BMW iX1 xDrive30 – Ensaio Teste
O BMW iX1 é um imponente SUV, com dois motores elétricos que se baseia no BMW X1 a gasolina, e não é muito diferente em termos estéticos. Esta versão, por acaso a primeira do modelo, xDrive30 tem 313 cv de potência combinada, tração integral, frutos dos dois motores dianteiro e traseiro e uma bateria com uma capacidade de 64,7 kWh.
É um BMW mais mais próximo da gama de combustão em termos estéticos do que dos ‘idos’ i3, é como é apanágio da BMW, um automóvel bastante bem construído, com um habitáculo de qualidade superior, é um bocado ‘guloso’, pois se a bateria oferece uma autonomia até 438 km no ciclo WLTP; na ‘vida real’ fazer 330-350 Km já é bastante bom, e não pode ter muita ‘estrada aberta’. Depois do desaparecimento do i3 que saiu de produção, este BMW iX1 é agora o veículo elétrico de entrada de gama da marca alemã. É um SUV de muito boa qualidade, com muito equipamento, um bom sistema multimédia, interior prático e espaçoso, mas o preço é também um pouco elevado. Fica na história como o primeiro carro elétrico de tração às quatro rodas da BMW no segmento compacto premium.
Exterior
O BMW iX1 xDrive30 insere-se bem no design elegante e desportivo da marca alemã, e não tem muitos elementos que o diferenciem dos modelos a combustão. Um dos destaques estéticos do iX1 é a grelha frontal fechada, típica dos elétricos da BMW, bem como os faróis de LED com assinatura visual em forma de “L”, que também são característicos da marca.
O design é moderno, o automóvel tem linhas marcantes e é mesmo dos SUV elétricos mais bonitos do mercado. Como é apanágio da marca, o visual do carro é robusto, ficando bem à vista o caráter premium da marca bávara.
Interior
Como seria de esperar o habitáculo é de qualidade superior, os materiais são de excelente qualidade e a construção exemplar.
O painel de instrumentos estende-se desde a parte de trás do volante até à consola central, e tem dois ecrãs, um que nos dá a informação mais necessária à condução propriamente dita e o outro, tudo o resto, os controlos de infoentretenimento e climatização. A consola central tem botões físicos para diversos detalhes, os modos de condução, o comando da caixa, as frequências e o volume do rádio, tudo num conjunto com um design simples e minimalista do painel.
De resto, não falta espaço para as pernas, os passageiros cabem bem tanto em altura como espaço para as pernas, até mais que no X1 por causa da acomodação das baterias, existindo no entanto um pormenor mau que é a intrusão demasiado evidente da consola consola central nos lugar central traseiro, que tem muito pouco espaço para os pés. nos outros dois lugares, tendo em conta que o espaço para os pés é mais elevado do que num X1 devido à localização das baterias, dependendo como o condutor ou o passageiro da frente têm os bancos, pode não ser fácil encaixar os pés. A bagageira tem menos capacidade que a do X1, mas nada de monta.
Equipamento
O BMW iX1 xDrive30 tem três níveis de equipamento, Excellence, Presence e Signature.
A versão Excellence custa a partir de 65.555€, entre outros tem pintura metalizada, assistente de estacionamento e Service Inclusive 4 anos, a Presence 69.175€ tem o BMW xLine, o Pack Premium e Service Incluse 4 anos e finalmente a Signature, custa 73.560€ e tem o Pack Desportivo M, Pack Premium Plus e Service Incluse 4 anos
Os assistentes de condução são idênticos aos do X1.
Como se calcula o automóvel é bastante bem equipado e em termos de Segurança e condução, de série temos por exemplo Airbags central, frontal do condutor e passageiro, frontais e traseiros para a cabeça, laterais dianteiros e traseiros, Alerta de fadiga, ABS, Assistente de aviso de saída da faixa de rodagem, os assistentes de condução normal e Plus já dependem das versões, assim como o assistente de direção e Assistente de orientação na faixa de rodagem, paragem de emergência, alerta de colisão frontal e travagem de emergência autónoma é de série, são muitos os detalhes, que não cabem todos aqui.
A lista é enorme, quer de segurança, conforto, decoração exterior e interior, equipamento e transporte, som e multimédia, e outros como alarme, cabos para carregamento, etc.
Consumos
O BMW iX1 xDrive30 tem um consumo de energia elétrica combinado de 18,1 – 16,8 kWh/100 km para uma Autonomia elétrica WLTP de 417–440 Km, ainda que nem a autonomia ou a velocidade de carregamento sejam de excelência.
Em cidade são, compreensivelmente, bem melhores, conseguem-se consumos de 14 e ‘picos’ kWh/100 Km, mas o ar condicionado ligado faz boa diferença. Se só andarmos em cidade, conseguiria fazer bem acima de 400 Km por carga. Mas não andamos somente em cidade, muito menos no para arranca.
Já em autoestrada, o consumo é bem maior e aí, a uma média de 120 Km/h, dependendo da temperatura, talvez dê para fazer 300 Km.
Portanto, o consumo é suficiente para o tipo de carro, mas há concorrência que faz melhor. Para o nosso país, em que durante um ano temos muito mais boas temperaturas do que o contrário, isso ajuda a autonomia do automóvel,
Outro ponto interessante é o facto de, como sabemos, o carregamento das baterias é globalmente muito mais lento dos 80 aos 100%, mas no caso da BMW isso é muito menos evidente, especialmente quando comparado com os BMW elétricos anteriores.
Resumindo, a autonomia declarada pela BMW é de 438 quilómetros, no mínimo consegue 300 Km de autonomia, incluindo autoestrada, se o percurso for um pouco de estrada e perímetro urbano, o valor de 350 Km/h é fidedigno.
Por fim, a bateria pode ser carregada com corrente alternada a um máximo de 22 kW e com corrente contínua a 130 kW. Em viagem, pode carregar de forma, particularmente, rápida em postos de carregamento de alta potência da rede do Carregamento BMW. Com o pacote Ionity Plus, desfruta das condições da Ionity.
Ao Volante
O iX1 é um automóvel com uma boa dinâmica, apesar das duas toneladas. Tem uma suspensão um pouco dura, as nossas ‘famosas’ más estradas notam-se bem dentro do habitáculo, mas é um carro que permite uma condução envolvente, especialmente se for até ritmos médios. Em velocidades mais elevadas, há menos conforto no habitáculo, sendo que isso nunca chega a ser desconfortável.
Mesmo quando ‘apertamos’ um pouco mais com o carro, a carroçaria responde bem, o que nos diz que a BMW poderia suavizar um pouco a suspensão que não se perdia nada. Em auto estrada o carro é excelente de guiar, nada de barulhos no habitáculo, a
direção é precisa, informativa, mas um pouco pesada, e não oferece muito feedback, mas nada de especial,
Os travões talvez precisem de um pouco de afinação, pois é muito brusca a diferença do pouco travar…para o muito, mas isto muda radicalmente se usarmos os modos de regeneração mais ‘agressivos’, o que sucede na maioria dos elétricos.
Este iX1 xDrive30 tem tração integral e 313 cv, o que parece bastante, mas com duas toneladas de carro, não é muito. Com este peso, a agilidade não é um trunfo do carro.
De resto, a condução é suave e silenciosa, mas quando queremos alterar o nosso ‘modo’ para algo mais dinâmico o carro não o deixa mal, bem antes pelo contrário.
Recordamos que o carro faz 5.6s dos 0-100 Km/h. A suspensão é confortável, o habitáculo está bem insonorizado, a performance é agradável, face ao peso do carro, e onde a tração integral se faz notar bem é no facto do carro ser bem melhor a sair das curvas do que a lá entrar…
Motor
O BMW iX1 xDrive30 tem um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira, para um consumo de energia elétrica combinado: 18,1 – 16,8 kWh/100 km. No seu conjunto, os dois motores elétricos geram uma potência máxima conjunta de 230 kW/313 cv. Os benefícios da tração total são óbvios, a potência adequada para o tipo de carro, em termos de aceleração demora apenas 5,7 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h, só é pena que a autonomia não seja um pouco maior, sendo fácil garantir mais do que 300 Km em circuito urbanos, mas este automóvel é mais indicado para estradas mais fluídas e aí a bateria ‘vai-se’ bem mais facilmente.
Balanço Final
O BMW iX1 xDrive30 é um SUV elétrico com um design elegante, interior espaçoso, tem boas prestações dinâmicas, autonomia q.b, é bem construído, prático, bom de conduzir, mas com uma suspensão um pouco firme demais. Tem também um preço elevado.
É um automóvel atraente e moderno, com linhas suaves e proporções equilibradas, o interior é também muito bem construído e equipado, com materiais de alta qualidade e um sistema de info-entretenimento de última geração.
Pode dizer-se que a autonomia é suficiente para a maioria das necessidades do dia-a-dia, mas há quem faça melhor na concorrência. No geral, o BMW iX1 xDrive30 é um SUV elétrico bem equilibrado, que oferece um bom equilíbrio entre dinâmica, conforto e eficiência.
Por fim, a BMW oferece ainda como campanha de oferta, neste momento, 1 ano de carregamento ilimitado nos postos ultrarrápidos Ionity. A oferta é válida na rede Ionity em Portugal e resto da Europa para encomendas realizadas entre 01/06/2023 até 31/12/2023.
Os preços do iX1 xDrive30 começam nos 61.000€, o Pack desportivo M acrescenta mais 4.900€. A versão Excellence custa a partir de 65.555€, a Presence 69.175€ e a Signature 73.560€
Concorrentes
Os preços do BMW do iX1 xDrive30 começam nos 61.000€, o Pack desportivo M acrescenta mais 4.900€. A versão Excellence custa a partir de 65.555€, a Presence 69.175€ e a Signature 73.560€.
O Volvo XC40 Recharge, que foi recentemente atualizado, é um forte concorrente, custa a partir de 54.179€ tem um autonomia WLTP de 487 Km, com Single Motor, 581 Km com Extended Range, e tem tração apenas traseira.
O Tesla Model Y tem 455 Km de autonomia WLTP, Model Y Long Range começa nos 54.490€ e o Model Y Performance, custa 59.990€.
O Mercedes-Benz EQA 350 4Matic (292 cv), tem autonomia de 411-438 Km WLTP, custa a partir de 59.250€, o Nissan Aryia 87kWh Engage com bateria 87kWh com autonomia WLTP de 498 Km custa desde 54.200€, a versão e-4orce com bateria de 87 kWh Advance custa a partir de 62.540€ e vai até aos 71.540€, o Audi Q4 Sportback e-tron custa desde 59.559€, tem 204 cv e Autonomia WLTP de 530 Km. E há mais exemplos.
Ficha Técnica
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,6 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 16,9 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP 439 km
Emissões de CO₂ WLTP Não disponível
Número de portas 5
Comprimento 4.500 mm
Largura 1.845 mm
Altura 1.616 mm
Peso 2,085 kg
Volume da bagageira 490-1.495 litros
Número de lugares sentados 5
Dimensões fora de estrada
Distância ao solo 170 mm
Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 313 cv / 230 kW
Binário máximo 494 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 190 cv / 140 kW
Binário máximo 247 Nm
Motor elétrico 2
Potência máxima 190 cv / 140 kW
Binário máximo 247 Nm
Tipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 66,5 kWh
Capacidade utilizável 64,7 kWh
Alimentação elétrica
Potência máxima de recarga em CC 130 kW
Potência máxima de recarga em CA 22 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 6,5 horas
Tempo total de recarga a 22 kW 3,75 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 29 min (130 kW)
Transmissão
Tração integral
Caixa de velocidades Automática
Número de velocidades 1
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões dianteiros/traseiros Disco ventilado
Direção Tipo cremalheira e pinhão, assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre muros 11,9 m
Pneus dianteiros 205/65 R17 100Y
Pneus traseiros 205/65 R17 100Y
Mais/Menos
Mais
Dinâmica/performance
Design
Espaço interior
Equipamento
Menos
Consumo
Suspensão firme
Preço
Preços
Preço da versão ensaiada (Euros): 76.73135€
Preço da versão base (Euros): 61.000€
Exterior
O BMW iX1 xDrive30 insere-se bem no design elegante e desportivo da marca alemã, e não tem muitos elementos que o diferenciem dos modelos a combustão. Um dos destaques estéticos do iX1 é a grelha frontal fechada, típica dos elétricos da BMW, bem como os faróis de LED com assinatura visual em forma de “L”, que também são característicos da marca.
O design é moderno, o automóvel tem linhas marcantes e é mesmo dos SUV elétricos mais bonitos do mercado. Como é apanágio da marca, o visual do carro é robusto, ficando bem à vista o caráter premium da marca bávara.
Interior
Como seria de esperar o habitáculo é de qualidade superior, os materiais são de excelente qualidade e a construção exemplar.
O painel de instrumentos estende-se desde a parte de trás do volante até à consola central, e tem dois ecrãs, um que nos dá a informação mais necessária à condução propriamente dita e o outro, tudo o resto, os controlos de infoentretenimento e climatização. A consola central tem botões físicos para diversos detalhes, os modos de condução, o comando da caixa, as frequências e o volume do rádio, tudo num conjunto com um design simples e minimalista do painel.
De resto, não falta espaço para as pernas, os passageiros cabem bem tanto em altura como espaço para as pernas, até mais que no X1 por causa da acomodação das baterias, existindo no entanto um pormenor mau que é a intrusão demasiado evidente da consola consola central nos lugar central traseiro, que tem muito pouco espaço para os pés. nos outros dois lugares, tendo em conta que o espaço para os pés é mais elevado do que num X1 devido à localização das baterias, dependendo como o condutor ou o passageiro da frente têm os bancos, pode não ser fácil encaixar os pés. A bagageira tem menos capacidade que a do X1, mas nada de monta.
Equipamento
O BMW iX1 xDrive30 tem três níveis de equipamento, Excellence, Presence e Signature.
A versão Excellence custa a partir de 65.555€, entre outros tem pintura metalizada, assistente de estacionamento e Service Inclusive 4 anos, a Presence 69.175€ tem o BMW xLine, o Pack Premium e Service Incluse 4 anos e finalmente a Signature, custa 73.560€ e tem o Pack Desportivo M, Pack Premium Plus e Service Incluse 4 anos
Os assistentes de condução são idênticos aos do X1.
Como se calcula o automóvel é bastante bem equipado e em termos de Segurança e condução, de série temos por exemplo Airbags central, frontal do condutor e passageiro, frontais e traseiros para a cabeça, laterais dianteiros e traseiros, Alerta de fadiga, ABS, Assistente de aviso de saída da faixa de rodagem, os assistentes de condução normal e Plus já dependem das versões, assim como o assistente de direção e Assistente de orientação na faixa de rodagem, paragem de emergência, alerta de colisão frontal e travagem de emergência autónoma é de série, são muitos os detalhes, que não cabem todos aqui.
A lista é enorme, quer de segurança, conforto, decoração exterior e interior, equipamento e transporte, som e multimédia, e outros como alarme, cabos para carregamento, etc.
Consumos
O BMW iX1 xDrive30 tem um consumo de energia elétrica combinado de 18,1 – 16,8 kWh/100 km para uma Autonomia elétrica WLTP de 417–440 Km, ainda que nem a autonomia ou a velocidade de carregamento sejam de excelência.
Em cidade são, compreensivelmente, bem melhores, conseguem-se consumos de 14 e ‘picos’ kWh/100 Km, mas o ar condicionado ligado faz boa diferença. Se só andarmos em cidade, conseguiria fazer bem acima de 400 Km por carga. Mas não andamos somente em cidade, muito menos no para arranca.
Já em autoestrada, o consumo é bem maior e aí, a uma média de 120 Km/h, dependendo da temperatura, talvez dê para fazer 300 Km.
Portanto, o consumo é suficiente para o tipo de carro, mas há concorrência que faz melhor. Para o nosso país, em que durante um ano temos muito mais boas temperaturas do que o contrário, isso ajuda a autonomia do automóvel,
Outro ponto interessante é o facto de, como sabemos, o carregamento das baterias é globalmente muito mais lento dos 80 aos 100%, mas no caso da BMW isso é muito menos evidente, especialmente quando comparado com os BMW elétricos anteriores.
Resumindo, a autonomia declarada pela BMW é de 438 quilómetros, no mínimo consegue 300 Km de autonomia, incluindo autoestrada, se o percurso for um pouco de estrada e perímetro urbano, o valor de 350 Km/h é fidedigno.
Por fim, a bateria pode ser carregada com corrente alternada a um máximo de 22 kW e com corrente contínua a 130 kW. Em viagem, pode carregar de forma, particularmente, rápida em postos de carregamento de alta potência da rede do Carregamento BMW. Com o pacote Ionity Plus, desfruta das condições da Ionity.
Ao volante
O iX1 é um automóvel com uma boa dinâmica, apesar das duas toneladas. Tem uma suspensão um pouco dura, as nossas ‘famosas’ más estradas notam-se bem dentro do habitáculo, mas é um carro que permite uma condução envolvente, especialmente se for até ritmos médios. Em velocidades mais elevadas, há menos conforto no habitáculo, sendo que isso nunca chega a ser desconfortável.
Mesmo quando ‘apertamos’ um pouco mais com o carro, a carroçaria responde bem, o que nos diz que a BMW poderia suavizar um pouco a suspensão que não se perdia nada. Em auto estrada o carro é excelente de guiar, nada de barulhos no habitáculo, a
direção é precisa, informativa, mas um pouco pesada, e não oferece muito feedback, mas nada de especial,
Os travões talvez precisem de um pouco de afinação, pois é muito brusca a diferença do pouco travar…para o muito, mas isto muda radicalmente se usarmos os modos de regeneração mais ‘agressivos’, o que sucede na maioria dos elétricos.
Este iX1 xDrive30 tem tração integral e 313 cv, o que parece bastante, mas com duas toneladas de carro, não é muito. Com este peso, a agilidade não é um trunfo do carro.
De resto, a condução é suave e silenciosa, mas quando queremos alterar o nosso ‘modo’ para algo mais dinâmico o carro não o deixa mal, bem antes pelo contrário.
Recordamos que o carro faz 5.6s dos 0-100 Km/h. A suspensão é confortável, o habitáculo está bem insonorizado, a performance é agradável, face ao peso do carro, e onde a tração integral se faz notar bem é no facto do carro ser bem melhor a sair das curvas do que a lá entrar…
Concorrentes
Os preços do BMW do iX1 xDrive30 começam nos 61.000€, o Pack desportivo M acrescenta mais 4.900€. A versão Excellence custa a partir de 65.555€, a Presence 69.175€ e a Signature 73.560€.
O Volvo XC40 Recharge, que foi recentemente atualizado, é um forte concorrente, custa a partir de 54.179€ tem um autonomia WLTP de 487 Km, com Single Motor, 581 Km com Extended Range, e tem tração apenas traseira.
O Tesla Model Y tem 455 Km de autonomia WLTP, Model Y Long Range começa nos 54.490€ e o Model Y Performance, custa 59.990€.
O Mercedes-Benz EQA 350 4Matic (292 cv), tem autonomia de 411-438 Km WLTP, custa a partir de 59.250€, o Nissan Aryia 87kWh Engage com bateria 87kWh com autonomia WLTP de 498 Km custa desde 54.200€, a versão e-4orce com bateria de 87 kWh Advance custa a partir de 62.540€ e vai até aos 71.540€, o Audi Q4 Sportback e-tron custa desde 59.559€, tem 204 cv e Autonomia WLTP de 530 Km. E há mais exemplos.
Motor
O BMW iX1 xDrive30 tem um motor elétrico no eixo dianteiro e outro na traseira, para um consumo de energia elétrica combinado: 18,1 – 16,8 kWh/100 km. No seu conjunto, os dois motores elétricos geram uma potência máxima conjunta de 230 kW/313 cv. Os benefícios da tração total são óbvios, a potência adequada para o tipo de carro, em termos de aceleração demora apenas 5,7 segundos a acelerar dos 0 aos 100 km/h, só é pena que a autonomia não seja um pouco maior, sendo fácil garantir mais do que 300 Km em circuito urbanos, mas este automóvel é mais indicado para estradas mais fluídas e aí a bateria ‘vai-se’ bem mais facilmente.
Balanço final
O BMW iX1 xDrive30 é um SUV elétrico com um design elegante, interior espaçoso, tem boas prestações dinâmicas, autonomia q.b, é bem construído, prático, bom de conduzir, mas com uma suspensão um pouco firme demais. Tem também um preço elevado.
É um automóvel atraente e moderno, com linhas suaves e proporções equilibradas, o interior é também muito bem construído e equipado, com materiais de alta qualidade e um sistema de info-entretenimento de última geração.
Pode dizer-se que a autonomia é suficiente para a maioria das necessidades do dia-a-dia, mas há quem faça melhor na concorrência. No geral, o BMW iX1 xDrive30 é um SUV elétrico bem equilibrado, que oferece um bom equilíbrio entre dinâmica, conforto e eficiência.
Por fim, a BMW oferece ainda como campanha de oferta, neste momento, 1 ano de carregamento ilimitado nos postos ultrarrápidos Ionity. A oferta é válida na rede Ionity em Portugal e resto da Europa para encomendas realizadas entre 01/06/2023 até 31/12/2023.
Os preços do iX1 xDrive30 começam nos 61.000€, o Pack desportivo M acrescenta mais 4.900€. A versão Excellence custa a partir de 65.555€, a Presence 69.175€ e a Signature 73.560€
Dinâmica/performance
Design
Espaço interior
Equipamento
Consumo
Suspensão firme
Preço
Ficha técnica
Desempenho nominal e consumo de combustível
Velocidade máxima 180 km/h
Aceleração 0-100 km/h 5,6 s
Consumo de combustível WLTP
Bateria carregada combinada 16,9 kWh/100 km
Autonomia elétrica WLTP 439 km
Emissões de CO₂ WLTP Não disponível
Número de portas 5
Comprimento 4.500 mm
Largura 1.845 mm
Altura 1.616 mm
Peso 2,085 kg
Volume da bagageira 490-1.495 litros
Número de lugares sentados 5
Dimensões fora de estrada
Distância ao solo 170 mm
Resumo do grupo motopropulsor
Potência máxima 313 cv / 230 kW
Binário máximo 494 Nm
Motor elétrico 1
Potência máxima 190 cv / 140 kW
Binário máximo 247 Nm
Motor elétrico 2
Potência máxima 190 cv / 140 kW
Binário máximo 247 Nm
Tipo Bateria de armazenamento de iões de lítio
Capacidade 66,5 kWh
Capacidade utilizável 64,7 kWh
Alimentação elétrica
Potência máxima de recarga em CC 130 kW
Potência máxima de recarga em CA 22 kW
Tempo total de recarga a 11 kW 6,5 horas
Tempo total de recarga a 22 kW 3,75 h
Tempo de recarga de 0 a 80 % DC 29 min (130 kW)
Transmissão
Tração integral
Caixa de velocidades Automática
Número de velocidades 1
Chassis
Suspensão dianteira Tipo McPherson
Suspensão traseira Paralelogramo deformável
Barra estabilizadora dianteira/traseira
Tipo de travões dianteiros/traseiros Disco ventilado
Direção Tipo cremalheira e pinhão, assistência Eléctrica
Círculo de viragem entre muros 11,9 m
Pneus dianteiros 205/65 R17 100Y
Pneus traseiros 205/65 R17 100Y
Preço da versão base (Euros): 61.000€
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