Versão Laurin & Klement oferece mais potência e requinte ao Škoda Enyaq
A Škoda completa a sua gama de topo da série de SUV totalmente elétricos com o lançamento do novo Enyaq versão L&K, que oferece mais potência, mais autonomia, tempos de carregamento mais curtos e um novo design no interior e exterior.
A variante com o nome dos fundadores da empresa automóvel checa – Václav Laurin e Václav Klement – distingue-se por características específicas de design exterior e interior e vem com uma gama muito completa de equipamento de série, além de contar com bastantes melhorias técnicas.
O Enyaq L&K 85 com tração traseira e o Enyaq L&K 85x com tração integral têm uma potência de 210 kW, com uma autonomia acrescida de até 570 quilómetros no ciclo WLTP, e demora menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10 a 80 por cento. O Enyaq L&K é o primeiro modelo da marca checa a apresentar uma nova interface de utilizador, com gráficos atualizados que refletem o novo Škoda CI. A gama incluirá tanto o Enyaq L&K como o Enyaq Coupé L&K.
Esta variante do Enyaq marca a estreia de um novo conjunto de bateria e motor que oferece uma potência acrescida de 210 kW, uma maior aceleração e mais autonomia. Enquanto a Škoda garante que o Enyaq L&K 85 com tração traseira vai dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos – quase 2 segundos mais rápido do que o anterior Enyaq iV 80 com tração traseira – e passa a ter uma velocidade máxima de 180 km/h com autonomia máxima no ciclo WLTP de 570 quilómetros, o L&K 85x com tração integral acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e a sua autonomia aumenta para 550 quilómetros. A curva de carga da bateria foi otimizada, permitindo carregar a bateria do Enyaq L&K de 10 a 80 por cento da sua capacidade em menos de 30 minutos.
O mais recente software para veículos ME4, que será incluído em todos os modelos da família Enyaq produzidos a partir do final deste ano, também marca presença já nesta versão. O novo software introduz melhorias e novas funcionalidades aos modelos da marca checa, como por exemplo a função de pré-aquecimento, que coloca a bateria a uma temperatura ótima antes do início do carregamento.
No exterior o Škoda Enyaq L&K é visivelmente reconhecido pelos detalhes exclusivos em Platinum Grey nos para-choques específicos do modelo, bem como no difusor e espelhos retrovisores externos. As saídas laterais são pintadas na cor da carroçaria, enquanto as molduras das janelas e as grelhas de tejadilho têm acabamento cromado – tal como a moldura da grelha Škoda, que apresenta a Face Cristal iluminada por 131 LEDs de série. O equipamento de série também inclui faróis LED matrix, que evitam encandear os carros que circulam em sentido contrário e ocultar as superfícies refletoras e luzes traseiras totalmente em LED. Os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro são escurecidos, juntando-se às jantes de liga leve específicas de 20 polegadas ou, como opção, de 21 polegadas e o emblema L&K nos guarda-lamas dianteiros.
Quanto ao interior do Enyaq L&K, a Škoda Auto oferece aos clientes a escolha entre duas seleções específicas. A Selecção de Design L&K Shell com estofos em pele bege é de série e como opcional está a L&K Black apresentando estofos em pele preta. Os bancos dianteiros com funções de ventilação e massagem, exclusivos da versão L&K, estão incluídos de série em ambas as versões.
Tal como o Enyaq L&K, todos os futuros modelos Enyaq com a nova versão de software apresentam uma interface de utilizador melhorada, refletindo o novo Škoda CI, e as novas cores da marca são também utilizadas no menu de infotainment, no Virtual Cockpit e no head-up display. Além disso, a Škoda Auto renovou também toda a estrutura do menu do sistema de infotainment, que agora vem com três botões básicos apresentados em três cantos do ecrã.
A luz de presença nas portas dianteiras é nova, os projetores LED nos espelhos retrovisores exteriores exibem agora um logótipo “Welcome” em vez das letras Škoda no chão. Quem sai do Enyaq L&K pode desfrutar de uma nova funcionalidade do sistema de acesso ao veículo sem chave Kessy. Agora, este sistema tranca automaticamente as portas quando o proprietário se afasta do veículo e é confirmado com um sinal acústico da buzina.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários