Volkswagen ID.Buzz Cargo Pro – Ensaio Teste

By on 21 Fevereiro, 2023

Um certo “Buzz” comercial

O “pão-de-forma” do século XXI é um dos automóveis que mais “Buzz” tem gerado nos últimos tempos. Está presente como finalista em quase todos os concursos de carro do ano e é um automóvel que, de facto, parece sorrir a toda a gente, criando amigos por onde quer que passe. A vertente comercial do novo Volkswagen ID.Buzz é identificada apenas com a designação Cargo, mas é também responsável por criar uma proposta algo diferente para os automóveis ditos de trabalho, graças a uma imagem muito apelativa, à motorização totalmente elétrica e a um lado mais prático que é sempre muito bem-vindo

Texto: André Mendes

[email protected]


Mais:

– Imagem;
– Capacidade de manobra;
– Consumos;

Menos:

– Preço;
– Alguns materiais;
– Suspensão bastante firme;
– Comandos táteis do volante;

Exterior

8/10

As linhas da carroçaria e o visual deste modelo de uma forma global são dos seus melhores atributos, sendo uma ferramenta incrível para qualquer empresa que queira promover a sua imagem. A frente sorridente, inspirada na primeira geração do Volkswagen Transporter, tal como a pintura bicolor, são alguns dos elementos mais apelativos, aos quais se juntam as designações e o logo da marca em branco e também um conjunto de jantes com 20 polegadas de diâmetro. No caso da unidade ensaiada, os painéis laterais da carroçaria estavam totalmente cobertos, deixando apenas o portão traseiro com uma janela que permite espreitar para o compartimento de carga. Além desta, também está presente uma lateral do lado direito, sendo que a do lado esquerdo está disponível como opção. Na frente, o sistema de iluminação em LED traz uma assinatura visual característica dos modelos da marca, com uma faixa central a unir os dois grupos óticos, mas na secção traseira, apenas os elementos exteriores da carroçaria são em LED, uma vez que a faixa central é apenas um friso plástico e não inclui iluminação como na versão de passageiros.

Interior

6/10

A bordo do ID.Buzz, a imagem é menos a de uma personagem de desenhos animados e mais a de um modelo da Volkswagen adaptado a um ritmo mais profissional. A posição de condução é mais elevada, mas muito correta e a amplitude de regulação dos assentos permite adaptá-la facilmente a qualquer estatura. Do lado direito do habitáculo, está um assento com dois lugares, que deixa a lotação máxima em três pessoas, muitas menos do que a quantidade de tomadas USB-C que podemos encontrar em cada recante ou espaços de arrumação destinados a arrumação todo o tipo de objetos. Uma das coisas mais confusas para quem não está habituado é o facto de não existir um espelho retrovisor central, uma vez que a divisória para o compartimento de carga está fechada. No entanto, e numa opção sem custos, a Volkswagen pode incluir uma janela na divisória, que é acompanhada do espelho retrovisor central.

Por se tratar da versão “Cargo”, já não faz sentido chamar bagageira ao compartimento de carga, que tem uma boa capacidade de 3,9 metros cúbicos, ou 3.900 litros, suficientes para duas Euro Paletes. Numa utilização particular, poderá apenas dar uma ajuda para quando fazemos mudanças ou precisamos de comprar uma peça de mobiliário ou de qualquer outro género um pouco maiores que o habitual. Mas para o mundo profissional a que este Buzz Cargo se destina, os mais de 2,23 metros de comprimento, 1,23 metros de largura e 1,27 metros de altura, poderão facilitar a arrumação de diversas encomendas ou qualquer outro tipo de produto que as mais variadas empresas possam ter de transportar.

Equipamento

7/10

Um Volkswagen ID. Buzz Cargo Pro com a carroçaria pintada de branco e com uma jantes de aço de 18 polegadas tem um preço base de 55.833 euros, já com o IVA incluído. Mas depois, de forma a deixar este modelo um pouco mais ao nosso jeito, começamos por escolher as jantes de 20 polegadas ‘Solna’, que adicionam 2.752 euros ao valor final. Em vez do tradicional branco, optamos por uma pintura bicolor como a da unidade ensaiada e no habitáculo, adicionamos ainda alguns dos pacotes de equipamento disponíveis, para que este carro de “trabalho” possa oferecer um pouco mais conforto. E no caso da unidade ensaiada, nem sequer falta o carregamento sem fios, o acesso sem chave, o sistema de iluminação em LED e o assento do condutor aquecido. O preço é que já fica próximo dos 64 mil euros.

Consumos

8/10

Um ponto bastante positivo para o ID.Buzz e que os responsáveis de frotas vão adorar. É que o motor do ID.Buzz e o seu sistema elétrico têm uma capacidade enorme de o deixar apenas fluir e de regenerar energia, que até nos fez registar um valor de consumo abaixo do que a marca declara para este modelo: 19,5 kWh/100km, em vez dos 21,8 kWh/100km anunciados para o Buzz Cargo. E também um valor de autonomia que teimou em desaparecer a uma velocidade muito confortável e que nem sequer fez despertar a (cada vez menos comum) ansiedade de carregamento.

Ao Volante

7/10

Conduzir o ID.Buzz Cargo na cidade é uma experiência incrível. Os 4,7 metros de comprimento e os quase dois de largura não o deixam muito diferente de muitos dos familiares com que partilha a via pública, mas o formato da carroçaria e especialmente o seu desenho, faz com que seja o centro das atenções no meio do trânsito. Para quem olha de fora, o Buzz é um autêntico desenho animado em movimento ou um personagem saído de um livro de banda desenhada. Os mais jovens sorriem, os mais idosos relembram os modelos de outros tempos, que também pareciam sorrir para nós, mas de uma forma geral, todas as pessoas gostam do estilo deste novo comercial, que também consegue trazer um pouco de ânimo à cidade.

Para quem está ao volante, as primeiras impressões confirmam a presença de uma suspensão bem mais firme que o habitual e pouco tolerante com irregularidades, pois tudo tem de estar preparado para a carga que poderá ser transportada a bordo, fazendo subir o já elevado valor de 2.352 quilos deste conjunto. Em contrapartida, e mesmo nas ruas mais apertadas e acanhadas, a capacidade de manobra do ID.Buzz é melhor do que muitos modelos que já conduzimos. A ausência de espelho central faz-nos adivinhar apenas o que se passa lá atrás, mas a presença de sensores à frente e atrás e da câmara traseira de ajuda ao estacionamento, faz-nos esquecer de tudo isto. A grande vantagem, no entanto, está mesmo no ângulo de viragem das rodas dianteiras, que deixam o Buzz fazer uma inversão de marcha facilmente em zonas mais complicadas ou ser estacionado em lugares que, à primeira vista, não serviriam para este modelo. E se estiverem disponíveis mais de 11,1 metros, a inversão de marcha até poderá ser feita sem manobras. Basta rodar o volante e acelerar.

Motor

6/10

A tradicional configuração de 204 cavalos, acompanhada de uma bateria com uma capacidade máxima de 82 kWh, faz com que este ID.Buzz Cargo ofereça um desempenho adequado à sua função, que é a de andar pela cidade a fazer entregas a vários clientes, por exemplo, ou a ter de fazer um pouco de autoestrada caso seja necessário. Duas situações que este modelo cumpre sem qualquer dificuldade. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 145 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em mais ou menos dez segundos, com os 204 cavalos a passarem em exclusivo para as rodas traseiras.

Balanço Final

7/10

Um veículo comercial cheio de estilo e que quase não parece um automóvel de trabalho, seja no que diz respeito ao visual e à condução, mas também ao preço que já fica acima de outros modelos de trabalho 100% elétricos com um visual mais “robusto”, com menos autonomia, mas também com um preço mais apetecível. Ainda assim, no caso de desejar promover a imagem de uma empresa, acreditamos que não existe um modelo melhor do que o Volkswagen ID.Buzz Cargo.

Concorrentes

Opel Vivaro-e Cargo 75kw
Motor: Elétrico; 136 cavalos; Autonomia máxima: 320 km; Consumo combinado: 26,4 kWh/100 km; Preço: 48.562 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: Elétrico
Potência máxima (CV/rpm): 204/n.d.
Binário máximo (Nm/rpm): 310/n.d.
Tração: Tração traseira
Transmissão: Automática de relação única
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / tambores

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,2
Velocidade máxima (km/h): 145
Consumos misto (kWh/100 km): 20,4
Autonomia máxima – WLTP (km): 415 (575 em cidade)

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.712/1.985/1.932
Distância entre eixos (mm): 2.989
Largura de vias (fr/tr mm): 1.673/1.670
Peso (kg): 2.352
Capacidade da bagageira (m3): 3,9
Pneus (fr/tr): 235/50 R20 T XL – 265/45 R20 T XL

Preço da versão ensaiada (Euros): 55.833
Preço da versão base (Euros): 63.993

Mais/Menos


Mais

– Imagem;
– Capacidade de manobra;
– Consumos;

Menos

– Preço;
– Alguns materiais;
– Suspensão bastante firme;
– Comandos táteis do volante;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 63993€

Preço da versão base (Euros): 55833€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

As linhas da carroçaria e o visual deste modelo de uma forma global são dos seus melhores atributos, sendo uma ferramenta incrível para qualquer empresa que queira promover a sua imagem. A frente sorridente, inspirada na primeira geração do Volkswagen Transporter, tal como a pintura bicolor, são alguns dos elementos mais apelativos, aos quais se juntam as designações e o logo da marca em branco e também um conjunto de jantes com 20 polegadas de diâmetro. No caso da unidade ensaiada, os painéis laterais da carroçaria estavam totalmente cobertos, deixando apenas o portão traseiro com uma janela que permite espreitar para o compartimento de carga. Além desta, também está presente uma lateral do lado direito, sendo que a do lado esquerdo está disponível como opção. Na frente, o sistema de iluminação em LED traz uma assinatura visual característica dos modelos da marca, com uma faixa central a unir os dois grupos óticos, mas na secção traseira, apenas os elementos exteriores da carroçaria são em LED, uma vez que a faixa central é apenas um friso plástico e não inclui iluminação como na versão de passageiros.

Interior

A bordo do ID.Buzz, a imagem é menos a de uma personagem de desenhos animados e mais a de um modelo da Volkswagen adaptado a um ritmo mais profissional. A posição de condução é mais elevada, mas muito correta e a amplitude de regulação dos assentos permite adaptá-la facilmente a qualquer estatura. Do lado direito do habitáculo, está um assento com dois lugares, que deixa a lotação máxima em três pessoas, muitas menos do que a quantidade de tomadas USB-C que podemos encontrar em cada recante ou espaços de arrumação destinados a arrumação todo o tipo de objetos. Uma das coisas mais confusas para quem não está habituado é o facto de não existir um espelho retrovisor central, uma vez que a divisória para o compartimento de carga está fechada. No entanto, e numa opção sem custos, a Volkswagen pode incluir uma janela na divisória, que é acompanhada do espelho retrovisor central.

Por se tratar da versão “Cargo”, já não faz sentido chamar bagageira ao compartimento de carga, que tem uma boa capacidade de 3,9 metros cúbicos, ou 3.900 litros, suficientes para duas Euro Paletes. Numa utilização particular, poderá apenas dar uma ajuda para quando fazemos mudanças ou precisamos de comprar uma peça de mobiliário ou de qualquer outro género um pouco maiores que o habitual. Mas para o mundo profissional a que este Buzz Cargo se destina, os mais de 2,23 metros de comprimento, 1,23 metros de largura e 1,27 metros de altura, poderão facilitar a arrumação de diversas encomendas ou qualquer outro tipo de produto que as mais variadas empresas possam ter de transportar.

Equipamento

Um Volkswagen ID. Buzz Cargo Pro com a carroçaria pintada de branco e com uma jantes de aço de 18 polegadas tem um preço base de 55.833 euros, já com o IVA incluído. Mas depois, de forma a deixar este modelo um pouco mais ao nosso jeito, começamos por escolher as jantes de 20 polegadas ‘Solna’, que adicionam 2.752 euros ao valor final. Em vez do tradicional branco, optamos por uma pintura bicolor como a da unidade ensaiada e no habitáculo, adicionamos ainda alguns dos pacotes de equipamento disponíveis, para que este carro de “trabalho” possa oferecer um pouco mais conforto. E no caso da unidade ensaiada, nem sequer falta o carregamento sem fios, o acesso sem chave, o sistema de iluminação em LED e o assento do condutor aquecido. O preço é que já fica próximo dos 64 mil euros.

Consumos

Um ponto bastante positivo para o ID.Buzz e que os responsáveis de frotas vão adorar. É que o motor do ID.Buzz e o seu sistema elétrico têm uma capacidade enorme de o deixar apenas fluir e de regenerar energia, que até nos fez registar um valor de consumo abaixo do que a marca declara para este modelo: 19,5 kWh/100km, em vez dos 21,8 kWh/100km anunciados para o Buzz Cargo. E também um valor de autonomia que teimou em desaparecer a uma velocidade muito confortável e que nem sequer fez despertar a (cada vez menos comum) ansiedade de carregamento.

Ao volante

Conduzir o ID.Buzz Cargo na cidade é uma experiência incrível. Os 4,7 metros de comprimento e os quase dois de largura não o deixam muito diferente de muitos dos familiares com que partilha a via pública, mas o formato da carroçaria e especialmente o seu desenho, faz com que seja o centro das atenções no meio do trânsito. Para quem olha de fora, o Buzz é um autêntico desenho animado em movimento ou um personagem saído de um livro de banda desenhada. Os mais jovens sorriem, os mais idosos relembram os modelos de outros tempos, que também pareciam sorrir para nós, mas de uma forma geral, todas as pessoas gostam do estilo deste novo comercial, que também consegue trazer um pouco de ânimo à cidade.

Para quem está ao volante, as primeiras impressões confirmam a presença de uma suspensão bem mais firme que o habitual e pouco tolerante com irregularidades, pois tudo tem de estar preparado para a carga que poderá ser transportada a bordo, fazendo subir o já elevado valor de 2.352 quilos deste conjunto. Em contrapartida, e mesmo nas ruas mais apertadas e acanhadas, a capacidade de manobra do ID.Buzz é melhor do que muitos modelos que já conduzimos. A ausência de espelho central faz-nos adivinhar apenas o que se passa lá atrás, mas a presença de sensores à frente e atrás e da câmara traseira de ajuda ao estacionamento, faz-nos esquecer de tudo isto. A grande vantagem, no entanto, está mesmo no ângulo de viragem das rodas dianteiras, que deixam o Buzz fazer uma inversão de marcha facilmente em zonas mais complicadas ou ser estacionado em lugares que, à primeira vista, não serviriam para este modelo. E se estiverem disponíveis mais de 11,1 metros, a inversão de marcha até poderá ser feita sem manobras. Basta rodar o volante e acelerar.

Concorrentes

Opel Vivaro-e Cargo 75kw
Motor: Elétrico; 136 cavalos; Autonomia máxima: 320 km; Consumo combinado: 26,4 kWh/100 km; Preço: 48.562 €

Motor

A tradicional configuração de 204 cavalos, acompanhada de uma bateria com uma capacidade máxima de 82 kWh, faz com que este ID.Buzz Cargo ofereça um desempenho adequado à sua função, que é a de andar pela cidade a fazer entregas a vários clientes, por exemplo, ou a ter de fazer um pouco de autoestrada caso seja necessário. Duas situações que este modelo cumpre sem qualquer dificuldade. A velocidade máxima está limitada eletronicamente a 145 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em mais ou menos dez segundos, com os 204 cavalos a passarem em exclusivo para as rodas traseiras.

Balanço final

Um veículo comercial cheio de estilo e que quase não parece um automóvel de trabalho, seja no que diz respeito ao visual e à condução, mas também ao preço que já fica acima de outros modelos de trabalho 100% elétricos com um visual mais “robusto”, com menos autonomia, mas também com um preço mais apetecível. Ainda assim, no caso de desejar promover a imagem de uma empresa, acreditamos que não existe um modelo melhor do que o Volkswagen ID.Buzz Cargo.

Mais

– Imagem;
– Capacidade de manobra;
– Consumos;

Menos

– Preço;
– Alguns materiais;
– Suspensão bastante firme;
– Comandos táteis do volante;

Ficha técnica

Motor
Tipo: Elétrico
Potência máxima (CV/rpm): 204/n.d.
Binário máximo (Nm/rpm): 310/n.d.
Tração: Tração traseira
Transmissão: Automática de relação única
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / tambores

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 10,2
Velocidade máxima (km/h): 145
Consumos misto (kWh/100 km): 20,4
Autonomia máxima – WLTP (km): 415 (575 em cidade)

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.712/1.985/1.932
Distância entre eixos (mm): 2.989
Largura de vias (fr/tr mm): 1.673/1.670
Peso (kg): 2.352
Capacidade da bagageira (m3): 3,9
Pneus (fr/tr): 235/50 R20 T XL – 265/45 R20 T XL

Preço da versão ensaiada (Euros): 55.833
Preço da versão base (Euros): 63.993

Preço da versão ensaiada (Euros): 63993€
Preço da versão base (Euros): 55833€