Cupra Formentor 1.5 TSI DSG – Ensaio Teste
Tudo, menos convencional
Depois de anos e anos a conquistar uma quota de mercado confortável, na mesma casa onde “habitam” outras marcas de um dos maiores grupos mundiais do setor automóvel, a Seat conseguiu criar uma submarca menos rígida em termos de finalidade comercial, para fazer um mais do que lhe apetece. De uma forma menos convencional, é certo, mas com um resultado muito cativante.
O Formentor foi o primeiro modelo a ser desenvolvido de raiz dentro da marca Cupra e não uma conversão de modelos da marca “mãe” já existentes. E o resultado é daqueles que nos faz parar uns segundos para o conseguir admirar da melhor forma, mesmo nesta versão de acesso, equipada com o motor 1.5 TSI e caixa DSG.
Texto: André Mendes
- Estética e imagem da marca;
- Espaço a bordo;
- Conforto;
- Equipamento;
- Prestações;
- Motor 1.5 TSI “à justa”;
- Consumos;
Exterior
Com uma altura um pouco mais elevada que um familiar mais convencional como o Leon, por exemplo, e mais ou menos a caminho do que já pode ser considerado um SUV, como o Ateca, este Formentor conquista-nos com uma estética fabulosa logo desde o primeiro momento. A promessa da Cupra de fugir ao convencional, trouxe um visual muito mais elaborado e desportivo, onde o cinzento escuro se mistura com tons de cobre para um resultado fascinante e pouco comum.
A agressividade do conjunto é visível tanto na secção dianteira como na traseira e os ângulos utilizados na carroçaria chegam a patamares ainda mais corajosos do que o habitual. Há traços que associamos a modelos da Seat, mas que neste Formentor parecem ter passado por um novo exercício de estilo, com muito mais paixão e menos imposições, algo que vemos nas assinaturas visuais dos sistemas de iluminação em LED, nas entradas de ar dianteiras, no spoiler traseiro e em muitos dos traços da carroçaria.
Interior
No interior do Cupra Formentor há novamente diversas semelhanças com outros modelos do grupo, mas aqui, o trabalho efetuado pela Cupra não só melhorou consideravelmente o visual, como também elevou um pouco o padrão de qualidade de diversos materiais. Num ambiente mais negro, típico das opções mais desportivas, há diversos elementos forrados em pele e muitas costuras no mesmo tom cobre que a marca escolheu para o seu logo, além de pequenos frisos e das molduras das saídas da ventilação, que também acrescentam um toque mais individualista aos modelos da Cupra.
Ao volante, contamos com uma boa posição de condução, ainda que um pouco mais elevada do que a linha de cintura do Formentor deixava antever, com a vantagem da unidade ensaiada ainda incluir as regulações elétricas do assento com memória. E lá atrás, sem ser uma referência, há bastante espaço disponível para duas pessoas, com uma boa medida para as pernas e também em altura.
Equipamento
A gama Formentor conta com três patamares de “envolvimento”, desde o ‘normal’ até ao exclusivo ‘VZ5’, que está destinado à versão com o motor de cinco cilindros e 390 cavalos, sendo que por entre estes dois ainda podemos descobrir um ‘VZ’. No entanto, se a escolha de motorização for o motor 1.5 TSI, este está apenas disponível no patamar mais simples que, ainda assim, já nos brinda com uma boa lista de equipamentos incluídos no seu equipamento de série. As jantes de origem são de 18 polegadas, ainda que a unidade ensaiada estivesse equipada com umas de 19 e os assentos são em tecido, apesar de o Formentor que nos foi cedido já incluir o opcional dos assentos desportivos em pele e com comando elétrico.
Consumos
Para a versão equipada com o motor 1.5 TSI de 150 cavalos e caixa DSG, a média de consumo indicada pela marca é de 6,8 litros para cada 100 quilómetros e num percurso misto. Mas ficámos a achar que, para obter este valor, a velocidade tem de ser minimamente estabilizada e que nos temos de portar muito bem com o pedal do lado direito. Numa utilização mais convencional, acreditamos que o valor médio possa andar mais próximo dos oitos litros, mas no final do nosso ensaio, o valor indicado pelo computador de bordo foi mesmo de 9,5 litros de combustível para os tais 100 quilómetros.
Ao Volante
Num utilização convencional, o Formentor é um típico familiar com a vantagem de ser um pouco mais alto que outros familiares, mas todo o ambiente proporcionado pela equipa da “Tribo Cupra”, faz com que o número de cavalos que gostaríamos de ter disponíveis não sejam apenas os 150 do motor 1.5 TSI. Ainda assim, com uma suspensão mais firme e jantes com 19 polegadas de diâmetro, uma configuração que, apesar de tudo, não penaliza a nota do conforto, o Formentor não se nega a troços mais sinuosos nem a viagens mais ritmadas se assim o desejarmos, ficando apenas em falta quando queremos sair mais rápido de uma curva ou enfrentamos uma zona de estrada com uma subida mais acentuada. De resto, a direção é direta, a caixa DSG dá uma ajuda nas acelerações e tudo o resto acaba por querer contribuir para que o Formentor não se saia mal em nenhum dos capítulos.
Motor
O que deveria ser um dos maiores trunfos do Formentor é, afinal, um dos pontos a melhorar. O motor 1.5 TSI de 150 cavalos já se vê um pouco aflito para lidar com as capacidades dinâmicas deste modelo, sendo necessário recorrer mais vezes à caixa DSG nos momentos em que o motor parece ter adormecido. E depois há ainda três grandes desvantagens: a primeira é que o visual do Formentor não recebe prestações a condizer e nem o som que sai dos escapes é suficiente para nos apaixonar; a segunda tem a ver com o facto de também sabermos que esta gama tem versões muito mais interessantes, uma delas com quase 400 cavalos e tração integral; e a terceira é que todo o ambiente oferecido pelo Formentor nos faz querer conduzir de uma forma mais dinâmica, sem que o 1.5 TSI nos consiga acompanhar, o que se reflete nos consumos.
Balanço Final
Uma estética incrível e um ambiente que até nos deixa com vontade de conhecer melhor as criações desta “tribo”, fazem com que o Cupra Formentor entre diretamente para a restrita categoria dos modelos que preferíamos não ter de devolver. Ainda assim, idealmente, poderíamos escolher uma das outras versões mais generosas em termos de potência. É que até a opção híbrida plug-in tem mais 64 cavalos do que esta. Mas claro que já não tem um preço base abaixo dos 39 mil euros como esta tem. E abdicarmos da caixa DSG, o valor base da versão 1.5 TSI ainda desce para perto dos 36 mil euros.
Concorrentes
Audi Q2 35 TFSI S line S tronic
Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 6,1 l/100km; preço base: 39.455 €
BMW X1 sDrive 18i
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 136 cavalos; consumo médio: 6,3 l/100km; preço base: 42.620 €
Kia Sportage 1.6 T-GDi ISG
Motor: quatro cilindros, 1.6 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 6,4 l/100km; preço base: 34.650 €
Mini Cooper Countryman
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 136 cavalos; consumo médio: 6,3 l/100km; preço base: 37.190 €
Renault Austral Techno MHEV 140 Auto
Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo; potência: 140 cavalos; consumo médio: 6,2 l/100km; preço base: 37.700 €
Volvo XC40 T2
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 129 cavalos; consumo médio: 7,3 l/100km; preço base: 41.479 €
Ficha Técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.498
Potência máxima (CV/rpm): 150/5.000-6.000
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1.500-3.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual de seis velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9
Velocidade máxima (km/h): 203
Consumos misto (l/100 km): 6,8
Emissões CO2 (g/km): 152
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.450/1.839/1.528
Distância entre eixos (mm): 2.679
Largura de vias (fr/tr mm): 1.585/1.555
Peso (kg): 1.495
Capacidade da bagageira (l): 450
Depósito (l): 50
Pneus (fr/tr): 245/40 R19
Preço da versão ensaiada (Euros): 43.517 €
Preço da versão base (Euros): 38.771 €
Mais/Menos
Mais
- Estética e imagem da marca;
- Espaço a bordo;
- Conforto;
- Equipamento;
Menos
- Prestações;
- Motor 1.5 TSI “à justa”;
- Consumos;
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 43517€
Preço da versão base (Euros): 38771€
Exterior
Com uma altura um pouco mais elevada que um familiar mais convencional como o Leon, por exemplo, e mais ou menos a caminho do que já pode ser considerado um SUV, como o Ateca, este Formentor conquista-nos com uma estética fabulosa logo desde o primeiro momento. A promessa da Cupra de fugir ao convencional, trouxe um visual muito mais elaborado e desportivo, onde o cinzento escuro se mistura com tons de cobre para um resultado fascinante e pouco comum.
A agressividade do conjunto é visível tanto na secção dianteira como na traseira e os ângulos utilizados na carroçaria chegam a patamares ainda mais corajosos do que o habitual. Há traços que associamos a modelos da Seat, mas que neste Formentor parecem ter passado por um novo exercício de estilo, com muito mais paixão e menos imposições, algo que vemos nas assinaturas visuais dos sistemas de iluminação em LED, nas entradas de ar dianteiras, no spoiler traseiro e em muitos dos traços da carroçaria.
Interior
No interior do Cupra Formentor há novamente diversas semelhanças com outros modelos do grupo, mas aqui, o trabalho efetuado pela Cupra não só melhorou consideravelmente o visual, como também elevou um pouco o padrão de qualidade de diversos materiais. Num ambiente mais negro, típico das opções mais desportivas, há diversos elementos forrados em pele e muitas costuras no mesmo tom cobre que a marca escolheu para o seu logo, além de pequenos frisos e das molduras das saídas da ventilação, que também acrescentam um toque mais individualista aos modelos da Cupra.
Ao volante, contamos com uma boa posição de condução, ainda que um pouco mais elevada do que a linha de cintura do Formentor deixava antever, com a vantagem da unidade ensaiada ainda incluir as regulações elétricas do assento com memória. E lá atrás, sem ser uma referência, há bastante espaço disponível para duas pessoas, com uma boa medida para as pernas e também em altura.
Equipamento
A gama Formentor conta com três patamares de “envolvimento”, desde o ‘normal’ até ao exclusivo ‘VZ5’, que está destinado à versão com o motor de cinco cilindros e 390 cavalos, sendo que por entre estes dois ainda podemos descobrir um ‘VZ’. No entanto, se a escolha de motorização for o motor 1.5 TSI, este está apenas disponível no patamar mais simples que, ainda assim, já nos brinda com uma boa lista de equipamentos incluídos no seu equipamento de série. As jantes de origem são de 18 polegadas, ainda que a unidade ensaiada estivesse equipada com umas de 19 e os assentos são em tecido, apesar de o Formentor que nos foi cedido já incluir o opcional dos assentos desportivos em pele e com comando elétrico.
Consumos
Para a versão equipada com o motor 1.5 TSI de 150 cavalos e caixa DSG, a média de consumo indicada pela marca é de 6,8 litros para cada 100 quilómetros e num percurso misto. Mas ficámos a achar que, para obter este valor, a velocidade tem de ser minimamente estabilizada e que nos temos de portar muito bem com o pedal do lado direito. Numa utilização mais convencional, acreditamos que o valor médio possa andar mais próximo dos oitos litros, mas no final do nosso ensaio, o valor indicado pelo computador de bordo foi mesmo de 9,5 litros de combustível para os tais 100 quilómetros.
Ao volante
Num utilização convencional, o Formentor é um típico familiar com a vantagem de ser um pouco mais alto que outros familiares, mas todo o ambiente proporcionado pela equipa da “Tribo Cupra”, faz com que o número de cavalos que gostaríamos de ter disponíveis não sejam apenas os 150 do motor 1.5 TSI. Ainda assim, com uma suspensão mais firme e jantes com 19 polegadas de diâmetro, uma configuração que, apesar de tudo, não penaliza a nota do conforto, o Formentor não se nega a troços mais sinuosos nem a viagens mais ritmadas se assim o desejarmos, ficando apenas em falta quando queremos sair mais rápido de uma curva ou enfrentamos uma zona de estrada com uma subida mais acentuada. De resto, a direção é direta, a caixa DSG dá uma ajuda nas acelerações e tudo o resto acaba por querer contribuir para que o Formentor não se saia mal em nenhum dos capítulos.
Concorrentes
Audi Q2 35 TFSI S line S tronic
Motor: quatro cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 6,1 l/100km; preço base: 39.455 €
BMW X1 sDrive 18i
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 136 cavalos; consumo médio: 6,3 l/100km; preço base: 42.620 €
Kia Sportage 1.6 T-GDi ISG
Motor: quatro cilindros, 1.6 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 6,4 l/100km; preço base: 34.650 €
Mini Cooper Countryman
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 136 cavalos; consumo médio: 6,3 l/100km; preço base: 37.190 €
Renault Austral Techno MHEV 140 Auto
Motor: quatro cilindros, 1.3 litros, turbo; potência: 140 cavalos; consumo médio: 6,2 l/100km; preço base: 37.700 €
Volvo XC40 T2
Motor: três cilindros, 1.5 litros, turbo; potência: 129 cavalos; consumo médio: 7,3 l/100km; preço base: 41.479 €
Motor
O que deveria ser um dos maiores trunfos do Formentor é, afinal, um dos pontos a melhorar. O motor 1.5 TSI de 150 cavalos já se vê um pouco aflito para lidar com as capacidades dinâmicas deste modelo, sendo necessário recorrer mais vezes à caixa DSG nos momentos em que o motor parece ter adormecido. E depois há ainda três grandes desvantagens: a primeira é que o visual do Formentor não recebe prestações a condizer e nem o som que sai dos escapes é suficiente para nos apaixonar; a segunda tem a ver com o facto de também sabermos que esta gama tem versões muito mais interessantes, uma delas com quase 400 cavalos e tração integral; e a terceira é que todo o ambiente oferecido pelo Formentor nos faz querer conduzir de uma forma mais dinâmica, sem que o 1.5 TSI nos consiga acompanhar, o que se reflete nos consumos.
Balanço final
Uma estética incrível e um ambiente que até nos deixa com vontade de conhecer melhor as criações desta “tribo”, fazem com que o Cupra Formentor entre diretamente para a restrita categoria dos modelos que preferíamos não ter de devolver. Ainda assim, idealmente, poderíamos escolher uma das outras versões mais generosas em termos de potência. É que até a opção híbrida plug-in tem mais 64 cavalos do que esta. Mas claro que já não tem um preço base abaixo dos 39 mil euros como esta tem. E abdicarmos da caixa DSG, o valor base da versão 1.5 TSI ainda desce para perto dos 36 mil euros.
- Estética e imagem da marca;
- Espaço a bordo;
- Conforto;
- Equipamento;
- Prestações;
- Motor 1.5 TSI “à justa”;
- Consumos;
Ficha técnica
Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, a gasolina
Cilindrada (cm3): 1.498
Potência máxima (CV/rpm): 150/5.000-6.000
Binário máximo (Nm/rpm): 250/1.500-3.500
Tração: Dianteira
Transmissão: Manual de seis velocidades
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, tipo McPherson / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,9
Velocidade máxima (km/h): 203
Consumos misto (l/100 km): 6,8
Emissões CO2 (g/km): 152
Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.450/1.839/1.528
Distância entre eixos (mm): 2.679
Largura de vias (fr/tr mm): 1.585/1.555
Peso (kg): 1.495
Capacidade da bagageira (l): 450
Depósito (l): 50
Pneus (fr/tr): 245/40 R19
Preço da versão ensaiada (Euros): 43.517 €
Preço da versão base (Euros): 38.771 €
Preço da versão base (Euros): 38771€
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