Volkswagen ID Buzz estreia sistemas de assistência ao condutor no seu segmento
A chegada do novo Volkswagen ID Buzz ao mercado marca também a estreia de novos sistemas neste segmento, como as mudanças de faixa assistidas ou os dados swarm.
O Volkswagen ID Buzz totalmente elétrico já se encontra disponível no mercado nacional e continua a despertar a curiosidade de diversos clientes da marca e entusiastas deste tipo de viaturas. Mas o facto de este ser uma interpretação moderna de um clássico, com diversas características já focadas no futuro, faz com que o ID Buzz seja também o portador de novos sistemas de assistência à condução neste segmento.
“No ID. Buzz, um design icónico alinha-se com uma tecnologia inovadora, e isto reflete-se nos novos sistemas de conforto e assistência. Estamos a dar o próximo passo no caminho para a condução altamente automatizada com a utilização de dados swarm no mais recente Travel Assist”, explica Kai Grünitz, Membro do Conselho de Gestão da Marca Volkswagen responsável pelo Desenvolvimento. “Está em linha com o compromisso da Volkswagen em oferecer tecnologia de ponta e inovações em tantos modelos quanto possível.”
A Volkswagen está a utilizar sistemas de assistência de última geração totalmente integrados no ID. Buzz. O Travel Assist opcionalmente disponível com dados swarm e Park Assist Plus com função de memória são os exemplos perfeitos. Estes sistemas também podem ser opcionalmente encomendados para todos os outros modelos ID. desde o ID.3 e ID.4 até ao ID.5.
O opcional Travel Assist mantém o veículo na faixa de rodagem, mantendo a distância do veículo da frente e também assegura que o veículo não ultrapassa a velocidade máxima definida pelo condutor. Entre outras coisas, para este efeito utiliza o sistema de orientação adaptativa da faixa. Este mantém ativamente o veículo no meio da sua faixa de rodagem. O Travel Assist adapta-se ao estilo de condução do condutor e também pode manter o veículo mais à esquerda ou mais à direita na faixa de rodagem em vez de exatamente no centro. O Travel Assist também vem com cruise control preditivo e uma função de assistência em curva. Aqui, a velocidade do veículo pode ser adaptada aos limites de velocidade e ao curso da estrada (curvas, rotundas, etc.).
Novas características do Travel Assist. Se estiverem disponíveis dados swarm anónimos de outros modelos Volkswagen, o Travel Assist com dados swarm pode utilizar apenas uma marcação de faixa identificada para manter o veículo na faixa de rodagem. Neste caso, o sistema de assistência está também disponível em estradas rurais sem marcação central de faixas, por exemplo. A disponibilidade do Travel Assist é ainda mais aumentada pelos dados, melhorando o conforto e o nível de assistência para o condutor.
Dados swarm da frota. Com a utilização dos dados swarm, a Volkswagen está a dar o próximo passo em direção a uma condução altamente automatizada. Os dados swarm anonimizados são gerados por várias centenas de milhares de veículos do Grupo Volkswagen. Para tal, a frota de veículos também recolhe material cartográfico com características específicas da área em redor do veículo – tais como linhas de marcação e sinalização rodoviária – e transmite automaticamente esta informação à cloud. A partir daí, são enviados dados individualmente adaptados aos modelos Volkswagen que também estão naquele momento a conduzir em estrada relevantes. A base de dados está sempre a crescer, graças ao grande número de veículos participantes.
Mudança de faixa assistida a partir de 90 km/h. Aquando da condução em autoestrada a velocidades superiores a 90 km/h, o Travel Assist com dados swarm pode apoiar ativamente as mudanças de faixa de rodagem, se o condutor assim o desejar. Quando ativado, o processo de mudança de faixa de rodagem pode ser iniciado e executado ao tocar no sinal de mudança de direção. Para que a operação seja concluída, os sensores não podem ter detetados quaisquer objetos em redor do veículo e o volante capacitivo tem de ser capaz de detetar as mãos do condutor. O ID. Buzz dirige-se então automaticamente para a faixa desejada. O condutor pode intervir em qualquer momento e assumir a manobra.
O Park Assist Plus com função de memória permite que o veículo conduza independentemente para os lugares de estacionamento
O segundo sistema de assistência opcional no ID. Buzz é o Park Assist Plus com função de memória. Este inovador sistema de assistência ao condutor pode ser utilizado para ensinar ao veículo até cinco manobras de estacionamento individuais. A função de memória decora os procedimentos do estacionamento a velocidades inferiores a 40 km/h e cobrindo distâncias de até 50 metros. Isto permite que o veículo seja estacionado num lugar de estacionamento ou garagem, por exemplo. O condutor só tem de estacionar o veículo uma vez e guardar o processo de estacionamento. O ID. Buzz consegue repetir sozinho a manobra de estacionamento que aprendeu. Tudo o que o condutor tem de fazer é monitorizar a situação.
Depois da ativação do menu Parking, o Park Assist Plus também pode procurar um espaço de estacionamento e efetuar a manobra. Ao passar pelos lugares de estacionamento, o sistema de assistência inteligente detecta lugares de estacionamento paralelos adequados a velocidades até 40 km/h e lugares de estacionamento a uma velocidade até 20 km/h. O condutor só precisa de parar no lugar do estacionamento selecionado, carregar no travão e ativar e monitorizar o estacionamento. O sistema de assistência estaciona o ID. Buzz com a ajuda de sensores que monitorizam o ambiente circundante – conduz, acelera, trava e muda de velocidade. Pode também continuar as manobras de estacionamento que foram iniciadas pelo condutor e completá-las se possível. O sistema também presta assistência ao sair de lugares de estacionamento em paralelo.
Vasta gama de sistemas de assistência ao condutor
Para além do Travel Assist com dados swarm e Park Assist Plus com função de memória, o ID. Buzz dispõe ainda de outros sistemas de assistência ao condutor que podem ajudar a aumentar a segurança na condução. Os sistemas de assistência a bordo seguintes encontram-se disponíveis de série: apoio de desvio, travagem ao virar quando detetado veículo em sentido contrário, Driver Alert System, Autonomous Emergency Braking, Front Assist com Monitorização de Peões e Ciclistas, sistema de manutenção na faixa de rodagem Lane Assist, Visualização Dinâmica de Sinais Rodoviários, e função de alerta de perigo de trânsito Car2X, onde os veículos se informam mutuamente de situações críticas. Outros sistemas de assistência estão também opcionalmente disponíveis. São estes Adaptive Cruise Control ACC stop & go (ver Travel Assist para funções incluídas), sistema de alarme antirroubo com monitorização interior, sistema de bloqueio e arranque Keyless Advanced, Park Assist Plus, Area View e o sistema de mudança de faixa de rodagem Side Assist.
Claro que todos estes sistemas estarão presentes no ID Buzz, consoante o nível de equipamento ou apenas como opção, sendo que para a utilização de alguns deles é necessária a adesão ao We Connect.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários