Ensaio/Teste ao Polaris RZR 1000 XP
A convite da Polaris Iberia, fomos ao Extreme Park 4×4 de Les Comes, a cerca de 50 Km de Barcelona, para conhecer a gama de 2024 do SSV da Polaris, o RZR 1000 XP. Depois das versões turbo da marca terem perdido a homologação devido às normas europeias, tínhamos algum receio de sentir falta de potência…mas estávamos completamente enganados.
Fomos surpreendidos pela positiva com as prestações do novo RZR 1000 XP, tanto nos estradões onde uma grande estabilidade nos proporciona um conforto muito acima da média para este tipo de viaturas assim como nos caminhos mais difíceis que fizemos neste Extreme Park, e não foram poucos.
Para além de subidas que fariam recuar muitos, descidas de quase cortar a respiração e até uma trialeira onde com o recurso das ‘redutoras’, vencemos o que parecia impossível, tendo o Polaris passado com distinção.
E não é preciso ser um piloto profissional ou até muito experimentado, ele faz tudo com grande facilidade e segurança. Se achar necessário, recorra aos conselhos de um expert, mais vale prevenir…
Mas à parte dos percursos mais difíceis, a nova gama da Polaris completa-se com a versão de quatro lugares, ideal para quem quiser usar com meio de transporte e até de trabalho no campo. Podendo transportar quatro pessoas, proporciona passeios em família no campo ou até uma ida à vila para uma simples ida ao café ou ao restaurante, isto para quem tem quintas ou herdades.
As excelentes e confortáveis suspensões permitem atalhar pelos caminhos mais agrestes e difíceis, isto tudo em segurança e até em tempo frio e chuvoso pois o novo RZR dispõe como acessórios, pára-brisas, portas integrais estanques e até chauffage.
E se RZR 1000 XP nos permite ir a sítios de difícil acesso, passear em família por montes e vales, ir à vila às compras ou ao restaurante, não pense que fica por aqui. No final do nosso teste, a Polaris Iberia proporcionou-nos um co-drive com os Pilotos oficiais da Marca: o francês Xavier de Soultrait que já fez vários Dakar de moto tendo-se estreado em SSV o ano passado e com Nuno Fojo, um português radicado no Brasil e que é pluri-campeão sul-americano.
E foi ao lado do Xavier de Soultrait que demos duas voltas a uma pista rápida mas com zonas sinuosas e dois saltos onde depois dum vôo impressionante, a aterragem é suavizada pelas excelentes suspensões de grande curso que o Polaris dispõe. De realçar que estes co-drives foram feitos com as viaturas de série!
Depois deste pequeno resumo com as nossas impressões gerais, vamos especificar um pouco mais em pormenor tudo o que o Polaris RZR 1000 XP tem para nos oferecer.
O novo motor bi-cilíndrico de 999 cm3 com 112 CV tem uma potência mais que suficiente para fazer frente a todo o tipo de caminhos incluindo subidas íngremes e com as ‘redutoras’ vencer trialeiras que à partida nos parecem intransponíveis.
Para além da qualidade geral, os melhoramentos introduzidos no chassis que vão desde um novo pára-choques dianteiro e um trem de tração dianteiro com eixos reforçados para resistirem aos caminhos e obstáculos mais duros.
A nível de traseira, o compartimento de carga desmontável e de uma só peça facilita o acesso ao motor e filtro de ar permitindo uma manutenção simples e com espaço. A nova caixa do variador – CVT – maior e com novas condutas de arrefecimento permitem um uso mais intenso sem problemas de aquecimento e uma maior fiabilidade da correia.
Dispõe também de novas proteções inferiores tanto para a caixa de velocidades como para o motor permitindo assim aventuramo-nos por terrenos mais acidentados sem receio de danos.
A nível de conforto, a Polaris também não descurou pormenores importantes tais como compartimentos estanques para guardarmos todo o tipo de pequenos objectos, desde o telemóvel a garrafas de água.
Uma cabine mais espaçosa com bancos desportivos ajustáveis e na versão de quatro lugares, bancos sobreelevados que proporcionam aos seus passageiros uma visão do caminho sempre agradável de ver.
Portas completas com compartimentos também dão mais conforto e facilidade de abertura.
As extensões dos guarda-lamas proporcionam uma quase total proteção para as projeções de água e lama na passagem de ribeiras ou mesmo em pisos enlameados. Dispõe também de faróis de Led com uma iluminação acima da média para passeios nocturnos.
Os novos amortecedores de agulhas de grande curso Walker Evans com mola dupla, permitem uma condução confortável mesmo nos terrenos mais duros que em conjunto com as jantes de 14” e pneus de 29” proporcionam uma altura ao solo ideal para ultrapassar os maiores obstáculos tendo ainda a possibilidade de montar um guincho de 2.000 Kg.
E em caso de um furo, o suporte da roda suplente pivotante facilita muito o acesso e a troca.
Dispõe também de uma gama de acessórios acima da média onde destacamos um kit de pára-brisas em vidro e selado assim como um limpa pára-brisas com lavagem, portas completas estanques e com abertura de asa de gaivota nas portas traseiras no caso da versão de 4 lugares o que permite dispor de chauffage, o que para o inverno vai mostrar muito útil e tornar o passeio muito mais confortável. Dispõe também painel traseiro acrílico plano que sela a cabine.
Para completar o conforto interior, pode dispor de um sistema áudio com várias versões e kit de colunas de som de 100 w e sub-woofers.
Dispõe também de duas caixas de carga cobertas sendo que uma delas pode ser usada como geleira o que nos pode proporcionar um pic-nic no meio do campo com bebidas frescas, o que é muito importante e imperdível. Assim, temos todos os motivos por optar por este fantástico SSV – o Polaris RZR 1000 XP
João Diogo Freitas
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