Ensaio: VW Beetle Dune 2.0 TDI DSG

By on 13 Outubro, 2016

Volkswagen Beetle Dune 2.0 TDI DSG

Para algo ligeiramente diferente, a Volkswagen propõe o novo Beetle Dune, aqui na versão 2.0 TDI com caixa DSG. A marca alemã revisitou a sua história e deu vida a uma nova evolução do Volkswagen Beetle, inspirando-se nos buggies criados na Alemanha e Califórnia com base no lendário Carocha nos anos 60 e 70, e deu corpo a uma versão de aspeto aventureiro, mais próxima de um SUV crossover.

O Beetle Dune não é um automóvel muito diferente do modelo mais convencional, a versão que conhecemos de 2012, mas esta atualização, que também já tem alguns traços do que será o novo Beetle de 2017 e só pode adquirir por encomenda especial, vem dar uma nova vida ao modelo revivalista, que continua a traduzir para o presente conceitos que fazem parte não só da história do automóvel, mas também recordam grandes momentos da história e cultura mundial.

O carro alemão tem as mesmas opções de motor e transmissão que o modelo normal. Neste caso, ensaiámos o modelo com motor 2.0 TDI, na variante de 150 cv de potência, acoplado à caixa DSG, uma transmissão de dupla embraiagem com seis velocidades. Com estas características, consegue atingir consumos médios interessantes, na casa dos seis litros baixos, mas com o modo sport é possível extrair uma dinâmica mais desportiva do propulsor Diesel.

Para transformar o Beetle na variante Dune, a Volkswagen aumentou a distância ao solo, tornando o carro 10 mm mais alto, o que necessitou de trabalho adicional de engenharia para assegurar que o comportamento dinâmico permanece idêntico ao da berlina convencional. Deste modo, conseguiu compensar o centro de gravidade mais elevado com alargamentos das vias na ordem dos sete milímetros à frente e seis milímetros atrás.

A Volkswagen também montou no Beetle Dune, em exclusivo, jantes de 18 polegadas, calçadas por pneus de medida 235/45. O resultado final é um comportamento que não se distingue do de um modelo de dimensões equivalentes e altura menor, com estabilidade suficiente e uma afinação virada para oferecer um maior nível de conforto dentro do habitáculo. Apesar da sua aparência musculada, o Beetle Dune não é um verdadeiro todo-o-terreno e não é aconselhável experimentar estradas mais complicadas com ele.

A direção é leve, com um bom nível de progressão entre tráfego urbano e utilização em estrada aberta, mas o seu conforto faz-se notar mais nas manobras de estacionamento. O Beetle Dune oferece um interior exclusivo que pode ser personalizado ao gosto do condutor, inspirado no Carocha original. O sistema de informação e entretenimento na consola central incorpora o sistema de navegação, as ligações para média e a câmara traseira para assistência de estacionamento. A maioria destes itens são extras, que podem acrescentar até 1600 euros à fatura final, sendo escolhidos individualmente.

Também opcional é o teto de abrir, que custa cerca de 1200 euros, mas tem a vantagem de tornar o ambiente mais acolhedor. Como é construído numa plataforma menos recente da VW, o Beetle Dune tem menor habitabilidade traseira que outros automóveis com menores dimensões. O mesmo se passa com a bagageira, que tem apenas 310 litros de capacidade. No entanto, como é um carro de cariz mais individual que familiar, é preferível rebater os bancos traseiros e aproveitar a capacidade adicional, que permite carregar volumes até 900 litros.

Começando por um preço abaixo dos 40 mil euros, o Beetle Dune equipado com motor 2.0 TDI e caixa DSG oferece uma boa dose de desportivismo a condizer com o visual aventureiro. Mas é também um carro em que a forma é superior à função, pelo que é um bom símbolo de ostentação, servindo como melhor como segundo carro ou recomendado para pessoas mais independentes que tenham gosto em dar nas vistas.

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo

FICHA TÉCNICA

Motor – 2000 cc turbo diesel

Potência – 150 cv

Binário – 340 Nm

Peso – 1504 kg

Vel. máxima – 198 km/h

Arranque parado – 9,2s 0-100 km/h

Consumos – 4,8 l/100 km

Consumo AutoSport – 6,2l/100 Km)

Capacidade depósito – 55 litros

Autonomia – 1146 km