Volvo apresenta o novo EX30 com autonomia até 480 km
É o SUV mais pequeno da Volvo e 100% elétrico, mas o novo EX30 é, também, o Volvo com a menor pegada de CO2 e pretende tornar a vida das pessoas mais segura, mais cómoda e mais agradável. Como os automóveis não se medem aos palmos, o EX30 tem uma autonomia até 480 km entre carregamentos (com opção ‘Single Motor Extended Range”), mas na versão ‘Twin Motor Performance’ pode fornecer 315kW (428cv) e fazer dos 0-100 km/h em 3,6 segundos, tornando-se o modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo Cars.
O EX30 alarga a gama de automóveis 100% elétricos da marca sueca, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30) e apresenta-se como mais uma opção da Volvo num segmento em rápido crescimento onde a marca não estava ainda representada.
O EX30 é um SUV num formato mais pequeno do que todos ose seus irmãos da Volvo, mas apresenta uma distância entre eixos longa, jantes de grandes dimensões e proporções equilibradas. Com o típico design dos elétricos Volvo e uma representação digital dos faróis em formato Martelo de Thor com cinco cores à escolha do cliente.
Os clientes vão poder escolher qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades. O automóvel apresenta três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada especialmente atrativo.
Aconselhado para uma maior utilização na cidade ou a fazer distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção “Single Motor” com bateria LFP. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia.
Caso seja necessária uma maior autonomia, a variante “Single Motor Extended Range”, com uma bateria NMC talvez seja a melhor opção. Esta inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção “Single Motor Extended Range” proporciona uma autonomia até 480 km entre carregamentos.
Por último, se a performance for a prioridade, o Volvo EX30 apresenta ainda a opção “Twin Motor Performance”, a qual associa a bateria NMC com um segundo motor elétrico. Esta é uma variante de tração integral capaz de fornecer 315kW (428cv) e fazer os 0-100 km/h em 3,6 segundos, tornando-o no modelo/versão mais rápida de sempre da Volvo Cars.
O Volvo EX30 permite também realizar carregamentos rápidos. A variante “Twin Motor” tem uma capacidade até 153 kW, o que significa que é possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o cliente poderá também definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.
Neste novo modelo a Volvo conseguiu reduzir em -25% a pegada de CO2 face aos seus atuais modelos elétricos, a pegada mais baixa de sempre para a marca e representa um importante passo nas suas ambições de sustentabilidade. Para isso, utiliza menos alumínio e menos aço, dois dos maiores causadores de emissões de CO2 relacionadas com a produção, e cerca de um quarto de todo o alumínio utilizado na construção do automóvel é reciclado, tal como cerca de 17% de todo o aço utilizado, o que permitiu reduzir ainda mais o impacto ambiental desses materiais. Em relação ao plástico, cerca de 17% é também reciclado e 95% do automóvel é reciclável no final da sua vida útil. O interior tem uma abordagem minimalista, o que permitiu reduzir o número de peças necessárias sem comprometer a funcionalidade.
A Volvo não esqueceu o seu compromisso com a segurança e o EX30 tem como objetivo proteger não só o condutor e ocupantes, mas também outros condutores, peões ou ciclistas em ambientes urbanos agitados. O novo SUV inclui de série, um alerta de abertura de porta, que consegue avisar, através de sinais visuais e sonoros, sempre que um ocupante esteja prestes a abrir a porta em frente a um ciclista, motociclista ou outro utente da via que esteja a passar, fazendo parte da tecnologia Safe Space.
No interior, o EX30 conta com a presença de um ecrã único, com tecnologia Google integrada onde se apresenta a versão mais recente do sistema de infotainment Volvo e é o primeiro automóvel da marca sueca a incluir a nova geração Park Pilot Assist. Esta funcionalidade consegue gerir qualquer tipo de lugar de estacionamento, incluindo paralelos, curvos, perpendiculares e diagonais em espinha, facilitando o estacionamento em espaços apertados e ainda capaz de identificar lugares de estacionamento disponíveis. O EX30 será também o primeiro automóvel da Volvo a incorporar a funcionalidade Apple CarPlay wireless.
O sistema de infotainment vem ainda com conectividade 5G, e com as plataformas tecnológicas Snapdragon® Cockpit da Qualcomm Automotive para assegurar uma resposta rápida do sistema.
Conta com cinco temas distintos de iluminação interior, cada um deles é inspirado por uma paisagem escandinava diferente e muda subtilmente de cor.
Para além disso, este modelo possui uma barra de som a toda a largura do painel de instrumentos – a primeira deste género num automóvel – e uma série de soluções de arrumação inteligentes. Na mesma linha, os interruptores dos vidros foram deslocados para a consola central sendo de fácil acesso quer para o condutor, quer para o passageiro. A Volvo deslocou também o porta-luvas para uma posição por baixo do ecrã central. Isto significa que, tanto o condutor como o passageiro podem agora aceder-lhe. Já a consola central é versátil. Com um sistema deslizante que permite escolher a forma como o condutor pretende utilizar o espaço. A parte superior do suporte para copos pode ser deslizada para fora para segurar objetos ou movida para trás conseguindo criar ainda mais espaço de arrumação. O túnel inferior tem uma área de arrumação que protege os pequenos objetos, como os óculos de sol ou os auriculares, sendo possível, no espaço maior em cima colocar, por exemplo, uma mala.
Os telemóveis pode ser guardados em compartimentos especiais nos encostos dos bancos dianteiros, enquanto uma caixa de arrumação elegante desliza para fora da consola central. No interior da porta da bagageira, está incluído um guia prático de tamanhos – perfeito para quando se vai comprar mobiliário em embalagens planas e não se tem a certeza se estas vão ou não caber… possivelmente também de uma outra marca sueca!
A App do automóvel contém todos os serviços relevantes relacionados com o mesmo, desde o carregamento até à sua procura num parque de estacionamento movimentado. É possível trancar e abrir as portas remotamente e aquecer o EX30 à distância. Este automóvel também está preparado para receber atualizações de software remotas (OTA).
O preço da versão base (EX30 Single Motor Core) em Portugal será de 30.800€ + IVA i.e. 37.900€ PVPR. (despesas não incluídas). A Volvo oferece 5 anos de manutenção programada incluída.
Abertura de encomendas hoje, dia 7 de junho e início de produção no final do ano. A Volvo prevê entregar as primeiras unidades a clientes no início de 2024.
.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários