SEAT explica 10 pontos sobre automóveis eletrificados
O mercado europeu dos automóveis eletrificados continua a crescer. Só no terceiro trimestre de 2020, as vendas de híbridos e elétricos cresceram 121% de acordo com os dados da European Automobile Manufacturers Association.
E se são cada vez mais os condutores a ponderar a compra de um automóvel eletrificado, são também mais as dúvidas que podem surgir. Na verdade, na Internet, as pesquisas de “questões sobre veículos elétricos” ascendem às 66 milhões de entradas. Por isso, e com a ajuda de António Salinas, professor do Centro de Aprendizagem de Eletromobilidade da SEAT, a marca espanhola decidiu esclareceu algumas delas.
1. Todos os veículos elétricos são automáticos? Sim, os veículos elétricos não precisam de uma caixa de
velocidades, só têm um sistema para reduzir as rotações. A razão está na forma
como um motor elétrico funciona, que fornece a potência e o binário para que
possa conduzir as rodas diretamente.
2. E os híbridos plug-in também são exclusivamente
automáticos? Nos veículos híbridos plug-in, especificamente no caso da família Leon
e-HYBRID, utilizando o motor de combustão, pode escolher entre a condução
automática ou a seleção manual da engrenagem adequada. A condução é sempre automática em
modo elétrico.
3. Têm um tubo de escape? Os
veículos elétricos não precisam de um tubo de escape, pois não têm qualquer
tipo de combustão. No entanto, nos veículos híbridos plug-in, o motor de combustão
requer tal instalação.
4. Um motor elétrico pode ser manuseado? Não. Não é necessário nem aconselhável.
O sistema elétrico é identificado por uma cor laranja específica e só deve ser
manuseado por um especialista.
5. A utilização do aquecimento e das luzes afeta a vida útil
da bateria? Num veículo elétrico tudo funciona com a energia armazenada na bateria,
desde o motor até ao aquecimento, luzes ou música. Por conseguinte, afeta o
consumo de baterias e deve ser tomado em consideração. Num veículo híbrido
plug-in, em modo elétrico, as circunstâncias são as mesmas, e no modo de
combustível funciona com gasolina, pelo que o afeta em menor medida.
6. Têm menos espaço interior do que os mesmos modelos a
gasolina? Quando um veículo elétrico é projetado como tal desde o
início, a bateria está localizada na parte inferior do chão, o que até permite
interiores mais espaçosos. Nos veículos híbridos plug-in, a bateria está
localizada nos espaços externos disponíveis, é menor e geralmente não afeta o
habitáculo.
7. Há algum risco com o sistema elétrico em caso de chuva? Não, nada mesmo.
No caso de veículos elétricos ou híbridos movidos a eletricidade, o sistema de
alta tensão incorpora medidas de segurança suficientes para o tornar totalmente
seguro. Muitas destas medidas são agrupadas na unidade de controlo da bateria,
que desliga automaticamente o sistema em caso de avaria.
8. O depósito de combustível num híbrido plug-in é menor? Não
necessariamente. Normalmente tem um pouco menos de capacidade, mas como o
veículo é mais eficiente e tem um modo elétrico, a autonomia total não será
reduzida. O depósito de combustível da família Leon e-HYBRID tem uma capacidade
de aproximadamente 40 litros. Isto foi conseguido graças a uma remodelação da
sua forma. Está localizado debaixo do porta-bagagens e, assim, fornece espaço
suficiente para a bateria de tração.
9. O que deve ser tomado em consideração ao carregar a
bateria? O processo de carregamento da bateria é tão simples e
seguro como ligar um aparelho doméstico. Deve ter em conta algumas instruções,
tais como bloquear as portas ou ter o travão de estacionamento ligado e, além
disso, olhar para as indicações de luz para saber que processo está a seguir:
carga programada, carregamento ou carga completa.
10. Requerem alguma manutenção adicional? Não, o sistema de tração elétrica, tanto em elétricos
puros como híbridos plug-in, não requer manutenção específica. E no que diz
respeito ao motor de combustão, a sua manutenção segue o calendário
convencional, tendo em conta que funciona em condições muito mais favoráveis.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários