Ensaio: Lexus RX450h
Salto qualitativo
O novo Lexus RX 450h surgiu com grandes melhoramentos face ao seu predecessor, num enorme salto de qualidade. É mais rápido, eficiente e luxuoso, um grande automóvel oriundo do país do Sol Nascente
Está longe de ser barato, mas o Lexus RX está ainda mais um senhor automóvel, ainda que o condutor possa sentir que lhe falta alguma ‘griffe’ atrás do volante. Sem dúvida que não falta espaço, há tecnologia para dar e vencer, se olharmos para o modelo anterior não tem, sequer, comparação. Esteticamente, está imponente, o habitáculo é de um autêntico ‘avião’, o enorme ecrã sobressai à vista, nota-se que foi dada muita atenção ao desenho da consola, o sistema híbrido funciona bem, ainda que não faça milagres com os consumos.
Sendo ‘pesadão’, o carro guia-se muito bem. Então em auto estrada é um absoluto portento, mas falta-lhe um pouco de emoção. O segmento dos SUV premium SUV é vasto e competitivo, mas este novo Lexus RX reúne agora argumentos que lhe permitem lutar com outras armas no mercado, que convém não esquecer, é composto por carros como o BMW X5, Audi Q7, Range Rover Sport, Porsche Cayenne ou Mercedes-Benz GLE, entre outros.
MUITO ESTILO
Seja no exterior, como no interior, este RX 450h está bem mais refinado. E tem muito estilo! O habitáculo é outro exemplo de grande melhoria neste carro. Há detalhes de grande classe, com soberbos acabamentos em madeira. O espaço atrás é amplo, e os bancos de pele rebatem e reclinam-se eletricamente, com múltiplos ajustes.
A tecnologia é cada vez mais importante e o enorme ecrã de 12,3 polegadas sobressai fortemente no habitáculo luxuoso. O head up display é muito informativo, o sistema e navegação um portento de fiabilidade e rapidez, e o Monitor de Visão Panorâmica 360° apresenta uma imagem virtual 3D do RX 450h, que facilita imenso as manobras de estacionamento.
O conforto é fantástico, mesmo em estradas mais sinuosas o carro é muito equilibrado, balança muito pouco em apoios mais fortes, fruto, também dos amortecedores adaptativos, cuja dureza varia a sua rigidez, de acordo com o modo de condução escolhido, Normal, Eco, Sport, Sport+ ou Customize. Apesar de ser um carro pesado, o motor de 3.5 litros V6 de com dois motores elétricos, com uma potência combinada de 313 cv chega e sobra para uma condução sóbria em qualquer situação, ainda mais, com tração integral.
Os consumos são moderados caso se opte por uma toda de andamento calmo, mas quando é necessário um ritmo bem mais elevado o enorme V6 a gasolina não perdoa. O Lexus surge também muito bem equipado. O Safety System+ inclui dez airbags, sistema anti colisão com deteção de peões, saída de faixa de rodagem, entre outros. O RX 450h é capaz de percorrer curtas distâncias só em modo elétrico, sendo que a bateria recarrega em andamento, pelo que nunca existe a preocupação com carregamentos ou níveis de bateria reduzidos.
José Luís Abreu
Consulte informação adicional no site da Lexus – aqui
0 comentários