Ensaio Lexus GS 300h
A Lexus remodelou bastante o GS nesta mais recente atualização, com maior ênfase no habitáculo, especialmente na conectividade e no acesso aos vários comandos de informação, conforto e entretenimento. Quase todas as funções do carro podem ser controladas pela mão direita com o botão Remote Touch Interface, com toda a informação mostrada num ecrã de 12,3 polegadas, que concentra todas as atenções no tabliê de modo considerável. Já os comandos que estão à disposição da mão esquerda, nomeadamente os comandos de abertura dos vidros, deviam ver a ergonomia revista, pois tornam a posição do braço desconfortável.
Das duas variantes disponíveis em Portugal, a mais acessível é a GS 300h, que combina um motor de quatro cilindros com um gerador e uma bateria de níquel-hidreto metal, oferecendo uma potência combinada de mais de 220 cv. Mesmo assim, com o motor a gasolina (que tem 2,5 litros) e o sistema elétrico a funcionarem em conjunto, é possível ter consumos médios bastante reduzidos para um automóvel com estas dimensões e peso, sendo realista atingir valores na casa dos 5 litros baixos por cada 100 km percorridos (a Lexus anuncia 4,4 l/100 km). Em compensação, a performance está longe de ser excitante, com a eletrónica a intervir para manter as acelerações comedidas e os consumos baixos em modo normal ou ecológico. É apenas quando se seleciona o modo desportivo que a resposta do motor fica mais agradável, mas nunca capaz de proporcionar grandes emoções. O Lexus GS 300h não é para isso.
Aliás, uma das principais armas do carro japonês é o excelente nível de conforto, com uma suspensão capaz de proteger os ocupantes das irregularidades da estrada com maestria, estabilidade em curva a um nível bem mais do que simplesmente aceitável, e uma eliminação quase completa de todos os ruídos exteriores. Tudo isto contribui para uma grande sensação de segurança tanto para o condutor como para os outros passageiros, apoiando-se numa carroçaria mais rígida mas também no uso de nada menos que 10 airbags no interior.
O Lexus GS 300h está disponível com três versões, abaixo dos 55 mil euros, um bom preço inicial face à concorrência, quando comparado com modelos equivalentes, que na concorrência têm menos potência, tanto a gasolina como Diesel. No entanto, a versão de topo, a F Sport, é a mais interessante, pois não só dispõe de uma melhor afinação da suspensão e de uma melhor resposta da direção, como também reforça bastante o equipamentom, mas aí já sobe para cima dos 65 mil euros.
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