DS 4 Antoine de Saint-Exupéry Phev 225: Ensaio Teste
A DS Automobiles continua a sua aposta no segmento premium e a Coleção 2024 Antoine de Saint Exupéry, foi mais uma forma original de mostrar o seu produto, trazendo edições especiais do DS 3, DS 4 e DS 7. Estes modelos destacam-se pelo design exclusivo, interiores requintados e uma gama de motorizações que incluem opções elétricas, híbridas, plug-in e combustão.
Com um foco na sofisticação e no savoir-faire francês, esta coleção presta homenagem ao autor de “O Principezinho”, refletindo a elegância e inovação características da marca. Além disso, esta linha representa um compromisso com a tecnologia e sustentabilidade, mantendo uma experiência de condução envolvente e confortável. Para este ensaio, o DS 4 Phev 225 foi o escolhido.
Conforto
Requinte interior
Infotainment
Visibilidade traseira
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Exterior
A linha DS sempre se destacou pelo seu design diferenciado e esta versão não é exceção. A carroçaria apresenta formas dinâmicas e uma traseira muito apelativa, com linhas marcantes e bem vincadas. Ficamos divididos quanto à grelha frontal. Se por um lado prima pela originalidade, parece não acompanhar a elegância das linhas do carro. Tem o atributo de tornar o carro único e com caráter. Os detalhes cromados e os faróis em LED DS Matrix Vision reforçam a identidade luxuosa da marca, enquanto os acabamentos aerodinâmicos garantem melhor eficiência e estabilidade na condução. A traseira é muito apelativa e no conjunto, as linhas do carro são distintas, como deve ser um carro deste género, com pretensões a ombrear com outras gamas premium.
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Interior
O habitáculo é um dos pontos altos dos modelos da DS Automobiles. O design interior é excelente, combinando materiais de alta qualidade com um ambiente sofisticado e acolhedor. A cor escolhida para o interior nesta versão contribui para uma sensação premium e agradável à vista. No entanto, alguns pormenores de estilo, como o botão da climatização, acabam por ser mais interessantes esteticamente do que práticos na utilização diária. O acabamento em couro Nappa castanho Criollo e os detalhes de costura artesanais reforçam o caráter distinto do habitáculo, proporcionando uma sensação de luxo e exclusividade. Os bancos são extremamente confortáveis e ideais para viagens longas. A posição de condução é elevada, e a visibilidade é boa, se esquecermos a visibilidade traseira que fica algo comprometida. O espaço nos bancos traseiros é o suficiente e a bagageira de 390L não é espantosa, mas tem espaço suficiente para acomodar as bagagens dos passageiros. Se o exterior tem pontos fortes, o interior é um dos grandes trunfos deste DS4 e em especial desta versão Antoine de Saint Exupéry.
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Equipamento
O DS 4 vem equipado com um painel de instrumentos moderno e com a informação suficiente, embora outras opções do mercado tenham mais opções de personalização. O sistema de infotainment não é o mais simples de usar, mas dentro do mundo Stellantis até é dos mais interessantes, no seu uso e no seu aspeto. DS Smart Touch, um pequeno ecrã tátil na consola central é um pormenor interessante que facilita a utilização do sistema, mas que necessita de alguma habituação para tirar todo o partido dele. Entre os equipamentos de destaque, estão o sistema DS Active Scan Suspension, que ajusta a suspensão conforme as irregularidades da estrada, e o Pack Drive Assist, que inclui funcionalidades como visão noturna, câmara 360º e assistentes de condução semi-autónoma.
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Consumos
Sendo um Plug In, há várias vertentes em análise. Em modo elétrico, a autonomia anunciada é de 62 km, mas no nosso ensaio, a autonomia rondou os 5o km. Em condução híbrida, os consumos rondam os 3.5L/100 km. No entanto, sem a bateria e em autoestrada, o consumo sobiu para 7.5L/100 km. Durante o ensaio, a média total registada foi de 6.6L/100 km, um valor equilibrado para este tipo de veículo. O modo E-Save permite ainda preservar carga da bateria para momentos específicos, garantindo maior flexibilidade em viagens longas.
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Ao Volante
A experiência de condução é confortável e refinada, com uma suspensão, bem ajustada que absorve eficazmente as irregularidades da estrada. Em viagens longas, o conforto é notável, tornando a experiência agradável tanto para o condutor quanto para os passageiros. O conforto que observarmos na longa viagem feita é notável e claramente um dos atributos deste DS 4. A eficiência do sistema híbrido destaca-se especialmente em percursos urbanos, onde o modo elétrico pode ser utilizado na maioria do tempo, reduzindo o consumo de combustível e as emissões. A dinâmica do carro é boa, tendo em conta que o foco é o conforto e não a condução mais apimentada. Os sistemas de assistência à condução, como o DS Drive Assist, garantem um nível elevado de segurança e conforto, facilitando a condução em autoestrada e ambientes urbanos, especialmente durante a noite.
O que se destaca neste modelo é uma sensação de “feel good” ao volante. A DS tenta impor-se no mundo das marcas premium, suscitando ainda algumas dúvidas, mas sempre que conduzimos um DS ficamos com a clara sensação de conforto e requinte à francesa. Este DS 4, nesta versão, é um carro onde apetece fazer viagens mais longas e apreciar o conforto e os pormenores. É uma proposta premium muito diferente do que nos chega, por exemplo, da Alemanha. Mas é uma perspetiva muito válida e interessante. Mesmo que a grelha frontal não convença, que haja pormenores mais difíceis de entender, é um carro que, por algum motivo, nos deu muito gosto a conduzir.
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Motor
As motorizações disponíveis variam entre versões 100% elétricas, híbridas plug-in e motores a combustão convencionais. O DS 4 E-TENSE 225 com uma autonomia de 62 km anunciada em modo 100% elétrico (ciclo combinado WLTP), combina um motor a gasolina turbo de quatro cilindros com 180 cv e um motor elétrico de 110 cv integrado na transmissão automática de oito velocidades e-EAT8, proporcionando uma potência total de 225 cv. O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 233 km/h, com consumos a partir de 1,2L/100 km e emissões de CO2 de 27 g/km. A conjugação de motor e caixa funciona muito bem, entregando a potência com suavidade, com passagens de caixas também elas muito suaves.
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Balanço Final
O DS 4 Antoine de Saint Exupéry impressiona pelo seu design requintado, interiores muito confortáveis e agradáveis e eficiência energética. Os pontos fortes incluem o conforto, a qualidade dos materiais e a autonomia elétrica razoável. Como aspetos menos positivos, destacam-se a complexidade do sistema de infotainment e de alguns pormenores de design que tornam o DS 4 um carro menos amigo do condutor nos primeiros contactos. No geral, trata-se de uma excelente opção para quem procura um veículo premium com um toque exclusivo e eficiente.
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Ficha Técnica
Velocidade máxima – 233 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 7,7 s
Consumo Combinado 1,5 l/100 km (3.5 obtidos no ensaio)
Autonomia eléctrica WLTP 62 km (50 km obtidos no ensaio)
Número de portas 5
Comprimento 4400 mm
Largura 1.830 mm
Altura 1470 mm
Peso 1,728 kg
Depósito de combustível – Gasolina 42 l
Volumes da bagageira – 390 litros
Potência máxima 224 cv / 165 kW
Binário máximo 360 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Bateria – iões de lítio
Capacidade 12,4 kWh
Capacidade utilizável 11,3 kWh
Potência máxima de recarga em CA 7,4 kW
Tempo total de recarga a 3,7 kW 3,4 horas
Tempo total de recarga a 7,4 kW 1,7 h
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 8
Mais/Menos
Mais
Conforto
Requinte interior
Menos
Infotainment
Visibilidade traseira
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 44.900€
Preço da versão base (Euros): 38.580€
Exterior
A linha DS sempre se destacou pelo seu design diferenciado e esta versão não é exceção. A carroçaria apresenta formas dinâmicas e uma traseira muito apelativa, com linhas marcantes e bem vincadas. Ficamos divididos quanto à grelha frontal. Se por um lado prima pela originalidade, parece não acompanhar a elegância das linhas do carro. Tem o atributo de tornar o carro único e com caráter. Os detalhes cromados e os faróis em LED DS Matrix Vision reforçam a identidade luxuosa da marca, enquanto os acabamentos aerodinâmicos garantem melhor eficiência e estabilidade na condução. A traseira é muito apelativa e no conjunto, as linhas do carro são distintas, como deve ser um carro deste género, com pretensões a ombrear com outras gamas premium.
Interior
O habitáculo é um dos pontos altos dos modelos da DS Automobiles. O design interior é excelente, combinando materiais de alta qualidade com um ambiente sofisticado e acolhedor. A cor escolhida para o interior nesta versão contribui para uma sensação premium e agradável à vista. No entanto, alguns pormenores de estilo, como o botão da climatização, acabam por ser mais interessantes esteticamente do que práticos na utilização diária. O acabamento em couro Nappa castanho Criollo e os detalhes de costura artesanais reforçam o caráter distinto do habitáculo, proporcionando uma sensação de luxo e exclusividade. Os bancos são extremamente confortáveis e ideais para viagens longas. A posição de condução é elevada, e a visibilidade é boa, se esquecermos a visibilidade traseira que fica algo comprometida. O espaço nos bancos traseiros é o suficiente e a bagageira de 390L não é espantosa, mas tem espaço suficiente para acomodar as bagagens dos passageiros. Se o exterior tem pontos fortes, o interior é um dos grandes trunfos deste DS4 e em especial desta versão Antoine de Saint Exupéry.
Equipamento
O DS 4 vem equipado com um painel de instrumentos moderno e com a informação suficiente, embora outras opções do mercado tenham mais opções de personalização. O sistema de infotainment não é o mais simples de usar, mas dentro do mundo Stellantis até é dos mais interessantes, no seu uso e no seu aspeto. DS Smart Touch, um pequeno ecrã tátil na consola central é um pormenor interessante que facilita a utilização do sistema, mas que necessita de alguma habituação para tirar todo o partido dele. Entre os equipamentos de destaque, estão o sistema DS Active Scan Suspension, que ajusta a suspensão conforme as irregularidades da estrada, e o Pack Drive Assist, que inclui funcionalidades como visão noturna, câmara 360º e assistentes de condução semi-autónoma.
Consumos
Sendo um Plug In, há várias vertentes em análise. Em modo elétrico, a autonomia anunciada é de 62 km, mas no nosso ensaio, a autonomia rondou os 5o km. Em condução híbrida, os consumos rondam os 3.5L/100 km. No entanto, sem a bateria e em autoestrada, o consumo sobiu para 7.5L/100 km. Durante o ensaio, a média total registada foi de 6.6L/100 km, um valor equilibrado para este tipo de veículo. O modo E-Save permite ainda preservar carga da bateria para momentos específicos, garantindo maior flexibilidade em viagens longas.
Ao volante
A experiência de condução é confortável e refinada, com uma suspensão, bem ajustada que absorve eficazmente as irregularidades da estrada. Em viagens longas, o conforto é notável, tornando a experiência agradável tanto para o condutor quanto para os passageiros. O conforto que observarmos na longa viagem feita é notável e claramente um dos atributos deste DS 4. A eficiência do sistema híbrido destaca-se especialmente em percursos urbanos, onde o modo elétrico pode ser utilizado na maioria do tempo, reduzindo o consumo de combustível e as emissões. A dinâmica do carro é boa, tendo em conta que o foco é o conforto e não a condução mais apimentada. Os sistemas de assistência à condução, como o DS Drive Assist, garantem um nível elevado de segurança e conforto, facilitando a condução em autoestrada e ambientes urbanos, especialmente durante a noite.
O que se destaca neste modelo é uma sensação de “feel good” ao volante. A DS tenta impor-se no mundo das marcas premium, suscitando ainda algumas dúvidas, mas sempre que conduzimos um DS ficamos com a clara sensação de conforto e requinte à francesa. Este DS 4, nesta versão, é um carro onde apetece fazer viagens mais longas e apreciar o conforto e os pormenores. É uma proposta premium muito diferente do que nos chega, por exemplo, da Alemanha. Mas é uma perspetiva muito válida e interessante. Mesmo que a grelha frontal não convença, que haja pormenores mais difíceis de entender, é um carro que, por algum motivo, nos deu muito gosto a conduzir.
Motor
As motorizações disponíveis variam entre versões 100% elétricas, híbridas plug-in e motores a combustão convencionais. O DS 4 E-TENSE 225 com uma autonomia de 62 km anunciada em modo 100% elétrico (ciclo combinado WLTP), combina um motor a gasolina turbo de quatro cilindros com 180 cv e um motor elétrico de 110 cv integrado na transmissão automática de oito velocidades e-EAT8, proporcionando uma potência total de 225 cv. O modelo acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,7 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 233 km/h, com consumos a partir de 1,2L/100 km e emissões de CO2 de 27 g/km. A conjugação de motor e caixa funciona muito bem, entregando a potência com suavidade, com passagens de caixas também elas muito suaves.
Balanço final
O DS 4 Antoine de Saint Exupéry impressiona pelo seu design requintado, interiores muito confortáveis e agradáveis e eficiência energética. Os pontos fortes incluem o conforto, a qualidade dos materiais e a autonomia elétrica razoável. Como aspetos menos positivos, destacam-se a complexidade do sistema de infotainment e de alguns pormenores de design que tornam o DS 4 um carro menos amigo do condutor nos primeiros contactos. No geral, trata-se de uma excelente opção para quem procura um veículo premium com um toque exclusivo e eficiente.
Conforto
Requinte interior
Menos
Infotainment
Visibilidade traseira
Ficha técnica
Velocidade máxima – 233 km/h
Aceleração 0-100 km/h – 7,7 s
Consumo Combinado 1,5 l/100 km (3.5 obtidos no ensaio)
Autonomia eléctrica WLTP 62 km (50 km obtidos no ensaio)
Número de portas 5
Comprimento 4400 mm
Largura 1.830 mm
Altura 1470 mm
Peso 1,728 kg
Depósito de combustível – Gasolina 42 l
Volumes da bagageira – 390 litros
Potência máxima 224 cv / 165 kW
Binário máximo 360 Nm
Número de cilindros 4
Disposição dos cilindros Em linha
Bateria – iões de lítio
Capacidade 12,4 kWh
Capacidade utilizável 11,3 kWh
Potência máxima de recarga em CA 7,4 kW
Tempo total de recarga a 3,7 kW 3,4 horas
Tempo total de recarga a 7,4 kW 1,7 h
Transmissão
Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Número de velocidades 8
Preço da versão base (Euros): 38.580€
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