Škoda mostra-nos os passos seguintes para um futuro que está muito próximo
A conferência de imprensa da Škoda não serviu apenas para nos mostrar o Concept 7S, que apresenta a nova linguagem de design da marca, mas também para nos apresentar uma nova identidade e até um novo logo.
A Škoda está a preparar-se para entrar em anos bastante desafiantes, mas também muito inovadores. Na conferência de imprensa realizada ontem, em Praga, ficámos a saber que vamos conhecer três novos modelos totalmente elétricos já em 2026. O investimento em mobilidade elétrica da Škoda Auto fica acima dos 5,6 mil milhões de euros, ao longo dos próximos cinco anos, sendo que neste mesmo período há ainda um outro investimento, em torno dos 700 milhões de euros, referente a uma enorme aposta na digitalização. Mas além disso, há ainda um forte investimento em toda a equipa da marca, que já está a ser usado há uns anos, com o objetivo de todos acompanhem esta evolução rumo a um futuro eletrificado.
“Hoje é um dia muito especial na história da ŠKODA AUTO: Estamos a revelar a nossa nova identidade de marca, incluindo um novo logótipo e uma atualização da identidade corporativa. Com o estudo conceptual VISION 7S, estamos a dar uma antevisão específica de um modelo inteiramente novo da ŠKODA que irá completar o topo da nossa oferta de produtos e da nossa base de clientes. Além disso, estamos a acelerar significativamente a nossa campanha de eletrificação e lançaremos três modelos adicionais totalmente elétricos já em 2026, com outros em desenvolvimento. Isto irá colocar-nos numa posição ainda mais forte para a década da transformação. Além disso, iremos investir um total de 5,6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica e mais 700 milhões de euros em digitalização nos próximos cinco anos, assegurando assim a viabilidade futura da empresa e dos postos de trabalho”.
Klaus Zellmer, CEO da ŠKODA AUTO
O catálogo de produtos da marca tem evoluído de uma forma fantástica, sendo que os dois modelos da família Enyaq iV, os primeiros automóveis totalmente elétricos da Škoda, contam já com mais de 70 mil unidades em todo o mundo, e com as listas de encomendas completamente cheias. Apesar disto, a gama de modelos elétricos deste construtor vai continuar a crescer, uma vez que o objetivo é alcançar uma quota de mercado na europa acima dos 70 por cento no que diz respeito a BEV (battery electric vehicles), ou seja, modelos totalmente elétricos. Até 2026, vamos conhecer três novos modelos neste contexto: um mais pequeno destinado aos ambientes mais urbanos, um SUV de tamanho mais compacto e um grande SUV de sete lugares, que será baseado nas linhas do Concept 7S. Mas além destes, há já outros modelos em desenvolvimento.
Em paralelo, as gamas de modelos que já conhecemos não ficam esquecidas e, depois da chegada ao mercado do novo Škoda Fabia este ano, será a vez das novas gerações do Superb e do Kodiaq fazerem a sua estreia no segundo semestre de 2023, seguidas do novo Škoda Octavia em 2024.
Um novo logo e uma nova imagem
Segundo a Škoda, os seus clientes estão a evoluir, pelo que a marca sente a necessidade de evoluir com eles, acompanhando-os rumo ao futuro, sem esquecer a sua tradição, mas com um enorme entusiasmo em relação ao que se segue. Por essa razão, a Škoda apresenta as novas cores Emerald Green e Electric Green, que contrastam e combinam uma com a outra, numa harmonia de tons que não dispensa o tradicional verde que associamos à Škoda. Mas agora, há também um novo logo, que elimina o formato redondo e em relevo que conhecíamos, ficando mais focado nas letras da marca, nas quais o acento do Š surge agora integrado na parte de cima desta letra, simplificando a sua imagem. Além do logo, no entanto, os futuros modelos da Škoda também terão uma nova linguagem de design, mais moderna, robusta, mas que integra perfeitamente a imagem de família e para a família, que ainda é um dos trunfos da sua gama.
Škoda Vision Concept 7S
Regressando ao catálogo de modelos da marca, a grande novidade é o novo Concept 7S da Škoda, que temos vindo a conhecer através de esboços do interior e da carroçaria e que surge agora, ao vivo e a cores, num ambiente de economia circular e de sustentabilidade. Além disso, este é também o modelo que revela os traços dos próximos modelos da marca e muitas das linhas do seu novo SUV totalmente elétrico de sete lugares, ou 6+1, que chegará ao mercado em 2026.
A cor mate da carroçaria é o Explore Green, com o qual a marca pretende acompanhar a evolução dos seus clientes para este novo mundo. O símbolo redondo da marca desapareceu por completo, mas as cinco letras que formam o seu nome estão presentes em mais locais, tais como na zona lateral do pilar traseiro. A imagem de robustez está perfeitamente delineada e os materiais utilizados incluem 13 kg de plásticos reciclados, recuperados de caixas de bateria em fim de vida e de para-choques. A taxa de reciclagem do aço utilizado na carroçaria é de 40%, enquanto a taxa de reciclagem do alumínio chega aos 60%. As janelas laterais são feitas de vidro reciclado a 20%. No interior, o ENYAQ iV também oferece coberturas de banco feitas de 40% de lã virgem e 60% de garrafas PET recicladas.
Quanto ao sistema elétrico, o novo Concept Vision 7S consegue receber cargas até uma potência máxima de 200 kW e com a presença de uma bateria de 89 kWh, tem prevista uma autonomia acima dos 600 quilómetros.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários