Segundo a SEAT, é assim que deve utilizar o seu híbrido plug-in
Os híbridos plug-in
são atualmente uma das escolhas mais populares entre os condutores
para quem a mobilidade sustentável é uma das prioridades. No
continente europeu as vendas deste tipo de propostas cresceram 133,9%
no primeiro trimestre de 2020 e são várias as razões que o
explicam. Desde logo, pelas vantagens fiscais que o seu menor impacto
ambiental possibilita, mas também pela versatilidade de utilização
proporcionada pela presença de dois tipos de motor.
Assim, no sentido de
incentivar os condutores a aderirem à mobilidade inteligente de
propostas como o Leon e-Hybrid, a SEAT desenvolveu e partilhou um
guia de utilização para o seu híbrido plug-in, explicando os modos
de condução a utilizar consoante o tipo de viagem a realizar.
Nos percursos diários de até 60 quilómetros deverá ser selecionado o e-Mode. Os híbridos arrancam sempre em modo elétrico e assim se mantêm até que se esgote a capacidade da bateria. De seguida, sem qualquer intervenção do condutor, o motor de combustão arranca, algo que também acontece se for necessária mais potência ou se for excedida uma determinada velocidade. No caso do Leon e-Hybrid, este pode ser conduzido até 130 km/h em modo puramente elétrico, pelo que, desde que o nível de carga o permita, chega para uma utilização diária na cidade e autoestrada de até cerca de 60 quilómetros.
Nas viagens em que
se sabe, previamente, que vão ser excedidos os 60 quilómetros,
deverá ser utilizado o modo Auto Hybrid. O modo híbrido é, nestes
casos, o mais indicado. Deverá também estar definido um percurso no
sistema de navegação, permitindo ao Leon perceber como deverá
gerir a entrega da potência, reservando capacidade de bateria para
as zonas citadinas e deixando a propulsão elétrica para segundo
plano em percursos de autoestrada.
Por fim, para aquelas viagens não planeadas, o modo mais indicado é o Manual Hybrid que lhe permitirá escolher de entre três possibilidades qual aquela que mais se adequa ao percurso a fazer. É possível manter estável o nível de carga da bateria, selecionar um nível de carga abaixo do qual não é possível chegar, reservando energia e por último, carregar a bateria.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários