ENSAIO: KIA SPORTAGE 1.7 CRDI TX

By on 6 Dezembro, 2016

A Kia decidiu renovar o Sportage, um SUV robusto e compacto. Com uma grande panóplia de versões e equipamento, o Sportage desafia a lógica e pretende agradar a gregos e troianos

Tal como a ‘irmã’ Hyundai, a Kia é um construtor que tem deixado a sua marca em alguns segmentos, convencendo os exigentes consumidores europeus nos últimos anos. Entre os SUV urbanos, segmento que tem crescido em paralelo com a implantação das marcas coreanas, o renovado Kia Sportage é apenas mais um exemplo.

A frente alta, as jantes de 19 polegadas da versão TX – a ensaiada – e a distância ao solo bem visível a ‘olho nu’ transparecem desde logo a ideia de que o Sportage está preparado para um estilo mais aventureiro, apesar da sua vocação ser o naturalmente o asfalto. Em termos de propulsor, a versão de ensaio estava equipada com o motor 1.7 CRDi de 115 cv. Este é um motor suave e interessante desde baixos regimes, o que permite uma condução divertida. Porém. é lançado que demonstra os seus argumentos na plenitude. A acompanhar uma bem escalonada caixa de seis velocidades manual, o que torna este conjunto interessante de explorar. Com uma posição de condução elevada, normal nos automóveis deste tipo de segmento, de sublinhar o bom trabalho de insonorização feito pela Kia, o que confere aos passageiros um ambiente mais confortável e tranquilo.

INTERIOR À ALTURA

A bordo, o novo Kia Sportage não deixa de ser também uma agradável surpresa. Com uma construção cuidada de todos os elementos e materiais, o interior prima pelo conforto, simplicidade e funcionalidade, o que transparece a intenção da Kia em deixar marca no segmento. Nesta versão TX, o cenário mais luxuoso é complementado com o toque final da inclusão de estofos em pele. No interior, cinco passageiros viajam com relativo desafogo, sendo que os lugares atrás merecem nota muito positiva pela largura oferecida e pelo espaço para as pernas dos ocupantes. Os espaços de arrumação são em bom número, tanto na consola central, como nas portas, ao passo que a bagageira oferece 503 litros (ou 1480 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos posteriores), o que torna inevitavelmente o Sportage um dos modelos do segmento com maior capacidade de carga.

Menção também para o bom nível de equipamento que vem acoplado à versão ensaiada, a TX. A consola central vem dotada do sistema de navegação com Connect Services, que fornece informações de radares ou trânsito, o que ajuda o condutor. Disponível no mercado estão ainda no mercado mais duas versões CRDi e a variante GDi esta equipada com um propulsor a gasolina. Quanto a preços o nível TX tem como preço base 34 821 €, mas neste momento beneficia de 3300 euros de desconto. A oferta fica completa com a Kia a disponibilizar o importante número de sete anos de garantia a quem adquirir o veículo.

Ficha Técnica

Motor: 4 Cilindros Linha; Diesel 1685 cc; Potência 115 cv /4000 rpm; Binário 280/1250-2750 rpm; Transmissão Caixa de 6 Velocidades Manual; Suspensão McPherson à Frente/Multilink atrás; Travagem D/D; Peso 1500 kg; Mala 503 litros; Depósito 62 litros; Velocidade Máxima 176 km/h; Aceleração 0-100 km/h 11.5s ; Consumo Médio 4.6 l/100 Km, AutoSport 5.9 l/100 Km; Emissões: 119 g/CO2/km

QUER SABER MAIS SOBRE ESTE AUTOMÓVEL?

Clique AQUI e aceda à mais completa informação que a marca tem sobre este modelo