Sono Motors avalia a robustez dos painéis solares num teste de colisão
Tal como qualquer novo modelo que chega ao mercado, também o novo Sion e os seus painéis solares integrados terão de ser testados nas mais variadas situações de colisão.
O pequeno Sion será o primeiro modelo da Sono Motors e um dos primeiros do mercado a incorporar painéis solares integrados nos painéis da carroçaria, pelo que, tal como em qualquer dos novos modelos que vão chegando ao mercado, é absolutamente necessária a avaliação do seu desempenho nos testes de colisão, com a adição de também se testar a robustez deste sistema em casos mais extremos.
O primeiro automóvel elétrico solar (SEV) da Sono Motors realizou, com sucesso, o seu primeiro teste de colisão frontal, a uma velocidade de 50 km/h. Os resultados ficaram de acordo com as expetativas da Sion, no que diz respeito à robustez da tecnologia solar patenteada pela Sono Motors, baseada em polímeros e que consegue cobrir toda a carroçaria do veículo.
Este teste foi realizado nas instalações da CSI, em Itália, empresa com que tem uma parceria, sendo esta uma instituição de testes certificada. O teste foi realizado com um Sion equipado com os painéis solares, mas com a carroçaria pintada de verde, de forma a garantir uma avaliação mais precisa devido à presença de um tom de maior contraste. O melhor dos pontos registados neste teste foi o facto de o sistema Sono Solar Technology integrado na carroçaria não ter sido destruído e, por isso, não ter causado qualquer tipo de perigo nem aos passageiros nem a outros utentes da estrada.
Até à sua homologação, a Sono Motors ainda vai realizar cerca de 300 testes físicos a componentes, seja à plataforma ou a veículos completos, de forma que sejam confirmados os resultados de anos de simulações de testes de colisão. Com base nos testes físicos e simulados realizados até à data, este novo construtor espera que o Sion cumpra todos os requisitos legais para a segurança de peões e passageiros. Além do programa de testes legalmente exigido, a Sono Motors está ainda a realizar testes de colisão adicionais com os parâmetros do Euro NCAP, por exemplo, com o objetivo de aumentar a segurança deste modelo em caso de colisão.
Markus Volmer, CTO da Sono Motors, diz: “após anos de simulações de colisão bem-sucedidas, estamos muito orgulhosos de ver a nossa tecnologia solar a fornecer os mesmos resultados satisfatórios e de alta qualidade na vida real. Queremos que os nossos clientes possam conduzir com o conforto de saber que a tecnologia solar no seu Sion não está apenas a carregar a bateria gratuitamente, mas também adere aos mais elevados padrões de segurança”.
O Sion é um SEVe altamente prático e amigo da família, que cumprirá elevados padrões de segurança também em outras áreas. A Sono Motors irá equipar cada Sion com tecnologias ADAS (sistemas avançados de assistência ao condutor) à prova de futuro, sem custos adicionais. As características ADAS são soluções comprovadas da empresa tecnológica Continental e serão incluídas como padrão no preço de venda previsto do Sion de aproximadamente 25.000 euros líquidos. As funcionalidades incluem sistemas como o aviso de colisão frontal, a travagem automática de emergência, o aviso de saída da faixa de rodagem, a assistência na faixa de rodagem, a assistência de atenção, a assistência aos sinais de trânsito, a assistência ao estacionamento traseiro e a câmara de visão traseira.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários