Renault 4 E-Tech: Mais uma bela viagem no tempo
Renault Twingo E-Tech: O regresso do pequeno ícone

Renault joga um enorme trunfo ao apostar numa versão moderna do R5 Turbo

By on 22 Setembro, 2022

No ano em que as comemorações dos 50 anos do Renault 5 se mantêm em alta, a marca francesa relembra agora um dos seus maiores ícones com o novo R5 Turbo 3E.

É apenas um show-car, mas é um daqueles que nos traz diversas memórias de outros tempos e nos lembra o formato mais icónico do Renault 5, o Turbo e o Turbo 2, de motor central, e visualmente com o dobro da largura dos restantes modelos da gama.

Com este novo protótipo, o visual desse modelo é facilmente percetível, mas agora, há diversos outros elementos que adicionam uma vertente mais tecnológica e uma outra mais radical e totalmente focada no mundo do ‘Drift’.

O R5 TURBO 3E combina design ultra-tecnológico com uma assumida exuberância cheia de referências ao mundo das corridas de automóveis e dos videojogos. Esta associação impulsiona o automóvel-espetáculo para a modernidade, na fronteira do real e do virtual. “Este elétrico puro demonstra que a tração elétrica também pode ser divertida e ter um desempenho incrível!“, afirma Gilles Vidal, diretor de design da Renault.

Construído sobre um chassis tubular, com um fundo plano e um arco de segurança aprovado pela FIA, o R5 Turbo 3E conta apenas com dois lugares a bordo, tal como no original, mas tudo o resto foi pensado para que este modelo fosse uma incrível máquina de ‘Drift’. Para isso, a bateria tem uma capacidade de 42 kWh, para durar um pouco mais de tempo, e o ângulo da direção é muito superior ao habitual, acima dos 50 graus. Além disso, e para que todos os momentos de condução possam ficar registados da melhor forma, há 12 suportes para câmara, no interior e no exterior deste concept.

Para alimentar este R5 Turbo 3E estão presentes dois motores elétricos, um para cada uma das rodas traseiras. A potência máxima é de 380 cavalos e o binário é de 700 Nm, sendo que as baterias estão instaladas no centro, debaixo do piso. Com estes valores, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 3,5 segundos e a velocidade máxima ronda os 200 km/h. O peso fica abaixo de uma tonelada, mas apenas quando as baterias estão fora do carro, caso contrário, o valor é de 1500 quilos.

Alguns dos elementos da carroçaria são produzidos em fibra de carbono e a enorme asa traseira ajuda a manter a estabilidade. Já no que diz respeito à decoração, há diversos elementos que nos vão deixar com um pouco de nostalgia. O toque mais moderno surge sobretudo no capítulo da iluminação, uma vez que está presente um sistema totalmente em LED, mas recriando uma atmosfera inspirada no mundo do ‘Gaming’.

A estreia pública e mundial do novo R5 Turbo 3E será no concurso Chantilly Arts et Élégance 2022, a 25 de setembro, seguindo depois para o stand da marca no Salão Automóvel de Paris 2022, que se realiza entre os dias 17 e 23 de outubro.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)