Projeto Mini Recharged faz os modelos originais da marca regressar à estrada, em modo elétrico
O mini original é, indiscutivelmente, um dos ícones do mundo automóvel. E ainda hoje, quando temos a sorte de nos cruzar com um dos muitos exemplares ainda em circulação, é quase impossível não o admirar e esboçar um sorriso.
Lançado no mercado no final dos anos 50, o Mini original tinha a missão de ser uma alternativa mais económica e menos poluente face aos diversos modelos de maiores dimensões em comercialização nessa altura, pelo que, se fosse lançado agora, de certeza que Alec Issigonis optaria por uma motorização elétrica.
O projeto Mini Recharged destina-se justamente recriar esta ideia. Tendo em conta o crescente interesse dos consumidores em soluções de motor elétrico, a Mini passa a disponibilizar uma solução que substitui o convencional motor de combustão do Mini original por um elétrico, acompanhado de uma bateria especifica para o alimentar.
E a melhor parte é que esta modificação é totalmente reversível. Ou seja, se um dia o proprietário de um Mini Classic elétrico desejar voltar a instalar o motor de combustão original, basta recorrer a todos os componentes que foram numerados, catalogados e armazenados na altura da conversão pelos engenheiros da fábrica de Oxford que se encontram a trabalhar neste projeto. Resta saber se algum o dia o vão querer fazer.
É que o motor elétrico escolhido para esta conversão conta com uma potência máxima de 122 cavalos e consegue levar o pequeno Mini dos 0 aos 100 km/h em apenas nove segundos. Com a ajuda da bateria instalada, a autonomia pode rondar os 160 quilómetros, uma distância perfeita para circular em todas as zonas de cidades como Londres, uma vez que deixam de existir quaisquer emissões poluentes.
Nem sequer fica esquecida uma instrumentação especifica, adaptada a um novo mundo elétrico e os logos iguais aos do modelo mais recente e que indicam a versão que não usa gasolina. E claro, em vez do bocal do depósito de combustível, está agora uma tomada destinada ao carregamento da bateria.
Esta conversão será feita apenas em Inglaterra, pela equipa da fábrica de Oxford designada para este projeto. E vai permitir que os Mini clássicos assumam um “modo de vida” mais sustentável neste novo mundo eletrificado, mas sempre com o seu comportamento dinâmico mais enérgico e divertido assegurado por uma conversão feita pelos próprios engenheiros da marca e que gostam tanto deste modelo como os seus proprietários.
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