Audi A4 Avant 35 TDI Advanced SE – Ensaio Teste

By on 24 Janeiro, 2023

Racional otimizado

A Audi A4 Avant é um daqueles modelos que entra na categoria do “perfeito” para um grande número de famílias. Tem o logo de uma marca premium, um design cativante e de qualidade elevada e um motor diesel de dois litros que, até há bem pouco tempo, também contribuía para esta ligação “perfeita”. No entanto, e abusando de frases mais antigas, esta A4 “soa demasiado bem para ser verdade”, “há qualquer coisa que cheira a esturro” e “quando a esmola é grande, o pobre desconfia”, mas não tem nada com que preocupar, pois não se trata de “banha da cobra”. Esta Audi A4 Avant SE (Special Edition), é uma configuração feita com alguns dos equipamentos que os consumidores mais costumam escolher, mas com um preço muito mais amigável do que se fossemos nós a optar por todos estes extras.

Texto: André Mendes

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Mais:
  • Conforto;
  • Qualidade a bordo;
  • Consumos;
  • Comportamento dinâmico;
Menos:
  • Interior acanhado;
  • Longevidade de mercado;

Exterior

7/10

O primeiro ponto que nos indica o patamar de equipamento em que esta Audi A4 Avant se inclui é o conjunto de jantes com 17 polegadas de diâmetro e de desenho mais simples. E o facto de não estar presente o (quase obrigatório para muitos) pacote de visual mais desportivo S line, também criam um conjunto mais sereno conservador. A parte mais tecnológica, no entanto, vem mesmo dos genes da Audi, que incutiram esta geração do A4 com traços mais definidos, pára-choques que também incluem um desenho aproximado ao dos seus antecessores mais desportivos e que, no final, acabam por resultar bastante bem do ponto de vista estético. Pequenos elementos cromados acentuam ainda mais algumas linhas da carroçaria, que contrastam muito bem com o visual mais elegante do tom azul-escuro metalizado escolhido para a carroçaria.

Interior

7/10

A primeira impressão que temos assim que nos sentamos ao volante da Audi A4 é de que este modelo está muito longe de revelar que já se encontra há uns bons anos no mercado, ou que chegou um pouco antes do seu tempo. O patamar de qualidade é bastante elevado, mesmo quando tentamos ir ao pormenor e o desenho, de uma forma geral, apresenta um toque de originalidade, mas sem entrar no arrojo. Onde já se nota o passar dos anos é na maioria dos comandos que já nos são tão familiares, estando presentes três hastes atrás do volante, além dos comandos da caixa de velocidades, ou mesmo os comandos do volante, que já vimos em tantos outros modelos e que, felizmente, ainda são físicos e não da geração tátil.

A posição de condução é excelente, com algumas das regulações mais amplas do segmento, mas depois, percebemos rapidamente que o habitáculo já não é assim tão amplo como nos modelos mais recentes e que esta plataforma ainda é daquelas que nos deixa numa altura normal, sem as medidas necessárias para baterias de sistemas elétricos por baixo do habitáculo e sem ter de ficar mais próxima das cotas de um SUV. Ou seja, nesta Audi A4 Avant vamos perfeitamente sentados e próximos do asfalto, o que já é raro, mas ainda muito desejado por quem gosta de conduzir.

Equipamento

6/10

É aqui que está o grande trunfo desta Special Edition da Audi A4 Avant, que não se apresenta totalmente despida em termos de equipamento, mas também não inclui diversas páginas de elementos com códigos, cada um deles capaz de arruinar o seu preço final. Ainda que a primeira imagem nos transmita a ideia de que se trata de uma versão base, depressa começamos a descobrir a possibilidade de ligar o telefone através de Apple CarPlay ou Android Auto sem fios, que o ar condicionado tem regulação automática em três zonas, que o sistema de iluminação é em LED e até está presente uma solução de iluminação ambiente no habitáculo, além de diversas outras coisas que também estão incluídas nesta versão.

Porém, nesta fase, já é estranho olhar para uma instrumentação com ponteiros convencionais, não ter uma plataforma específica para colocar o telefone a carregar por indução e descobrir um comando rotativo no tablier para o sistema de iluminação. Em contrapartida, é fantástico descobrir a abertura e fecho elétricos da tampa da bagageira, num daqueles sistemas que também inclui a chapeleira e quase nem nos deixa lembrar que esta existe, mas também a vantagem de poder contar com os préstimos da caixa de velocidades automática S tronic de sete relações e dupla embraiagem.

Consumos

8/10

Este já é um motor com que rodámos muitos quilómetros, em diversos modelos e patamares de potência, e sabemos, por isso, que está longe de registar médias de consumo exorbitantes. Aliás, com este 2.0 TDI, se for bem tratado, até é frequente que as médias comecem a descer com o passar dos quilómetros. Para esta nova configuração que conta com a ajuda do sistema mild-hybrid, notam-se algumas melhorias, especialmente na utilização em ambiente urbano, graças, essencialmente a um melhor controlo dos momentos em que é desligado e ligado o motor. Na parte dos números, a marca declara 4,8 litros necessários para cada 100 quilómetros em percurso misto, que não devem ser complicados de obter em ambientes perfeitos. É que no meio da loucura diária, chegámos a andar pouco acima da fasquia dos cinco litros durante bastante tempo, mas acabámos por fechar este ensaio com um valor certo de seis litros.

Ao Volante

7/10

As jantes de 17 polegadas, a caixa automática, o motor capaz de usar regimes mais baixos em autoestrada e o conforto do habitáculo, fazem com que esta seja uma solução perfeita para quem tem de percorrer inúmeros quilómetros no seu dia-a-dia. A firmeza da suspensão nota-se em muitas das irregularidades do piso, mas de uma forma precisa e que não se torna desconfortável, ou seja, tem a capacidade de nos deixar sentir quase tudo o que se está a passar por baixo dos pneus, mas sem que isso seja mau. No caso do destino incluir zonas mais sinuosas, a A4 será também uma surpresa, pois, mesmo com jantes de 17 polegadas e perfil 50 de pneu, em conjunto com uma suspensão muito eficaz, o compromisso é quase perfeito, já permitindo algumas aventuras. Para ser perfeito, no entanto, há momentos em que ficamos a pensar nas jantes da medida acima e no positivo que poderia ser juntar mais alguns cavalos a estes 163.

Motor

7/10

Sobejamente conhecido nos modelos do Grupo Volkswagen, o 2.0 TDI de quatro cilindros e dois litros de capacidade surge aqui numa versão mais otimizada de 163 cavalos, que inclui a companhia de um sistema mild-hybrid destinado a dar uma ajuda na otimização das médias de consumo. Bastante controlado em termos de vibrações e de ruído, são poucas as que chegam ao habitáculo, notando-se apenas o momento em que o motor se volta a ativar quando estamos prestes a arrancar num sinal verde por exemplo. Por outro lado, este sistema tem também a capacidade de fazer mais do que um simples “coasting” quando não estamos a acelerar e apenas a aproveitar um embalo, por exemplo, chegando mesmo a desligar o motor por alguns momentos.

Balanço Final

7/10

A Audi A4 Avant sempre foi um excelente produto, no topo das melhores ofertas que poderemos considerar para este segmento. E com esta Special Edition, a proposta torna-se ainda mais tentadora, por incluir uma das configurações mais racionais para quem ainda necessita de um automóvel a gasóleo e pela quantidade de equipamento que inclui pelo preço a que é proposta, abaixo da fasquia dos 50 mil euros.

Concorrentes

BMW 318d Touring
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 5,7 l/100km; preço base: 55.750 €

Mercedes-Benz C200d Station
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 163+20 cavalos; consumo médio: 4,7 l/100km; preço base: 57.700 €

Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 4,8 l/100km; preço base: 49.505 €

Volvo V60 B4 Hybrid
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 197 cavalos; consumo médio: 5,5 l/100km; preço base: 56.587 €

Ficha Técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, Diesel
Cilindrada (cm3): 1.968
Potência máxima (CV/rpm): 163/3.250-4.200
Binário máximo (Nm/rpm): 370/1.500-3.000
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática S tronic de sete velocidades e dupla embraiagem
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Multibraços / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos ventilados

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,5
Velocidade máxima (km/h): 210
Consumos misto (l/100 km): 4,8
Emissões CO2 (g/km): 125

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.762/1.847/1.460
Distância entre eixos (mm): 2.820
Largura de vias (fr/tr mm): 1.572/1.555
Peso (kg): 1.530
Capacidade da bagageira (l): 495
Depósito (l): 40
Pneus (fr/tr): 225/50 R17

Preço da unidade ensaiada (Euros): 49.990 € (campanha a decorrer)
Preço da unidade ensaiada (Euros): 59.016 €
Preço da versão base (Euros): 54.016 €

Mais/Menos


Mais

  • Conforto;
  • Qualidade a bordo;
  • Consumos;
  • Comportamento dinâmico;

Menos

  • Interior acanhado;
  • Longevidade de mercado;

Preços


Preço da versão ensaiada (Euros): 59206€

Preço da versão base (Euros): 54016€

Exterior
Interior
Equipamento
Consumos
Ao volante
Concorrentes
Motor
Balanço final
Ficha técnica

Exterior

O primeiro ponto que nos indica o patamar de equipamento em que esta Audi A4 Avant se inclui é o conjunto de jantes com 17 polegadas de diâmetro e de desenho mais simples. E o facto de não estar presente o (quase obrigatório para muitos) pacote de visual mais desportivo S line, também criam um conjunto mais sereno conservador. A parte mais tecnológica, no entanto, vem mesmo dos genes da Audi, que incutiram esta geração do A4 com traços mais definidos, pára-choques que também incluem um desenho aproximado ao dos seus antecessores mais desportivos e que, no final, acabam por resultar bastante bem do ponto de vista estético. Pequenos elementos cromados acentuam ainda mais algumas linhas da carroçaria, que contrastam muito bem com o visual mais elegante do tom azul-escuro metalizado escolhido para a carroçaria.

Interior

A primeira impressão que temos assim que nos sentamos ao volante da Audi A4 é de que este modelo está muito longe de revelar que já se encontra há uns bons anos no mercado, ou que chegou um pouco antes do seu tempo. O patamar de qualidade é bastante elevado, mesmo quando tentamos ir ao pormenor e o desenho, de uma forma geral, apresenta um toque de originalidade, mas sem entrar no arrojo. Onde já se nota o passar dos anos é na maioria dos comandos que já nos são tão familiares, estando presentes três hastes atrás do volante, além dos comandos da caixa de velocidades, ou mesmo os comandos do volante, que já vimos em tantos outros modelos e que, felizmente, ainda são físicos e não da geração tátil.

A posição de condução é excelente, com algumas das regulações mais amplas do segmento, mas depois, percebemos rapidamente que o habitáculo já não é assim tão amplo como nos modelos mais recentes e que esta plataforma ainda é daquelas que nos deixa numa altura normal, sem as medidas necessárias para baterias de sistemas elétricos por baixo do habitáculo e sem ter de ficar mais próxima das cotas de um SUV. Ou seja, nesta Audi A4 Avant vamos perfeitamente sentados e próximos do asfalto, o que já é raro, mas ainda muito desejado por quem gosta de conduzir.

Equipamento

É aqui que está o grande trunfo desta Special Edition da Audi A4 Avant, que não se apresenta totalmente despida em termos de equipamento, mas também não inclui diversas páginas de elementos com códigos, cada um deles capaz de arruinar o seu preço final. Ainda que a primeira imagem nos transmita a ideia de que se trata de uma versão base, depressa começamos a descobrir a possibilidade de ligar o telefone através de Apple CarPlay ou Android Auto sem fios, que o ar condicionado tem regulação automática em três zonas, que o sistema de iluminação é em LED e até está presente uma solução de iluminação ambiente no habitáculo, além de diversas outras coisas que também estão incluídas nesta versão.

Porém, nesta fase, já é estranho olhar para uma instrumentação com ponteiros convencionais, não ter uma plataforma específica para colocar o telefone a carregar por indução e descobrir um comando rotativo no tablier para o sistema de iluminação. Em contrapartida, é fantástico descobrir a abertura e fecho elétricos da tampa da bagageira, num daqueles sistemas que também inclui a chapeleira e quase nem nos deixa lembrar que esta existe, mas também a vantagem de poder contar com os préstimos da caixa de velocidades automática S tronic de sete relações e dupla embraiagem.

Consumos

Este já é um motor com que rodámos muitos quilómetros, em diversos modelos e patamares de potência, e sabemos, por isso, que está longe de registar médias de consumo exorbitantes. Aliás, com este 2.0 TDI, se for bem tratado, até é frequente que as médias comecem a descer com o passar dos quilómetros. Para esta nova configuração que conta com a ajuda do sistema mild-hybrid, notam-se algumas melhorias, especialmente na utilização em ambiente urbano, graças, essencialmente a um melhor controlo dos momentos em que é desligado e ligado o motor. Na parte dos números, a marca declara 4,8 litros necessários para cada 100 quilómetros em percurso misto, que não devem ser complicados de obter em ambientes perfeitos. É que no meio da loucura diária, chegámos a andar pouco acima da fasquia dos cinco litros durante bastante tempo, mas acabámos por fechar este ensaio com um valor certo de seis litros.

Ao volante

As jantes de 17 polegadas, a caixa automática, o motor capaz de usar regimes mais baixos em autoestrada e o conforto do habitáculo, fazem com que esta seja uma solução perfeita para quem tem de percorrer inúmeros quilómetros no seu dia-a-dia. A firmeza da suspensão nota-se em muitas das irregularidades do piso, mas de uma forma precisa e que não se torna desconfortável, ou seja, tem a capacidade de nos deixar sentir quase tudo o que se está a passar por baixo dos pneus, mas sem que isso seja mau. No caso do destino incluir zonas mais sinuosas, a A4 será também uma surpresa, pois, mesmo com jantes de 17 polegadas e perfil 50 de pneu, em conjunto com uma suspensão muito eficaz, o compromisso é quase perfeito, já permitindo algumas aventuras. Para ser perfeito, no entanto, há momentos em que ficamos a pensar nas jantes da medida acima e no positivo que poderia ser juntar mais alguns cavalos a estes 163.

Concorrentes

BMW 318d Touring
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 5,7 l/100km; preço base: 55.750 €

Mercedes-Benz C200d Station
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 163+20 cavalos; consumo médio: 4,7 l/100km; preço base: 57.700 €

Volkswagen Passat Variant 2.0 TDI
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 150 cavalos; consumo médio: 4,8 l/100km; preço base: 49.505 €

Volvo V60 B4 Hybrid
Motor: quatro cilindros, 2.0 litros, turbo; potência: 197 cavalos; consumo médio: 5,5 l/100km; preço base: 56.587 €

Motor

Sobejamente conhecido nos modelos do Grupo Volkswagen, o 2.0 TDI de quatro cilindros e dois litros de capacidade surge aqui numa versão mais otimizada de 163 cavalos, que inclui a companhia de um sistema mild-hybrid destinado a dar uma ajuda na otimização das médias de consumo. Bastante controlado em termos de vibrações e de ruído, são poucas as que chegam ao habitáculo, notando-se apenas o momento em que o motor se volta a ativar quando estamos prestes a arrancar num sinal verde por exemplo. Por outro lado, este sistema tem também a capacidade de fazer mais do que um simples “coasting” quando não estamos a acelerar e apenas a aproveitar um embalo, por exemplo, chegando mesmo a desligar o motor por alguns momentos.

Balanço final

A Audi A4 Avant sempre foi um excelente produto, no topo das melhores ofertas que poderemos considerar para este segmento. E com esta Special Edition, a proposta torna-se ainda mais tentadora, por incluir uma das configurações mais racionais para quem ainda necessita de um automóvel a gasóleo e pela quantidade de equipamento que inclui pelo preço a que é proposta, abaixo da fasquia dos 50 mil euros.

Mais
  • Conforto;
  • Qualidade a bordo;
  • Consumos;
  • Comportamento dinâmico;
Menos
  • Interior acanhado;
  • Longevidade de mercado;

Ficha técnica

Motor
Tipo: 4 cilindros em linha, turbo, Diesel
Cilindrada (cm3): 1.968
Potência máxima (CV/rpm): 163/3.250-4.200
Binário máximo (Nm/rpm): 370/1.500-3.000
Tração: Dianteira
Transmissão: Automática S tronic de sete velocidades e dupla embraiagem
Direção: Assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Multibraços / Multibraços
Travões (fr/tr): discos ventilados / discos ventilados

Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,5
Velocidade máxima (km/h): 210
Consumos misto (l/100 km): 4,8
Emissões CO2 (g/km): 125

Dimensões e pesos
Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.762/1.847/1.460
Distância entre eixos (mm): 2.820
Largura de vias (fr/tr mm): 1.572/1.555
Peso (kg): 1.530
Capacidade da bagageira (l): 495
Depósito (l): 40
Pneus (fr/tr): 225/50 R17

Preço da unidade ensaiada (Euros): 49.990 € (campanha a decorrer)
Preço da unidade ensaiada (Euros): 59.016 €
Preço da versão base (Euros): 54.016 €

Preço da versão ensaiada (Euros): 59206€
Preço da versão base (Euros): 54016€