Renault Symbioz: Ensaio Teste
A Renault prometeu e cumpriu. A sua mais recente ofensiva no mercado levou até aos condutores opções em quantidade e qualidade. Com um design mais arrojado, recheado de tecnologia, com foco muito forte na eletrificação, as novas propostas da Renault juntam o melhor de dois mundos, sempre de mão dada com os motores térmicos.
A filosofia da Renault é ter uma gama forte de veículos elétricos, espelhada com uma gama térmica eletrificada, com as unidades híbridas a terem destaque. E o Symbioz é talvez uma das provas mais claras dessa filosofia. Se do lado dos elétricos temos o excelente Scenic, para quem não quer ainda um BEV, a Renault disponibiliza o Symbioz.
Posicionado entre o Captur e o Austral, este modelo da Renault destaca-se pelo espaço interior, versatilidade e baixo consumo, sendo uma excelente opção tanto para famílias quanto para frotas empresariais. Este crossover compacto que junta o melhor dos segmentos B e C, trazendo modularidade, tecnologia de ponta e uma condução intuitiva. É um Captur um pouco maior, para quem quer mais espaço. Neste ensaio, pudemos sentir os pontos fortes desta proposta e os (poucos) pontos menos fortes.
Versatilidade
Tecnologia
Equipamento
Visibilidade traseira
Caixa de velocidade nem sempre fácil de entender

Exterior
Visualmente, a gama atual da Renault é uma das mais agradáveis à vista. O design do Symbioz é sofisticado e moderno, com linhas bem proporcionadas e uma dianteira marcante. Os faróis afilados conferem um visual agressivo, enquanto a traseira esculpida adiciona dinamismo. O modelo está disponível em sete cores, incluindo o vibrante Azul Mercury da versão do modelo usado neste ensaio, que funciona muito bem com as linhas do carro. A assinatura luminosa em LED e a grelha dianteira com padrão tridimensional evidenciam a identidade visual da Renault. Além disso, a aerodinâmica aprimorada contribui para a eficiência energética e estabilidade em altas velocidades. No que diz respeito ao exterior, nada a apontar, é uma proposta muito interessante e agradável.

Interior
O habitáculo do Symbioz privilegia o conforto e a qualidade dos materiais. Embora o interior seja tão arrojado quanto o exterior, oferece bons acabamentos e uma construção sólida. Os bancos são confortáveis, mas ficamos com a sensação de serem um tudo-nada duros. A posição de condução é quase perfeita, apenas com a limitação de alguns centímetros na profundidade do ajuste do volante. Atrás, há espaço adequado para dois passageiros, mas uma terceira pessoa pode se sentir desconfortável devido à elevação do banco e ao teto panorâmico. Com uma bagageira generosa de até 624 litros, graças a banco traseiro deslizante que pode permitir mais espaço de carga, este modelo adapta-se perfeitamente às necessidades de mobilidade urbana e viagens em família. O painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas e o ecrã multimédia de 10,4 polegadas ajudam a dar um ar mais moderno, enquanto os acabamentos em materiais sustentáveis garantem um ambiente premium e ecológico. Não é o excelente interior do Scenic e quem conhece o Captur ou até o Arkana vai reconhecer as linhas. No entanto, não compromete e permite um interior agradável, espaçoso e confortável.

Equipamento
O Renault Symbioz é equipado com o sistema multimédia OpenR Link, com sistema Google integrado, além de uma ampla gama de assistências à condução. Aqui, nada a dizer. Já elogiamos o sistema anteriormente e é um dos melhores no mercado, pela sua facilidade de uso, pelas caraterísticas e, ao contrário de outros sistemas, por permitir uma utilização imediata sem grandes hesitações. O teto panorâmico Solarbay, presente nas versões mais completas, ajusta a opacidade para maior conforto, é também um dos pontos fortes, dando mais luz ao interior. Conta ainda com um sistema de som Harman Kardon opcional e diversas funcionalidades de conectividade e personalização. Destaca-se ainda a presença do sistema MULTI-SENSE, que permite ajustar o comportamento do carro entre modos de condução mais dinâmicos ou económicos, além de configurar a iluminação ambiente para maior personalização da experiência a bordo. Não falta equipamento ao este Symbioz. O único ponto negativo a apontar é a resolução da câmara traseira que não é a melhor. Ainda assim, cumpre o seu propósito.

Consumos
Vimos uma excelente eficiência em percursos urbanos, alcançando um consumo abaixo dos 5L/100 km. Em autoestrada, essa eficiência é reduzida, com médias na casa dos 6,4L/100 km. Graças à tecnologia híbrida, o carro inicia sempre em modo elétrico e pode rodar em até 80% do tempo sem usar o motor a combustão dentro da cidade.

Ao Volante
A direção do Symbioz é precisa, a suspensão tem um ajuste firme, mas consegue absorver bem as irregularidades da estrada, proporcionando um rodar equilibrado entre conforto e estabilidade. A posição de condução é elevada, mas a visibilidade traseira é comprometida. Em curvas, o carro transmite segurança, mantendo um bom nível de aderência, com um bom controlo do adornar de carroçaria. O comportamento dinâmico é adequado para um modelo familiar, permitindo um ou outro exagero, sem descurar o seu principal propósito que é de transportar pessoas de forma cómoda e confortável. No entanto, a caixa de velocidades demonstra ligeiras hesitações em determinadas situações, especialmente em recuperações. O Symbioz foi companheiro de viagem para uma deslocação mais longa e garantido um trajeto agradável. Não é o modelo mais confortável da Renault, mas isso não significa que vai penar nas viagens grandes. Pelo contrário, o conforto está garantido tal como a praticidade.

Motor
A motorização E-Tech Full Hybrid 145, combina um motor 1.6 a gasolina de 94 cv com dois motores elétricos: um de 49 cv para tração e outro de 20 cv para auxiliar nas partidas e na gestão da caixa multimodo. Essa configuração permite até 14 combinações de funcionamento, otimizando o consumo. O desempenho é adequado para um carro familiar, garantindo boa resposta em condução urbana. É em cidade que o Symbioz se destaca mais, com consumos excelentes.

Balanço Final
O Symbioz chegou com uma responsabilidade grande: substituir o Megan e o Scenic na gama dos motores térmicos. Chegou com a sua identidade, uma mistura de Scenic, com Captur, no que poderia se transformar numa manta de retalhos, mas que funciona muito bem. Os pontos fortes incluem a tecnologia embarcada, o conforto e a versatilidade. Como pontos menos positivos, destaca-se a visibilidade traseira limitada e a caixa de velocidades não nos convence. No geral, o Symbioz é uma opção muito equilibrada para quem busca um carro familiar moderno e eficiente. Quando o Scenic foi lançado, muitos pensaram que se tivesse um motor a combustão, o sucesso poderia ser maior. O Symbioz quase que cumpre esse papel na perfeição. É mais uma proposta forte da Renault, que ganha força com um leque de preços muito apelativo.

Ficha Técnica
- Motorização: Híbrido (gasolina + elétrico)
- Motor 1.6L a gasolina (94 cv) + motor elétrico (49 cv)
- Potência combinada: 145 cv
- Binário máximo: 149 Nm
- Caixa de velocidades: Automática multimodo
- Consumo médio (WLTP): 4.7 L/100 km
- Emissões CO2 (WLTP): 105 g/km
- Dimensões e Capacidade:
- Comprimento: 4.413 mm
- Largura: 1.797 mm
- Altura: 1.575 mm
- Distância entre eixos: 2.638 mm
- Altura ao solo: 169 mm
- Bagageira: 434 L (mín.) / 1.498 L (máx.)
- Performance:
- Velocidade máxima: 170 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,6 s
- Equipamentos em Destaque:
- Tecnologia: OpenR Link (10,4”) com Google integrado, som Harman Kardon®
- Segurança: Travagem ativa de emergência, alerta de ângulo morto, ESP, Isofix
- Conforto: Bancos dianteiros elétricos e aquecidos, ar condicionado automático, volante aquecido
- Ajuda à Condução: Regulador de velocidade adaptativo, visão 360º, estacionamento mãos-livres
- Preço:
- Versão Techno: a partir de 34.500€
- Versão Iconic: a partir de 38.500€ (modelo testado: 41.600€)
Mais/Menos
Mais
Versatilidade
Tecnologia
Equipamento
Menos
Visibilidade traseira
Caixa de velocidade nem sempre fácil de entender
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 41.600€
Preço da versão base (Euros): 34.500€
Exterior
Visualmente, a gama atual da Renault é uma das mais agradáveis à vista. O design do Symbioz é sofisticado e moderno, com linhas bem proporcionadas e uma dianteira marcante. Os faróis afilados conferem um visual agressivo, enquanto a traseira esculpida adiciona dinamismo. O modelo está disponível em sete cores, incluindo o vibrante Azul Mercury da versão do modelo usado neste ensaio, que funciona muito bem com as linhas do carro. A assinatura luminosa em LED e a grelha dianteira com padrão tridimensional evidenciam a identidade visual da Renault. Além disso, a aerodinâmica aprimorada contribui para a eficiência energética e estabilidade em altas velocidades. No que diz respeito ao exterior, nada a apontar, é uma proposta muito interessante e agradável.
Interior
O habitáculo do Symbioz privilegia o conforto e a qualidade dos materiais. Embora o interior seja tão arrojado quanto o exterior, oferece bons acabamentos e uma construção sólida. Os bancos são confortáveis, mas ficamos com a sensação de serem um tudo-nada duros. A posição de condução é quase perfeita, apenas com a limitação de alguns centímetros na profundidade do ajuste do volante. Atrás, há espaço adequado para dois passageiros, mas uma terceira pessoa pode se sentir desconfortável devido à elevação do banco e ao teto panorâmico. Com uma bagageira generosa de até 624 litros, graças a banco traseiro deslizante que pode permitir mais espaço de carga, este modelo adapta-se perfeitamente às necessidades de mobilidade urbana e viagens em família. O painel de instrumentos digital de 10,3 polegadas e o ecrã multimédia de 10,4 polegadas ajudam a dar um ar mais moderno, enquanto os acabamentos em materiais sustentáveis garantem um ambiente premium e ecológico. Não é o excelente interior do Scenic e quem conhece o Captur ou até o Arkana vai reconhecer as linhas. No entanto, não compromete e permite um interior agradável, espaçoso e confortável.
Equipamento
O Renault Symbioz é equipado com o sistema multimédia OpenR Link, com sistema Google integrado, além de uma ampla gama de assistências à condução. Aqui, nada a dizer. Já elogiamos o sistema anteriormente e é um dos melhores no mercado, pela sua facilidade de uso, pelas caraterísticas e, ao contrário de outros sistemas, por permitir uma utilização imediata sem grandes hesitações. O teto panorâmico Solarbay, presente nas versões mais completas, ajusta a opacidade para maior conforto, é também um dos pontos fortes, dando mais luz ao interior. Conta ainda com um sistema de som Harman Kardon opcional e diversas funcionalidades de conectividade e personalização. Destaca-se ainda a presença do sistema MULTI-SENSE, que permite ajustar o comportamento do carro entre modos de condução mais dinâmicos ou económicos, além de configurar a iluminação ambiente para maior personalização da experiência a bordo. Não falta equipamento ao este Symbioz. O único ponto negativo a apontar é a resolução da câmara traseira que não é a melhor. Ainda assim, cumpre o seu propósito.
Consumos
Vimos uma excelente eficiência em percursos urbanos, alcançando um consumo abaixo dos 5L/100 km. Em autoestrada, essa eficiência é reduzida, com médias na casa dos 6,4L/100 km. Graças à tecnologia híbrida, o carro inicia sempre em modo elétrico e pode rodar em até 80% do tempo sem usar o motor a combustão dentro da cidade.
Ao volante
A direção do Symbioz é precisa, a suspensão tem um ajuste firme, mas consegue absorver bem as irregularidades da estrada, proporcionando um rodar equilibrado entre conforto e estabilidade. A posição de condução é elevada, mas a visibilidade traseira é comprometida. Em curvas, o carro transmite segurança, mantendo um bom nível de aderência, com um bom controlo do adornar de carroçaria. O comportamento dinâmico é adequado para um modelo familiar, permitindo um ou outro exagero, sem descurar o seu principal propósito que é de transportar pessoas de forma cómoda e confortável. No entanto, a caixa de velocidades demonstra ligeiras hesitações em determinadas situações, especialmente em recuperações. O Symbioz foi companheiro de viagem para uma deslocação mais longa e garantido um trajeto agradável. Não é o modelo mais confortável da Renault, mas isso não significa que vai penar nas viagens grandes. Pelo contrário, o conforto está garantido tal como a praticidade.
Motor
A motorização E-Tech Full Hybrid 145, combina um motor 1.6 a gasolina de 94 cv com dois motores elétricos: um de 49 cv para tração e outro de 20 cv para auxiliar nas partidas e na gestão da caixa multimodo. Essa configuração permite até 14 combinações de funcionamento, otimizando o consumo. O desempenho é adequado para um carro familiar, garantindo boa resposta em condução urbana. É em cidade que o Symbioz se destaca mais, com consumos excelentes.
Balanço final
O Symbioz chegou com uma responsabilidade grande: substituir o Megan e o Scenic na gama dos motores térmicos. Chegou com a sua identidade, uma mistura de Scenic, com Captur, no que poderia se transformar numa manta de retalhos, mas que funciona muito bem. Os pontos fortes incluem a tecnologia embarcada, o conforto e a versatilidade. Como pontos menos positivos, destaca-se a visibilidade traseira limitada e a caixa de velocidades não nos convence. No geral, o Symbioz é uma opção muito equilibrada para quem busca um carro familiar moderno e eficiente. Quando o Scenic foi lançado, muitos pensaram que se tivesse um motor a combustão, o sucesso poderia ser maior. O Symbioz quase que cumpre esse papel na perfeição. É mais uma proposta forte da Renault, que ganha força com um leque de preços muito apelativo.
Versatilidade
Tecnologia
Equipamento
MenosVisibilidade traseira
Caixa de velocidade nem sempre fácil de entender
Ficha técnica
- Motorização: Híbrido (gasolina + elétrico)
- Motor 1.6L a gasolina (94 cv) + motor elétrico (49 cv)
- Potência combinada: 145 cv
- Binário máximo: 149 Nm
- Caixa de velocidades: Automática multimodo
- Consumo médio (WLTP): 4.7 L/100 km
- Emissões CO2 (WLTP): 105 g/km
- Dimensões e Capacidade:
- Comprimento: 4.413 mm
- Largura: 1.797 mm
- Altura: 1.575 mm
- Distância entre eixos: 2.638 mm
- Altura ao solo: 169 mm
- Bagageira: 434 L (mín.) / 1.498 L (máx.)
- Performance:
- Velocidade máxima: 170 km/h
- Aceleração 0-100 km/h: 10,6 s
- Equipamentos em Destaque:
- Tecnologia: OpenR Link (10,4”) com Google integrado, som Harman Kardon®
- Segurança: Travagem ativa de emergência, alerta de ângulo morto, ESP, Isofix
- Conforto: Bancos dianteiros elétricos e aquecidos, ar condicionado automático, volante aquecido
- Ajuda à Condução: Regulador de velocidade adaptativo, visão 360º, estacionamento mãos-livres
- Preço:
- Versão Techno: a partir de 34.500€
- Versão Iconic: a partir de 38.500€ (modelo testado: 41.600€)
Preço da versão base (Euros): 34.500€
0 comentários