BYD Dolphin Design 60.4 kWh – Ensaio Teste
O BYD Dolphin é um hatchback elétrico prático, com boa autonomia, bem equipado e com um bom preço. É claramente um automóvel com argumentos suficientes para a ‘luta’ dos pequenos elétricos hatchback, mas tem alguns defeitos. Nenhum deles é o preço. O carro é elegante q.b., mas de ‘golfinho’ só tem mesmo o nome, está bem concebido, o design é moderno e tem um interior espaçoso. É moderadamente, dentro do contexto, divertido de conduzir e oferece uma boa relação qualidade-preço. Em termos de dimensões o BYD Dolphin é muito semelhante ao Volkswagen ID 3, um pouco mais encorpado que o Opel Corsa Electric, entre outros exemplos. É o primeiro modelo da série Ocean da BYD, que tem inspiração no mar. Assim, à primeira vista, o que destacaria para além do preço, é o equipamento de série, bom espaço para quatro passageiros adultos, o desempenho é agradável e guia-se bem na cidade. O interior é um pouco espartano, simples, mas prático, não achei o tempo de carregamento ‘super’, o conforto não é brilhante, mas cumpre.
Resumindo, é um hatchback do segmento C, 100% elétrico, surge no mercado com uma bateria de 60,4 kWh, a LFP Blade Battery, oferecendo uma autonomia de 427 km (ciclo combinado WLTP), a deste ensaio, e agora também de 44,9 kWh LFP, que só surgiu mais tarde no mercado, com uma autonomia estimada (WLTP) de 340 km para a versão Active e 310 km para a Boost, versões que têm baterias mais pequenas. Os preços começam nos €29.990 e estendem-se até esta versão Design, a mais completa, que custa €37.690.
Exterior
O BYD Dolphin tem um design interessante, quem o desenhou pode ter-se inspirado no ‘golfinho’, as linhas são fluidas, mas o corpo não é muito curvilíneo, tem faróis estreitos, uma boa entrada de ar inferior, na traseira, as luzes são horizontais e tem um difusor integrado no para choques. De perfil, há ali aspetos que podem fazer lembrar o golfinho a saltar, mas nada mais. Acho-o um carro bonito q.b., sem ser deslumbrante.
Interior
O interior do Dolphin é elegante, moderno, mas tem um design minimalista. Gosto especialmente do ‘tablet’ de 12,8 polegadas com alta resolução, central que roda tanto horizontalmente quanto verticalmente, uma funcionalidade que oferece mais flexibilidade, permitindo-nos personalizar a interface do carro de acordo com nossas necessidades. Por exemplo, a orientação horizontal é ideal para navegação, pois oferece uma visão mais ampla do mapa e permite visualizar mais conteúdo em aplicativos como YouTube e Netflix, por exemplo. Facilita a multitarefa, pois pode-se ter dois aplicativos abertos lado a lado. Já a orientação vertical é melhor para usar o telefone como um smartphone, facilita a leitura de textos longos.
Os materiais do interior são de qualidade razoável, e de um modo geral um interior minimalista. O interior é espaçoso q.b., os acabamentos são razoáveis, na instrumentação, não falta nada que seja essencial, a acessibilidade do carro é boa, o conforto estático também, a posição condução é um pouco exígua, mas isso é mais defeito do condutor. Toda a zona do ‘painel A’ tira significativa visibilidade, é grosso o painel.
O carro leva cinco pessoas, mas a habitabilidade é boa mas apenas para quatro adultos. Ainda assim parece pequeno, mas tem mais espaço do que parece. O porta-bagagens é suficiente para a maioria das necessidades.
Os bancos dianteiros aquecidos têm um ajuste elétrico de seis vias para o condutor e um ajuste elétrico de quatro vias para o passageiro da frente.
Os bancos traseiros são rebatíveis em 60:40, permitindo que a bagageira de 345 litros seja aumentada para 1310 litros quando ambos os assentos estão rebatidos. Há no interior do carro cerca de 20 espaços de arrumação. Esta versão topo de gama tem um grande teto panorâmico fabricado com vidros cinzentos de dupla camada de elevada resistência acústica e isolamento térmico que dá muita luz ao interior.
Equipamento
O carro está bem equipado, dispõe, por exemplo de série da tecnologia VtoL, que permite carregar dispositivos externos com a bateria do veículo até uma potência de 3,3 kW, transformando-o numa central elétrica móvel. Bom para piqueniques ou outras atividades ao ar livre.
Mas o mais importante é o equipamento de Assistência à Condução e o BYD Dolphin vem equipado de série com uma grande variedade de funções de segurança e de assistência avançada ao condutor. Todos os modelos incluem Aviso de Colisão Frontal, Travagem Autónoma de Emergência, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência, Sistema de Aviso de Saída Faixa de Rodagem e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem.
Acrescenta-se ainda o Cruise Control Adaptativo e o Cruise Control Inteligente. A câmara panorâmica proporciona ao condutor uma visibilidade de 360º para manobras seguras do veículo. Além disso, o Sistema de Detecção de Ângulo Morto, o Controlo Eletrónico de Estabilidade, o Controlo de Tração, o Controlo de Descida em Declive, a Sistema Auto Hold e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito com Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade estão incluídos como ajudas adicionais ao condutor.
E ainda, nesta versão Design, Teto panorâmico, Vidros traseiros escurecidos, Jantes em liga leve tricolores de 17″, Bancos em pele vegan, carregador wireless smartphone, Ecrã tátil rotativo de 12,8“, Smart key (entrada e ignição sem chave), 2 x Chaves inteligentes & 1 x Chave NFC, Bomba de calor, Carregador de bordo de 11kW, Visão panorâmica 360º, Travão de estacionamento elétrico (EPB), Autonomia de 565 Km (ciclo urbano WLTP), Vidros automáticos One-Touch, Sistema de travagem automático, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Vehicle to Load.
Consumos
Esta versão do BYD Dolphin tem uma bateria de 60,4 kWh e autonomia elétrica de 427 km em ciclo combinado WLTP, mas na verdade, deve contar com um mínimo de 340 Km dependendo como sempre dos fatores que o influenciam, desde os relacionados ao veículo, como o tipo de bateria a sua eficiência, a aerodinâmica do carro o peso do veículo, e até mesmo os pneus usado.
Dito isto, como já referimos na parte do motor, o BYD Dolphin tem das melhores e mais avançadas baterias. Depois, os consumos são ainda influenciados pelos fatores relacionados com o estilo de condução. Se a prioridade é que a bateria dure o máximo possível, use sempre o modo Economy.
Depois os fatores externos, como a temperatura ambiente. As temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas) podem sempre reduzir a autonomia da bateria. As condições da estrada, subidas, vento forte, uso do ar condicionado. Em condições ótimas, consegue chegar perto dos 400 km com uma única carga da bateria. O BYD Dolphin é um carro elétrico muito eficiente.
Ao Volante
O Dolphin é um carro ágil, e até rápido, acelera dos 0 a 100 km/h em sete segundos, é fácil e divertido de conduzir q.b, a direção é leve, precisa e responsiva, tem uma boa estabilidade direccional, a suspensão é suave e proporciona um conforto agradável, mas talvez seja um pouco macia demais. Pessoalmente gosto de suspensões que permitam um pouco mais de dinâmica nos carros, mas isso são preferências pessoais.
Se for mais adepto da performance, veja bem os limites nas zonas sinuosas, porque o Dolphin adorna um bocadinho quando exageramos um pouco mais nas curvas de maior apoio, talvez mesmo por causa do pneus, mas nada de mais, pois o carro está muito mais virado para o conforto do que para a performance apesar de ser potente q.b.
Contudo, se quer o carro para fazer viagens confortáveis, com a quase ausência de barulhos, pois o carro é bem insonorizado, e também por isso a experiência de condução pode ser suave e relaxante, tanto em cidade como em estrada.
Tem à sua disposição quatro modos de condução que incluem Sport, Normal, Economy e Snow, para se adaptarem a diferentes condições e preferências de condução. Os travões são bons, a iluminação também. Resumindo, a experiência de condução é agradável e segura, com um bom nível de desempenho e conforto.
Motor
O motor elétrico tem uma potência máxima 204 cv/150 kW, um torque máximo 310 Nm, tensão nominal 403 V, Bateria Fosfato de Ferro e Lítio (LFP) que tem como capacidade 60,4 kWh. Quanto aos alimentadores, a potência máxima de carregamento em DC é de 88 kW, a potência máxima de recarga em AC é de 11kW, o tempo total de recarga a 11 kW, 6,2 horas, o tempo de recarga de 0 a 80% em DC 40 min (150 kW).
O carro tem tração dianteira e logicamente, caixa de velocidades automática. A velocidade máxima é de 160 km/h, a aceleração 0-100 km/h sete segundos, o consumo WLTP combinado 15,9 kWh/100 km e a autonomia elétrica WLTP 427 km.
O Dolphin dispõe de uma bateria BYD Blade Battery de 60,4 kWh de fosfato de ferro e lítio, aclamada Blade Battery, que segundo a BYD está a revolucionar a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria dos veículos elétricos, tendo passado com segurança o teste de penetração de pregos, considerado como o ‘Monte Evereste’ dos testes de segurança das baterias.
Este carro foi construído com base na plataforma inteligente e-Platform 3.0, para a máxima eficiência do sistema e inteligência integrada do veículo. O sistema de propulsão elétrico 8 em 1 da BYD integra a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Energia, o Motor de Tração, o Controlador do Motor, a Transmissão, DC-DC e o Carregador de Bordo. Tal integração permite, segundo a BYD, uma eficiência do sistema de 89%. Esta tecnologia integrada foi desenvolvida para proporcionar um desempenho ótimo e uma melhor experiência de condução.
Balanço Final
O BYD Dolphin tem um design elegante, tecnologias avançadas, uma boa autonomia, especialmente em cidade, sem ser excelente, e tem na sua relação qualidade-preço um forte argumento. Talvez mesmo o seu mais forte argumento. Tem muito espaço interior, é confortável, o ecrã táctil rotativo é um detalhe interessante. A experiência de condução é boa, tem bom nível de equipamento de série. O carro já ganhou diversos prémios internacionais o que é sempre um bom sinal quanto ao que jornalistas profissionais pensam do carro.
Concorrentes
Entre os hatchbacks elétricos compactos, por exemplo o Renault Mégane E-Tech tem preços um pouco acima do Dolphin, custa a partir de 39.490€ um pouco mais de potência e uma autonomia similar.
O Peugeot e-208 GT é mais pequeno, tem uma autonomia ligeiramente inferior ao Dolphin, 156 cv (115 kW), bateria 51 kWh e custa 38.860€.
O Hyundai Kauai Electric é um crossover elétrico um pouco mais caro que o Dolphin, custa a partir de 40.300€ bateria similar, 390 Km de autonomia, o Kia Niro EV tem 385 Km de autonomia e está com uma campanha em que custa 40.000€.
Ficha Técnica
Motor
Potência máxima 204 cv / 150 kW
Torque máximo 310 Nm
Tensão nominal 403 V
Bateria Fosfato de Ferro e Lítio (LFP)
Capacidade 60,4 kWh
Alimentadores
Potência máxima de carregamento em DC 88 kW
Potência máxima de recarga em AC 11kW
Tempo total de recarga a 11 kW 6,2 h
Tempo de recarga de 0 a 80% em DC 40 min (150 kW)
Transmissão Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7 s
Consumo WLTP combinado 15,9 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP 427 km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.290 mm
Largura 1.770 mm
Altura 1.570 mm
Coeficiente Cx 0,3
Peso 1.658 kg
Bagageira
Com uma fila de bancos disponível 1.310 litros
Com duas filas de bancos disponíveis 345 litros
Disposição dos assentos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira tipo McPherson
Estrutura de suspensão traseira tipo McPherson
Barra estabilizadora dianteira/traseira Sim
Tipo de Travões Disco ventilado frente
Disco atrás
Direção c/ assistência elétrica
Diâmetro de viragem 10,5 m
Pneus dianteiros 205/50 R17
Pneus traseiros 205/50 R17
O BYD Dolphin Comfort: bateria de 60,4 kWh e motor de 150 kW (204 cv). Tem uma autonomia de 427 quilómetros com um consumo energético de 15,9 kWh/100 km. O carregamento máximo é de 88 kW (de 30% a 80% em 29 minutos), mas o carregamento alternado atinge um máximo de 11 kW. Preço: 35.690 euros.
BYD DOLPHIN Design: As mesmas especificações técnicas que o Comfort, mas acrescenta um teto panorâmico, uma extensão de potência Vehicle-to-Load (VtoL), vidros de privacidade nos bancos traseiros e carregamento de smartphones sem fios. Preço: 37.690 euros.
Mais/Menos
Mais
Boa autonomia
Bem equipado
Relação Preço/qualidade
Espaço interior
Menos
Interior minimalista
Suspensão macia
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 37690€
Preço da versão base (Euros): 35689€
Exterior
O BYD Dolphin tem um design interessante, quem o desenhou pode ter-se inspirado no ‘golfinho’, as linhas são fluidas, mas o corpo não é muito curvilíneo, tem faróis estreitos, uma boa entrada de ar inferior, na traseira, as luzes são horizontais e tem um difusor integrado no para choques. De perfil, há ali aspetos que podem fazer lembrar o golfinho a saltar, mas nada mais. Acho-o um carro bonito q.b., sem ser deslumbrante.
Interior
O interior do Dolphin é elegante, moderno, mas tem um design minimalista. Gosto especialmente do ‘tablet’ de 12,8 polegadas com alta resolução, central que roda tanto horizontalmente quanto verticalmente, uma funcionalidade que oferece mais flexibilidade, permitindo-nos personalizar a interface do carro de acordo com nossas necessidades. Por exemplo, a orientação horizontal é ideal para navegação, pois oferece uma visão mais ampla do mapa e permite visualizar mais conteúdo em aplicativos como YouTube e Netflix, por exemplo. Facilita a multitarefa, pois pode-se ter dois aplicativos abertos lado a lado. Já a orientação vertical é melhor para usar o telefone como um smartphone, facilita a leitura de textos longos.
Os materiais do interior são de qualidade razoável, e de um modo geral um interior minimalista. O interior é espaçoso q.b., os acabamentos são razoáveis, na instrumentação, não falta nada que seja essencial, a acessibilidade do carro é boa, o conforto estático também, a posição condução é um pouco exígua, mas isso é mais defeito do condutor. Toda a zona do ‘painel A’ tira significativa visibilidade, é grosso o painel.
O carro leva cinco pessoas, mas a habitabilidade é boa mas apenas para quatro adultos. Ainda assim parece pequeno, mas tem mais espaço do que parece. O porta-bagagens é suficiente para a maioria das necessidades.
Os bancos dianteiros aquecidos têm um ajuste elétrico de seis vias para o condutor e um ajuste elétrico de quatro vias para o passageiro da frente.
Os bancos traseiros são rebatíveis em 60:40, permitindo que a bagageira de 345 litros seja aumentada para 1310 litros quando ambos os assentos estão rebatidos. Há no interior do carro cerca de 20 espaços de arrumação. Esta versão topo de gama tem um grande teto panorâmico fabricado com vidros cinzentos de dupla camada de elevada resistência acústica e isolamento térmico que dá muita luz ao interior.
Equipamento
O carro está bem equipado, dispõe, por exemplo de série da tecnologia VtoL, que permite carregar dispositivos externos com a bateria do veículo até uma potência de 3,3 kW, transformando-o numa central elétrica móvel. Bom para piqueniques ou outras atividades ao ar livre.
Mas o mais importante é o equipamento de Assistência à Condução e o BYD Dolphin vem equipado de série com uma grande variedade de funções de segurança e de assistência avançada ao condutor. Todos os modelos incluem Aviso de Colisão Frontal, Travagem Autónoma de Emergência, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego na Retaguarda do Veículo com Assistência, Sistema de Aviso de Saída Faixa de Rodagem e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem.
Acrescenta-se ainda o Cruise Control Adaptativo e o Cruise Control Inteligente. A câmara panorâmica proporciona ao condutor uma visibilidade de 360º para manobras seguras do veículo. Além disso, o Sistema de Detecção de Ângulo Morto, o Controlo Eletrónico de Estabilidade, o Controlo de Tração, o Controlo de Descida em Declive, a Sistema Auto Hold e o Reconhecimento de Sinais de Trânsito com Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade estão incluídos como ajudas adicionais ao condutor.
E ainda, nesta versão Design, Teto panorâmico, Vidros traseiros escurecidos, Jantes em liga leve tricolores de 17″, Bancos em pele vegan, carregador wireless smartphone, Ecrã tátil rotativo de 12,8“, Smart key (entrada e ignição sem chave), 2 x Chaves inteligentes & 1 x Chave NFC, Bomba de calor, Carregador de bordo de 11kW, Visão panorâmica 360º, Travão de estacionamento elétrico (EPB), Autonomia de 565 Km (ciclo urbano WLTP), Vidros automáticos One-Touch, Sistema de travagem automático, Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, Vehicle to Load.
Consumos
Esta versão do BYD Dolphin tem uma bateria de 60,4 kWh e autonomia elétrica de 427 km em ciclo combinado WLTP, mas na verdade, deve contar com um mínimo de 340 Km dependendo como sempre dos fatores que o influenciam, desde os relacionados ao veículo, como o tipo de bateria a sua eficiência, a aerodinâmica do carro o peso do veículo, e até mesmo os pneus usado.
Dito isto, como já referimos na parte do motor, o BYD Dolphin tem das melhores e mais avançadas baterias. Depois, os consumos são ainda influenciados pelos fatores relacionados com o estilo de condução. Se a prioridade é que a bateria dure o máximo possível, use sempre o modo Economy.
Depois os fatores externos, como a temperatura ambiente. As temperaturas extremas (muito altas ou muito baixas) podem sempre reduzir a autonomia da bateria. As condições da estrada, subidas, vento forte, uso do ar condicionado. Em condições ótimas, consegue chegar perto dos 400 km com uma única carga da bateria. O BYD Dolphin é um carro elétrico muito eficiente.
Ao volante
O Dolphin é um carro ágil, e até rápido, acelera dos 0 a 100 km/h em sete segundos, é fácil e divertido de conduzir q.b, a direção é leve, precisa e responsiva, tem uma boa estabilidade direccional, a suspensão é suave e proporciona um conforto agradável, mas talvez seja um pouco macia demais. Pessoalmente gosto de suspensões que permitam um pouco mais de dinâmica nos carros, mas isso são preferências pessoais.
Se for mais adepto da performance, veja bem os limites nas zonas sinuosas, porque o Dolphin adorna um bocadinho quando exageramos um pouco mais nas curvas de maior apoio, talvez mesmo por causa do pneus, mas nada de mais, pois o carro está muito mais virado para o conforto do que para a performance apesar de ser potente q.b.
Contudo, se quer o carro para fazer viagens confortáveis, com a quase ausência de barulhos, pois o carro é bem insonorizado, e também por isso a experiência de condução pode ser suave e relaxante, tanto em cidade como em estrada.
Tem à sua disposição quatro modos de condução que incluem Sport, Normal, Economy e Snow, para se adaptarem a diferentes condições e preferências de condução. Os travões são bons, a iluminação também. Resumindo, a experiência de condução é agradável e segura, com um bom nível de desempenho e conforto.
Concorrentes
Entre os hatchbacks elétricos compactos, por exemplo o Renault Mégane E-Tech tem preços um pouco acima do Dolphin, custa a partir de 39.490€ um pouco mais de potência e uma autonomia similar.
O Peugeot e-208 GT é mais pequeno, tem uma autonomia ligeiramente inferior ao Dolphin, 156 cv (115 kW), bateria 51 kWh e custa 38.860€.
O Hyundai Kauai Electric é um crossover elétrico um pouco mais caro que o Dolphin, custa a partir de 40.300€ bateria similar, 390 Km de autonomia, o Kia Niro EV tem 385 Km de autonomia e está com uma campanha em que custa 40.000€.
Motor
O motor elétrico tem uma potência máxima 204 cv/150 kW, um torque máximo 310 Nm, tensão nominal 403 V, Bateria Fosfato de Ferro e Lítio (LFP) que tem como capacidade 60,4 kWh. Quanto aos alimentadores, a potência máxima de carregamento em DC é de 88 kW, a potência máxima de recarga em AC é de 11kW, o tempo total de recarga a 11 kW, 6,2 horas, o tempo de recarga de 0 a 80% em DC 40 min (150 kW).
O carro tem tração dianteira e logicamente, caixa de velocidades automática. A velocidade máxima é de 160 km/h, a aceleração 0-100 km/h sete segundos, o consumo WLTP combinado 15,9 kWh/100 km e a autonomia elétrica WLTP 427 km.
O Dolphin dispõe de uma bateria BYD Blade Battery de 60,4 kWh de fosfato de ferro e lítio, aclamada Blade Battery, que segundo a BYD está a revolucionar a segurança, a durabilidade e o desempenho na indústria dos veículos elétricos, tendo passado com segurança o teste de penetração de pregos, considerado como o ‘Monte Evereste’ dos testes de segurança das baterias.
Este carro foi construído com base na plataforma inteligente e-Platform 3.0, para a máxima eficiência do sistema e inteligência integrada do veículo. O sistema de propulsão elétrico 8 em 1 da BYD integra a Unidade de Controlo do Veículo, o Sistema de Gestão da Bateria, a Unidade de Distribuição de Energia, o Motor de Tração, o Controlador do Motor, a Transmissão, DC-DC e o Carregador de Bordo. Tal integração permite, segundo a BYD, uma eficiência do sistema de 89%. Esta tecnologia integrada foi desenvolvida para proporcionar um desempenho ótimo e uma melhor experiência de condução.
Balanço final
O BYD Dolphin tem um design elegante, tecnologias avançadas, uma boa autonomia, especialmente em cidade, sem ser excelente, e tem na sua relação qualidade-preço um forte argumento. Talvez mesmo o seu mais forte argumento. Tem muito espaço interior, é confortável, o ecrã táctil rotativo é um detalhe interessante. A experiência de condução é boa, tem bom nível de equipamento de série. O carro já ganhou diversos prémios internacionais o que é sempre um bom sinal quanto ao que jornalistas profissionais pensam do carro.
Boa autonomia
Bem equipado
Relação Preço/qualidade
Espaço interior
Interior minimalista
Suspensão macia
Ficha técnica
Motor
Potência máxima 204 cv / 150 kW
Torque máximo 310 Nm
Tensão nominal 403 V
Bateria Fosfato de Ferro e Lítio (LFP)
Capacidade 60,4 kWh
Alimentadores
Potência máxima de carregamento em DC 88 kW
Potência máxima de recarga em AC 11kW
Tempo total de recarga a 11 kW 6,2 h
Tempo de recarga de 0 a 80% em DC 40 min (150 kW)
Transmissão Tração dianteira
Caixa de velocidades automática
Velocidade máxima 160 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7 s
Consumo WLTP combinado 15,9 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP 427 km
Dimensões, peso, capacidades
Número de portas 5
Comprimento 4.290 mm
Largura 1.770 mm
Altura 1.570 mm
Coeficiente Cx 0,3
Peso 1.658 kg
Bagageira
Com uma fila de bancos disponível 1.310 litros
Com duas filas de bancos disponíveis 345 litros
Disposição dos assentos 2 + 3
Chassis
Estrutura da suspensão dianteira tipo McPherson
Estrutura de suspensão traseira tipo McPherson
Barra estabilizadora dianteira/traseira Sim
Tipo de Travões Disco ventilado frente
Disco atrás
Direção c/ assistência elétrica
Diâmetro de viragem 10,5 m
Pneus dianteiros 205/50 R17
Pneus traseiros 205/50 R17
O BYD Dolphin Comfort: bateria de 60,4 kWh e motor de 150 kW (204 cv). Tem uma autonomia de 427 quilómetros com um consumo energético de 15,9 kWh/100 km. O carregamento máximo é de 88 kW (de 30% a 80% em 29 minutos), mas o carregamento alternado atinge um máximo de 11 kW. Preço: 35.690 euros.
BYD DOLPHIN Design: As mesmas especificações técnicas que o Comfort, mas acrescenta um teto panorâmico, uma extensão de potência Vehicle-to-Load (VtoL), vidros de privacidade nos bancos traseiros e carregamento de smartphones sem fios. Preço: 37.690 euros.
Preço da versão base (Euros): 35689€
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