Ensaio: SEAT Ibiza FR 1.4 TDI
Ora aqui está um perfeito exemplo de um carro de que se extrai prazer de condução, sem que por ele tenhamos de pagar os ‘olhos da cara’…
Como em tudo na vida, há que colocar as coisas em perspetiva e este SEAT Ibiza FR 1.4 TDI de 105 cv oferece-nos diversão q.b. para valores perfeitamente normais para este nível de carro. Logicamente, se queremos um veículo para o dia a dia mas não abdicando de alguma ‘pinta’ e sensações que façam aumentar um pouco a adrenalina, este Ibiza revela-se uma boa escolha. Esta motorização – de 105 cv TDI – ‘entrega- nos’ uma boa performance, um motor com um bom binário e a ‘tal’ economia com que a maioria de nós tem que viver hoje em dia.
A juntar a isso, deparamos-nos com um Ibiza refrescado com um ‘look’ desportivo o suficiente para passar no ’crivo’ da esposa: “É bem giro e ficava-me mesmo bem…” O Ibiza FR tem tido grande sucesso entre os clientes da SEAT, que não podendo chegar ao Cupra, ficam suficientemente satisfeitos com quase tudo o que lhes é oferecido com este FR. Os 105 cv do motor 1.4 litros TDI não nos oferecem uma enormidade de potência, mas o binário de 250 Nm permitem-nos encarar o asfalto com o ‘peito feito’, e curiosamente tive ao lado um amigo que depois de alguns quilómetros à boleia me perguntou se era um TDI 1.7 (ele tem um Opel com uns anitos), e quando lhe disse que era 1.4 TDI a resposta surgiu célere numa espécie de “what a f…”. E isso, sim, é uma reação ‘honesta’. Quanto ao espaço, para a minha família era apertadíssimo, mas toda a gente cá viajou sem se queixar muito e essa é a forma como tenho de saber “como é que se vai aí atrás? “Um pouco apertadas!” OK, isto é um Ibiza, portanto, para famílias “menos numerosas” está perfeito.
De resto, o conforto é suficientemente bom, a suspensão é um pouco firme demais, os números da performance, interessantes, a direção muito leve e informativa, a suspensão bem agradável, pode-se ‘apertar’ com o Ibiza sem grandes constrangimentos, o interior cresceu de qualidade face à geração anterior, os plásticos dão agora melhor perceção de virtude, ainda por cima esta versão FR, com interessantes toques de cor e detalhes ‘felizes’, sendo que outro aspeto muito interessante é a componente multimédia, pois através do ecrã tátil do Sistema Media Plus integrado na consola central, e a tecnologia Full Link, temos completo acesso ao nosso smartphone, algo quase fundamental hoje em dia, pois muita da nossa vida ‘vai ali dentro’. De resto, o carro não é caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente muito ligeiramente acima dos 5l/100 Km o que são ótimas notícias, especialmente para a performance que se consegue ter como carro. É mesmo um pequeno ‘Leonzinho’.
Preço: 21 081 €
Motor: Gasolina, 3 cil., 12 v., common-rail, turbo, 1422 cm3
Potência: 105 CV/3500-3750 rpm
Binário: 250 N.m./1750-2500 rpm
Transmissão: Dianteira, cx. 5 vel.
Suspensão: indepente McPherson à frente e eixo de torção atrás
Travagem: DV/D
Peso: 1161 kg
Mala: 292 l
Depósito: 45 l
Vel. máx.: 192 km/h
Aceleração 0 aos 100 km/h: 9,9s
Consumo médio: 3,9 l/100 km
Consumo médio AutoSport: 5,1 l/100 km
Emissões C02: 100 g/km
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 21081€
Preço da versão base (Euros): €
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