faixa de rodagem e câmara e sensores de estacionamento.

Por fim, para uma experiência mais divertida, conte com o sistema de infoentretenimento U-Connect, com ecrã táctil de 6,5 polegadas, compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay com comandos no volante, rádio, sistema bluetooth, audio streaming e funcionalidade eco:Drive, para uma condução mais “verde”, para além de um sistema de áudio Hi-Fi Beats que permite um som invejável.

A juntar a tudo isto conte com climatização de duas zonas, entrada e arranque de motor sem chaves e câmara de estacionamento traseira, bem como a tecnologia keyless que permite poder entrar e sair, e ligar a ignição do seu 500 X S-Design sem tirar a chave do bolso.

Atrás do volante, o estilo dos acabamentos prevalecem. Desde a moldura do rádio e botões do ar condicionado, tudo foi pensado para um estilo em grande.

Ao Volante

/10

Assumir os comandos deste Fiat 500 X S- Design é entrar no reino da diversão já que o seu motor 1.6 Multijet diesel, que debita 120 cavalos de potência e 320 Nm de binário máximo às 1750 rpm, não é uma novidade e já revelou todas as suas características de competência.

Com uma caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades, que mostrou ser agradável e que nos proporcionou uma condução mais tranquila e confortável. Contudo quando imprimimos um andamento mais vivo, aplicando o modo Sport no selector DNA, a caixa revela-se algo indecisa, sendo recomendável o uso da caixa em modo manual.

Alias o comando para seleccionar o estilo de condução é bastante intuitivo e podemos optar pelo Auto: Conforto e consumo de combustível otimizdo, Sport: resposta imediata e máximo prazer de condução e All Weather: ideal para condições difíceis e superfícies de baixa aderência, nomeadamente quando estiver a chover.

Com estas opções podemos revelar que o 500X S-Design agarra-se à estrada perfeitamente e proporciona um verdadeiro prazer de condução, tanto em auto-estrada como em estradas mas sinuosas, graças à sua estrutura de alta resistência e rigidez, juntamente com a suspensão de rodas independentes MacPherson.

Nota ainda para o travão elétrico de mão ou de estacionamento, que é accionado automaticamente mesmo que nos esqueçamos de carregar no botão, logo que o motor é desligado.

Balanço Final

/10

500 X S-Design é uma proposta a considerar para quem gosta destes modelos requintados e com estilo próprio, até porque há neste carro um certo requinte, misturado com muito sentido prático para a utilização quotidiana em família.

Não pense que vai assumir o papel de um piloto de ralis aos comandos deste 500 X S-Design, mas a verdade é que na estrada não vai passar despercebido e conforto é coisa que não lhe vai faltar para as deslocações diárias ou mesmo para as férias que se avizinham. Talvez por tudo isto não será de mais afirmar que este 500 X é indiscutivelmente, a melhor versão do Fiat 500.

Ficha Técnica

Motor – 4 cilindros em linha

Cilindrada –  1.598 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 120/3750

Binário máximo (Nm/rpm) – 320/1750

Transmissão – Dianteira

CX Vel – Automática de seis velocidades de dupla embraiagem DCT

Suspensão (fr/tr) – independente McPherson

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Peso (kg) – 1320

Mala – 350 – 1000 litros

Deposito – 48 L

Vel. Máx – 186 Km/H

Aceleração – 10,5s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 4,0 l/100 km, AutoSport 6,2 l/100 km

Emissões – 110 g/km CO2

 

Mais/Menos


Mais

Consumo /Conforto / Design

 

 

Menos

Caixa de velocidades

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 31185€

Preço da versão base (Euros): €

Exterior
Interior
Equipamento
Ao volante
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O visual exterior deste modelo reforça a imagem do 500X, tornando-o ainda mais atraente, com a aplicação de jantes de liga leve de 18 polegadas escurecidas, vidros escurecidos, faróis Bi-Xénon com moldura escurecida, detalhes em toda a carroçaria em preto mate e uma pintura muito bem escolhida Alpi Green Mate.

Com estes detalhes prepare-se porque não vai passar despercebido na estrada e muitos até nos perguntavam se estávamos ao volante de um novo carro milita, por causa da cor.

Interior

Quanto abrimos a porta do Fiat 500 X S-Design podemos constatar que o seu interior tem alguns apontamentos que se destacam como é o caso do tablier em preto mate com textura e logótipo 500X acobreado, com aplicações em preto brilhante da moldura do rádio e das saídas de ar.

Os bancos contam com estofos em tecido Castiglio em preto com design Chevron, inserções em redor em pele preta e costuras acobreadas, existindo ainda um logótipo 500X, na parte superiors, bordado a linha preta na parte inferior e cobre na parte superior. Num primeiro olhar rápido percebemos de imediato que estamos perante um interior elegante e sóbrio.

Em matéria de espaço e arrumação, este 500 X S-Design conta com inúmeros espaços de arrumação por todo o lado, de forma a acomodar imensa tralha dos passageiros mais exigentes.A bagageira permite contar com uma capacidade que vai dos 350 aos 1000 litros, se rebatermos os bancos traseiros onde três passageiros podem viajar confortavelmente.

Equipamento

Em matéria de equipamento este 500 X S Design parece irrepreensível estando dotado de sistema brake control – disponível em diversos packs opcionais, usa sensores de radar e vídeo para alertar quando a diferença de velocidade detectada entre o veículo e o da frente é muito curta, dando conta do potencial risco de colisão. Se o condutor não reagir, o sistema trava automaticamente para evitar ou reduzir o impacto, cruise control adaptativo – disponível mediante solicitação, permite estabelecer a velocidade e mantê-la durante toda a viagem. Beneficiando de um radar frontal, o sistema deteta veículos ou objetos na estrada e reduz a velocidade ou aumenta a distância do veículo que segue na frente), sistema de deteção de ângulos mortos com aviso intermitente nos retrovisores, aviso de transposição de faixa de rodagem e câmara e sensores de estacionamento.

Por fim, para uma experiência mais divertida, conte com o sistema de infoentretenimento U-Connect, com ecrã táctil de 6,5 polegadas, compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay com comandos no volante, rádio, sistema bluetooth, audio streaming e funcionalidade eco:Drive, para uma condução mais “verde”, para além de um sistema de áudio Hi-Fi Beats que permite um som invejável.

A juntar a tudo isto conte com climatização de duas zonas, entrada e arranque de motor sem chaves e câmara de estacionamento traseira, bem como a tecnologia keyless que permite poder entrar e sair, e ligar a ignição do seu 500 X S-Design sem tirar a chave do bolso.

Atrás do volante, o estilo dos acabamentos prevalecem. Desde a moldura do rádio e botões do ar condicionado, tudo foi pensado para um estilo em grande.

Ao volante

Assumir os comandos deste Fiat 500 X S- Design é entrar no reino da diversão já que o seu motor 1.6 Multijet diesel, que debita 120 cavalos de potência e 320 Nm de binário máximo às 1750 rpm, não é uma novidade e já revelou todas as suas características de competência.

Com uma caixa de dupla embraiagem DCT de seis velocidades, que mostrou ser agradável e que nos proporcionou uma condução mais tranquila e confortável. Contudo quando imprimimos um andamento mais vivo, aplicando o modo Sport no selector DNA, a caixa revela-se algo indecisa, sendo recomendável o uso da caixa em modo manual.

Alias o comando para seleccionar o estilo de condução é bastante intuitivo e podemos optar pelo Auto: Conforto e consumo de combustível otimizdo, Sport: resposta imediata e máximo prazer de condução e All Weather: ideal para condições difíceis e superfícies de baixa aderência, nomeadamente quando estiver a chover.

Com estas opções podemos revelar que o 500X S-Design agarra-se à estrada perfeitamente e proporciona um verdadeiro prazer de condução, tanto em auto-estrada como em estradas mas sinuosas, graças à sua estrutura de alta resistência e rigidez, juntamente com a suspensão de rodas independentes MacPherson.

Nota ainda para o travão elétrico de mão ou de estacionamento, que é accionado automaticamente mesmo que nos esqueçamos de carregar no botão, logo que o motor é desligado.

Balanço final

500 X S-Design é uma proposta a considerar para quem gosta destes modelos requintados e com estilo próprio, até porque há neste carro um certo requinte, misturado com muito sentido prático para a utilização quotidiana em família.

Não pense que vai assumir o papel de um piloto de ralis aos comandos deste 500 X S-Design, mas a verdade é que na estrada não vai passar despercebido e conforto é coisa que não lhe vai faltar para as deslocações diárias ou mesmo para as férias que se avizinham. Talvez por tudo isto não será de mais afirmar que este 500 X é indiscutivelmente, a melhor versão do Fiat 500.

Mais

Consumo /Conforto / Design

 

 

Menos

Caixa de velocidades

Ficha técnica

Motor – 4 cilindros em linha

Cilindrada –  1.598 cm3

Potência máxima (cv/rpm) – 120/3750

Binário máximo (Nm/rpm) – 320/1750

Transmissão – Dianteira

CX Vel – Automática de seis velocidades de dupla embraiagem DCT

Suspensão (fr/tr) – independente McPherson

Travões (fr/tr) – Discos ventilados / Discos

Peso (kg) – 1320

Mala – 350 – 1000 litros

Deposito – 48 L

Vel. Máx – 186 Km/H

Aceleração – 10,5s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 4,0 l/100 km, AutoSport 6,2 l/100 km

Emissões – 110 g/km CO2

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 31185€