Toyota Proace e Proace City passam a contar com versões 100% elétricas
Acompanhando as tendências de mercado e o crescimento da eletrificação, a Toyota acaba de adicionar as versões 100% elétricas às quatro variantes disponíveis na gama Proace.
Com uma enorme experiência no mundo dos híbridos, a Toyota está agora a apostar na expansão da sua gama de modelos com versões totalmente elétricas. E as primeiras a ficarem disponíveis no mercado nacional são as comerciais Proace e Proace City, cada uma com uma versão de carga e outra de passageiros, além dos diferentes tamanhos de carroçaria.
Pelo exterior, estas novas versões identificam-se apenas pelo novo logo “Electric”, que segue o mesmo padrão das designações já usadas nos modelos eletrificados, (HEV, PHEV, FCEV) e a motorização que está presente em todas as versões é a mesma, com 136 cavalos de potência máxima e 260 Nm de binário. Estes valores, no entanto, apenas se conseguem com o modo de condução ‘Power’ selecionado, mas se escolhermos o ‘Normal’ ou mesmo o ‘Eco’, tanto a potência como o binário passam para valores mais comedidos de forma a otimizar a autonomia. No modo ‘Eco’, por exemplo, a potência máxima permitida pelo sistema é de 82 cavalos, enquanto o valor de binário máximo fica nos 190 Nm.
O que varia consoante as versões é a bateria instalada, que tem duas opções disponíveis: de 50 e 75 kWh. Para a Proace City apenas a primeira está disponível, o que se traduz numa autonomia máxima entre os 264 e 279 quilómetros. Com o Proace, a versão de 50 kWh permite uma autonomia entre os 216 e os 221 quilómetros, enquanto a de 75 kWh faz com que estes valores passem para uma autonomia máxima entre os 312 e os 318 quilómetros.
Com um carregador rápido de 100 kW, os temos de carregamento andam entre os 32 e os 48 minutos, consoante o tamanho da bateria, mas estes valores podem aumentar bastante se apenas tivermos acesso a uma wallbox ou a uma simples tomada doméstica. Comum a todas as versões é a garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros para a bateria deste sistema elétrico.
Em termos de equipamentos, o Proace City comercial conta apenas com a opção ‘Comfort’, enquanto a versão de passageiros (Verso) já oferece o patamar ‘Exclusive’, um pouco mais recheado. No Proace, a oferta também começa com o Comfort da versão comercial, enquanto a opção de passageiros (Verso), tem os dois níveis de equipamento disponíveis.
No capítulo dos preços, os valores do Proace City começam nos 41.300 euros da versão comercial, sendo necessário adicionar mais 2600 euros a este valor para o Verso, de passageiros. No caso do Proace, os preços iniciam-se nos 48.700 euros se se tratar da versão comercial e nos 57.700 no Verso, de passageiros. Mas além de tudo isto, há ainda a considerar o aumento dos valores se optaremos pela bateria de maior capacidade ou pela carroçaria com uma maior distância entre eixos.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários