CUPRA Leon eTSI – Ensaio Teste
Desde 2018 que o nome CUPRA vem crescendo no mercado automóvel. Desde esse ano que a sub-marca da Seat começou a destacar-se ganhando uma fatia cada vez mais apreciável do mercado, ao contrário da Seat que ia perdendo algum fôlego. O conceito era simples: pegar nos modelos da marca espanhola, dar-lhes motores mais potentes, pormenores de design interior e exterior diferenciados, que permitissem justificar um valor mais elevado. A fórmula resultou, de tal forma que a CUPRA tem registado um crescimento surpreendente, enquanto a Seat, com as margens operacionais demasiado curtas, a preparar o futuro, em moldes diferentes do que estamos habituados, com uma mudança de paradigma a caminho. O CUPRA Leon foi uma das primeiras propostas e, apesar de não chegar aos números do Formentor, é o exemplo perfeito das diferenças entre a Seat e CUPRA. Este ensaio é com a versão 1.5 eTSI, neste modelo que foi renovado e que chegará em breve ao mercado com novas linhas.
Qualidade e conforto
Eficiência da unidade motriz
Visual atraente
Infotainment algo confuso
Controlos digitais pouco práticos
Exterior
A CUPRA é a prova que os pormenores fazem toda a diferença. Se olharmos para o CUPRA Leon e o Seat Leon, vemos que a base é semelhante. Mas a CUPRA conseguiu implementar pormenores que tornam o carro mais agressivo e mais bonito. Há quem prefira a versão Sportourer, mas esta carroçaria berlina de cinco portas com comprimento exterior de 4,40 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,49 metros torna-se também numa excelente proposta, com um visual apelativo e a versatilidade que se procura num veículo deste segmento. Há muito por onde perder a vista neste Leon, deste as jantes, até os para-choques, passando pelos acabamentos em cobre, com o logótipo da marca em destaque, proporcionam um conjunto mais rico e mais apelativo que o “irmão” Seat. São também estes pormenores que valorizam o carro e, por conseguinte, fazem aumentar o preço final. As linhas deste CUPRA Leon são, de facto, bem interessantes, com um toque distinto.
Interior
No interior, o CUPRA Leon segue a mesma filosofia. Não se trata de um interior muito diferente do que encontramos noutras propostas Seat. Mas este confere automaticamente uma sensação de qualidade, quer pelo aspeto, quer pelo toque dos materiais. Os acabamentos em cobre mantém a ideia do exterior.
Há espaço para quatro passageiros viajarem com conforto. No banco de trás, o ideal mesmo é levar duas pessoas, com o risco da terceira se sentir um pouco menos confortável. A bagageira tem uma capacidade de 380 litros e assentos traseiros que podem ser rebatidos numa configuração 60:40 para acomodar objetos mais longos. O conforto é também digno de registo, com os bancos dianteiros a darem um ótimo apoio lateral. Os comandos do volante multifunções são agradáveis ao toque e funcionam de forma simples É, portanto, uma excelente proposta no que diz respeito ao design, à qualidade e ao conforto.
Equipamento
A lista de equipamento é bem apetrechada. De série, conta com vidros traseiros escurecidos, volante desportivo multifunções em pele, aquecido e com tiptronic, sensores de estacionamento traseiro. Além disso, tem também Controlo adaptativo do chassis, assistente de faixa de rodagem, Climatronic (3 zonas) com painel de controlo do ar condicionado para os bancos traseiros, quadro de instrumentos digital CUPRA, Infotenimento (MIB3) com ecrã de 10″, incluindo o sistema de navegação Plus. Há também jantes de liga leve 18 polegadas, faróis Full LED com lentes, sistema de fecho e sistema de arranque keyless / sem função SAFE e bancos dianteiros desportivos.
A iluminação LED interior, os faróis LED Matrix, Jantes de liga leve 18″ CUPRA maquinadas em Preto Sport/Cobre, Spoiler traseiro preto, pedais em alumínio escuro (os últimos três adicionados em pacote), as saias laterais, o teto de abrir, entre outros, são extras que podem ser adicionados.
No que diz respeito ao infotainment, o seu uso não é simples. É um sistema pouco intuitivo, que exige alguma adaptação. Mesmo o controlo de climatização, com botões digitais, não proporcionam uma boa experiência. Tirando esse pormenor, temos muito e bom equipamento.
Consumos
Os consumos obtidos acabaram por ser muito interessantes nesta motorização de entrada de gama. Neste ensaio, acabamos com um consumo de 6,5l/100km, sendo que em autoestrada, chegamos aos 6,1. Neste ensaio percorremos muita autoestrada, mas esta motorização “mild hybrid” acabou por se revelar eficiente, provando a sua mais valia.
Ao Volante
Ao entrarmos no carro encontramos a posição de condução ideal de forma simples. O apoio lateral generoso dá uma sensação algo desportiva. A informação no painel de instrumentos é visível de forma clara e há vários modos de visualização. No que diz respeito ao conforto do condutor e ao uso das ferramentas ao dispor, tirando o sistema de infotainment que não ajuda, nada a assinalar.
Com três modos de condução, Normal, Sport e Individual, podemos ter sensações distintas no CUPRA Leon, especialmente ao nível do acelerador e do volante, com a caixa DSG de sete velocidades a adaptar-se às exigências de cada modo. Mas no geral, temos uma suspensão que permite conforto em viagem, sem descurar o lado mais desportivo, com um bom controlo do movimento de carroçaria. É um carro que mostra a vontade da marca em ter prestações mais desportivas, sem isso prejudicar a experiência numa utilização mais quotidiana.
Temos, assim, um automóvel versátil que, para além de uma “pinta” muito interessante, consegue ser confortável, ao mesmo tempo que também não se nega a andamento com mais forte, sem comprometer.
Motor
A unidade motriz usada neste ensaio é o 1,5 eTSI, “mild hybrid” de 150 CV, de “mild-hybrid” com um motor elétrico de 9 kW (12 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio de 250 Wh. A função deste motor passa por facilitar o arranque e ajudar o motor em certos regimes, especialmente os mais baixos, permitindo assim poupança de combustível. É um motor que, apesar de ser o menos potente da gama, é competente, com uma sonoridade agradável, sem prejudicar o conforto do habitáculo. Não se nega a andamentos mais ritmados, com prestações interessantes, sendo que o sistema “mild Hybrid” permite que mesmo em baixas rotações a resposta seja boa. A eficiência do conjunto também se destaca.
Balanço Final
Ficamos muito agradados com este CUPRA Leon. Conseguiu boa nota em praticamente todos. O motor não é um portento, mas cumpre muito bem a sua função para uma utilização diária, aliando a isso uma eficiência que certamente será muito apreciada. O interior, tirando os comandos de climatização e o infotainment, é ótimo, o aspeto visual é também muito interessante (está prestes a chegar uma nova imagem, muito diferente da atual). Dentro do seu segmento, acaba por ser uma proposta muito interessante, com pontos fortes que suplantam facilmente os pontos fracos. Se pondera um carro deste segmento e está na disposição de pagar um pouco mais, este Leon estará no top das suas opções.
Concorrentes
A3 Sportback Advanced 30 TFSI S tronic
Ficha Técnica
Velocidade máxima 214 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,7 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6 l/100 km
Número de portas – 5
Comprimento – 4398 mm
Largura – 1799 mm
Altura – 1442 mm
Distância entre eixos – 2.683 mm
Peso 1,395 kg
Depósito de combustível – Gasolina, 45 l
Volume da bagageira – 380 litros
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Disposição dos cilindros Em linha
Transmissão- Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática – Número de velocidades 7
Diâmetro do travão dianteiro 288 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro do travão traseiro 272 mm
Pneus dianteiros 225/40 R18 92Y
Pneus traseiros 225/40 R18 92Y
Mais/Menos
Mais
Qualidade e conforto
Eficiência da unidade motriz
Visual atraente
Menos
Infotainment algo confuso
Controlos digitais pouco práticos
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 41.000€
Preço da versão base (Euros): 37.400€
Exterior
A CUPRA é a prova que os pormenores fazem toda a diferença. Se olharmos para o CUPRA Leon e o Seat Leon, vemos que a base é semelhante. Mas a CUPRA conseguiu implementar pormenores que tornam o carro mais agressivo e mais bonito. Há quem prefira a versão Sportourer, mas esta carroçaria berlina de cinco portas com comprimento exterior de 4,40 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,49 metros torna-se também numa excelente proposta, com um visual apelativo e a versatilidade que se procura num veículo deste segmento. Há muito por onde perder a vista neste Leon, deste as jantes, até os para-choques, passando pelos acabamentos em cobre, com o logótipo da marca em destaque, proporcionam um conjunto mais rico e mais apelativo que o “irmão” Seat. São também estes pormenores que valorizam o carro e, por conseguinte, fazem aumentar o preço final. As linhas deste CUPRA Leon são, de facto, bem interessantes, com um toque distinto.
Interior
No interior, o CUPRA Leon segue a mesma filosofia. Não se trata de um interior muito diferente do que encontramos noutras propostas Seat. Mas este confere automaticamente uma sensação de qualidade, quer pelo aspeto, quer pelo toque dos materiais. Os acabamentos em cobre mantém a ideia do exterior.
Há espaço para quatro passageiros viajarem com conforto. No banco de trás, o ideal mesmo é levar duas pessoas, com o risco da terceira se sentir um pouco menos confortável. A bagageira tem uma capacidade de 380 litros e assentos traseiros que podem ser rebatidos numa configuração 60:40 para acomodar objetos mais longos. O conforto é também digno de registo, com os bancos dianteiros a darem um ótimo apoio lateral. Os comandos do volante multifunções são agradáveis ao toque e funcionam de forma simples É, portanto, uma excelente proposta no que diz respeito ao design, à qualidade e ao conforto.
Equipamento
A lista de equipamento é bem apetrechada. De série, conta com vidros traseiros escurecidos, volante desportivo multifunções em pele, aquecido e com tiptronic, sensores de estacionamento traseiro. Além disso, tem também Controlo adaptativo do chassis, assistente de faixa de rodagem, Climatronic (3 zonas) com painel de controlo do ar condicionado para os bancos traseiros, quadro de instrumentos digital CUPRA, Infotenimento (MIB3) com ecrã de 10″, incluindo o sistema de navegação Plus. Há também jantes de liga leve 18 polegadas, faróis Full LED com lentes, sistema de fecho e sistema de arranque keyless / sem função SAFE e bancos dianteiros desportivos.
A iluminação LED interior, os faróis LED Matrix, Jantes de liga leve 18″ CUPRA maquinadas em Preto Sport/Cobre, Spoiler traseiro preto, pedais em alumínio escuro (os últimos três adicionados em pacote), as saias laterais, o teto de abrir, entre outros, são extras que podem ser adicionados.
No que diz respeito ao infotainment, o seu uso não é simples. É um sistema pouco intuitivo, que exige alguma adaptação. Mesmo o controlo de climatização, com botões digitais, não proporcionam uma boa experiência. Tirando esse pormenor, temos muito e bom equipamento.
Consumos
Os consumos obtidos acabaram por ser muito interessantes nesta motorização de entrada de gama. Neste ensaio, acabamos com um consumo de 6,5l/100km, sendo que em autoestrada, chegamos aos 6,1. Neste ensaio percorremos muita autoestrada, mas esta motorização “mild hybrid” acabou por se revelar eficiente, provando a sua mais valia.
Ao volante
Ao entrarmos no carro encontramos a posição de condução ideal de forma simples. O apoio lateral generoso dá uma sensação algo desportiva. A informação no painel de instrumentos é visível de forma clara e há vários modos de visualização. No que diz respeito ao conforto do condutor e ao uso das ferramentas ao dispor, tirando o sistema de infotainment que não ajuda, nada a assinalar.
Com três modos de condução, Normal, Sport e Individual, podemos ter sensações distintas no CUPRA Leon, especialmente ao nível do acelerador e do volante, com a caixa DSG de sete velocidades a adaptar-se às exigências de cada modo. Mas no geral, temos uma suspensão que permite conforto em viagem, sem descurar o lado mais desportivo, com um bom controlo do movimento de carroçaria. É um carro que mostra a vontade da marca em ter prestações mais desportivas, sem isso prejudicar a experiência numa utilização mais quotidiana.
Temos, assim, um automóvel versátil que, para além de uma “pinta” muito interessante, consegue ser confortável, ao mesmo tempo que também não se nega a andamento com mais forte, sem comprometer.
Concorrentes
A3 Sportback Advanced 30 TFSI S tronic
Motor
A unidade motriz usada neste ensaio é o 1,5 eTSI, “mild hybrid” de 150 CV, de “mild-hybrid” com um motor elétrico de 9 kW (12 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio de 250 Wh. A função deste motor passa por facilitar o arranque e ajudar o motor em certos regimes, especialmente os mais baixos, permitindo assim poupança de combustível. É um motor que, apesar de ser o menos potente da gama, é competente, com uma sonoridade agradável, sem prejudicar o conforto do habitáculo. Não se nega a andamentos mais ritmados, com prestações interessantes, sendo que o sistema “mild Hybrid” permite que mesmo em baixas rotações a resposta seja boa. A eficiência do conjunto também se destaca.
Balanço final
Ficamos muito agradados com este CUPRA Leon. Conseguiu boa nota em praticamente todos. O motor não é um portento, mas cumpre muito bem a sua função para uma utilização diária, aliando a isso uma eficiência que certamente será muito apreciada. O interior, tirando os comandos de climatização e o infotainment, é ótimo, o aspeto visual é também muito interessante (está prestes a chegar uma nova imagem, muito diferente da atual). Dentro do seu segmento, acaba por ser uma proposta muito interessante, com pontos fortes que suplantam facilmente os pontos fracos. Se pondera um carro deste segmento e está na disposição de pagar um pouco mais, este Leon estará no top das suas opções.
Qualidade e conforto
Eficiência da unidade motriz
Visual atraente
MenosInfotainment algo confuso
Controlos digitais pouco práticos
Ficha técnica
Velocidade máxima 214 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,7 s
Consumo de combustível WLTP – Combinado 6 l/100 km
Número de portas – 5
Comprimento – 4398 mm
Largura – 1799 mm
Altura – 1442 mm
Distância entre eixos – 2.683 mm
Peso 1,395 kg
Depósito de combustível – Gasolina, 45 l
Volume da bagageira – 380 litros
Potência máxima 150 cv / 110 kW
Binário máximo 250 Nm
Disposição dos cilindros Em linha
Transmissão- Tração dianteira
Caixa de velocidades Automática – Número de velocidades 7
Diâmetro do travão dianteiro 288 mm
Tipo de travão traseiro Disco
Diâmetro do travão traseiro 272 mm
Pneus dianteiros 225/40 R18 92Y
Pneus traseiros 225/40 R18 92Y
Preço da versão base (Euros): 37.400€
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