Dacia Sandero Stepway Extreme + ECO-G 100 – Ensaio Teste

By on 18 Dezembro, 2023

O Dacia Sandero Stepway é já um “conhecido da casa”, com a versão TCe 110cv a ter sido ensaiada há poucos meses. Um dos pilares do sucesso da Dacia volta agora ao Automais, numa versão que faz muito sentido na conjuntura atual. O Dacia Sandero Stepway Extreme + ECO-G 100 é uma solução muito inteligente para quem pretende uma solução que permita alguma poupança, com o GPL a ser uma opção sensata nos dias que correm.

A nova geração (na estrada desde 2020) apresenta argumentos de peso, uma imagem revista, mais fresca e muito mais apelativa, com bons níveis de equipamento e uma qualidade de construção que faz esquecer os primeiros modelos. O Sandero tem crescido bem. A questão do preço é sempre de ter em conta e é aqui o grande ponto forte. Mas tendo em conta que a base do modelo é a plataforma CMF-B, que podemos encontrar no Clio V e no Captur II, podemos esperar um upgrade tremendo face à geração anterior.

O Stepway ensaiado é o topo de gama da Dacia, o Extreme +. O Extreme + destaca-se das outras versões, pelas linhas topográficas e detalhes em castanho cobre num design inspirado na natureza por dentro e por fora. O Extreme + foi pensado para aqueles que pensam levar o seu Sandero Stepway por caminhos mais exigentes. Neste caso apresenta a opção de escolher o combustível quer usar para chegar ao seu destino: Gasolina ou GPL.


Mais:

Versatilidade

Motor

Opção Bi-fuel

Espaço

Menos:

Conforto

Sensação interior

 

Exterior

8/10

Já tínhamos elogíado a evolução do design do Sandero Stepway.   Deixou de ser aquele carro feito de restos do grupo Renault. O Sandero ganhou mais vida, linhas mais interessantes. O Novo Sandero Stepway exibe os códigos de design do mundo dos crossovers, com uma distância ao solo sobrelevada,  barras de tejadilho com logótipo, alargadores das cavas de rodas e embaladeiras reforçadas com uma textura específica. As barras de tejadilho do Sandero Stepway são modulares. Em apenas alguns segundos, graças a uma chave guardada no porta-luvas e sem complicados processos de desmontagem, transformam-se numa sólida galeria de tejadilho, cuja capacidade de carga de 80 kg é idêntica à das barras de tejadilho convencionais.  Na frente, as óticas com a assinatura assumida pela Dacia e o novo logótipo dão mais vida ao modelo e a traseira está agora muito melhor do que era antes. Com a cor certa, o carro “tem pinta”. As versões Extreme e Extreme + são facilmente reconhecíveis pela paleta de cores pouco viva, aparentemente inspirada nas cores da natureza, pelos pormenores cor cobre. É definitivamente mais apelativo que o irmão Sandero.

Interior

7/10

O habitáculo da versão Extreme + nao traz grandes novidades face às outras versões disponíveis.  Esta geração conta com um habitáculo agradável à vista, menos ao toque, com muitas superfícies de plástico.  A habitabilidade é boa, com o espaço ao nível das pernas dos passageiros traseiros a ser um dos mais generosos da categoria. A capacidade de arrumação, por sua vez, pode atingir 21 litros (+2,5L) se forem contabilizados os espaços sob o apoio de braço central (1,4L), nas portas dianteiras e traseiras e nas costas dos bancos dianteiros. A posição de condução é agradável q.b. tal como o conforto dos bancos. É um carro mais pensado para a aventura, seja ela na natureza ou citadina e menos voltado para os trajetos mais longos.  O suporte lateral é decente e a posição de condução não é muito alta, e é agradável o suficiente. Atrás, há espaço para dois adultos viajarem com espaço, e não há a sensação de claustrofobia. O banco traseiro é rebatível 1/3-2/3. O porta-bagagens tem uma capacidade de 328L (310L+18L), sendo dotado de um piso com duplo nível (incluído nesta versão). Além disso, pode ser destrancado, à distância, através de um botão na chave ou no cartão mãos livres. Em resumo, a sensação dentro do carro é agradável, mesmo com muito plástico à vista, com espaço, conforto aceitável e uma qualidade de construção boa e que aparenta aguentar o teste do tempo. A bagageira é generosa, e o banco traseiro não fica a perder com isso.

Equipamento

7/10

Quanto a equipamentos de série, a câmara de marcha-atrás, o ar condicionado automático, o sensor de luminosidade e chuva, o elevador de vidro do condutor com função impulsional e antientalamento, os elevadores elétricos de vidros traseiros, o volante regulável em altura e em profundidade, as tomadas de 12V à frente e atrás e o Media NAV. Um sistema multimédia compatível com Apple Carplay™ e Android Auto™, que integra a navegação, rádio DAB, replicação de smartphone por Wi-Fi, ligação Bluetooth®, 6 altifalantes (4 altifalantes + 2 tweeters), ecrã tátil de 8” e suporte amovível para telefone. Qualquer que seja o nível de acabamento, o equipamento de série inclui um suporte para smartphone (amovível consoante as versões), um ecrã de computador de bordo, comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante e ativação automática dos faróis. Temos também um cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros. Nesta versão tivemos também direito a um teto de abrir que traz mais luz e um toque ainda mais cool. Além do limitador de velocidade e do ESC da última geração propostos de série, do regulador de velocidade com comandos ao volante, temos o sensor de ângulo morto, sistema de ajuda ao estacionamento e sistema de ajuda ao arranque em subida. Em suma, esta versão está muito bem equipada, e apesar da simplicidade ser ponto-chave nos Dacia, apresentam alguns “gadgets” úteis.

Consumos

8/10

Os consumos obtido foram muito interessantes. No que diz respeito ao consumo de gasolina, o veredito fica um pouco condicionado, com muitos quilómetros feitos em autoestrada. Mas numa condução sem grandes cuidados, conseguimos uma média de 6,2L /100km, uma excelente média. No que diz respeito ao GPL, apesar dos poucos quilómetros feitos, mas com percursos de via rápida e percursos citadinos, o consumo rondou os 8,5L /100km. 

Ao Volante

7/10

O Sandero Stepway é um carro agradável de conduzir. Não é tão refinado em relação à concorrência de outras marcas, mas apresenta uma suspensão que não é muito dura e por isso absorve bem as irregularidades do asfalto. A direção, para viagens ditas normais, cumpre na íntegra. A ritmos um pouco mais elevados e em traçados mais sinuosos, há algum adornar de carroçaria e a direção torna-se um pouco mais vaga. Mas certamente que os interessados neste modelo não estão interessados nas capacidades dinâmicas do carro. No geral, é um carro agradável de conduzir, “bem-disposto” e que cumpre tudo o que se espera de um carro deste segmento.  No que diz respeito ao controlo das várias funcionalidades do carro, os botões de “cruise control” e de limitador de velocidade são fáceis de usar, toda a informação é apresentada de forma simples e poucos cliques garantem o acesso aos dados que queremos do computador de bordo. A visibilidade é boa, a posição de condução também e no geral, a experiência é boa.

Motor

8/10

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico que agrada aos ouvidos dos condutores mais ligados às sensações auditivas dos motores. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  Tem uma caixa um tudo-nada dura demais, mas que se opera com facilidade e agrado. O escalonamento da caixa é divertido para conduções mais agressivas. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede. 

Balanço Final

8/10

As boas sensações do Sandero continuam bem vincadas nesta versão.  Está longe de ser um topo de gama, nem tem pretensões de o ser. É um carro muito competente que pretende ser eficaz no que dá e no preço que exige. Já não olhamos para o Sandero e vemos características de um veículo “low cost”. Não são necessários muitos compromissos para escolhermos um Sandero, atualmente. Se pretender um carro barato, simples, eficaz, prático, pronto para enfrentar estradas mais danificadas, com espaço suficiente e bom equipamento, esta é uma solução que certamente terá de incluir na sua lista. Se pretende algo mais refinado no que diz respeito a interiores, sensações de condução e prestações, procure noutro lado. Mas o Sandero segue fielmente a filosofia Dacia, de dar o melhor possível por um preço muito interessante. Quem cumpre os objetivos e até dá um pouco mais, só pode ter boa nota. Esta versão bi-fuel ganha ainda mais destaque por permitir uma solução mais económica, olhando aos preços praticados. O GPL continua a ser uma solução para quem quer reduzir a sua fatura ao fim do mês e este Sandero oferece uma solução que deve ser tida em conta. Esta versão Extreme + começa a chegar a um nível de preço que começa a exigir ponderação, quanto ao que se recebe e o que se poderia receber com outras opções. A pinta mais aventureira pode convencer, mas a viatura final tem um preço acima dos 27 mil euros. 

Concorrentes

Hyundai Bayon – Desde 22 mil euros

Toyota Aygo Cross – Desde 18 mil euros

Suzuki Ignis – Desde 19 mil euros

Citroen C3 Aircross – Desde 20 mil euros

Kia Stonic – Desde 18 mil euros

Ficha Técnica

Equipamento de Série:

 

Personalização exterior:

 Barras de tejadilho longitudinais modulares

 Retrovisores exteriores em castanho cobre

Antena shark

Sticker lateral com padrão topográfico

 

Segurança:

Deteção da pressão dos pneus

Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas

Chamada de emergência E-Call

Assistência à travagem de emergência (AFU)

ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)

Alerta de ângulo morto

 

Condução

 Sensores de chuva e de luminosidade

Câmara de marcha-atrás

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Quadro de instrumentos TFT 3,5″

Volante em couro

Volante regulável em altura e profundidade

Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação

Regulador e limitador de velocidade

Extended Grip

 

Iluminação

 Luzes diurnas em LED

Faróis de nevoeiro em LED

Iluminação na bagageira

Iluminação de teto

 

Climatização

Ar condicionado automático

 

Conforto

Elevadores elétricos dos vidros traseiros

Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor

 

FICHA TÉCNICA DACIA SANDERO STEPWAY

Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™

Teto de abrir elétrico

 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

 Banco traseiro rebatível 1/3-2/3

Cartão Mãos-Livres

Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação

 

Detalhes Técnicos

 

Consumos e Emissões

Consumo em WLTP ciclo combinado: 5.8  (anunciados)

Consumo em WLTP ciclo combinado (GPL): 7.1 (anunciados) 

CO2 em WLTP ciclo combinado: 131

CO2 em WLTP ciclo combinado (GPL): 114

 

 

Travagem

Travagem traseira: Tambores

Travagem dianteira: Discos Ventilados

 

Pneus

Referência: 205/60 R16

 

Dimensões

Comprimento total (mm): 4099

 Largura exterior (mm): 2007

Altura ao solo (mm): 162

Volume mínimo da bagageira (dm3): 328

Volume máximo da bagageira (dm3): 1108

Reservatório de Combustível Gasolina (L): 50

Reservatório de Combustível GPL (L): 40

 

Mais/Menos


Mais

Versatilidade

Motor

Opção Bi-fuel

Espaço

Menos

Conforto

Sensação interior

 

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 27.385€

Preço da versão base (Euros): 18.200€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

Já tínhamos elogíado a evolução do design do Sandero Stepway.   Deixou de ser aquele carro feito de restos do grupo Renault. O Sandero ganhou mais vida, linhas mais interessantes. O Novo Sandero Stepway exibe os códigos de design do mundo dos crossovers, com uma distância ao solo sobrelevada,  barras de tejadilho com logótipo, alargadores das cavas de rodas e embaladeiras reforçadas com uma textura específica. As barras de tejadilho do Sandero Stepway são modulares. Em apenas alguns segundos, graças a uma chave guardada no porta-luvas e sem complicados processos de desmontagem, transformam-se numa sólida galeria de tejadilho, cuja capacidade de carga de 80 kg é idêntica à das barras de tejadilho convencionais.  Na frente, as óticas com a assinatura assumida pela Dacia e o novo logótipo dão mais vida ao modelo e a traseira está agora muito melhor do que era antes. Com a cor certa, o carro “tem pinta”. As versões Extreme e Extreme + são facilmente reconhecíveis pela paleta de cores pouco viva, aparentemente inspirada nas cores da natureza, pelos pormenores cor cobre. É definitivamente mais apelativo que o irmão Sandero.

Interior

O habitáculo da versão Extreme + nao traz grandes novidades face às outras versões disponíveis.  Esta geração conta com um habitáculo agradável à vista, menos ao toque, com muitas superfícies de plástico.  A habitabilidade é boa, com o espaço ao nível das pernas dos passageiros traseiros a ser um dos mais generosos da categoria. A capacidade de arrumação, por sua vez, pode atingir 21 litros (+2,5L) se forem contabilizados os espaços sob o apoio de braço central (1,4L), nas portas dianteiras e traseiras e nas costas dos bancos dianteiros. A posição de condução é agradável q.b. tal como o conforto dos bancos. É um carro mais pensado para a aventura, seja ela na natureza ou citadina e menos voltado para os trajetos mais longos.  O suporte lateral é decente e a posição de condução não é muito alta, e é agradável o suficiente. Atrás, há espaço para dois adultos viajarem com espaço, e não há a sensação de claustrofobia. O banco traseiro é rebatível 1/3-2/3. O porta-bagagens tem uma capacidade de 328L (310L+18L), sendo dotado de um piso com duplo nível (incluído nesta versão). Além disso, pode ser destrancado, à distância, através de um botão na chave ou no cartão mãos livres. Em resumo, a sensação dentro do carro é agradável, mesmo com muito plástico à vista, com espaço, conforto aceitável e uma qualidade de construção boa e que aparenta aguentar o teste do tempo. A bagageira é generosa, e o banco traseiro não fica a perder com isso.

Equipamento

Quanto a equipamentos de série, a câmara de marcha-atrás, o ar condicionado automático, o sensor de luminosidade e chuva, o elevador de vidro do condutor com função impulsional e antientalamento, os elevadores elétricos de vidros traseiros, o volante regulável em altura e em profundidade, as tomadas de 12V à frente e atrás e o Media NAV. Um sistema multimédia compatível com Apple Carplay™ e Android Auto™, que integra a navegação, rádio DAB, replicação de smartphone por Wi-Fi, ligação Bluetooth®, 6 altifalantes (4 altifalantes + 2 tweeters), ecrã tátil de 8” e suporte amovível para telefone. Qualquer que seja o nível de acabamento, o equipamento de série inclui um suporte para smartphone (amovível consoante as versões), um ecrã de computador de bordo, comandos do regulador e do limitador de velocidade no volante e ativação automática dos faróis. Temos também um cartão mãos livres com botão para abertura à distância da bagageira, travão de estacionamento elétrico, câmara de marcha-atrás, sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro e ativação automática dos limpa-vidros. Nesta versão tivemos também direito a um teto de abrir que traz mais luz e um toque ainda mais cool. Além do limitador de velocidade e do ESC da última geração propostos de série, do regulador de velocidade com comandos ao volante, temos o sensor de ângulo morto, sistema de ajuda ao estacionamento e sistema de ajuda ao arranque em subida. Em suma, esta versão está muito bem equipada, e apesar da simplicidade ser ponto-chave nos Dacia, apresentam alguns “gadgets” úteis.

Consumos

Os consumos obtido foram muito interessantes. No que diz respeito ao consumo de gasolina, o veredito fica um pouco condicionado, com muitos quilómetros feitos em autoestrada. Mas numa condução sem grandes cuidados, conseguimos uma média de 6,2L /100km, uma excelente média. No que diz respeito ao GPL, apesar dos poucos quilómetros feitos, mas com percursos de via rápida e percursos citadinos, o consumo rondou os 8,5L /100km. 

Ao volante

O Sandero Stepway é um carro agradável de conduzir. Não é tão refinado em relação à concorrência de outras marcas, mas apresenta uma suspensão que não é muito dura e por isso absorve bem as irregularidades do asfalto. A direção, para viagens ditas normais, cumpre na íntegra. A ritmos um pouco mais elevados e em traçados mais sinuosos, há algum adornar de carroçaria e a direção torna-se um pouco mais vaga. Mas certamente que os interessados neste modelo não estão interessados nas capacidades dinâmicas do carro. No geral, é um carro agradável de conduzir, “bem-disposto” e que cumpre tudo o que se espera de um carro deste segmento.  No que diz respeito ao controlo das várias funcionalidades do carro, os botões de “cruise control” e de limitador de velocidade são fáceis de usar, toda a informação é apresentada de forma simples e poucos cliques garantem o acesso aos dados que queremos do computador de bordo. A visibilidade é boa, a posição de condução também e no geral, a experiência é boa.

Concorrentes

Hyundai Bayon – Desde 22 mil euros

Toyota Aygo Cross – Desde 18 mil euros

Suzuki Ignis – Desde 19 mil euros

Citroen C3 Aircross – Desde 20 mil euros

Kia Stonic – Desde 18 mil euros

Motor

O motor ensaiado é a versão de 100Cv do motor três cilindros. É um motor cheio de vitalidade, com um som característico que agrada aos ouvidos dos condutores mais ligados às sensações auditivas dos motores. Não tem medo de baixas rotações e enfrenta subidas sem grande trabalho de caixa.  Tem uma caixa um tudo-nada dura demais, mas que se opera com facilidade e agrado. O escalonamento da caixa é divertido para conduções mais agressivas. Não se sentem diferenças quando usamos o GPL ou a gasolina. É um motor que cumpre com boa nota tudo o que se lhe pede. 

Balanço final

As boas sensações do Sandero continuam bem vincadas nesta versão.  Está longe de ser um topo de gama, nem tem pretensões de o ser. É um carro muito competente que pretende ser eficaz no que dá e no preço que exige. Já não olhamos para o Sandero e vemos características de um veículo “low cost”. Não são necessários muitos compromissos para escolhermos um Sandero, atualmente. Se pretender um carro barato, simples, eficaz, prático, pronto para enfrentar estradas mais danificadas, com espaço suficiente e bom equipamento, esta é uma solução que certamente terá de incluir na sua lista. Se pretende algo mais refinado no que diz respeito a interiores, sensações de condução e prestações, procure noutro lado. Mas o Sandero segue fielmente a filosofia Dacia, de dar o melhor possível por um preço muito interessante. Quem cumpre os objetivos e até dá um pouco mais, só pode ter boa nota. Esta versão bi-fuel ganha ainda mais destaque por permitir uma solução mais económica, olhando aos preços praticados. O GPL continua a ser uma solução para quem quer reduzir a sua fatura ao fim do mês e este Sandero oferece uma solução que deve ser tida em conta. Esta versão Extreme + começa a chegar a um nível de preço que começa a exigir ponderação, quanto ao que se recebe e o que se poderia receber com outras opções. A pinta mais aventureira pode convencer, mas a viatura final tem um preço acima dos 27 mil euros. 

Mais

Versatilidade

Motor

Opção Bi-fuel

Espaço

Menos

Conforto

Sensação interior

 

Ficha técnica

Equipamento de Série:

 

Personalização exterior:

 Barras de tejadilho longitudinais modulares

 Retrovisores exteriores em castanho cobre

Antena shark

Sticker lateral com padrão topográfico

 

Segurança:

Deteção da pressão dos pneus

Airbags laterais, airbag central dianteiro, cortinas

Chamada de emergência E-Call

Assistência à travagem de emergência (AFU)

ESP + Sistema de ajuda ao arranque em subida (HSA)

Alerta de ângulo morto

 

Condução

 Sensores de chuva e de luminosidade

Câmara de marcha-atrás

Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro

Quadro de instrumentos TFT 3,5″

Volante em couro

Volante regulável em altura e profundidade

Infotraffic 3 anos atualização mapas navegação

Regulador e limitador de velocidade

Extended Grip

 

Iluminação

 Luzes diurnas em LED

Faróis de nevoeiro em LED

Iluminação na bagageira

Iluminação de teto

 

Climatização

Ar condicionado automático

 

Conforto

Elevadores elétricos dos vidros traseiros

Elevadores elétricos dos vidros dianteiros com função de impulso do lado do condutor

 

FICHA TÉCNICA DACIA SANDERO STEPWAY

Compatível com Android Auto™ e/ou Apple CarPlay™

Teto de abrir elétrico

 2 entradas USB nos lugares dianteiros + 2 nos lugares traseiros

 Banco traseiro rebatível 1/3-2/3

Cartão Mãos-Livres

Consola central semi-elevada com apoio de braços e local de arrumação

 

Detalhes Técnicos

 

Consumos e Emissões

Consumo em WLTP ciclo combinado: 5.8  (anunciados)

Consumo em WLTP ciclo combinado (GPL): 7.1 (anunciados) 

CO2 em WLTP ciclo combinado: 131

CO2 em WLTP ciclo combinado (GPL): 114

 

 

Travagem

Travagem traseira: Tambores

Travagem dianteira: Discos Ventilados

 

Pneus

Referência: 205/60 R16

 

Dimensões

Comprimento total (mm): 4099

 Largura exterior (mm): 2007

Altura ao solo (mm): 162

Volume mínimo da bagageira (dm3): 328

Volume máximo da bagageira (dm3): 1108

Reservatório de Combustível Gasolina (L): 50

Reservatório de Combustível GPL (L): 40

 

Preço da versão ensaiada (Euros): 27.385€
Preço da versão base (Euros): 18.200€