ENSAIO: AUDI A3 LIMOUSINE BASE 2.0 TDI S TRONIC
A variante Limousine do Audi A3 é uma opção confortável para um condutor mais tradicional, que tem aqui a excelente opção de conduzir uma berlina de três volumes potente e económica por menos de 40 mil euros
Criado há 20 anos, o Audi A3 ajudou a Audi a recuperar uma imagem mais democrática que tinha perdido em anos anteriores, trazendo novos clientes para a marca, e evitando a transformação num construtor mais tradicionalista. Rapidamente, conquistou fama entre um público mais exuberante e mais urbano, mas continuava a faltar a tal opção tradicionalista. Agora, com a mais recente renovação, a variante de carroçaria de três volumes, a que a Audi chama Limousine, fica cada vez mais uma opção interessante, especialmente com o motor 2.0 TDI. Nesta versão, a Audi conseguiu criar uma versão potente com o motor Diesel, com um comportamento agradável e consumos reduzidos, e a um preço acessível. O 2.0 TDI de 150 cv não é o motor mais potente da gama, mas tem uma progressão suave, oferecendo uma boa respostas
desde baixas rotações, já que o binário máximo está disponível numa faixa de utilização bastante ampla, desde as 1750 rpm. As acelerações e recuperações decorrem de forma rápida, mas não estonteante. A caixa de dupla embraiagem, S tronic, é uma ajuda importante para manter os consumos em baixo, atingindo uma interessante média de 5,8 litros por cada 100 km sem muito trabalho, embora seja possível baixar ainda mais, com alguma atenção por parte do condutor.
Como não é a versão mais desportiva da gama, o Audi A3 de três volumes não dá muita vontade de explorar os limites possíveis do chassis, notando-se uma tendência para transmitir uma sensação de conforto para o habitáculo, mas a suspensão traseira multilink garante uma boa estabilidade em curva. No interior, o condutor tem a vida mais facilitada no acesso à informação, com destaque para a introdução do cockpit virtual, que permite controlar mais facilmente várias funções não só de viagem e do uncionamento do automóvel, mas do entretenimento, sem retirar as mãos do volante ou os olhos do painel de instrumentos. Os ocupantes dos bancos traseiros vão sempre
sentir-se muito confortáveis no que diz respeito ao espaço para as pernas, mas vão estar um pouco apertados nos ombros se estiverem três adultos no bancos de trás. A bagageira é maior do que no Audi S3 Sportback, mas o acesso total é dificultado pela tradicional forma da abertura.
A versão Base permite à Audi oferecer uma berlina de três volumes por um preço abaixo dos 40 mil euros, mas assim que se começam a adicionar pacotes de opcionais (e
alguns, especialmente ao nível do entretenimento, são quase obrigatórios) é fácil fazer ‘explodir’ o preço final para valores mais próximos dos 50 mil euros.
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Ficha Técnica
Motor 4 cil., 16 v., common-rail e turbo, 1984 cm3 Potência 150 cv/3500-4000 rpm Binário 340 N.m/1750-3000 rpm Transmissão Dianteira, cx. auto. 6 vel. Suspensão McPherson à frente e multilink atrás Travagem DV/D Peso 1395 kg Mala 425 litros Depósito 50 litros Velocidade máxima 224 km/h Aceleração 0 a 100 km/h 8,3 segundos Consumo médio 4,4 l/100 km Consumo médio AutoSport 5,8 l/100 km Emissões CO2 115 g/km
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