DS3 Performance – Ensaio

By on 15 Junho, 2017

DS3 PERFORMANCE 208 THP

Texto: Alexandre Melo ([email protected])

Para Graúdos

Irrequieto, pequeno e muito divertido. É assim o DS3 Performance, que equipado nesta versão de ensaio com um motor a gasolina de 208 cv faz-nos pensar, por momentos, que estamos na pele de José Pedro Fontes a disputar uma especial no Campeonato Nacional de Ralis.

Desde 2014 a marca premium do Grupo PSA, a DS tem neste DS3 um modelo ideal para expressar a rebeldia de uma marca, que ao mesmo tempo não quer deixar de ser um exemplo de luxo, conforto e tecnologia. Irresistível desde o primeiro contacto, este DS3 na sua versão Performance deslumbra desde logo pela baixa altura ao solo; cavas das rodas bem pronunciadas; dupla saída de escape; e jantes bem vistosas.

Tudo características que não deixam dúvidas de que estamos na presença de um ‘brinquedo’ para maiores de 18 anos, bastante interessante, e que aviva o espírito mais ‘racer’ que exista dentro de nós. A fazer mover o conjunto, a versão ensaiada equipava um motor 1.6 turbo de 208 cv alimentado a gasolina. Com um cantar entusiasmante, estamos perante um bloco de quatro cilindros com uma entrega de potência a rigor e que nos permite fazer um registo de 6,5s dos 0 aos 100 km/h. Em curva, e com a trajetória ideal, garante-nos uma saída vigorosa e sem nunca se perder a tração. O DS3 Performance impressiona também pela sua capacidade de recuperação, que nos dá prazer quando colocamos uma ‘abaixo’, recorrendo naturalmente à caixa manual de seis velocidades de escalonamento curto.

Apesar de estarmos na presença de um automóvel de tendência irrequieta, a segurança não deixa de ser uma realidade, cortesia do bom funcionamento das suspensões, bem como do sistema travagem, que não vacila quando é necessária uma paragem rápida e segura do DS3.

Os consumos, esse temível inímigo dos desportivos, é, neste caso, comedido para um automóvel com 208 cv. Em condução dentro dos limites legais, num percurso misto, esses ficam na casa dos 7 l/100 km/h. Contudo, apesar destes excelentes indicadores, a essência deste apaixonante desportivo não é a economia de consumos, mas sim o apreciar-se o prazer de condução que ele garante ao volante.

Interior Desportivo

Em termos de interior este não defrauda as expectativas, sendo bastante acolhedor, apesar do seu carácter mais simplista. Desde logo destaca-se algo que nos dias de hoje é bastante raro de encontrar os mais diversos automóveis: o volante não tem botões. Já os pedais ou não estivéssemos a falar de um desportivo, são em alumínio e o seletor da caixa de velocidades garante um tacto bastante agradável. O painel de instrumentos é também bastante simples, oferecendo as informações principais como: consumo de combustível; dados da viagem; exibindo de forma bem vincada a velocidade e as rotações a que circulamos.

A posição de condução é muito boa. As bacquets integrais conferem outro ‘glamour’ a este DS3 Performance, parecendo mesmo que estamos instalados num verdadeiro carro de ralis. Estas bacquets dão um excelente apoio, sem descurarem o conforto. Uma vez tratando-se de um puro desportivo, o espaço nos lugares traseiros não abunda, principalmente para pessoas de estatura mais elevada, chegando estas a baterem inevitavelmente com a cabeça no tejadilho ao mesmo tempo que o encaixe de três passageiros é praticamente missão impossível.

Quanto a equipamento disponível, este é bastante vasto. De série, contamos com o cruise-control com limitador de velocidade; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; rádio DAB; sistema de navegação em ecrã de sete polegadas bem como Mirrorscreen; e Apple Car Play. De opcional, apenas a câmara de estacionamento traseira e o sistema de som HiFi.

No campo da segurança, para além de todos os habituais ao nível da segurança ativa e passiva, o DS 3 Performance conta ainda com o Active City Brake, que aciona os travões em caso de colisão iminente em velocidades até aos 30 km/h. O preço base da versão ensaiada – nível de equipamento Performance – é de 33.462 €. Disponíveis no mercado estão ainda mais quatro níveis – Be Chic; Sport Chic; Drive Efficiency; e Performance Line. Portanto, há certamente opções para todos os gostos. No fundo, é só escolher!

MAIS – Motor, consumos e segurança.

MENOS – Habitabilidade traseira.

 

FICHA TÉCNICA

Motor – 4 cil. Injeção direta, turbo, gasolina

Cilindrada – 1598 cm3

Transmissão – Dianteira

Cx Vel – 6 vel. manual

Potência – 208 cv

Binário – 300 Nm/ 3000 rpm

Vel máx – 230 km/h

Aceleração – 6,5 s (0-100 km/h)

Consumo – Médio 5,4 l/100 km, AutoSport 7,0 l/100 km

Suspensão dianteira – Tipo McPherson

Suspensão traseira – Eixo de torção

Travões dianteiros – Discos ventilados

Travões traseiros – Discos

Peso – 1250 kg

Depósito – 50 l

Mala – 280 l

Emissões – 125 g/km CO2