Citroën C3 1.6 HDI – Ensaio
CITROËN C3 1.6 BlueHDI 75
Texto: Alexandre Melo [email protected]
Proposta Arrojada
Citadino cheio de estilo e funcionalidades, a terceira geração do Citroën C3 representa um murro na mesa do construtor francês em busca de novos horizontes, leia-se, aposta em novos mercados.
Ao longo dos anos a Citroën sempre foi uma marca que pautou a sua diferença pelas soluções tecnológicas ou não fosse o seu ‘jingle’ de assinatura ‘Citroën, Creative Technologie’. Para além dessa prerrogativa se manter inalterada os responsáveis da insígnia francesa viraram agora agulhas para a revolução no campo da imagem, que pode ser tão exclusiva quanto o cliente quiser.
É possível escolher-se o desenho das jantes, cores diferentes para a carroçaria e tejadilho. O mesmo acontece com as combinações de cores para o interior. Para além de toda esta variedade de opções no cardápio em termos visuais, o novo C3 destaca-se pela incorporação dos airbumps – as protecções laterais da carroçaria estreadas no Cactus – que, sendo funcionais, também dão ao C3 um estilo muito próprio.
Relativamente à condução, tivemos a oportunidade, na versão ensaiada, de rodar com um dos motores menos potentes da gama C3, o 1.6 BlueHdi Diesel de 75 cv, mas que mesmo assim não defrauda as expectativas. Ligado a uma caixa manual de cinco velocidades consegue ter prestações bastante interessantes, aliado a um bom trabalho feito ao nível da insonorização. A condução é divertida e fácil, mesmo a velocidades mais elevadas, enquanto a capacidade de travagem também está num bom nível, graças ao baixo peso do conjunto.
No habitáculo o conforto e espaço são uma realidade pelo que transportar toda a família não é um problema neste novo C3. Contudo, para além destes aspectos sempre fundamentais, este automóvel tem na sua conectividade uma interessante ‘arma’ competitiva.
Ao centro do tablier surge o ecrã tátil de 7 polegadas, sendo aqui que temos o controlo sobre quase todas as funções, seja a climatização, a navegação, o telefone ou o rádio. A bordo do novo C3, contamos também com o sistema CarPlay e Android Auto, o que torna tudo ainda mais conectado. E por falar em conectividade, é importante referir a ConnectedCam. Esta câmara de alta definição encontra-se posicionada logo abaixo do espelho retrovisor e tem duas tarefas: a primeira, de segurança – em caso de acidente grava os 30 segundos antes do impacto e os 90 segundos após o mesmo; a segunda está mais relacionada com os novas tendências, ou seja, com um simples toque no botão pode-se gravar ou fotografar algo que se queira partilhar nas redes sociais.
Mas os elementos tecnológicos não terminam por aqui. A navegação 3D pode ser controlada por voz, a câmara de visão traseira torna as manobras apertadas mais fáceis de executar, enquanto o alerta de transposição de faixa, o reconhecimento de sinais e a vigilância de ângulos mortos tornam a condução mais segura. Quanto à comercialização, o novo Citroën C3 tem como preço base 13.008€, sendo que no mercado estão disponíveis três níveis de equipamento: Feel, Live e Shine aos quais se junta ainda a motorização a gasolina, PureTech.
MAIS – Conectividade e condução.
MENOS – Plásticos no interior.
FICHA TÉCNICA
Motor – 5 cilindros em linha, inj. direta, Diesel
Cilindrada – 1560 cm3
Transmissão – Dianteira
Cx Vel – 5 vel. manual
Potência – 75 cv
Binário – 233 Nm/1750 rpm
Vel máx – 169 km/h
Aceleração – 13,8 s (0-100 km/h)
Consumo – Médio 3,6 l/100 km, AutoSport 5,2 l/100 km
Suspensão dianteira – Tipo McPherson
Suspensão traseira – Eixo de torção
Travões dianteiros – Discos ventilados
Travões traseiros – Tambores
Peso – 1161 kg
Depósito – 42 l
Mala – 300 l
Emissões – 93 g/km CO2
0 comentários