Citroën C3 Puretech – Ensaio
CITROËN C3 1.2 PURETECH 110 cv
Texto: Virgílio Machado ([email protected])
Connecting para a diversão
O novo C3 veio trazer um renovado ar a um modelo que promete lutar pela liderança no segmento B. A aposta da Citroën no Conecting e no conforto de certo que vão ao encontro dos mais jovens e ajudar nesse ‘combate’.
Quando olhamos para este novo C3 cedo percebemos que o estilo está mais próximo do seu primo C4 Cactus do que do seu antecessor e para encontrarmos essas semelhanças basta olhar para a inclusão dos Airbumps ou para os painéis das portas. Para além disso, este C3 aparece com uma personalidade própria, construída para agradar aos condutores mais novos.
Numa apreciação rápida do seu exterior reparamos que a Citroën dotou este novo C3 com uns farolins traseiros mais arredondados. Na frente o estilo mais moderno revela que este é um carro que vai surpreender quem se sentar no seu interior. Verdade seja dita, o seu habitáculo acabou mesmo por me surpreender – pelo seu conforto e qualidade dos materiais utilizados – e percebe-se que a Citroën fez aqui uma aposta claramente para ganhar. O espaço interior também não é descurado e os passageiros dos bancos de trás não se vão sentir apertados em viajem. Para além disso, os 300 litros de volume da bagageira são suficientes para uma viagem de amigos.
O tablier ganhou mesmo um toque refinado com o pacote Ambiente Urban Red, da versão testada, onde o branco e vermelho produzem uma combinação harmoniosa e esteticamente perfeita. Na consola central foi realizado um realinhamento onde o ecrã tatil de 7” passa a juntar todas as necessidades do utilizador, já que é através do ecrã que controlamos o rádio, a navegação e a climatização, entre outras funcionalidades. Não conte, contudo, com muitos botões, porque neste novo C3 tudo é simples e bastante intuitivo numa clara aposta no minimalismo.
No domínio tecnológico, o novo Citroën C3 promete estar ao gosto dos mais jovens em matéria de conecting people, ao fazer a estreia da ConnectedCAM Citroën, uma câmara HD com lente angular de 120º conectada e que permite capturar, sob a forma de imagens ou vídeos, instantes da vida e partilhá-los nas redes sociais de modo imediato ou apenas para os manter como lembranças de viagens. Basta para isso descarregar a aplicação que está disponível para android e IOS e depois gerir as fotos e vídeos tirados com a ConnectedCAM.
Além disso, o novo modelo integra as mais recentes soluções de ajuda à condução e equipamentos de segurança, como o sistema de alerta de transposição involuntária de linha; vigilância do ângulo morto; ajuda ao arranque em plano inclinado; active safety brake; câmara de visão traseira; e mesmo a prevenção de sonolência. A juntar a esta surpresa, o facto de nas estradas mais degradadas e onde os buracos são mais que o asfalto não se notar barulhos de plásticos.
A versão testada do novo Citroën C3 apresentava um moto 1.2 Puretech de três cilindros, com 110cv e uma caixa manual de cinco velocidades que pode deixar o mais incauto na dúvida. Contudo, após a começarmos a utilizar logo percebemos que a sua relação curta, de manuseamento rápido e suave, consegue extrair da melhor forma a potência do motor, permitindo grande diversão quando nos aventuramos em estradas mais sinuosas e carregamos um pouco mais no pedal do acelerador.
Em cidade este Citroën C3 proporciona uma suavidade fora do normal na sua condução, beneficiando ainda de uma suspensão que apesar de assentar na mesma arquitetura da geração anterior, se mostra mais confortável. O peso do conjunto regista um aumento para 1050Kg.
Quando utilizado em auto estrada o C3 é um prazer de condução e conforto para os seus passageiros que usufruem de toda a qualidade que este pequeno Citroën proporciona. Desta forma, o novo Citroën C3 está verdadeiramente apelativo e consegue mostrar que para além de uma utilização familiar é uma boa aposta para os mais novos, onde conforto, conectividade e diversão estão de mãos dadas.
MAIS: Conforto, tecnologia e precisão da direção.
MENOS: Utilização de alguns plásticos de menor qualidade.
FICHA TÉCNICA
Motor – 3cil. em linha, gasolina
Cilindrada – 1200 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 5 vel. manual
Potência – 110 cv
Binário – 205 Nm/1500 rpm
Vel máx – 188 km/h
Aceleração – 9,3 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 4,6 l/100 km, AutoSport 5,5 l/100 km
Suspensão dianteira – Independente MacPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Discos
Peso – 1050 kg
Depósito – 45 l
Mala – 300 l
Emissões – 103 g/km CO2
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