VISION EQXX: 1000 km com uma carga, enfrentando o calor do deserto
O programa de tecnologia VISION EQXX realizou a sua terceira viagem de longa distância, percorrendo mais de 1.000 quilómetros no deserto árabe. O veículo demonstrou uma eficiência energética notável, consumindo apenas 7,4 kWh/100 km, o que equivale a aproximadamente 0,9 l/100 km num veículo a gasolina.
A viagem partiu de Riade, Arábia Saudita, e chegou ao Dubai, Emirados Árabes Unidos, em 14 horas e 42 minutos. O percurso incluiu áreas urbanas, suburbanas e autoestradas no deserto. Durante a viagem, o VISION EQXX testou a sua gestão térmica avançada e o teto solar, que coletou 1,8 kWh de energia solar, adicionando cerca de 24 km à autonomia total.
O VISION EQXX demonstrou a sua capacidade de percorrer mais de 1.000 quilómetros (Sindelfingen – Cassis e Untertürkheim – Silverstone) com uma única carga da bateria em viagens anteriores. Nesta terceira viagem, realizada em condições extremas no deserto, o foco foi maximizar a eficiência do veículo. A gestão térmica avançada garantiu o funcionamento ideal da unidade motriz elétrica e do habitáculo, mesmo com temperaturas de até 34 graus Celsius. O sistema de ar condicionado, com uma bomba de calor multifonte, minimizou o impacto na eficiência energética. O teto solar, equipado com 117 células fotovoltaicas, coletou 1,8 kWh de energia solar durante a viagem até ao Dubai, adicionando cerca de 24 km à autonomia total. A pesquisa sobre essa tecnologia continua para implementação em produção em série. Os dados sobre a influência do vento e do sol na eficiência foram analisados, incluindo o ângulo e a direção da luz solar.
O veículo contou com a assistência de um assistente inteligente de eficiência, que sugeriu o estilo de condução mais eficiente em tempo real, considerando fatores como direção e intensidade da radiação solar e do vento.
O VISION EQXX continua a atrair multidões mais de dois anos após a sua apresentação, percorrendo 23.340 quilómetros e testando a sua tecnologia elétrica pioneira em diversas condições da realidade. A suas dimensões compactas e proporções elegantes despertam interesse, especialmente numa região associada a superdesportivos e SUVs de grande porte. Com um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,17 e um design fastback sofisticado, o VISION EQXX se destaca como um embaixador altamente desejável da mobilidade elétrica. Além disso, a sua demonstração de eficiência elétrica em longas distâncias, em condições reais, destaca um aspeto crucial da estratégia de eletrificação da Mercedes-Benz. O veículo também foi apresentado nos EUA e na China, permitindo que os principais grupos-alvo globais experimentassem a sua eficiência elétrica luxuosa e sustentável em estradas reais.
Partida | Mercedes-Benz Center, Riade, 8 de março de 2024, 4:15 h (AST) |
Chegada | Mercedes-Benz Brand Center, Dubai, 8 de março de 2024, 19:57 h (GST) |
Percurso da viagem | Riade, Haradh, Al Batha, Abu Dhabi, Dubai |
Distância percorrida | 1.010 km |
Tempo de viagem total / em movimento | 14:42 h / 12:45 h |
Velocidade média | 68,7 km/h, incluindo o tempo em que o veículo esteve parado (1:57 h devido à passagem de fronteira e à mudança de condutor)79,4 km/h em movimento |
Velocidade máxima | 140 km/h |
Consumo médio | 7,4 kWh/100 km1, equivalente a cerca de 0,9 l/100 km num veículo a gasolina |
Programa de tecnologia VISION EQXX: resumo dos dados técnicos mais importantes
Capacidade de armazenamento da bateria | kWh | < 100 |
Tensão máxima | V | > 900 |
Coeficiente aerodinâmico (cd) | 0,17 | |
Área dianteira projetada | m2 | 2,12 |
Potência | kW | 180 |
Distância entre eixos | mm | 2800 |
Comprimento/largura/altura | mm | 4975/1870/1348 |
Peso do veículo em vazio | kg | 1755 |
0 comentários