Cupra Formentor 1.5 TSI – Ensaio Teste
Cupra Formentor 1.5 TSI – Ensaio Teste
Texto: Guilherme André
A porta de entrada da Cupra
O Formentor é o primeiro modelo 100% Cupra e no qual a marca independente espanhola tem depositadas muitas esperanças ao nível de vendas. Depois de termos ensaiado a versão com o motor 2.0 TSI com 310 cv, fomos exatamente no sentido oposto à descoberta do SUV espanhol com o motor 1.5 TSI com 150 cv, a versão de entrada não só do modelo, como também de toda a gama Cupra.
Design, espaço no habitáculo, dinâmica
Versão menos desportiva da gama
Exterior
Exterior (8/10) Basta olhar para o exterior para percebermos que se trata de um Cupra. Não só pelo logo em bronze que surge na grelha, mas também pelas linhas marcadamente desportivas. Face às versões mais potentes é necessário um olhar atento para descobrir as diferenças como é o caso das jantes mais pequenas (18 polegadas), mas também pela ausência de ponteiras de escape na traseira. Tirando isso, mantém uma personalidade agressiva, uma característica da marca espanhola.
Interior
Interior (8/10) Passando para o interior, um dos principais destaques passa pela ausência dos dois botões na parte inferior dos braços do volante (start e Cupra). Para além deste detalhe, os bancos são “normais” e não tão desportivos como nos “irmãos” mais potentes. Por outro lado, oferece exatamente o mesmo que todos os outros Formentor, ou seja, um painel de instrumentos digital ladeado por um ecrã central de 12 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Este requer alguma habituação devido às várias funções que inclui, nomeadamente, a climatização o que dificulta a utilização durante a condução. A construção do habitáculo é positiva e, tirando alguns apontamentos com plásticos menos agradáveis ao toque, em linha com o praticado no segmento, os materiais são de boa qualidade.
Quanto ao espaço, o Cupra Formentor pode ser visto como um SUV familiar. Nos bancos traseiros o espaço para pernas e cabeça são bons. Ainda assim, o túnel central elevado prejudica a utilização do lugar do meio. Já a bagageira chega aos 450 litros, um valor interessante face aos rivais do segmento em que está inserido.
Equipamento
Equipamento (8/10) Ao nível de equipamento, o Cupra Formentor 1.5 TSI tem, de origem, um recheio interessante. De facto, podemos encontrar coisas como jantes de 18 polegadas, faróis e farolins em LED, painel de instrumentos digital, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento traseiros, modos de condução, assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, entre outros. Contudo, tal como é comum nas marcas do Grupo Volkswagen, a lista de opcionais é longa e, em alguns casos apetecível. A unidade em ensaio está ainda equipada com câmara de estacionamento traseira (245€) ou Pacote Segurança & Condução XL em combinação com Sistema de Navegação Plus 12″ (810€).
Consumos
Consumos (7/10) Relativamente a consumos, a Cupra anuncia uma média de 6,4 l/100 km. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar um consumo combinado de 7,0 l/100 km, um valor não muito distante do registado pela marca espanhola. Porém, a um ritmo mais elevado a explorar os 150 cv do motor 1.5 TSI o valor sobe com alguma facilidade para mais de 8 l/100 km.
Ao Volante
Ao volante (8/10) Longe de ter um carácter tão desportivo e aguerrido como os “irmãos” mais potentes, o Cupra Formentor com o motor 1.5 TSI mostrou que consegue fazer um pouco de tudo. Isto significa que oferece uma dinâmica interessante, apesar de não ter tanto “picante” como a versão VZ, mas por outro lado, oferece conforto suficiente para percorrer as estradas mais degradadas em cidade. De referir ainda que a unidade em ensaio está equipada com caixa manual de seis velocidades, que se mostrou rápida e precisa, mas para quem prefere apenas dois pedais e uma transmissão automática o preço base é 2800€ superior.
Motor
Motor (7/10) O Cupra Formentor em ensaio está equipado com o motor quatro cilindros de 1.5 litros TSI, solução esta que debita 150 cv e 250 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 204 km/h. Apesar de ter uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação e potência suficiente para garantir alguma diversão ao volante, é uma proposta que se afasta ligeiramente da filosofia desportiva da Cupra.
Balanço Final
Balanço Final (8/10) De um modo geral, o Cupra Formentor 1.5 TSI junta uma imagem marcadamente desportiva, espaço suficiente para uma família e argumentos tecnológicos satisfatórios. Tudo isto é acompanhado pela motorização 1.5 TSI com caixa manual de seis velocidades. Pode não ser tão “caliente” como, por exemplo, a versão VZ, mas é a versão que nos possibilita ter um Cupra Formentor por menos de 35 mil euros.
Concorrentes
Volkswagen T-Roc 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,4 segundos; preço base: 30 570€
Renault Arkana TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,8 segundos; preço base: 31 600€
Seat Ateca 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,5 segundos; preço base: 34 871€
Volvo XC40 T3 – Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 163 cv e 265 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,3 segundos; preço base: 37 908€
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1498
Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9
Taxa de Compressão: 15,5 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500
Tração: dianteira
Transmissão: Manual de seis velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / paralelogramo deformável
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9
Velocidade máxima (km/h): 204
Consumos misto (l/100 km): 6,4
Emissões CO2 (gr/km): 145
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511
Distância entre eixos (mm): 2680
Largura de vias (fr/tr mm): 1583/1555
Peso (kg): 1437
Capacidade da bagageira (l): 450
Deposito de combustível (l): 50
Pneus (fr/tr): 245/45 R18
Mais/Menos
Mais
Design, espaço no habitáculo, dinâmica
Menos
Versão menos desportiva da gama
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 35741€
Preço da versão base (Euros): 33524€
Exterior
Exterior (8/10) Basta olhar para o exterior para percebermos que se trata de um Cupra. Não só pelo logo em bronze que surge na grelha, mas também pelas linhas marcadamente desportivas. Face às versões mais potentes é necessário um olhar atento para descobrir as diferenças como é o caso das jantes mais pequenas (18 polegadas), mas também pela ausência de ponteiras de escape na traseira. Tirando isso, mantém uma personalidade agressiva, uma característica da marca espanhola.
Interior
Interior (8/10) Passando para o interior, um dos principais destaques passa pela ausência dos dois botões na parte inferior dos braços do volante (start e Cupra). Para além deste detalhe, os bancos são “normais” e não tão desportivos como nos “irmãos” mais potentes. Por outro lado, oferece exatamente o mesmo que todos os outros Formentor, ou seja, um painel de instrumentos digital ladeado por um ecrã central de 12 polegadas onde são transmitidas as informações do sistema de infotainment. Este requer alguma habituação devido às várias funções que inclui, nomeadamente, a climatização o que dificulta a utilização durante a condução. A construção do habitáculo é positiva e, tirando alguns apontamentos com plásticos menos agradáveis ao toque, em linha com o praticado no segmento, os materiais são de boa qualidade.
Quanto ao espaço, o Cupra Formentor pode ser visto como um SUV familiar. Nos bancos traseiros o espaço para pernas e cabeça são bons. Ainda assim, o túnel central elevado prejudica a utilização do lugar do meio. Já a bagageira chega aos 450 litros, um valor interessante face aos rivais do segmento em que está inserido.
Equipamento
Equipamento (8/10) Ao nível de equipamento, o Cupra Formentor 1.5 TSI tem, de origem, um recheio interessante. De facto, podemos encontrar coisas como jantes de 18 polegadas, faróis e farolins em LED, painel de instrumentos digital, cruise control adaptativo, sensores de estacionamento traseiros, modos de condução, assistente de faixa de rodagem, aviso de colisão com travagem de emergência, entre outros. Contudo, tal como é comum nas marcas do Grupo Volkswagen, a lista de opcionais é longa e, em alguns casos apetecível. A unidade em ensaio está ainda equipada com câmara de estacionamento traseira (245€) ou Pacote Segurança & Condução XL em combinação com Sistema de Navegação Plus 12″ (810€).
Consumos
Consumos (7/10) Relativamente a consumos, a Cupra anuncia uma média de 6,4 l/100 km. Durante o nosso ensaio conseguimos realizar um consumo combinado de 7,0 l/100 km, um valor não muito distante do registado pela marca espanhola. Porém, a um ritmo mais elevado a explorar os 150 cv do motor 1.5 TSI o valor sobe com alguma facilidade para mais de 8 l/100 km.
Ao volante
Ao volante (8/10) Longe de ter um carácter tão desportivo e aguerrido como os “irmãos” mais potentes, o Cupra Formentor com o motor 1.5 TSI mostrou que consegue fazer um pouco de tudo. Isto significa que oferece uma dinâmica interessante, apesar de não ter tanto “picante” como a versão VZ, mas por outro lado, oferece conforto suficiente para percorrer as estradas mais degradadas em cidade. De referir ainda que a unidade em ensaio está equipada com caixa manual de seis velocidades, que se mostrou rápida e precisa, mas para quem prefere apenas dois pedais e uma transmissão automática o preço base é 2800€ superior.
Concorrentes
Volkswagen T-Roc 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,4 segundos; preço base: 30 570€
Renault Arkana TCe 140 EDC – Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo, gasolina; potência: 140 cv e 260 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,8 segundos; preço base: 31 600€
Seat Ateca 1.5 TSI – Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 150 cv e 250 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 8,5 segundos; preço base: 34 871€
Volvo XC40 T3 – Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo, gasolina; potência: 163 cv e 265 Nm de binário; aceleração dos 0 aos 100 km/h: 9,3 segundos; preço base: 37 908€
Motor
Motor (7/10) O Cupra Formentor em ensaio está equipado com o motor quatro cilindros de 1.5 litros TSI, solução esta que debita 150 cv e 250 Nm de binário. Com estes valores é possível acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 204 km/h. Apesar de ter uma resposta enérgica ao acelerador desde baixa rotação e potência suficiente para garantir alguma diversão ao volante, é uma proposta que se afasta ligeiramente da filosofia desportiva da Cupra.
Balanço final
Balanço Final (8/10) De um modo geral, o Cupra Formentor 1.5 TSI junta uma imagem marcadamente desportiva, espaço suficiente para uma família e argumentos tecnológicos satisfatórios. Tudo isto é acompanhado pela motorização 1.5 TSI com caixa manual de seis velocidades. Pode não ser tão “caliente” como, por exemplo, a versão VZ, mas é a versão que nos possibilita ter um Cupra Formentor por menos de 35 mil euros.
Design, espaço no habitáculo, dinâmica
MenosVersão menos desportiva da gama
Ficha técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
Cilindrada (cm3): 1498
Diâmetro x Curso (mm): 74,5 x 85,9
Taxa de Compressão: 15,5 a 1
Potência máxima (CV/rpm): 150/5000-6000
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1500-3500
Tração: dianteira
Transmissão: Manual de seis velocidades
Direção: Pinhão e cremalheira, assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): independente tipo McPherson / paralelogramo deformável
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9
Velocidade máxima (km/h): 204
Consumos misto (l/100 km): 6,4
Emissões CO2 (gr/km): 145
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4450/1839/1511
Distância entre eixos (mm): 2680
Largura de vias (fr/tr mm): 1583/1555
Peso (kg): 1437
Capacidade da bagageira (l): 450
Deposito de combustível (l): 50
Pneus (fr/tr): 245/45 R18
Preço da versão base (Euros): 33524€
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