Depois da Skoda, VW entrega viaturas à PSP e GNR
Skoda Enyaq: Nova cara, novos argumentos

Škoda prepara 6 novos automóveis elétricos até 2026

By on 28 Abril, 2023

A Škoda Auto vai reforçar o seu plano de mobilidade elétrica. Além de prometerem uma atualização à família Enyaq, a Škoda irá propor uma gama completa de modelos totalmente elétricos, incluindo um modelo de entrada na gama com um preço de cerca de 25.000 euros, tornando-a mais acessível, e que será introduzido no mercado em 2025. No entanto, a marca garante que os automóveis com motores de combustão interna e os grupos propulsores híbridos plug-in continuarão a ser um importantes durante a fase de transição. 

O ‘Small’ será o futuro modelo de entrada para o segmento

Ao lançar quatro novos automóveis elétricos e dois modelos atualizados da família Enyaq, o fabricante de automóveis da República Checa planeia expandir a sua gama BEV para seis modelos até 2026, investindo um total de 5,6 mil milhões de euros até 2027 na mobilidade elétrica, mas garante ao mesmo tempo, as novas gerações do Superb e Kodiaq, os renovados Octavia, Kamiq e Scala no portfólio dos motores a combustão e híbridos plug-in. 

Enyaq iV e o Enyaq Coupé iV serão atualizados

O Enyaq iV e o Enyaq Coupé iV foram lançados em 2020 e 2022, respetivamente, como os dois primeiros modelos da Škoda baseados na estrutura Modular Electrification Platform (MEB) do Grupo Volkswagen. Ambos os modelos serão atualizados em 2025 para refletir a nova linguagem de design que irá caraterizar todos os modelos BEV da Škoda no futuro. Serão introduzidos quatro novos automóveis totalmente elétricos alimentados a bateria até 2026. O modelo com designação de desenvolvimento ‘Small’ será o futuro modelo de entrada para o segmento, enquanto o novo modelo Elroq será o sucessor elétrico do Karoq para o segmento dos SUV compactos. Há uma solução para as ‘stations wagons’ que será introduzida em 2026, com designação de desenvolvimento de  ‘Combi’ e o “Space” será a versão de produção do concept car de 7 lugares apresentado em agosto de 2022 que irá posicionar-se topo do portfólio.

O primeiro modelo BEV a ser lançado será o Elroq

Os novos modelos

Em 2024, o primeiro modelo BEV a ser lançado será o Elroq. Com um comprimento de cerca de 4,5 metros e com uma combinação de dimensões exteriores compactas e um interior espaçoso e prático, o Elroq será o sucessor exclusivamente elétrico do Škoda Karoq.

O futuro modelo de entrada de gama terá a designação de desenvolvimento “Small”. Será produzido numa fábrica do Grupo Volkswagen em Espanha e será introduzido em 2025, tendo cerca de 4,10 metros de comprimento e oferecerá uma capacidade de bagageira semelhante à do Scala.

O “Combi” desempenhará um papel fundamental entre os quatro novos modelos. Este modelo de aproximadamente 4,70 metros de comprimento será o primeiro automóvel com carroçaria ‘station wagon’ totalmente elétrico da marca e será introduzido em 2026. 

O “Space” será o maior BEV da Škoda

O maior dos futuros BEV da Škoda será o “Space”, a versão de produção do concept Vision 7S, e terá cerca de 4,9 metros de comprimento. Antes do final do ano, a Škoda irá apresentar as novas gerações do Superb, o topo de gama da Škoda, e do Kodiaq, o maior SUV da marca. Para além das variantes com os motores a gasolina e diesel mais evoluídos do fabricante de automóveis, ambos os modelos estarão também disponíveis em configuração híbrida plug-in.

Estão ainda planeadas atualizações para o Octavia, Scala e Kamiq.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)